SkyscraperCity Forum banner

Museu de Arte do Rio concorre ao prêmio Architizer A+ Awards de Melhor Arquitetura do Mundo

10661 Views 71 Replies 21 Participants Last post by  Chris00
20
Museu de Arte do Rio concorre ao prêmio Architizer A+ Awards de Melhor Arquitetura do Mundo

Os apaixonados por arquitetura já podem escolher suas obras preferidas para ganhar o Architizer A+ Awards, o maior prêmio de arquitetura do mundo.

O Architizer A+ Awards, considerado o maior prêmio de arquitetura do mundo, já elegeu algumas das melhores construções de 2013.
Com 60 categorias, a primeira fase do prêmio é definida por um júri composto por 200 profissionais da área. Até dia 21 de março (amanhã),
o público pode votar entre os cinco finalistas em cada grupo. O Brasil concorre com três projetos, entre eles o MAR – Museu de Arte do Rio.

Os concorrentes do MAR na categoria Museu são:

Danish Maritime Museum – BIG – Bjarke Ingels Group
Heydar Aliyev Center – Zaha Hadid Architects
The New Rijksmuseum – cruz y ortiz arquitectos
Zhujiajiao Museum of Humanities & … – Scenic Architecture

Heydar Aliyev Cultural Center - Baku, Azerbaijão

Heydar Aliyev Cultural Center Baku por wilth, no Flickr

Heydar Aliyev Centre por Rhodri R Davies, no Flickr

Heydar Aliyev Centre por Axis910, no Flickr

Heydar Aliyev Centre por Axis910, no Flickr

Zhujiajiao Museum of Humanities & Arts - Shanghai, China

IMG_6141 por maos, no Flickr

IMG_6136 por maos, no Flickr

IMG_6137 por maos, no Flickr

IMG_6130 por maos, no Flickr

Danish National Maritime Museum - Helsingor, Dinamarca

mm_Danish National Maritime Museum design by BIG_08 por milimetdesign, no Flickr

mm_Danish National Maritime Museum design by BIG_10 por milimetdesign, no Flickr

mm_Danish National Maritime Museum design by BIG_12 por milimetdesign, no Flickr

mm_Danish National Maritime Museum design by BIG_04 por milimetdesign, no Flickr

New Rijksmuseum - Amsterdam, Holanda

http://blogdotsaffronartdotcom.files.wordpress.com/2013/01/rijsk.jpg

http://gupansh.files.wordpress.com/2013/12/p1300030_meitu_1.jpg

http://i2.wp.com/morfae.com/content...smuseum_-Amsterdam_c-John-Lewis-Marshall2.jpg

https://d2iweeeny6suwz.cloudfront.n...ON/f3/d3/f3d3f4f7f9e138787368e9966a92f6bc.jpg

Museu de Arte do Rio - MAR
Fotos 2 e 3 são do forista carioca raffasoares

Imagem retirada do site do prêmio de arquitetura

MAR - Museu de Arte do Rio por raffasoares, no Flickr

MAR - Museu de Arte do Rio por raffasoares, no Flickr

Museu de Arte do Rio (MAR) - fisheye por Rhaissa Vitor, no Flickr
See less See more
  • Like
Reactions: 1
1 - 20 of 72 Posts
Claro que o coração carioca também fala alto, mas eu realmente acho que o MAR já nasceu como um ícone arquitetônico de nível internacional e do porte da importância do Rio no cenário global. E acho que merece concorrer e, quem sabe, até ganhar :)
  • Like
Reactions: 3

^^ Torço para o MAR, mas gostei mais do de cima: Heydar Aliyev Cultural Center - Baku, Azerbaijão
See less See more
^^
Esse é Hors Concours.

Até porque a arquiteta bagunça.
Muito lindo o MAR, essa cobertura é espetacular, mas eu acho que vai ficar em segundo, o Heydar Aliyev Cultural Center é imbatível.
Arquitaturas tão diferentes... difícil comparar uma estrutura totalmente nova com outra reformada -- mesmo que com muitos elementos novos adicionados a esta última. Mas curti todos. O único em que eu não votaria seria o de Shanghai, apesar de bonito...
É muito provável que o Heydar Aliyev Cultural Center ganhe, muita gente gosta da Zaha, né? Só creio que a arquitetura dela não irá envelhecer tão bem quanto a dos outros concorrentes.
  • Like
Arquitaturas tão diferentes... difícil comparar uma estrutura totalmente nova com outra reformada -- mesmo que com muitos elementos novos adicionados a esta última. Mas curti todos. O único em que eu não votaria seria o de Shanghai, apesar de bonito...
Eu também achei sem sal esse de Shanghai. :yes:
5
O de Baku é sem duvidas o mais interessnate.
Mas a vice-liderança fica bem disputada :)

See less See more
  • Like
Reactions: 2
Desculpa mas isso é apenas propaganda, o Heydar ganha disparado, apesar que a escolha do segundo lugar está meio dificil...
O da zaha ganha humilhando.
O do rio é fraco, sem a cobertura seria pior ainda.
Oh complexo, é tão fraco que foi escolhido entre milhares de projetos pelo mundo para concorrer, sinal que é uma porcaria mesmo. um lixo.

O da Zaha é lindo e tal, mais é o famoso elefante branco que adoram inventar, apontar, criticar aqui no Brasil.
  • Like
edit...
O da zaha ganha humilhando.
O do rio é fraco, sem a cobertura seria pior ainda.
Cadê o de Fortaleza concorrendo? :coffee:
Oh complexo, é tão fraco que foi escolhido entre milhares de projetos pelo mundo para concorrer, sinal que é uma porcaria mesmo. um lixo.

O da Zaha é lindo e tal, mais é o famoso elefante branco que adoram inventar, apontar, criticar aqui no Brasil.
Elefante branco é isso:
See less See more

Não esquenta não, pois já percebi que TUDO RELACIONADO ao Rio de Janeiro ele critica. É aquilo que nós cariocas já conhecemos de cór: :troll:
  • Like
Elefante branco é isso:
E lá esse projeto da Zaha sofre o mesmo esvaziamento da cidade das artes, e pelo que sei a arquitetura não define se é ou não elefante branco em si...:eek:hno: julgar se é elefante branco pela arquitetura é dose :eek:hno:, e lembrando que o elefante branco carioca também já ganhou prêmios...
  • Like
Elefante branco é isso:
Esse projeto foi uma cagada do César Maia.

Mas não chegará a ser um elefante branco.
Tem um futuro promissor, ainda mais que daqui há algum tempo terá metrô na porta,
fora que a Barra ainda continua se adensando cada vez mais e isso vai ajudar.
  • Like
Podem até dizer que o do Rio é menos ousado que o projeto da Zaha (apesar disso não fazer a menor diferença na arquitetura, btw), mas, fraco? Forçou, colega.

Eu aprecio muito o MAR e o Danish National Maritime Museum, são ideias mais simples, mas que tenho certeza que não parecerão datadas em 20/30 anos. A única coisa que gosto no projeto da Zaha é a referência ao modernismo brasileiro nos caixilhos, mas essas formas, em geral, não me convencem.

Saudades da Zaha do Maxxi e do Vitra Fire Station.
Qual o diferencial que você vê nesse projeto, fora o aparente diferencial que é a cobertura integrando com o casarão ao lado?

E o nome disse é bairrismo, os outros 25 estados já conhece de cór.
Provocam e devem me reportar pra remover o comentário, já que não podem ver uma opinião contrária e se fazem de vitima e logo chamam de invejosos, trolls.
E é apenas eu que critica aqueles projetos em sua grande maioria horrorosos que certas pessoas postam no PeO.
1 - 20 of 72 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.