Skyscraper City Forum banner
1 - 19 of 19 Posts

·
Registered
582 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Ontem estava vendo uma reportagem aqui sobre a favela Rocinha no Rio e vi que estao fazendo um muro de 3 metros de altura ao redor dela, uma espécie de redescobrimento do Aparthaid ou do muro de Berlin. Achei um absurdo, ao invés de resolverem o problema daquela populacao, agora querem escondê-la atrás de um grande muro, como tem na palestina, como fizeram na Africa do Sul, dividindo as pessoas pelo poder de posse.

Me deu vontade de fazer entao esse thread sobre muros. Sao esses que acho serem os mais conhecidos:

Militar 1- Muralha da China, aqueles vários em cima dos morros por lá para conter guerrelheiros dos tempos antigos.
Político 2- Muro de Berlin, que separou a cidade durante regimes militaristas dos EUA e USSR até tempos atrás.
Religioso 3- Muro das lamentacoes, aquele dos fanáticos religiosos em Israel, acho eu.

E agora incluo esse que estao construindo no Rio em volta das favelas. Bem vi as imagens no canal da TV aqui e fiquei impressionado, um do descaso social lá, de tao feio que aquilo é e agora do absurdo do muro por causa de evitar gente daquele tipo na copa de 2014, bem foi isso que falaram aqui. :weird: Fiquei abismado que ainda nao roubaram os tijolos do muro para fazer barracos, como fazem com os fios dos postes. O interessante que a maioria dos futeboleiros sao pessoas da classe baixa... Achei contraditório.

Achei tudo triste, e ai vem a Maria Thereza no outro thread dizendo que a maior parte da populacao mora em casas modernistas caríssimas... É para rir, e ao mesmo tempo triste, que desigualdade... :lol::eek:hno:

·
Moderator
5,536 Posts
O muro não é ao redor da Rocinha, é um muro entre a Rocinha e a floresta, para conter a sua expansão. Não há aparthaid social, pois não haverá nada separando o morro do asfalto. Esse foi só mais um factóide que criaram por aí. E acho que esse muro nem mais vai ser feito, vão simplesmente colocar uma pistinha de caminhada e esperar que todos obedeçam aquele limite tosco. Venceu o poder político de um curral eleitoral extremamente forte, um dos cânceres dessa cidade. E perdeu o meio ambiente.

Mas é impossível não lembrar de um comentário irônico que fizeram na época das discussões:

"E no futuro, quando o muro da Rocinha for ao chão, árvores e favelados correrão para se abraçar , depois de tantos anos separados." :crazy:

·
Registered
582 Posts
Discussion Starter · #3 ·
sim mas no programa mostraram eles construindo o muro sim, tinha até em outra favela que nao me lembro o nome, acho ser Santa Marta e entrevistando os moradores disseram nao ter mais aquelas balas perdidas, que está mais tranquilo. Eu vi o muro e achei tudo muito extranho. O entrevistado chefe social da Rocinha é que disse ser um Apartheid, por isso repito. Nao mostraram muito é claro, mostrou os operarios trabalhando no muro, o erguendo, visoes da favela e coisas assim. Afinal você tem que entender que o Brasil é conhecido no exterior por samba, favelas e futebol, o lado bom eles pouco mostram. Ah sim mostram aqueles indios pelados da amazonia, odeio aquilo, nunca mostram manaus, só os indios mesmo. Outro dia era sobre um sapo que tem muito veneno, nem eu sabia. Tem uma nocao errada de natureza aqui e raramente mostra as coisas boas da cidades dai, que nós conhecemos, como a bela arquitetura também, as belas praias, a vida noturna e e as empresas de tecnologia.

·
Registered
2,133 Posts
O Muro da Rocinha possui vínculo ambiental, nada social.

Mão sou a favor da exclusão social, NUNCA, mas é importante separar um pouco, pois cada bairro tem que ter uma política de administração diferente. E um bairro com tantas classes sociais fica, além de deteriorizado, ruim de ser bem controlado.

Não entendi o propósito do thread, é para falar do Muro da Rocinha ou Muros Famosos?

·
Registered
2,133 Posts
sim mas no programa mostraram eles construindo o muro sim, tinha até em outra favela que nao me lembro o nome, acho ser Santa Marta e entrevistando os moradores disseram nao ter mais aquelas balas perdidas, que está mais tranquilo. Eu vi o muro e achei tudo muito extranho. O entrevistado chefe social da Rocinha é que disse ser um Apartheid, por isso repito. Nao mostraram muito é claro, mostrou os operarios trabalhando no muro, o erguendo, visoes da favela e coisas assim. Afinal você tem que entender que o Brasil é conhecido no exterior por samba, favelas e futebol, o lado bom eles pouco mostram. Ah sim mostram aqueles indios pelados da amazonia, odeio aquilo, nunca mostram manaus, só os indios mesmo. Outro dia era sobre um sapo que tem muito veneno, nem eu sabia. Tem uma nocao errada de natureza aqui e raramente mostra as coisas boas da cidades dai, que nós conhecemos, como a bela arquitetura também, as belas praias, a vida noturna e e as empresas de tecnologia.
Mas, dando uma olhada em diversos fóruns na internet e programas de televisão, percebe-se que esta imagem está se acabando, finalmente. Hoje, relacionam o Brasil á biotecnologia - o país é considerado um potência verde, como vi num documentário francês -, plásticas, Lula e, é claro, futebol!

·
Registered
2,204 Posts
Não Podemos esquecer do muro sendo construído na fronteira México-EUA, para barrar a entrada dos coitados chicanos.

·
Registered
2,826 Posts
O muro não é ao redor da Rocinha, é um muro entre a Rocinha e a floresta, para conter a sua expansão. Não há aparthaid social, pois não haverá nada separando o morro do asfalto. Esse foi só mais um factóide que criaram por aí. E acho que esse muro nem mais vai ser feito, vão simplesmente colocar uma pistinha de caminhada e esperar que todos obedeçam aquele limite tosco. Venceu o poder político de um curral eleitoral extremamente forte, um dos cânceres dessa cidade. E perdeu o meio ambiente.

Mas é impossível não lembrar de um comentário irônico que fizeram na época das discussões:

"E no futuro, quando o muro da Rocinha for ao chão, árvores e favelados correrão para se abraçar , depois de tantos anos separados." :crazy:
O muro está sendo construido sim, só que com algumas mudanças.

·
lost and found
15,033 Posts
Acho engraçado meia dúzia sociolóides de plantão criticando esse muro... não gostam de muro, comecem derrubando o da casa de vocês. Duvido que algum deles more em uma casa sem muro.

Aliás, o Brasil é o país do muro, da muralha, da grade, do obstáculo físico. Pune-se a cidade, o coletivo e o cidadão de bem. O transgressor pula o muro. Afinal, somos um país que disciplina o trânsito com quebra-molas... em plena rodovia!

As pessoas ficam indignadas com um muro que visa proteger à floresta, conter o avanço ilegal de INVASÕES, mas não ficam indignadas com os muros que nos separam no chão, porque não conseguimos ser um sociedade decente, porque é sempre mais importante ter PENA do que PUNIR quem está fora da lei.

Se fôssemos uma sociedade séria, não precisaríamos desse muro. O governo iria lá tirar o invasor de área pública e a população iria aplaudir.

·
Registered
582 Posts
Discussion Starter · #9 ·
bem eu nao sou socioloide, mas acho também ensinar motorista com quebra-molas mal feito o fim da picada. O brasil tem muitos muros e grades que até entendo. Aqui muro é raro, por mais que teve o de berlin, mas deve ser isso, o trauma da divisao. Onde moro nao tem muro, as vezes fico com medo de saber, acho tudo muito aberto demais, mas tenho me acostumado, sempre com o pé atrás é claro, que nasci em um pais da protecao pelos muros, mas é raro acontecer alguma coisa mais seria, nunca vi. O pessoal acaba respeitando e nao invade. Só entra mesmo sem avisar o correio e as entregas.

·
Registered
122 Posts
Tem que lembrar do muro que os israelenses estão construindo là na Palestina, pra proteger os assentamentos judaicos. Outro muro de segregação :eek:hno:

·
Viuvo da Mediga
983 Posts
Quem não quer o muro, são os traficantes que vão perder a saida fácil para a mata quando a policia invadir a favela, isso sim.

Acho que já deveriam ter feito muros desse tipo em vários lugares.

·
Registered
Ao lado da Ciência, dos Fatos e da Empatia
12,723 Posts
Puxa amigão, você, na verdade, abriu o thread para colocar sua crítica ao muro da Rocinha, não foi?

EXELENTE a idéia do muro. Protege a mata e não divide a cidade, visto que não há muro separando a favela da cidade, e sim, separando a favela da mata.

Achei péssimo a malícia na criação deste thread.

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,686 Posts
O muro da Rocinha é perfeito, extremamente necessário. Infeliz foi o muro que colocaram lá no BBB 9...

·
Registered
12,723 Posts
Caramba, eu tinha colocado "proteje"... :eek:hno:
Agora que fui reparar.

Quanto ao thread, acho que o título poderia ser bem mais claro: "Discussão acerca do muro da Rocinha".

·
Registered
582 Posts
Discussion Starter · #17 · (Edited)
Bem como criei o thread, me sinto na obrigacao de responder adequadamente. Ai vai:

Mkmillenium, você anda lendo o El Pais?! :lol:
Nao leio este jornal que nao sei de que país é. Como disse foi uma reportagem de 20 min na TV Alema e me chocou o assunto.

Puxa amigão, você, na verdade, abriu o thread para colocar sua crítica ao muro da Rocinha, não foi?

EXELENTE a idéia do muro. Protege a mata e não divide a cidade, visto que não há muro separando a favela da cidade, e sim, separando a favela da mata.

Achei péssimo a malícia na criação deste thread.
Nao, nao foi, criei o thread para saber a opiniao das pessoas sobre muros, um ítem também de arquitetura durante toda a história e como expus, citei muros famosos que geraram muita controvérsia na história mundial. Pegando o conchave dessa polêmica, achei que a discussao aqui seria boa sobre muros e observando esse último em construcao, mas tomei cuidado na minha apresentacao, pois sei que pessoas do Rio poderiam cair matando em cima, como aparentemente seu caso, mas achei interessante saber mais de perto as opinioes locais, só isso. Na reportagem nao identificaram o muro como protecao e contra expansao da favela na mata, protegendo a mata, o ponto de focalizacao foi o social dos habitantes de favela, que também sao pessoas. Lembre-se que a Alemanha é um país mais preocupado com o social de todos que outros países da América.

Nao houve malícia minha, nao sou desse tipo de pessoa. Só coloquei que ainda nao havia visto um tema de muro por aqui, como tem o dos letreiros, meio-fio pintado. Entao porque nao comentar e discutir sobre muro?, é um ítem forte da arquitetura Brasileira atual. Ou por seguranca, divisao e individualismos que vem de algum tempo já.

Caramba, eu tinha colocado "proteje"... :eek:hno:
Agora que fui reparar.

Quanto ao thread, acho que o título poderia ser bem mais claro: "Discussão acerca do muro da Rocinha".
O meu objetivo, como disse nao era esse muro em especial, para mim tanto faz se a cidade do Rio controi ou nao muros de contencao. Estou acostumado há anos em viver em lugares sem muro, bem mais agradável. Como disse, vendo a reportagem, achei legal fazer um thread sobre muros, na maior ingenuidade até e genericamente e citei somente um muro brasileiro atual que pode ser polêmico em um forum brasileiro para saber a opiniao de pessoas do Brasil de todas as regioes sobre o criterio de fazer muros, afinal é algo que deva estar sendo muito comentado por ai. O objetivo é falar de muros em geral e nao o da Rocinha que é mais acanhado.
Mas que esse do Rio foi para mim uma surpresa extranha isso foi.
Eu acho que fazer muros em torno de pedacos de cidade é algo medieval do tempo dos burgos, de protecao. Agora acredito que Pink Floyd The Wall explica bem em todas as músicas esse delinear histórico do ítem em questao.

·
Registered
12,723 Posts
^^
OK amigão. Mas, chamar de "redescobrimento do Aparthaid ou do muro de Berlim" o muro da Rocinha feito para impedir o avanço da favela sobre a mata e que não separa a favela da cidade é exagero.

Seu texto está parecendo do "El País" mesmo. Esse jornal da Espanha gosta muito de fazer isso. Você simplesmente chamou o muro da rocinha de "novo muro de Berlim". Não é verdade.

Vamos deixar claro:

O muro isolaria a favela da cidade se fosse construído entre a favela e a cidade.

O muro não separa a favela da cidade se é construído entre a favela e a mata.

1 - 19 of 19 Posts