Seu tom se alterou, GRGM... vc é um dos melhores foristas, sem duvida, mas esse tom lhe é estranho, relaxa... a comparação entre roupas, costumes, hábitos, tecnologia e arquitetura não é descabida, tudo se relaciona, arquitetura, história e tecnologia se comunicam entre si, o argumento não merece comentários? Estranho.
Todos os arquitetos merecem críticas, até os bons arquitetos, eu, particularmente, acho a carambola do Ruy Ohtake ridícula: ele já foi melhor arquiteto. Mas é um bom arquiteto, projeto para e pelo seu tempo, não o vemos copiar estilos do passado...
Um neo-eclético usa tecnologia de nosso tempo para ser erguido? Sim, claro, e aí esta´o seu maior pecado! Vc acha adequado utilizar materiais e máquinas modernas para executar cornijas e capitéis que eram feitos de madeira e pedra de maneira artesanal? Será que a arquitetura contemporânea não possui uma linguagem estética e técnica própria? Sobre o patrimônio de São Paulo, vc acha que os edifícios que eu citei não têm valor histórico? Tudo bem, não sou eu nem é vc que pode ter uma opinião segura a respeito disto, existem técnicos, existe a sociedade, a determinação do valor histórico de um edificio é complicada, mas a seu significado como emblema de uma época é um dos critérios adotados.
Desculpe, GRGM, meu tom professoral, mas sou assim, não sabia que havia regras neste sentido...
Eu não estou escapando de discutir com outros foristas... escrevi a todos meu último comentário, indidtintamente, tanto que não não utilizei a ferramenta apropriada para responder a alguém especificamente.
Amo arranha-céus, amo arquitetura, urbanismo e amo São Paulo... e gosto de vcs todos tb, porque possuem afinidades comigo, mas nossas opiniões divergem, é normal.
Aliás, se os administradores das cidades olhassem mais opiniões como as nossas, mesmo que (às vezes) divergentes, era possivel que tivéssemos cidades melhores!
See less