SkyscraperCity Forum banner

Não é para desfazer São Paulo, mas...

18386 Views 199 Replies 52 Participants Last post by  DMA Brasil
... a Emurb, onde a Ana Carolina trabalha combateu o projeto do Shopping Cidade Jardim - e com toda razão:

Somente o Shopping com seus 75m de altura é gigantesco e exagerado. Ele corresponde por um terço da altura do projeto total, que é de 205,3m (com as pontas em alguns dos campaniles será 223,7m) até o topo dos edifícios residenciais. Quer dizer que os 10 edifícios mais altos do país e da cidade são residencias de milionários e shopping destinado a eles. É pura exclusão social, e um desderdício horrendo. Difícil imaginar alguém que não se sente humilhado por essas torres: Dois andares do Shopping terão mais de 10m de pé direito!!! O portal (não as portas) terá 35m. Haverá mais um andar do Shopping com 8m. No térreo dos residenciais (que seria no topo do shopping), terá salas de lazer e salões de festa com pé-direito de mais de 5m. As coberturas dúplex terão 2 vezes 4,9m! E o resto dos apartamentos terá pé-direito de mais ou menos 4,4m! E a explicação é ridícula: claro que com central de ar-condicionado não dá para ter menos de 3,4m de pé -direito, mas essas têm que ter um metro a mais para colocar os lustres!!! Eu sou a favor de edifícios altos em Sampa. Mas um tal projeto não deveria ter mais do 150m. Dizem que ele não terá impacto na imagem da cidade. Com 205,3m não, mas sim pelo significado. É um projeto de luxúria de classe alta, que exclui 98% da população da cidade. Não vai atrair nenhum cliente de classe média, por que ninguém vai se sentir bem naquele shopping! E todo mundo vai se sentir humilhado por esse projeto de dimensões enormes. Infelizmente, ele foi aprovado, e podem começar ainda este ano.

Não sou patético nem invejoso: Mas nem cidades do 1º Mundo tem coisas assim, até parece que São Paulo precisa! :bash:
A Emurb é muito a favor de verticalização, e conseguiram até um novo padrão para o Brás, Cambuci, Pari, Belém e Barra Funda, para terem até arranha-céus de grande porte. Mas esse tal de Cidade Jardim é um pecado - a Marta Suplicy o recusou! Agora ele foi aprovado... :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :runaway:
Festejam se quiserem, mas eu acho isso uma vergonha! Muito mais na região onde será construido. Mesmo eles tendo pago um montão para construir Cingapuras!
See less See more
1 - 16 of 200 Posts
As pessoas estao tao desesperadas para que sejam construidos predios altos na cidade que aceitam qualquer coisa ate mesmo esses "neo-kitsch" nao eh pq eh caro, ou pq eh para ricos...eh que sao bregas mesmo.
Segundo alguns esses predios dao um ar de "nobreza" e "luxo" coisa que nao concordo. Eles passam um imagem de atraso.
Na FOLHA DE SAO PAULO publicou uma reportagem onde mostra que esse estilo se popularizou e que construir esses neo-kitsch eh mais barato .... Entao ta explicado pq esse estilo se propagou pela cidade, junta-se a breguisse dos "nouveau riche" ao "baixo custo" e temos isso ai....mesmo pq eles nao sao cobertos de marmore como alguns dizem ...
Logo logo teremos um parque tematico completo.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1501200624.htm
Quanto ao Shopping que ali sera construido espero que nao seja outra versao da Daslu o "o shopping bunker" nao conheco nehuma coisa assim em lugar algum do mundo "isso nao eh um elogio" onde praticamente pessoas comuns sao proibidas de entrar "quantos aqui ja entraram ali...?" nao sou contra os ricos e a riqueza por mim todos seriam ricos, mas a relacao que os ricos brasilerios tem com os pobres e com os comuns "parecem que tem alguma doenca contagiosa tipo ebola" existem lugares muito mais caros que essa Daslu no mundo mas nesses lugares qualquer pessoa pode ir entrar conhecer sem ser importunado, no Brasil nao se da nem mesmo o direito de uma pessoa pobre conhecer uma loja um local um produto caro, entao sera que um pobre vai poder entrar nesse shopping ...?
marcio4ever said:
^ Ate parece que lá fora é um conto de fadas, Olha Nova Orleans, lá ninguem tinha preconceito.
Como muitos ja disseram aqui, os USA nao sao exemplo para muita coisa....
marcio4ever said:
Se for pra levar a história de cada país, sua cultura, nenhum país seria exemplo pra nenhum outro.
Se for pra levar a história de cada país, sua cultura, muitos países sao exemplo para outros. :angel:
Nossa o que eh isso ...? uma revolucao ...?

Parece que caiu a ficha .....

Sou anti fome ! miseria ! pobreza " obs pobreza e nao contra os pobres" racismo, preconceito , violencia , burrice , imperialismo , nepotismo , injustica , desemprego , baixos salarios , poluicao , sujeira, desorganizacao, destruicao da natureza, governos autoritarios, impunidade , falta de moradia, falta de atendimento medico, E tantas outras injusticas nao importando onde e em que pais !!! !!!
Sou anti tudo isso ai !!!! :cheers:
Urbano Santista said:
Que é brega é, mas acho que o Brasil precisa de projetos impactantes assim, esse com certeza vai marcar. Só não gostei dessa simetria das torres, parecem peças de xadrez.
Precisa de bons projetos impactantes !!! isso ai eh um impacto negativo !!!

Parece um bolo com as velas em cima ....e ainda com essa aparencia de coisa antiga fora do tempo .... design ultrapassado .... mas que vende como chuchu entre os novos ricos paulistas...
Urbano Santista said:
Não acho que seja negativo. Querendo ou não, é superior a 90% dos residenciais de São Paulo. Vai ter bom acabamento, ótimo paisagismo etc... Lógico que é possível construir coisas muito melhores, mas esse empreendimento, na minha opinião, está longe de ser ruim.
Eu digo negativo pelo estilo !!! obvio que por esse preco tem que ter qualidade ... porem lamento pq com esse dinheiro poderiao fazer algo estupendo que chamasse atencao do mundo inteiro, poderiao contratar arquitetos renomados mundialmente...que certamente projetariam algo muito melhor que isso .... por falar nisso quem projetou isso ....?
Ou seja eh apenas mais uma obra sem estilo proprio, sem novidade alguma, que nao vai ter impacto algum a nao ser no bairro .... quando poderia ter um impacto mundial ....
Numca vi nenhum arquiteto ganhar um Pritzker projetando esse tipo de coisa ....
JoseRodolfo said:
Kauã, "nunca" se escreve com "n". Só to avisando, até entendo que vc mora aí há muito tempo, e o português vai ficando "defasado", imagino. A letra "m" antes de consoante, só antes do "p" e do "b". Uma frase pra ficar fácil de lembrar: "A MaMãe vai sempre antes do PaPai e do BeBê" :)

:p Num leva a mal a dica tá :eek:kay:

Então ta bom .....Corrigindo Nunca vi nenhum arquiteto ganhar um Pritzker projetando esse tipo de coisa ....

Ainda me lembro disso ....não esqueça de corrigir os outros tb ta bom .... só pra lembrar....
Infelizmente o Brasil é um pais anacrônico, como disse Paulo Mendes da Rocha ganhador do Pritzker 2006, premio esse muito comentado e elogiado aqui por varias pessoas .....! ate que ..... ele deu varias entrevistas criticando os "neo-clássicos" ai nosso premiado arquiteto passou a fazer coisas passadistas....
Ao menos vejo que ele tenta e muitas vezes consegue fazer projetos atuais.

Já Niemeyer esta no passado! nos anos 60 ! não evoluiu ! eu sou contra esses projetos antigos dele que estão construindo! porque construir uma coisa de 40 anos atras....? não tem lógica isso... de um chance para novos e bons arquitetos que temos ....concretões niemeyerianos foram sucesso nos anos 60 e 70, naquela epoca era o melhor !!! hoje ja nao é !! hoje onde se faz esse tipo de arquitetura alem do Brasil o mesmo vale para o "neo-classicos" ....ah sei na Argentina .... pais do terceiro mundo latino americano ....

Kenzo Tange ao contrario de Niemeyer "os dois tinham quase a mesma idade" foi capaz de incorporar novas técnicas e materiais atualizando e modernizando seu trabalho ..... Niemeyer não parou no tempo !!!
See less See more
JoseRodolfo said:
Eu não tenho o costume de corrigir as pessoas aqui no forum, é que vi tantas vezes o seu "numca" com "m" que quis avisar, mas não foi pra sacanear, só pra avisar mesmo. Ou você preferiria continuar escrevendo assim!? O aviso foi de boa vontade.
Espero que vc nao pegue esse costume nao eh !!!!
GRGM said:
A tecnologia e as técnicas usadas na construção de um prédio não têm nada a ver com a aparência deles! Muitas vezes alguém vê uma torre espelhada e pensa "UAU, que tecnologia!", quando é um projeto simples... já muitos "concretões" podem exigir tecnologia e, principalmente, técnicas bem avançadas!

E sobre meterem o pau nos nossos arquitetos dizendo que eles são parados no tempo, esse é o trabalho deles! É a mesma coisa que, de repente, exigir que os Beattles mudassem pra um rock mais pesado, senão teriam ficado parados no tempo... eles têm um traço próprio! O Siza Vieira (mais prestigiado arquiteto português, e também ganhador do Pritzker) fez aquele projeto do Museu Iberê Camargo pra Porto Alegre, e aposto que se fosse um arquiteto brasileiro iam estar dizendo "Só mesmo nossos arquitetos pra ainda fazerem isso!", já que a construção não é cheia de espelhos e vidros... aliás, tem gente que basta ver espelhos e vidros, fica com os olhos brilhando, e ainda acha que isso é ter bom gosto...
Técnica e tecnologia influem sim na aparencia de uma construção ..... sem novas técnicas e tecnologias e matérias, computadores e programas jamais se conseguiria fazer por exemplo algo como o Guggenheim Bilbao .... jamais se poderia fazer isso em concreto !!!

Muitos nem consideram Niemeyer um arquiteto e sim um escultor... ele foi ótimo para projetar monumentos igrejas, porem morar ou trabalhar num de seus projetos requer certos sacrifícios ....."claro que não em todos" porem ele não se preocupa com o conforto das pessoas "forma vem antes de conforto.
Eu gosto de alguns trabalhos dele, porem como tudo na vida chegou a hora dele se aposentar e humildemente deixar os novos trabalhar.... veja um exemplo e a ponte JK em Brasilia .... foi um novo arquiteto que a projetou "nao me lembro o nome agora" nao eh bonita e moderna ....?! pq entregar uma cidade inteira nas maos de uma unica pessoa...? isso nao existe em lugar nenhum do mundo ....!

Musica não eh arquitetura porem se eh para citar esse exemplo..... os Beattles seriam o Niemeyer .... o que aconteceu com eles....? sumiram....! eu sou mais os Rolling Stones se atualizaram e fazem sucesso e shows ate hoje ....ninguem vai compor e cantar como os Beattles do passado hoje em dia nao eh ....

Certos edifícios por ter uma pele de espelhos e vidros isso simplesmente não faz minha cabeca de modo algum... nao pense que sou como alguns que pondo um frontaozinho .... um enfeitizinho ... um ornamentozinho ordinário .... e já estão babando ... ohhhhh um neo-classico

DMA Brasil
Quanto drama ..... vc deveria estudar artes cênicas ....primeiro ninguém me agüenta.... pq estamos aqui para mostrar e ver a opinião dos outros .... isso eh que torna o mundo interessante ... se tudo fosse igual se todos pensassem igual nao seriamos humanos e sim formigas ou abelhas .... tente ver o lado bom .... visões diferentes de pessoas diferentes com culturas e vidas diferentes ... Me desculpe a liberdade desse comentário mas as vezes vc age como crianca ....quem quer sair sai! e nao fica aqui dando suspiros ....vc esta tentando chamar atenção com essas suas crises ....
E como aquela cena da pessoa que morre e cai , estrebucha, rola , pula, vira, soluça, poem a mãozinha na cabeça, e vira de novo, e da uma tremedeira e nada de morrer ... "ou seja vc vai ficar " mas antes quer chamra atencao de nos aqui no forum para seu drama! esqueca nao tenho tempo para esses joguinhos ....
See less See more
pulga

pra mim qualquer estilo é válido, desde que bem feito, bem pensado e que não vire moda, ou seja seja replicado milhares de vezes por todo lado.

pra mim o terabalho de um arquiteto (assim como o meu de designer) deve ser sempre procurar inovar, fazer algo diferente
Concordo com vc !!!! :)
Esses cubos de vidro espelhados sao uma coisa medonha ... tem um na Av Paulista que fica na terreno da Mansao das Rosas ...aquilo eh uma aberracao ... quando bate o sol provoca um reflexo na rua e em alguns predios do outro lado da avenida cegando totalmente as pessoas ... fico com pena de quem mora ali ...se as janelas estiverem abertas ou sem cortinas as pessoas terao que usar oculos de sol dentro de casa para nao serem cegadas, que tipo de arquiteto faz uma porcaria dessas ....? nao existem leis...? nao eh pq tem vidro que eh moderno.... qualquer material desde que usado com inteligencia pode ter um resultado otimo .....
Se nao me engano.... esse eh um dos templos de Angkor no Camboja ....
1 - 16 of 200 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.