SkyscraperCity Forum banner

MT já é o segundo colocado no ranking de exportadores do agronegócio

1437 Views 5 Replies 3 Participants Last post by  BR 364
Agências Safras

Organizar para exportar é o lema do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), que terá suas 25 e 26 edições em duas importantes cidades produtoras de Mato Grosso. Nesta quarta-feira (3), será em Tangará da Serra, a partir das 18h30 , e, na quinta-feira (4), em Sinop, no mesmo horário.

Os participantes vão conhecer as oportunidades e os desafios das exportações, o passo-a-passo para colocar seus produtos no mercado internacional e as alternativas para organizar a produção e comercializar produtos do agronegócio.

Entre as principais mensagens para o público do AgroEx está a integração contratual como estratégia de acesso ao mercado internacional. Ou seja, produtores que trabalham em cooperativas, consórcios e condomínios podem se beneficiar do aumento da escala. O objetivo do consórcio, por exemplo, é unir os setores produtivos, indústrias e distribuidores visando a cooperação comercial, sem perda da individualidade de cada segmento.

Os participantes conhecerão a base legal de cada tipo de integração da produção e os passos para registrá-los oficialmente. Serão apresentadas, ainda, as ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de fomento às exportações e o calendário de promoção internacional, com oportunidades para os exportadores realizarem contatos no exterior.

Mato Grosso passou do quarto lugar no ranking dos estados exportadores de produtos do agronegócio, em 2008, para a segunda posição, nos quatro primeiros meses de 2009. Foram mais de US$ 2,6 bilhões comercializados nesse período.

De janeiro a abril deste ano, os principais produtos mato-grossenses enviados ao mercado internacional fazem parte do complexo soja (farelo, grão e óleo), com mais de US$ 1,9 bilhão no total. O milho vem logo em seguida, somando US$ 273 milhões. O estado também tem as carnes como destaque, totalizando cerca de US$ 216 milhões. As informações são do mapa.
See less See more
1 - 6 of 6 Posts
Eu também queria ver esse ranking. Eu sei que em 2008 Rondônia foi o 5º maior exportador de carne bovina do Brasil. Mas no agronegócio de modo geral, não sei em que posição estamos.
1 - SP - US$ 3.953 bi
2 - MT - US$ 2.663 bi
3 - PR - US$ 2.413 bi
4 - RS - US$ 2.165 bi
15 - RO - US$ 109 mi

http://www.agricultura.gov.br/
O PR perdeu posição pro MT, e SP tá disparado na frente.
1 - SP - US$ 3.953 bi
2 - MT - US$ 2.663 bi
3 - PR - US$ 2.413 bi
4 - RS - US$ 2.165 bi
15 - RO - US$ 109 mi

http://www.agricultura.gov.br/
Valeu! :eek:kay:

Tava vendo lá no site do Ministério da Agricultura que as exportações de RO cairam muito este ano, principalmente a carne bovina, que é o principal produto exportado. Mas ainda estamos em segundo lugar na região Norte, atrás do Pará, que exporta minérios. Aliás, uma coisa que eu reparei é que alguns produtos vc exporta um pouco e consegue um valor enorme por eles, enquanto outros vc tem que exportar toneladas e toneladas pra conseguir o mesmo valor. Pra subir nesse ranking aí tem que exportar principalmente soja, a carne bovina não tem muito peso nesse resultado aí não, o valor dela é irrisório diante do valor da soja.
1 - 6 of 6 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.