Museu Goeldi abre espaço para orientar visitantes do Parque Zoobotânico
O Centro de Visitantes do Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi será inagurado hoje e, a partir de amanhã, estará de portas abertas ao público. A cerimônia de inauguração vai acontecer às 16h. O novo espaço, há tempo reivindicado pela comunidade, destina-se a subsidiar a demanda de informação e de apoio ao público visitante do parque.
No novo espaço, instalado no térreo da Rocinha, prédio símbolo da instituição, vai funcionar o Núcleo de Visitas Orientadas (Nuvop), além da Livraria do Museu Goeldi, reaberta depois de reestruturada. O parque zoobotânico do MEG recebe cerca de 30 mil estudantes em visitas agendadas. Para melhorar o atendimento a essa demanda, o Nuvop foi fortalecido e instalado em novo espaço, também no térreo da Rocinha.
A educação ambiental deve nortear todas as ações do Nuvop, que pretende suscitar a sensibilidade ecológica e a percepção abrangente quanto aos problemas ambientais da região amazônica. Por meio da realização de palestras e seminários, o núcleo quer enfatizar a importância da educação ambiental para a conservação da Amazônia, além de transmitir e divulgar os conhecimentos produzidos no âmbito do Museu Goeldi sobre a região.
A administração do parque, na ocasião, vai distribuir folhetos com as normas de acesso ao parque zoobotânico. O exemplar traz desenhos que ilustram, de maneira divertida e didática, os problemas gerados pelo mau comportamento de alguns visitantes, como, por exemplo, o hábito de alimentar os animais, subir em guarda-corpos e telas de proteção, correr atrás de cotias, riscar árvores, arrancar flores, pisotear as plantas e jogar lixo no chão e nos lagos.
Dados da administração mostram que o MEG recebe, anualmente, cerca de 200 mil pessoas, dentre professores, estudantes, turistas e público em geral. O Centro de Visitantes será um espaço de auxílio ao passeio pelo parque, além de posto de informações sobre os serviços, projetos e eventos promovidos pela instituição e seus parceiros. Vai atuar também na capacitação de guias de turismo, no controle de público e na avaliação das atividades educativas.
Para agendar visitas de escolas ao parque zoobotânico do museu, os representantes das instituições de ensino devem se dirigir ao Nuvop ou através do email:
[email protected]. O agendadamento deve ser feito com pelo menos uma semana de antecedência do dia pretendido. As visitas agendadas por escolas são gratuitas.
O Centro de Visitantes do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi funcionará no andar térreo da Rocinha, de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas; e nos sábados, domingos e feriados, das 9 às 15 horas. O telefone para informações é o (91) 3219-3342. O Nuvop funciona de segunda a sexta-feira, das 9 h às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais informações sobre o agendamento de visitas ao Museu Goeldi pode ser feito através do telefone (91) 3259-6588.
Fonte: Portal ORM