Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 200 Posts

·
Banned
Joined
·
4,435 Posts
Discussion Starter · #1 ·
... a Emurb, onde a Ana Carolina trabalha combateu o projeto do Shopping Cidade Jardim - e com toda razão:

Somente o Shopping com seus 75m de altura é gigantesco e exagerado. Ele corresponde por um terço da altura do projeto total, que é de 205,3m (com as pontas em alguns dos campaniles será 223,7m) até o topo dos edifícios residenciais. Quer dizer que os 10 edifícios mais altos do país e da cidade são residencias de milionários e shopping destinado a eles. É pura exclusão social, e um desderdício horrendo. Difícil imaginar alguém que não se sente humilhado por essas torres: Dois andares do Shopping terão mais de 10m de pé direito!!! O portal (não as portas) terá 35m. Haverá mais um andar do Shopping com 8m. No térreo dos residenciais (que seria no topo do shopping), terá salas de lazer e salões de festa com pé-direito de mais de 5m. As coberturas dúplex terão 2 vezes 4,9m! E o resto dos apartamentos terá pé-direito de mais ou menos 4,4m! E a explicação é ridícula: claro que com central de ar-condicionado não dá para ter menos de 3,4m de pé -direito, mas essas têm que ter um metro a mais para colocar os lustres!!! Eu sou a favor de edifícios altos em Sampa. Mas um tal projeto não deveria ter mais do 150m. Dizem que ele não terá impacto na imagem da cidade. Com 205,3m não, mas sim pelo significado. É um projeto de luxúria de classe alta, que exclui 98% da população da cidade. Não vai atrair nenhum cliente de classe média, por que ninguém vai se sentir bem naquele shopping! E todo mundo vai se sentir humilhado por esse projeto de dimensões enormes. Infelizmente, ele foi aprovado, e podem começar ainda este ano.

Não sou patético nem invejoso: Mas nem cidades do 1º Mundo tem coisas assim, até parece que São Paulo precisa! :bash:
A Emurb é muito a favor de verticalização, e conseguiram até um novo padrão para o Brás, Cambuci, Pari, Belém e Barra Funda, para terem até arranha-céus de grande porte. Mas esse tal de Cidade Jardim é um pecado - a Marta Suplicy o recusou! Agora ele foi aprovado... :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :runaway:
Festejam se quiserem, mas eu acho isso uma vergonha! Muito mais na região onde será construido. Mesmo eles tendo pago um montão para construir Cingapuras!
 

·
Registered
Joined
·
8,914 Posts
Tomara que construam.

Todo esse discurso politico/poetico nao muda o fato de que ha mercado para isso.

Rezarei todos os dias para que construam o projeto.

Agora, cada vez que o Brasil quiser fazer algo grande, eu vou me "sentir humilhado" pela imensidao do projeto?

Fala serio!

Tem mais eh que construir mesmo!
 

·
Registered
Joined
·
366 Posts
Nuns bairros vizinhos do meu fizeram dois shoppings pra pobre, não é que os dois faliram. Dá até dó, são espaços grandes. Nem os pobres quiseram ir lá. Talvez neste aí mesmo sendo de ricos não vá falir.
 

·
Taking On The World
Joined
·
26,612 Posts
eu não gostava muito do projeto mesmo... mas seriam as torres mais altas do país. Bom, tomara q construam no lugar uns residenciais parecidos com o Highcliff de Hong Kong.
 

·
Registered
Joined
·
4,455 Posts
??? Nunca ouvi falar disso. Teria q ver pra dizer se gosto ou não. Tem uns projetos de prédios de milhonários q são ridiculamente bregas, outros eu gosto muito. Não tenho nem idéia de como é este. Alguém poderia postar "renders" aqui?
 

·
Registered
Joined
·
2,773 Posts
JoseRodolfo said:
??? Nunca ouvi falar disso. Teria q ver pra dizer se gosto ou não. Tem uns projetos de prédios de milhonários q são ridiculamente bregas, outros eu gosto muito. Não tenho nem idéia de como é este. Alguém poderia postar "renders" aqui?
José Rodolfo, você pode ver um rendering no emporis

http://www.emporis.com/en/wm/cx/?id=111657
 

·
Registered
Joined
·
1,951 Posts
Sem brincadeira, considero esse texto uma das MAIORES BOBAGENS que já li!!!
 

·
Registered
Joined
·
1,951 Posts
Talvez se fizessem um Cingapura com 250 metros de altura ao lado, os pobres não se sentiriam humilhados!!
 

·
Registered
Joined
·
591 Posts
O projeto é horrível! É anacrônico: uma mistura de neo-clássico com qualquer coisa pós-moderna... que coisa kitsch, uma vergonha para a arquitetura da cidade mesmo se tivesse 20m de altura...
Estamos no século XXI! Campanilles, frontões e ordens gregas não pertencem a seu tempo. Esta febre de edifícios "neo-clássicos franceses" em São Paulo é uma vergonha para a cidade (vejam http://www.arcoweb.com.br/debate/debate65.asp)! O pior que este lixo está sendo exportado para outras cidades (vejam também http://www.arcoweb.com.br/memoria/memoria59.asp).
O problema não é a sua altura, nem se é feito para pobres ou ricos, mas seu "estilo"... seria anacrônico construir algo assim até no mais rico país do mundo (ou... por que não se constroem coisas assim na França?).
 

·
Registered
Joined
·
4,455 Posts
São Paulo é uma cidade bizarra,, hahah olha isso:

"Poder absolutista

Com Speer, chega-se ao quarto ponto: no século 20, a utilização de elementos clássicos em arquitetura é associada a regimes de força. Adolf Hitler e Benito Mussolini apreciavam a cultura clássica, e os edifícios-ícones de seus regimes repetem lições do passado, seja com o auxílio do próprio Speer, na Alemanha, ou de Marcello Piacentini, na Itália. Ironicamente, em São Paulo, grande parte dos neoclássicos são construídos, projetados e consumidos pela comunidade judaica, que deveria ser a primeira a recusar essa estética."


"A cidade

A propósito da falta de democracia, o quinto ponto é a relação (ou a falta de) desses edifícios com cidade. Potencializada pela insegurança dos grandes centros, a ausência de gentileza desses projetos com o espaço urbano é gritante: altos muros, ausência de espaços semipúblicos ou mesmo de permeabilidade espacial, entre outros. Os empreendedores, por falta de visão, tratam o espaço privado de forma radicalmente egoísta.

Nesse ponto, entra a perversa figura do marketing imobiliário, que, ignorando qualquer noção histórica, trata o projeto como mero produto. Os profissionais envolvidos na chamada consultoria imobiliária ignoram a história da arquitetura, não sabem avaliar uma boa implantação, não querem saber de aspectos ambientais, muito menos de relações urbanas. E decidem a feição que a cidade vai ganhando."

Peguei destes textos paganas q o Otis nos trouxe.
 

·
Registered
Joined
·
8,914 Posts
Adorei o projeto. Esse discurso de que eh anacronico eh que eh anacronico.

Manda bala, Sao Paulo! Constroi logo que eu vou comprar um bem no topo!!!
 
1 - 20 of 200 Posts
Top