Skyscraper City Forum banner
41 - 54 of 54 Posts

·
Registered
1,153 Posts
Salvador é feita de avenidas. Sua peculiar geografia proporciona a formação de avenidas quase que naturalmente. Avenidas sinuosas, de vale e alta velocidade são comuns em Salvador. Fica dificil falar qual é a principal, por isso, dando um **** the police, vou mostrar as três principais:

Av. Paralela:
quando Salvador pensa em futuro, o primeiro item é a Avenida Paralela. O vetor de crescimento de uma cidade completamente adensada tem cerca de 18 kms e liga o Centro ao Aeroporto Internacional/Litoral Norte. Correm paralelas duas pistas, que correm paralelas a pista da gigantesca orla marítima. Avenida desigual, tem como endereço uma infinidade de bairros, muitos pobres, vários o luxo em forma de bairro. Também faz a importante ligação inversa, sentido Aeroporto-Centro, ligando o Aeroporto ao Centro Financeiro da Cidade do Salvador, além de servir de estopim para a formação de vários bairros, hoje consolidados como Ímbui, Alphaville e outros.

Av. ACM/Tancredo Neves/Magalhães Neto

Não se trata de apenas uma, e sim de um conjunto de vias que circulam a semi-cumeada da Itaigara, Caminho das Arvores e Pituba. Com um sistema viário de se impressionar, a Av.ACM começa perto da Via Expressa de Salvador e acaba nas proximidades da avenida da orla marítima. A Tancredo Neves é considerado o Centro Financeiro de Salvador, o maior do Nordeste e com a escassez de terrenos, a Magalhães se tornou um braço desse centro financeiro. Tudo isso se encontra na confluência do Iguatemi.

Confluência, a direita começa a Av. Tancredo Neves/Magalhães Neto

Na direção, Av. ACM

Tancredo Neves

A esquerda ACM, a direita Paralela

A terceira e menos importante é a Av. Sete de Setembro. Falo menos importante em relação a tamanho mas essa avenida é a artéria do Centro de Salvador. Tudo acontece aqui e assim como a maioria das avenidas de Salvador, é o retrato da desigualdade. Começa na praça Castro Alves, bem próximo ao Pelourinho e acaba na Barra. Passa na intensa área de comércio popular na Piedade e se torna a rua mais luxuosa de Salvador ao passar pela Vitória. Nesse trecho da Vitória, é chamada de Corredor da Vitória devido a densidade de árvores que tornam-a um verdadeiro corredor e é nesse corredor que fica os mais requintados arranha-céus residenciais de Salvador, tem o m² mais caro de Salvador(possivelmente do Nordeste também, não tenho certeza) e lar do Morada dos Cardeais o prédio da Ivete, do Margarida Costa Pinto, 148 metros de luxo(é atualmente o mais caro de Salvador) e o Carlos Costa Pinto, com uma piscina por andar. Tudo isso em pleno centrão de Salvador e debruçada sobre a escarpa da Vitória, uma das partes da Falha Geológica de Salvador.

Como ir do popular ao luxo em 50 metros?
Início

Essa foto é do forista Cerrado, se eu não creditar, ele vai me bater. NOT!
Face externa da avenida

Interior

Aérea antiga

Claro que eu devo ter esquecido muitas: como Centenário, Presidente Costa e Silva, Otávio Mangabeira, Bonocô, Garibaldi e Vasco da Gama, Juracy Magalhães e etc... Mas a minha intenção foi destacar a principal, a principal empresarial e a principal residencial/centro.

·
Registered
8,856 Posts
Haha.. tempos atrás eu sempre confundia onde eu li Avenida Afonso Pena. Tinha vez que eu achava ser somente em BH e outras em Campo Grande. Depois descobri que são nas duas mesmo, a de Campo Grande pessoalmente.

Bom, acho que aqui vale cidade pequena também, então esta é a principal da minha cidade, Regente Feijó-SP

(Minha aurtoria)

·
GASPARETOUR.COM
8,278 Posts
Avenida do CPA em Cuiabá
Fotos tiradas por Igor C. Kobaiakawa Gaspareto no topo do Hotel Taiamã

Avenida do CPA é o nome popular, o nome correto é Avenida Historiador Rubens de Mendonça
Agora esta avenida está sem as árvores no canteiro central onde passará uma das linhas do VLT CPA - AEROPORTO

1

2

3

4

5

·
Registered
4,619 Posts
^^ Também acho!
Mas não há como negar que a av. do CPA tem um charme próprio, é bem mais cuidada, tem um paisagismo muito melhor que as outras duas (talvez porque ligue à sede do Poder né haha). Na F. Correa, por exemplo, o mato toma conta do canteiro central.

Pra av. do CPA ficar melhor ainda, só faltava aterrar a fiação.

·
Registered
24,547 Posts
^^ Também acho!
Mas não há como negar que a av. do CPA tem um charme próprio, é bem mais cuidada, tem um paisagismo muito melhor que as outras duas (talvez porque ligue à sede do Poder né haha). Na F. Correa, por exemplo, o mato toma conta do canteiro central.

Pra av. do CPA ficar melhor ainda, só faltava aterrar a fiação.
Lembra a 23 de maio

·
CGr / MS / C-O / BR
21,086 Posts
Quando uma cidade tem mais de meio milhão de habitantes é difícil falar qual é a avenida principal ou mais importante, normalmente ficamos na duvida entre duas ou três...
Discordo.

À começar pela minha cidade (800.000hab), não há como negar que seja a Afonso Pena.

E mesmo na maior cidade do país: Av. Paulista em São Paulo. Se pegar as grandes metrópoles, quase todas terão algumas avenidas icônicas.

·
My God is always eternal!
2,985 Posts
Uma coisa a deixar clara, avenida principal não quer dizer necessariamente a mais importante (pelo menos não em Belo Horizonte). Aqui, a Avenida Afonso Pena é a principal, acredito eu, porque é histórica, além de estar no coração da cidade. Ela já foi a mais importante nos primórdios da sua criação. Acredito também que a mais importante é a Av. Cristiano Machado, que é a avenida que liga a Zona Norte e a Linha Verde (que liga ao Aeroporto de Confins) e que possui o maior fluxo diário de carros na cidade.

http://www.em.com.br/app/noticia/ge...ativas-para-fugir-dos-impactos-da-greve.shtml

41 - 54 of 54 Posts