Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 53 Posts

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Florianópolis - Santa Catarina - BR

Museu Arqueológico ao Ar Livre Costão do Santinho, inaugurado em dezembro de 1997.

A praia do Santinho está situada no norte da ilha de Santa Catarina, no municipio de Florianópolis, distante 40km do centro da cidade.

Com mais de 60 mil visitas por ano, o Museu Arqueológico ao Ar Livre Costão do Santinho oferece uma amostra de inscrições rupestres gravadas nas rochas.

A Praia do Santinho deve este nome a uma inscrição rupreste, cujo formato lembrava um pequeno santo. Pescadores costumavam fazer um culto simbólico a essa inscrição já desaparecida, acendendo velas e rezando para pedir proteção e farta pescaria. O caminho que forma o roteiro está sinalizado e calçado para oferecer mais comodidade ao visitante e parte do conjunto arqueológico foi protegido por uma estrutura de sombreamento.

Mais adiante, distribuídas num extenso costão de diabásio de difícil acesso, que se estende à esquerda, encontram-se quatro grupos de petróglifos, representando figuras antropomorfas, esquemas geométricos, painéis e sinalizações isoladas, em baixo-relevo. Também ocorrem vestígios das oficinas líticas, gravadas na cavidade das pedras, com dezenas de alisamentos onde, à beira mar, eram afiados os instrumentos das populações primitivas.
Fonte

A rua Raul Pereira Caldas é a entrada para a praia do Santinho. Já na praia, do lado direito, está o museu que fica no costão. Nesse costão pode ser vista algumas vilas do Costão do Santinho Resort Golf SPA, onde a sua entrada fica na Estrada Vereador Onildo Lemos e, na frente fica uma das baladas famosas de Florianópolis, a Boate Ilha dos Cascaes. Ótima opção de balada pra quem se hospeda nos Ingleses.

No mapa:

A praia do Santinho

1. Rua Raul Pereira Caldas

2. Rua Raul Pereira Caldas

3. Residencial

4

5

6. Restaurante/bar que vou sempre.
]

7. O residencial da foto 3.

8. Vista para o lado esquerdo, onde tem as dunas.

9. Vista para o lado direito, onde tem o Museu e algumas vilas do Costão do Santinho Resort

10

11

12 Uma das entradas para a praia do Costão do Santinho Resort

13

14. Ao fundo Ilha das Aranhas

15

16

17

18

19

20. Outra entrada e saída do Costão do Santinho Resort

21

22 A esquerda uma das vilas do Resort

23

24. Caminhando na trilha calçada, indo para o Museu (tudo faz parte do Museu)

25. Estrutura de proteção contra a chuva e o sol.

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35. Um pouco mais acima.

36

37

38

39

40

41

42. Um zoom para a praia

43. As dunas merecem um zoom também

44. Dunas, e ao fundo mar da praia dos Ingleses

45. Final da trilha calçada e início para a trilha do Morro das Aranhas, boa opção de trilha, mas não fui.

46

47. Última vista no fim da trilha calçada.

Na praia

48. Pegando um jacaré.

49. Delícia

50. É de ficar de ponta cabeça não é mesmo!?

Termino com um quadro do bar/restaurante foto 06.

Fim.
:)

·
Geoce
5,617 Posts
Pow Thina, novamente, parabéns. Vc tá se superando nos tópicos aki. Aliás, se vc permitir, acho que vou usar algumas fotos tuas lá no Internacional. Posso?

·
18,427 Posts
Belo passeio, Thina! Gostei de conhecer esse museu arqueológico, que apesar de pequeno, parece ser bem cuidado. Ah, achei interessante a estrutura que você disse que protege contra o sol e a chuva.

Parabéns! :eek:kay:

·
Moderator
33,710 Posts
O Costão do Santinho Resort e os residenciais são lindos demais e o museu arqueológico é muito interessante, as pinturas rupestres provavelmente foram feitas pelos homens do sambaqui, que habitavam o litoral brasileiro antes dos índios. Thread excelente, Thina, valeu por compartilhar conosco. :cheers:

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Pow Thina, novamente, parabéns. Vc tá se superando nos tópicos aki. Aliás, se vc permitir, acho que vou usar algumas fotos tuas lá no Internacional. Posso?
Pode, claro! Fica à vontade!

Nossa que lugar lindo Thina, é de tirar o fôlego!
Belo passeio, Thina! Gostei de conhecer esse museu arqueológico, que apesar de pequeno, parece ser bem cuidado. Ah, achei interessante a estrutura que você disse que protege contra o sol e a chuva.

Parabéns! :eek:kay:
Passeio delicioso Thina! Dá brotoejas de vontade de ir!
O Costão do Santinho Resort e os residenciais são lindos demais e o museu arqueológico é muito interessante, as pinturas rupestres provavelmente foram feitas pelos homens do sambaqui, que habitavam o litoral brasileiro antes dos índios. Thread excelente, Thina, valeu por compartilhar conosco. :cheers:
Obrigada pelos comentários.

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Depois posto um pouco da história das inscrições rupestres.

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
Ahhhh...essa vc não me pegou...rsrsrs...conheço essa parte thina! mas o chato é que nas 2 vezes que passei pelo santinho estava chovendo e vi rapidamente essa area arqueológica...esse dia que vc tirou as fotos devia estar ótimo...sol, ceu lindo, poucas pessoas.....muito bom! alias, o santinho via de regra não é uma praia que costuma encher de gente não é? ou to errado?

·
Registered
3,939 Posts
Muito lindas as fotos. O Santinho não é uma praia ideal para banhistas mas é ótima para se fazer um passeio. Conheci o resort há poucos meses, requinte puro, nunca havia entrado lá. Já subi a trilha do Morro das Aranhas, bem extenuante, mas vale muito a pena pela vista que se tem lá de cima. Se a Thina autorizar, posso postar algumas fotos. :D

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #13 · (Edited)
Ahhhh...essa vc não me pegou...rsrsrs...conheço essa parte thina! mas o chato é que nas 2 vezes que passei pelo santinho estava chovendo e vi rapidamente essa area arqueológica...esse dia que vc tirou as fotos devia estar ótimo...sol, ceu lindo, poucas pessoas.....muito bom! alias, o santinho via de regra não é uma praia que costuma encher de gente não é? ou to errado?
Em tempo: adorei a foto 50...adoro fazer isso tbm!
O Santinho não é de encher mesmo de gente, tu está certo. Nessas fotos são poucas pessoas porque ainda não é alta temporada e num dia de semana, agora de novembro. Na alta temporada tem bem mais gente, mas não enche.
E aquela posição é comum mesmo, pra pessoas que tem corpo são, sarado mesmo :lol:

Muito lindas as fotos. O Santinho não é uma praia ideal para banhistas mas é ótima para se fazer um passeio. Conheci o resort há poucos meses, requinte puro, nunca havia entrado lá. Já subi a trilha do Morro das Aranhas, bem extenuante, mas vale muito a pena pela vista que se tem lá de cima. Se a Thina autorizar, posso postar algumas fotos. :D
Não é ideal para crianças, também não é pra boiar, hahaha. Mas veja bem, a praia Mole que tem mar de tombo é cheio de pessoas se refrescando.
Eu particularmente prefiro mar assim, inclusive essas praias são boas pq tem poucas crianças :devil:
Mas tanto o Santinho quanto a Mole é pra dar um mergulho e sair.
Não coloco Brava nessa categoria, está no meio. E Ingleses é pra mergulhar e ficar de molho, delícia de mar.
Quando era mais nova, quase todos os dias na alta temporada, caminhava da ponta dos Ingleses até o Santinho, ou seja, uma praia toda (Ingleses) e ainda atravessar as dunas Ingleses/Santinho. Isso com meus amigos e prima.
Na época praticava more board , uma prancha da BZ, loosho. Já quase me afoguei no Santinho mais loosho ainda, meu amigo de Cascavel PR que me salvou, fail.

Bom, tanto o Santinho quanto o Campeche se fica onde tem mais movimento, na frente de bares ou residenciais. Porque ao longo da praia, nas partes mais selvagens é perigoso.
No Campeche na parte mais selvagem, o mar faz redemoinho e ninguém se atreve a entrar na água. No Campeche o mar é ótimo pra banho onde tem movimento de pessoas.

Eu autorizo postar fotos :tongue2:
La de cima do Morro das Aranhas, meu! Posta logo essas fotos.

·
Registered
3,939 Posts
Não é ideal para crianças, também não é pra boiar, hahaha. Mas veja bem, a praia Mole que tem mar de tombo é cheio de pessoas se refrescando.
Eu particularmente prefiro mar assim, inclusive essas praias são boas pq tem poucas crianças :devil:
Mas tanto o Santinho quanto a Mole é pra dar um mergulho e sair.
Não coloco Brava nessa categoria, está no meio. E Ingleses é pra mergulhar e ficar de molho, delícia de mar.
Quando era mais nova, quase todos os dias na alta temporada, caminhava da ponta dos Ingleses até o Santinho, ou seja, uma praia toda (Ingleses) e ainda atravessar as dunas Ingleses/Santinho. Isso com meus amigos e prima.
Na época praticava more board , uma prancha da BZ, loosho. Já quase me afoguei no Santinho mais loosho ainda, meu amigo de Cascavel PR que me salvou, fail.

Bom, tanto o Santinho quanto o Campeche se fica onde tem mais movimento, na frente de bares ou residenciais. Porque ao longo da praia, nas partes mais selvagens é perigoso.
No Campeche na parte mais selvagem, o mar faz redemoinho e ninguém se atreve a entrar na água. No Campeche o mar é ótimo pra banho onde tem movimento de pessoas.

Eu autorizo postar fotos :tongue2:
La de cima do Morro das Aranhas, meu! Posta logo essas fotos.

No Santinho é para dar um mergulho e sair mesmo, não dá para ficar de molho o dia inteiro como se fosse em Jurerê, Forte, Daniela e tantas outras praias. Nunca tomei banho na Mole, para mim essa praia é só para quem gosta de se exibir. O Campeche foi a praia que mais frequentei na minha infância, era quase todo final de semana lá, sempre na parte em frente à ilha. Cresci e até então nunca mais voltei a pisar lá...

Vou esperar a segunda página para postar as fotos, assim elas terão mais destaque. :D

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Campeche, hein! Sabia que tu dava jus ao teu nick name :poke: :lol:
Em relação as fotos, concordo, inclusive pra não ficar muito pesado a primeira página.

Ah, em relação ao Campeche desafio alguém a tirar fotos do bairro e da Ilha do Campeche, maravilha, hein.

·
Registered
3,939 Posts
Como assim, você duvidava da minha manezice, Thina? :bash: :lol:

Sou tão manezinho que já tomei banho até nas praias de Coqueiros. Por essa ninguém esperava, né? Claro que foi nos anos 90, época em que aquelas praias eram bem frequentadas (para falar a verdade, ainda são :hahano:).

Em relação ao Campeche acho que esse trabalho fica por conta do Geoce. Não acho o bairro do Campeche bonito, por isso não o fotografaria. Da Ilha do Campeche tenho umas fotos bem legais, tiradas da varanda de uma mansão que visitei no Morro do Lampião no ano passado. Uma vista bem humilde assim como a casa. :lol: :cheers:

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Do Campeche , digo, os lançamentos e os condomínios.

Ai que chique, que glamur, vista da Ilha do Campeche de uma mansão. Agora tenho certeza que tu tem cartas na manga. :wink2:

·
Banned
241 Posts
Já fiz essa trilha. Tentei ir até Moçambique, mas fui vencido pelo cansaço e desisti.
Belas fotos, gosto desses seus threads com varias informações. Valeu.:eek:kay:

1 - 20 of 53 Posts