SkyscraperCity banner

1 - 20 of 107 Posts

·
Tentando voltar! ;)
803 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Museu de Arte Sacra e Vista para Baía de Todos os Santos - Salvador BA // Atualizado com Novas Fotos

O Museu de Arte Sacra fica no Convento de Santa Teresa Ávila e pertence à Universidade Federal da Bahia. Pouco se sabe sobre a construção do edifício seiscentista, que foi comparado com o convento dos Remédios de Évora da mesma Ordem. Localizado no centro histórico da cidade de Salvador, o Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia encontra-se instalado no antigo Convento de Santa Teresa d'Ávila, fundado pela Ordem dos Carmelitas Descalços, em meados do século XVII, na então capital da Colônia

Ao longo de sua história, o Convento abriga diversas funções. No início, é criado um colégio no seu interior. Em 1759, instala-se aí a Academia Brasílica dos Acadêmicos Renascidos, dando continuidade à Academia Brasílica dos Esquecidos, de 1724/1725. Em 1837, se instala no Convento o Seminário Arquiepiscopal que, em 1956, sob a administração dos padres lazaristas, passa a funcionar no bairro da Federação. Daí, foram 2 anos onde o convento ficou abandonado.

É somente em 1958 que o reitor da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Edgar Santos, transfere para o edifício o Museu de Arte Sacra da UFBA, por meio de convênio entre a universidade e a Arquidiocese de Salvador. A restauração do Convento e da igreja, coordenado por Wladimir Alves de Souza e Geraldo Raposo Câmara, adapta o espaço à exposição do acervo, inicialmente composto por peças litúrgicas e imagens de propriedade da Igreja.

Entrada do Convento/Museu:

1.

Fachada da Igreja:

2.

3.

4.

5.

6.

Anexo da Igreja:

7.

8.

9.

Detalhe das Torres Frontais e Laterais

10.

11.

12.

Chafariz:

13.

Terraço do Convento com Vista para a Baía de Todos os Santos:

14.

15. Panorâmica

16. Restaurantes Amado, Soho e Bahia Marina

17. Restaurante Soho e jogo de futebol na areia

18. Trapiche Residence, Forte de São Marcelo, Bairro do Comércio e Elevador Lacerda

19. Trapiche Residence e Forte de São Marcelo

20. Forte de São Marcelo

21. Ponta do Quebra Mar

Vista do Antigo Prédio do Jornal ATarde, Cine Glauber Rocha Unibanco e Início da Rua Chile

22.

Meu acompanhante nas fotos:

23.

As fotos dentro do Museu são proibidas, mesmo as que não mostrem as obras de arte. Porém consegui registrar somente 3, com meu celular:

24.

25.

26.

Atualização em 1º de junho:​

Resolvi voltar la para ver essa vista maravilhosa. Confiram as novas fotografias:

27. Detalhe das Torres da Igreja.

28. Igreja Vista do Jardim Lateral

29. Fundo do Convento

30. Luminárias do Terraço

31. Vista do Comércio

--------------------------------------​

Câmeras Utilizadas:
Kodak EasyShare C182 12 MegaPixels
Câmera 1.3MP - Celular Sony Ericsson W205

O Convento de Santa Teresa / Museu de Arte Sacra fica localizado na Rua do Sodré, no centro de Salvador. Se tem acesso a essa rua pelo Largo Dois de Julho, ou pela Avenida Carlos Gomes, em frente ao prédio da APLUB.

A vista é perfeita. Para mim, se tornou um pequeno refúgio. Recomendo a todos que puderem ir conhecer o Convento e passar alguns minutos sentados no seu terraço admirando a paisagem

Este é meu terceiro thread. Estou totalmente aberto a comentários, para melhorar na criação dos próximos.

Espero que tenham gostado.

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
É uma visita que realmente vale a pena, as fotos ficaram muito boas e o gatinho só abrilhantou :lol:

·
Registered
5,881 Posts
O Museu de Arte Sacra, é lindíssimo! Além ser uma jóia colonial, projetada pelo Frei Macário, o mesmo arquiteto do Mosteiro de São Bento, o seu acervo artístico, de imagens e ornamentos religiosos, é o mais rico do Brasil, no gênero. A vista tb é espetacular, sem falar nos jardins! Um lugar imperdível, um oasis de beleza e paz em meio a um local muito degradado! Gostei de ver que está tudo pintado de novo! A última vez que estive lá (ano passado) estava precisando de uma pintura! Parabéns pelo tema, mais um thread seu mostrando lugares inéditos de SSA aqui SSC. Começou muito bem! As fotos estão ótimas!!! Pena que não deu pra fotografar por dentro! Valeu mesmo!!!

·
Da capital do RECÔNCAVO
6,161 Posts
Tomou gosto em Rão? :lol: Todo dia sei que vou ter um thread de SSA para ver :banana: .
Muito legal seus ângulos e seu estilo de thread. Parabéns.

·
tricolor pra sempre
1,343 Posts
lindas fotos raorulles acho que eu conheco esse museu... seforoque eu estou pensando é bastante bonito por dentro bom um abraçoe continui assim mostrando essas riquesas da nossas belissimas cidade...:applause::applause::applause:

·
Tentando voltar! ;)
803 Posts
Discussion Starter · #11 ·
O Museu de Arte Sacra, é lindíssimo! Além ser uma jóia colonial, projetada pelo mesmo arquiteto do Mosteiro de São Bento, o seu acervo artístico, de imagens e ornamentos religiosos, é o mais rico do Brasil, no gênero. A vista tb é espetacular, sem falar nos jardins! Um lugar imperdível, um oasis de beleza e paz em meio a um local muito degradado! Gostei de ver que está tudo pintado de novo! A última vez que estive lá (ano passado) estava precisando de uma pintura! Parabéns pelo tema, mais um thread seu mostrando lugares inéditos de SSA aqui SSC. Começou muito bem! As fotos estão ótimas!!! Pena que não deu pra fotografar por dentro! Valeu mesmo!!!
Pois sim. O Museu está todo pintado, novinho novinho, e os jardins super bem tratados. Fiquei encantado em ver que aquela "igrejinha" que vemos ao passar na Carlos Gomes é tão bonita, bem cuidada e tem essa vista PERFEITA

·
instagram: t.l.rekarte
59,470 Posts
N sabia da existencia deste museu,Salvador tem bastante museus,que pena que a população n se interessa em visitar-los:(
Valeu pelas fotos,Rao!:)

·
Tentando voltar! ;)
803 Posts
Discussion Starter · #13 ·
^^ Pois sim! Ainda falo mais! Fui la na sexta feira, dia lindo de sol, e só tinha eu e um alemão visitando... Eram 6 vigias/guias dentro do museu, para duas pessoas. O livro de visitas mostrava 4 ou 5 assinaturas por dia. Uma pena essa "cultura" do povo da cidade.

·
instagram: t.l.rekarte
59,470 Posts
^^
Ja ouvi boatos,de que alguns museus possam passar a abrir apenas em alguns dias da semana,já que so turistas visitam eles mesmo

·
:)
18,427 Posts
Tinha muita vontade de conhecê-lo, mas no início do ano quando finalmente fui lá, ele estava fechado, creio que em pleno sábado. Como você disse, parece mesmo ser um refúgio dentro do "cáos" que é aquela região. Enfim, ainda não desisti de conhecer e agora fiquei com ainda mais vontade depois de saber que tem esse mirante. :yes:

Ótimo thread, Rao! :eek:kay:

N sabia da existencia deste museu,Salvador tem bastante museus,que pena que a população n se interessa em visitar-los:(
Valeu pelas fotos,Rao!:)
Adorei o teu comentário! Você mesmo sente pena por não saber da existência e consequentemente se inclui naqueles que não se interessam em visitar. :colgate: Agora que você soube da existência dele, pode fazer a sua parte e ir conhecê-lo. Não perca tempo. :tongue2:

^^ Pois sim! Ainda falo mais! Fui la na sexta feira, dia lindo de sol, e só tinha eu e um alemão visitando... Eram 6 vigias/guias dentro do museu, para duas pessoas. O livro de visitas mostrava 4 ou 5 assinaturas por dia. Uma pena essa "cultura" do povo da cidade.
O povo da cidade (no geral), não costuma mesmo ir muito a museus, mas veja que o caso do museu de Arte Sacra é atípico, pois aí em Salvador os museus são muito visitados por turistas e muitos deles estrangeiros, e neste museu parece não ser assim. A única justificativa que vejo para isso é a localização. O museu fica fora dos principais roteiros visitados pelos turistas. Se você for visitar os museus mais "bem localizados", o museu Naútico, o Rodin, os do Pelourinho e alguns outros costumam ter uma boa movimentação.

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
Olhando de novo essas imagens, é um dos melhores threads atuais. :applause:

·
Tentando voltar! ;)
803 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Obrigado a todos os elogios sobre escolha do local e fotos... São por esses comentários que eu me dedico cada dia mais a fotografar os cantos da cidade ainda não explorados no SSC.
=)

·
Registered
5,881 Posts
Tinha muita vontade de conhecê-lo, mas no início do ano quando finalmente fui lá, ele estava fechado, creio que em pleno sábado. Como você disse, parece mesmo ser um refúgio dentro do "cáos" que é aquela região. Enfim, ainda não desisti de conhecer e agora fiquei com ainda mais vontade depois de saber que tem esse mirante. :yes:

Ótimo thread, Rao! :eek:kay:

Adorei o teu comentário! Você mesmo sente pena por não saber da existência e consequentemente se inclui naqueles que não se interessam em visitar. :colgate: Agora que você soube da existência dele, pode fazer a sua parte e ir conhecê-lo. Não perca tempo. :tongue2:

O povo da cidade (no geral), não costuma mesmo ir muito a museus, mas veja que o caso do museu de Arte Sacra é atípico, pois aí em Salvador os museus são muito visitados por turistas e muitos deles estrangeiros, e neste museu parece não ser assim. A única justificativa que vejo para isso é a localização. O museu fica fora dos principais roteiros visitados pelos turistas. Se você for visitar os museus mais "bem localizados", o museu Naútico, o Rodin, os do Pelourinho e alguns outros costumam ter uma boa movimentação.

Este Museu pertence a UFBa, e funciona como repartição pública, de segunda a sexta, e, se não me engano, só a tarde. Essa é uma das razões de ser tão pouco visitado, alem do acesso ruim e, é claro, ausência de cultura de se visitar museus no Brasil. Em qualquer outro país do mundo se forma essa mentalidade com visitas programadas de escolas. Se cada escola, de todos os níveis, agendassse uma visita, uma vez por mes, teria público constante. Falta tb divulgação! Alem de tudo que se falou o acervo dele é espetacular, contando inclusive com fragmentos de altares e imagens da antiga Sé, demolida criminosamente em 1932, e tudo muito bem exposto! Deveria ser uma das principais atrações turísticas de Salvador!!!

·
:)
18,427 Posts
^^ Poxa vida! Assim fica complicado. Muitas pessoas só têm tempo para visitar nos finais de semana e feriados. Apesar de fazer parte da UFBA (haviam me dito isso), penso que teria que funcionar no horário padrão dos museus.

·
.
169,245 Posts
Esse museu e uma das jóias existentes em SSA. Para quem pensa que o patrimônio histórico da cidade fica restrito ao Pelourinho está redondamente enganado. São várias construções espalhadas pelso diversos pontos da cidade. Uma pena essa museu estar inserido em uma das regiões mais degradadas do centro da cidade. A vista da bts é um espetáculo a parte, um privilégio a cidade ter sido edificada nas suas marges.

1 - 20 of 107 Posts