SkyscraperCity Forum banner

Museu de Ciências Naturais da PUC Minas em Belo Horizonte!

58137 Views 102 Replies 48 Participants Last post by  Marcelo Olisa
Museu de Ciências Naturais da PUC-Minas , localizado no bairro Coração Eucarístico em Belo Horizonte ao lado da PUC-Minas.
Este museu possui uma das maiores coleções de mamíferos fósseis da América do Sul . Seu acervo de grandes répteis ocupa o primeiro andar enquanto que o dos animais extintos da Era do Gelo divide o segundo andar com o acervo das cavernas; dos animais do Cerrado na noite, no amanhecer e no dia e também o acervo sobre Peter Lund. Já no terceiro andar são expostos o fundo das águas assim como animais da fauna atual.
O governo de Minas fez um acordo de comodato com o Reino da Dinamarca e isto permitirá que retornem acervos que sairam de Minas nos século XIX e que estavam expostos no Museu de Copenhague. Além do Museu de Ciências Naturais da PUC-Minas, o acervo dará origem também a dois outros museus , consolidando a chamada Linha Lund que terá 120 kms e que será uma atração com nível de Primeiro Mundo.
As fotos foram tiradas com uma câmera Lumix da Panasonic Lz 5 e estão hospedadas no Photobucket de Marcelo Lisa. Apenas a foto da fachada do museu não é minha assim como as que citei nos itens 9 e 10 , citando o site de onde as tirei.
Espero que gostem deste meu segundo thread e que comentem! Não reparem se algumas fotos não sairam tão claras mas o museu é escuro devido à climatização e é proibido que se use flash.

Eis as fotos:

1- Fachada do Museu

2-Detalhe na fachada do museu:

3- Tatu gigante feito de sucata e que fica nos jardins do museu. Este animal extinto é o símbolo mascote do museu:

4-Na área externas há algumas réplicas de dinossauros. No futuro próximo, dentro do museu, haverá um dinossauro feito pelos alunos de Engenharia e este dinossauro terá movimentos e terá sons emitidos por ele:

5A-Pterossauros são a primeira imagem que temos ao entrarmos no museu. Ao fundo pintura reproduzindo o litoral cearense pré-histórico:

5B-Em outro ângulo:

6A-O ovo maior é o do dinossauro e os outros os maiores que existem atualmente, para que se possa compará-los:

6B-

7-

8-Dinossauros que fotografei:

Cabeça de crocodilo gigante.

9- Como eu tirei fotos dos dinossauros e de animais da "Era do Gelo", muito de perto,e sem poder usar o flash, resolvi colocar algumas que achei num site e que mostram como eles se inserem na arquitetura do prédio.Logo as fotos do " 9" não fui eu quem tirei . As tirei do seguinte site:http://apps.new.divirta-se.uai.com....a_noticia_interna?id_sessao=7&id_noticia=6165

10- A primeira foto daqui ainda será do site anterior, já todas as outras a seguir dela ,são minhas. Agora vou mostrar o segundo andar que , começando pela Era do Gelo.Começo pela preguiça gigante:

11-Recentemente foram achadas duas ossadas de preguiças gigantes praticamente inteiras e bem conservadas em uma gruta em Minas.

O fóssil abaixo é autêntico e é o único que o museu permite que toquemos para sentirmos como ele é.
Além deste que sentimos pelo toque , há outro que é para sentirmos seu peso e tem até uma alavanca para a puxarmos e tentarmos levantar o fóssil , isto se estivermos em boa forma física! :)

12- Infelizmente não memorizei quais ossadas que fotografei eram de cada animal extinto mas saibam que em Minas viviam llamas, tatus gigantes, preguiças gigantes, cavalos pré-históricos, tigres-dente-de-sabre, mastodontes, um animal parecido com rinocerontes e hipopótamos, etc. Vou colocar as fotos das ossadas:

Mastodonte
Tatu Gigante( o mascote do museu)

Tigre dente-de-sabre
See less See more
36
1 - 20 of 103 Posts
13-O museu é todo interativo

14-Na parte da Era do Gelo, há um grande painel pintado onde colocaram os animais extintos vivendo ao lado dos animais que ainda temos e do ser humano, nos cerrados ( savanas) mineiros.Eu tirei algumas fotos tentando pegar o máximo que conseguisse do painel( foram necessárias três fotos e mesmo assim não dá pra ver claramente o ser humano ali). Depois tirei fotos de parte do painel visto ao longe. Foi em Minas Gerais, com o cientista dinamarquês Peter Lund que surgiu pela primeira vez a idéia de que o ser humano poderia ter vivido ao lado dos animais extintos da Era do Gelo. Os estudos de Peter Lund influenciaram os de Charles Darwin. Mas Lund acreditava que as cavernas mineiras , onde ele achou os fósseis, fossem resto do dilúvio bíblico já que achou ali peixes de água salgada também. Hoje a ciência diz que parte de Minas era fundo do mar, o Mar de Bambuí e isto pode ser visto nas grutas perto de BH e em outras.

15A- Para quem viu o desenho animado " A Era do Gelo" e gostava da preguicinha, olha aí uma reprodução dela com unhas, pelos e pele:

15B- E olha a reprodução da mão de uma preguiça gigante!!!

16- Reprodução do ambiente onde Peter Lund fazia seus estudos em Lagoa Santa -MG. Reparem na reprodução da janela e sua vista:

Desenhos e outros objetos de estudo de Peter Lund .

17- Dentre outros objetos expostos , uma réplica do crânio de Luzia , a mulher mais antiga já encontrada nas Américas. Peter Lund achou os ossos dos Homens de Lagoa Santa, os mais antigos do continente .

Reparem que os traços de Luzia eram negróides e não indígenas americanos. Um mistério já que ela é a mais antiga habitante da América já encontrada.

18- Como Peter Lund era protestante e não podia ser enterrado em um cemitério católico, pelas leis da época, então o enterraram debaixo de uma árvore sob os pés desta cruz:

19- Esta réplica de uma gruta parece tosca por fora ( é de isopor) mas quando entramos dentro dela é como se estivéssemos numa gruta de verdade. Temos de entrar com lanternas e vemos até morcegos no teto e suas fezes num canto do chão assim como fósseis num canto e as famosas estalactites e estalagmites.

Quem quiser ver fotos que tirei das grutas de Maquiné e Rei do Mato , em MG, eis o link:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1067133
See less See more
17
Uma outra parte legal do Museu é a dedicada ao fundo das águas. Ali toca uma música intrumental suave e relaxante e a iluminação nos remete ao oceano profundo como um tom de azul no meio da penumbra ao redor. Dos vidros expositivos vem uma luz e é para lá que nosso olhar se volta. Não vou colocar muitas fotos de detalhes porque sei que nem todo mundo se interessa por conchas e moluscos em geral. Mas vou mostrar mais ou menos como é o ambiente e um ou outro exemplar que chama a atenção. Nesta parte também há alguns animais da Antártida empalhados, ossadas de cachalotes etc.
20

Reparem como o design da foto acima lembra ondas do mar!
21- Um aquário com réplicas de peixes já extintos da PRé-História!

Olhem o aquário visto de longe vendo-se também parte do segundo andar onde está a preguiça gigante:

22-Ao alto as baleias e ao fundo as exposições nos vidros

23-Dentes de tubarões atuais e fósseis:

24-Da Chapada de Araripe no Ceará há uma parede cheia de fósseis de peixes:

25-Reparem as paredes como do fundo do mar:

26-Agora vou mostrar algumas aves e animais marinhos principalmente da Antártida :

27-O Boto cor-de-rosa
See less See more
20
  • Like
Reactions: 1
Agora vou mostrar os dioramas do cerrado ( reprodução dos habitats onde vivem os animais que estão ali incluindo predadores e presas deles e até detalhes como mosquitos, plantas etc. Nos dioramas se pinta ao fundo as montanhas , as árvores etc para deixar mais fiel à realidade aquele ambiente. Minhas fotos dos dioramas não ficaram muito boas e por isso não colocarei todas mas apenas quatro. Ali no Museu da PUC Minas há dioramas que mostram os animais do Cerrado no amanhecer, no dia e na noite. A luminosidade reproduz isto e por isso é difícil fotografar os animais da noite. Até barulhinho de córrego d´água há em um dos ambientes.

Para finalizar , vou mostar algumas ossadas da fauna atual assim como alguns animais empalhados da fauna atual:

E para finalizar uma foto de um dos prédios da PUC Minas, onde eu me formei em História!

Aqui , o autor do thread no museu.Kkkkkk.
See less See more
9
  • Like
Reactions: 1
Site oficial do museu: http://www.pucminas.br/museu/index_padrao.php?pagina=216

O museu na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Ciências_Naturais_da_PUC_Minas

Há acesso para o museu de metrô ( estação Gameleira) e também por várias linhas de Ônibus ( qualquer uma que vá para a PUC-Minas).
Muito legal seu thread!

Seus threads sempre nos trazem cultura. :)

Gostei muito do museu, até porque o tema não é muito propagado.

Obrigado pro postar! :eek:kay:
Morei por 10 anos a 3 quarteirões deste museu e não o conheço por dentro.
É até uma vergonha.

O seu acervo é o maior do Brasil e o segundo maior da América Latina no assunto.

Em BH também há outra coleção de Ciências Naturais, no museu de História Natural da UFMG, que é bem mais antigo.

Mas dizem que o da PUC é bem melhor.
Observador BH, eu sou suspeito para falar porque sou apaixonado por aquele museu. A cada ano eles aumentam um pouco seu acervo e sempre têm novos projetos de expansão. Tenho visto nos jornais que o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas fará parte de um grande projeto do governo de Minas que é seu maior projeto turístico depois do da Estrada Real e da divulgação de Inhotim . Este projeto visa dotar BH de uma grande atração pra Copa do Mundo de 2014 e por isso, dará toda infra-estrutura ao turismo a quem gosta de grutas e de acervos paleontológicos. O nome do projeto será Linha Lund e terá 120 kms incluindo num único roteiro este museu do thread e mais dois que ainda serão criados com o acervo que retornará da Dinamarca. Parte do acervo do museu da PUC que se refere a Peter Lund foi doado ao Museu pela própria família real dinamarquesa que o visitou pessoalmente. Um dos novos museus a ser criado se chamará " Primeiros Americanos " e o outro será com o acervo que retornará em si. Além disto já estão sendo feitas passarelas ligando onde será este museu até a gruta da Lapinha e foram feitas outras passarelas e escadarias para apreciarmos as pinturas rupestres de perto nos paredões perto da Gruta da Lapinha. Pontes de madeira também nos levarão à Lagoa do Sumidouro cujas águas somem nos lençóis subterrâneos. É um lugar lindo e estou feliz com este projeto que vai ser mais uma alternativa de turismo em BH e vizinhanças.:):):)
http://74.125.47.132/search?q=cache...id=847+linha+lund&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

http://ultimaparada.wordpress.com/2009/05/24/fosseis-voltam-para-lagoa-santa-apos-200-anos/
See less See more
Maravilhoso!!!

A PUC de Minas está de parabéns! Completíssimo o Museu de Ciências Naturais!

O prédio é do museu é fantástico! O da PUC mostrado tbm é lindo:)!

Aqui em São Paulo o acervo está todo espalhado (Geologia da USP, Estação Ciência, Parque da Água Branca, Insituto Butantã e por aí vai...) o que faz com que os interessados por história natural tenham que peregrinar pela cidade... Uma pena.

Ótimo thread!:cheers:
Este museu é sensacional! Sem dúvida é um dos lugares de BH que mais vale a pena ser visitado.

Parabéns, Marcelo! :eek:kay:
Incrível!!! Eu era viciado nessas coisas, e ainda hoje gosto bastanteeee! :eek:kay:
Ótimas fotos! O museu é interessantíssimo :D
Tchello,
O acervo de Geologia mais completo de Minas estará no Museu das Minas e do Metal que o Eike Batista tá bancando na Praça da Liberdade. Ele está sendo feito pela mesma equipe que fez o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo. Será também todo interativo. Em Ouro Preto também há um importante museu de mineralogia. Em BH haverá também , em breve, um novo planetário e uma estação Ciência que ficará em outro prédio da Praça da Liberdade e cuja fachada projetará imagens geradas no planetário.
Acho bom que haja vários museus porque isto enriquece a cidade e dá alternativas de lazer , cultura e turismo para a população, para os alunos de escolas que fazem excursões para verem este acervo e também para turistas.
Marcelo, muito interessante esse museu. Gostei muito cara. Que jóia rara, hein? :applause:

Abração
Tchello,
O acervo de Geologia mais completo de Minas estará no Museu das Minas e do Metal que o Eike Batista tá bancando na Praça da Liberdade. Ele está sendo feito pela mesma equipe que fez o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo. Será também todo interativo. Em Ouro Preto também há um importante museu de mineralogia. Em BH haverá também , em breve, um novo planetário e uma estação Ciência que ficará em outro prédio da Praça da Liberdade e cuja fachada projetará imagens geradas no planetário.
Acho bom que haja vários museus porque isto enriquece a cidade e dá alternativas de lazer , cultura e turismo para a população, para os alunos de escolas que fazem excursões para verem este acervo e também para turistas.
Excelentes notícias Marcelo! Parabéns ao belorizontinos por mais estas conquistas ! E parabéns ao país, porque museus são formas de preservar uma memória que nós não temos o hábito de cultivar, porque culturalmente fomos educados assim. Será que isto está mudando?:)
Tchello, eu li recentemente( não sei onde ) que o Museu das Minas e dos Metais terá cabines ou salas onde por efeitos especiais seria como se estivéssemos entrando dentro de minas de ouro em vagões ou algo do tipo. Ele nos dará a sensação que estamos dentro da mina. Deve ser algo no estilo de cinema 360 graus. :banana:
Vamos aguardar!
Tchello, eu li recentemente( não sei onde ) que o Museu das Minas e dos Metais terá cabines ou salas onde por efeitos especiais seria como se estivéssemos entrando dentro de minas de ouro em vagões ou algo do tipo. Ele nos dará a sensação que estamos dentro da mina. Deve ser algo no estilo de cinema 360 graus. :banana:
Vamos aguardar!
cool! É disso que precisamos... Hoje em dia a molecada quer interatividade mesmo! Vai ser ótimo isso!
Mais algumas informações!

Cenografia ao retratar a " Grande extinção" na Era do Gelo:
"Mas, além de expor o trabalho minucioso dos paleontólogos, Cartelle
explica que, com essa exposição, pretende provocar reflexões na
contemporaneidade.“Se animais desse porte foram extintos de forma
natural, imagine o que pode acontecer se os homens continuarem
queimando, destruindo a nossa casa comum?”,indaga.
O Museu convidou o artista visual Tarcísio Ribeiro- e estabeleceu um encontro
entre a arte contemporânea e a ciência natural. “A exposição tem uma cenografia conceituada. Do lado de fora das vitrines, sugerimos a queimada, a depredação, pois tudo é mais escuro. Dentro das vitrines é verde, sugerindo
a vida. Esse contraste causa uma inquietação”,explica Tarcísio.
O cenário, de acordo com o artista visual,valoriza e dá mais visibilidade às peças,mas não compete com elas, há uma harmonia.Cristina Abjaode define
o trabalho feito por eles como um “projeto com estética. Não trabalhamos
só o design, mas pensamos nas questões de economia, de segurança
e do aproveitamento pedagógico para os visitantes".
http://www.pucminas.br/imagedb/jorn...0829113804.pdf?PHPSESSID=8fcf382ba54a1a5e1af6
See less See more
Parabens pelo thread, me fez lembrar de quando eu fui de excursão ainda criança.
Nossa Marcelo fiquei encantada:drool: que museo mais lindo:happy:, olhando todas as fotos parecia estar dentro do museo e vivendo os antepassados da época, super interessante, magnífico thread, gostei muito parabêns!:applause:
Belas imagens, o museu é bem interessante! :)
1 - 20 of 103 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.