SkyscraperCity Forum banner

Não é para desfazer São Paulo, mas...

18387 Views 199 Replies 52 Participants Last post by  DMA Brasil
... a Emurb, onde a Ana Carolina trabalha combateu o projeto do Shopping Cidade Jardim - e com toda razão:

Somente o Shopping com seus 75m de altura é gigantesco e exagerado. Ele corresponde por um terço da altura do projeto total, que é de 205,3m (com as pontas em alguns dos campaniles será 223,7m) até o topo dos edifícios residenciais. Quer dizer que os 10 edifícios mais altos do país e da cidade são residencias de milionários e shopping destinado a eles. É pura exclusão social, e um desderdício horrendo. Difícil imaginar alguém que não se sente humilhado por essas torres: Dois andares do Shopping terão mais de 10m de pé direito!!! O portal (não as portas) terá 35m. Haverá mais um andar do Shopping com 8m. No térreo dos residenciais (que seria no topo do shopping), terá salas de lazer e salões de festa com pé-direito de mais de 5m. As coberturas dúplex terão 2 vezes 4,9m! E o resto dos apartamentos terá pé-direito de mais ou menos 4,4m! E a explicação é ridícula: claro que com central de ar-condicionado não dá para ter menos de 3,4m de pé -direito, mas essas têm que ter um metro a mais para colocar os lustres!!! Eu sou a favor de edifícios altos em Sampa. Mas um tal projeto não deveria ter mais do 150m. Dizem que ele não terá impacto na imagem da cidade. Com 205,3m não, mas sim pelo significado. É um projeto de luxúria de classe alta, que exclui 98% da população da cidade. Não vai atrair nenhum cliente de classe média, por que ninguém vai se sentir bem naquele shopping! E todo mundo vai se sentir humilhado por esse projeto de dimensões enormes. Infelizmente, ele foi aprovado, e podem começar ainda este ano.

Não sou patético nem invejoso: Mas nem cidades do 1º Mundo tem coisas assim, até parece que São Paulo precisa! :bash:
A Emurb é muito a favor de verticalização, e conseguiram até um novo padrão para o Brás, Cambuci, Pari, Belém e Barra Funda, para terem até arranha-céus de grande porte. Mas esse tal de Cidade Jardim é um pecado - a Marta Suplicy o recusou! Agora ele foi aprovado... :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :runaway:
Festejam se quiserem, mas eu acho isso uma vergonha! Muito mais na região onde será construido. Mesmo eles tendo pago um montão para construir Cingapuras!
See less See more
1 - 20 of 200 Posts
Cara, achei esse thread lá no fundo do baú... e parece que eu tinha que achar... não vou me render à discussão de arquitetura, porque nada entendo disso, mas vou apenas dizer uma coisa: vocês estão preocupados que os pobres não vão poder usar as grandes construções luxosas como esse projeto que surgiu agora??? Desde quando um pobre do subúrbio parisiense pode entrar no Hotel George V em Paris, ou um pobre do Bronx pode fazer compras na Quinta Avenida??? Galera, por favor...
Cara, é por causa de esquerdismo dos arquitetos brasileiros que a nossa arquitetura parece (numa longa época do século XX) mais comunista que a dos próprios países comunistas!!! Poxa, São Paulo é uma das grandes metrópoles brasileiras, a única metrópole global brasileira, e dizer que uma obra dessa é desnecessária pra São Paulo... Caramba... é no mínimo ingenuidade...
Carioca, eu acho que já disse o suficiente em meu thread (que foi atípico, curto...:) ) mas eu quero somente enfatizar: quantas pessoas você acha que podem fazer compras na Quinta Avenida, na Oscar Freire, na Rue Saint Honoré, na Regent´s Street? Você acha realmente que todo mundo pode entrar em uma loja na Rue Saint Honoré, vindo de Clichy-sous-Bois (onde tudo começou na revolta de novembro passado em Paris), com aquela cara de "menos favorecido" (droga, eu vou me arrepender de ter dito isso) e comprar uma roupa? Ou então entrar em uma loja na Rodeo Drive? Quantos franceses você acha que podem pagar o aquecimento na Ile-de-France (a RM parisiense)? E na RM de Milão? Eu vi, são poucas. Pessoas lá morrem de frio por não terem dinheiro pra pagar aquecimento, e em um lugar onde a temperatura pode chegar a -15ºC (e não aquele 0ºC que atinge muito de vez em quando em Curitiba e que nós já achamos uma verdadeira geladeira), mas sim frio de verdade, isso é uma coisa grave. São Paulo é uma das cidades mais ricas, mais importantes, e com maior quantidade de pessoas ricas no mundo. Acho até que a cidade poderia ter mais "upscale districts", como são chamados em inglês, isto é, mas locais onde as compras saem razoavelmente absurdas pra QUALQUER PESSOA COM UMA RENDA NORMAL, EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO. Você acha que quando eu estive em Paris, eu sequer passei pela Rue Saint Honoré??? Não sou maluco!!! E olha que eu tenho uma condição de vida boa, moro na Barra, tenho meu carro, e estudo em faculdade particular, mas mesmo assim eu não vou me revoltar porque aqui no Rio fizeram uma "Daslu" (como fizeram lá na Vieira Souto, não sei se você notou) e porque a grande maioria, esmagadora, dos cariocas (eu inclusive!!!) não podemos nem entrar naquela loja. Esses locais demonstram somente a pujança econômica de um país, representam o desenvolvimento de uma nação, e não querer, ou achar besteira que elas sejam construídos, acho que alguns "nacionalistas" podem inclusive alegar que você não quer o desenvolvimento ainda maior do país (por favor, não sou eu que estou dizendo isso!!! Inclusive porque eu não sou nacionalista, só sou um brasileiro que ama seu país, e sabe, além de ver seus problemas, ver seu desenvolvimento também, pensamento aliás que falta no Brasil e sobra em países muito semelhantes a nós...)
See less See more
Ah, e quanto à arquitetura... hum, eu não entendo muito bem, mas acho que esse estilo já está meio passado... se tem um estilo de prédios que eu ando vendo aqui no SSC e que eu ando gostando muito são os de BH... acho que nossas cidades poderiam copiar a idéia belohorizontina de construir prédios... e sei lá, eu não acho feio nem bonito (até porque NY, que é tão amada por essa legião de "brasileiros" que existem aqui, é a cidade que talvez mais se construa nesse estilo... é só ver o que restaram dos terrenos de Manhattan e o que se está se construindo e se constrói neles...), bem, se deixassem pra que eu fizesse essa escolha, escolheria os prédios de BH (principalmente aqueles que ficam nos bairros mais novos da Zona Sul) só que ampliados...
^^^ Viu como eu não entendo nada de arquitetura??? Valeu pela "ajuda" xará!!! Poxa, eu sempre pensei que era neoclássico, mas mesmo assim, eu acho o estilo legalzinho, mas já está meio batido, metade dos prédios de luxo da capital já estão assim... poxa, em Curitiba, BH, Recife e Fortaleza se constroem prédios que em matéria de qualidade parecem aqueles tãããão elogiados prédios asiáticos (que eu acho lindos!!! O Financial Center de HK é maravilhoso, ainda mais porque tem quase meio km de altura... ;) ), e no caso do Recife, não custa nada pra cidade ter as torres mais altas do país (já tem a maior quantidade prédios de 40 andares - os recifenses aqui do ssc podem confirmar isso - e pra começarem a levantar pra mais que isso - inclusive porque acho que faltam super torres de uns 60 andares comerciais lá pra dar um marco e deixar a cidade ainda mais especial, acho que umas 10 já estava bom...:) - porque não só o Recife, mas o NE inteiro são as cidades que vivem os verdadeiros booms de construção civil do país... e antes que me ataquem, eu quis dizer as capitais!!!)
See less See more
^^^ Kauã, parece que vamos sempre "incorrer" em uma discussão... :( , mas vamos lá... cara, com a única exceção de que em Milão e em Paris as lojas se localizam em sua grande parte na rua (em Milão, que eu me lembre, só existe o Quadrilatero d´Oro, e em Paris são as ruas Saint Honoré e George V, mas do jeito que estão as coisas, eles vão fazer como os portugueses e enfiar tudo dentro de shopping, assim como fizeram os madrilenhos...) mas eu concordo com você, eu espero não, eu ROGO que esse shopping não seja uma Daslu (que mais parecia o Pentágono que uma loja de tão segura...:) ), e espero que ele seja como as outras duas grandes zonas de lojas de alto poder aquisitivo, que são a Oscar Freire (que é uma rua... então é pública!!!) e o Iguatemi SP, que pra mim é o Shopping (que está mais pra cara de "Mall"... isso é invenção americana, mas esse é o melhor nome pro Iguatemi SP) que é completamente integrado à Faria Lima e ao bairro que está, a Tiffany´s que fica lá eu já visitei (ahahaha eu não tenho dinheiro nem pra comprar a dobradiça da porta...:) ) e eles lá matinham um museu de pedras preciosas da própria casa, e era aberto e de graça!!! Não sei se ainda existe (eu fui lá em 2002) mas era lindo, e só pelo fato de estar no Iguatemi SP e na Faria Lima (uma das ruas mais lindas que eu conheço) já ajudava muito... mas esse Shopping Cidade Jardim (acho que é esse o nome, não???) será assim, tem muita cara de ser meio estilo Iguatemi, com lojas de alto poder aquisitivo, mas um típico shopping paulistano... ah, só pra não deixar o Carioca me "refutar", eu sei que os Shoppings de classe média baixa são os maiores e que mais faturam no país (porque são os que recebem mais pessoas e onde as pessoas mais compram, por incrível que pareça...), o Aricanduva de SP e o NorteShopping estão aí pra provar isso, são os maiores e (isso eu tenho certeza só com o NorteShopping) os que mais faturam... o Parque Dom Pedro de Campinas é de classe média "média", mas também prova que esses shoppings são os que fazem sucesso...
See less See more
Ah, só uma coisa, eu odeio a arquitetura art deco de NY, se for pra escolher uma cidade americana com arquitetura legal, escolho Chicago ou LA, mas NY passa longe... ah, acho que os paulistanos e os cariocas estão precisando tomar umas "aulas" de arquitetura com os recifenses e com os cearenses, assim como com os belo-horizontinos... as coisas aqui no Rio estão ruim, assim como em SP, com esses "neo-confusos"...:)
^^^ Caraca Marcio, pensei que eu estava aqui sozinho tentando convencer o pessoal de que o rico brasileiro não é o único que tem "medo" de pobre... ;)
^^ É, nem em Paris... lá é a cidade mais inclusiva do mundo... melhor até que em Estocolmo!!! :)
Marcio, se depender da minúscula classe de ricos e milionários franceses, eles impedem os pobres até de porem os pés no município...
Aham, e nem precisou de furacão pra pobreza de Paris "sair do armário"...
^^ Cara, você disse tudo. Só não concordo em uma coisa com você: a pobreza no Brasil é realmente grande, mas aqui vão um pouco de números: no Brasil 20% da população está abaixo da linha da pobreza, nos EUA são 15% (em números absolutos, são mais que aqui, pois lá existem 100 milhões de pessoas a mais que aqui), na Espanha 20% das pessoas vivem abaixo da linha da pobreza (ou seja, o mesmo número relativo que aqui). O que eu quero dizer é que aqui as coisas não estão tããão ruim assim, pense que na Índia 50% da população está abaixo dessa linha... mas também a classe média é de umas 200 milhões de pessoas...:)
GRGM said:
Ah DMA, nisso eu também discordo totalmente... claro que é loucura ficarem colocando como se só aqui existissem pobres e os outros países fossem perfeitinhos, você é novo no fórum, então talvez por isso não saiba, mas o Kauã é totalmente "anti-Brasil", nem vale a pena discutir com ele, hehehe... mas daí a querer dizer que temos 20% de pobres e os EUA tem 15%, me desculpe, mas é querer se enganar... "linha de pobreza" é uma coisa que varia de país pra país, o que os EUA definem como "linha de pobreza" é uma quantia INFINITAMENTE maior do que o Brasil define como "linha de
pobreza"... claro que o custo de vida lá é bem mais alto, mas mesmo assim, se o Brasil adotasse uma "linha de pobreza" proporcional à desses países, esse número de 20% iria pras nuvens! Não tapemos o Sol com a peneira, vai...
É cara, eu já tentei conversar algo com o Kauã aqui, mas meio que já desisti. Bem, uma coisa eu acho que eu errei, comparar os EUA com aqui (e com qualquer outro país) é injustiça e estranho, pois os EUA, na condição que eles se encontram, são únicos, pois nenhum país possui tanto dinheiro como eles, e além disso, acho que nenhum país tem uma desigualdade social tão grande (não ache que esse "título" fica conosco, os americanos maqueiam muuuito as estatísticas, muito mais que qualquer outro país). Cada país considera muitas coisas na hora de montar sua linha de pobreza, e de acordo com os nossos critérios, nós não estamos tão mal assim (óbvio, que, por exemplo, nosso critério de linha de pobreza é completamente diferente do Canadá, por exemplo), mas vamos aos números (você já deve ter notado Gabriel, nesses meus poucos threads, que eu gosto muito de números...:) ): em 15 anos, o número de pessoas abaixo na linha da pobreza diminuiu de 60 milhões para 40 milhões (se eu não me engano). Atualmente, existem 30 milhões de imóveis alugados e pra alugar no Brasil (se considerarmos, assim como considera o IBGE, que são 4 pessoas por residência, temos 120 milhões de brasileiros com uma casa pra morar). Esse dado é meio que "chutômetro", mas eu penso que talvez uns 30 milhões de brasileiros devam possuir seu próprio imóvel (reintero que isso não é nada confirmado!!!). A pobreza no Brasil diminui exponencialmente todo ano (e não por causa das "enganações" sociais do Lula - diga-se de passagem, a única coisa que eu concordo em relação à essas "bolsas" do Lula é o Bolsa-escola, pois ele garante que as crianças permaneçam nas escolas atacando a parte mais sensível do povo: o bolso), ao contrário do que acontece em todo o planeta. Acho que os melhores países a comparar com o Brasil em relação à pobreza seriam esses, cada um com sua particularidade, mas são países que possuem cidades parecidas com as nossas, e o interior e a economia também parecidos com os nossos (espero que você concorde com a minha lista :) ), aqui vai: Espanha, Itália, Coréia do Sul, Chile, Rússia, Portugal, Malásia, México, Argentina e acho que são esses... :) . Eu não quero tapar o sol com a peneira, ao contrário, como brasileiro e como carioca - e além disso, como pessoa com origens na Itália e em Portugal - eu não posso fazer isso, mas também nunca, absolutamente nunca vou negar o desenvolvimento que nosso país possui, e sempre vou tentar passar pros outros, com a experiência pessoal que possuo, que lá fora não é tão bom assim, ao contrário, com exceção de uns 10 países no mundo (Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Alemanha, Suíça, Holanda, Bélgica, Japão, Canadá, Austrália e Nova Zelândia) o resto está mais ou menos a mesma coisa, cada país com sua particularidade e seus defeitos, obviamente. Eu espero que daqui a 10 anos, nosso país possua metade dos pobres que ainda tem (que cheguemos aos 20 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza, que ainda é muito, mas é muito menos do que os aproximadamente 40 milhões que ainda existem), e eu acho que as chances disso acontecer são altas, pois a reforma na educação iniciada pelo Itamar Franco e consolidada em meados da década de 90 pelo FHC, vai começar a trazer reflexos interessantes pro país, que precisa se preparar pra um aumento razoável de nossa já grande classe média consumidora (de 185 milhões, digamos que aproximadamente 130 milhões são aqueles que efetivamente participam da economia do país, e penso que podemos chegar aos 150 em 10 anos, isso sem mexer um dedo a mais do que foi feito, só na "manutenção" da condição da educação... o que precisamos, pra garantir essa melhoria efetiva da condição social do país, é fazer essa economia crescer, para que tenhamos mais empregos...). Bem, fico por enquanto por aqui...:)
See less See more
^^ Esquece isso cara, empresário é favorecido no mundo inteiro, o que pode mudar as coisas no país (e foi isso o que ajudou em Florianópolis :) ) é a educação. Alguns dos estados que mais melhoraram a educação primeiro antes do governo federal, como Santa Catarina, por exemplo (que se eu não me engano é o estado que mais tem crianças nas escolas, deve chegar beeeem próximo dos 100%) são os que possuem melhor qualidade de vida, e os que melhor vêem seus direitos como algo que deve-se lutar de forma efetiva. Porque você acha que a vida no Rio de Janeiro é tão difícil, e os pobres nas capitais nordestinas (por favor, não encarem isso como preconceito!!!! eu não só incluo o Rio nessa lista, mas faço-o encabeçá-la... infelizmente, Vitória ainda - está saindo, mas ainda não saiu - faz parte dessa lista) são tão mais mal-tratados que os pobres de SP pra baixo, e dos estados do Centro-Oeste??? Porque a educação nesses estados (NE, RJ e ES) é muito pior que nos outros estados do Centro Sul. (e até mesmo no Norte, pelo que me dizem, inclusive por ser a região é menos populosa...) O que acontece é que para os políticos, e para a própria população (principalmente aqui pro Rio) não interessa melhorar, o carioca é só o reflexo de uma parte razoável das regiões mais pobres do país: o carioca é cômodo, e além de ser cômodo, é mal informado, por isso que pessoas como a Rosinha mandam no estado.
See less See more
^^ espero que seja o "pontapé" (está mais pra chute na bunda mesmo...:) ) inicial pra se atingir as alturas de verdade no país...
São estranhos, mas são altos. Então, se são altos, são bons (sic). Mas ao menos, a capital vai ter a primeira coisa REALMENTE impactante nos seus céus! ;)
Marcelim said:
Que coisa HORRÍVEL!
Parabéns além de ser uma cidade feia,São Paulo agora adquire o status de brega, de capital do mau-gosto. Deveriam deixar que construíssem isso na Barra, na terra dos emergentes. Como se já não bastasse a breguice da mega-loja da Daslu...

INVEJA É UMA MERDA!
ericomartins said:
O DMA voltou :cheer:

Liga não DMA, forista novo...

Ô meu caro, ainda não voltei não (ao menos não em definitivo), mas vendo os posts desse "forista", eu tinha que comentar. Uma coisa certa que vi em outro thread, não me lembro bem quem disse: que não há necessidade de sair, é só não responder. Bem, vou pensar o que fazer, enquanto isso: moderadores, por favor né... olha essa criança o que ela tá fazendo...:) ;)
Dot Allison said:
Bem Vindo novamente DMA ! por onde tu andas rapaz ? :)

Estava (e ainda estou mais ou menos...) tirando um tempo de "férias" daqui do SSC, e estou ainda pensando se volto mesmo ou não, porque agüentar Kauã e Aces não é nada, eles já são tradicionais no fórum, e todos nós sabemos o pensamento deles (e apesar de eu não gostar, respeito - ou tento respeitar, pelo menos), mas agüentar uns foristas novos que tão chegando aí que nada mais fazem além de criar briga nos threads, aí meu amigo, é duro... Mas deixa pra lá, eu não sou o moderador mesmo, o Gabriel e o Schmidt sempre administraram esse fórum muito bem, e sei que vão continuar administrando dessa forma. :)
Kauã said:

DMA Brasil
Quanto drama ..... vc deveria estudar artes cênicas ....primeiro ninguém me agüenta.... pq estamos aqui para mostrar e ver a opinião dos outros .... isso eh que torna o mundo interessante ... se tudo fosse igual se todos pensassem igual nao seriamos humanos e sim formigas ou abelhas .... tente ver o lado bom .... visões diferentes de pessoas diferentes com culturas e vidas diferentes ... Me desculpe a liberdade desse comentário mas as vezes vc age como crianca ....quem quer sair sai! e nao fica aqui dando suspiros ....vc esta tentando chamar atenção com essas suas crises ....
E como aquela cena da pessoa que morre e cai , estrebucha, rola , pula, vira, soluça, poem a mãozinha na cabeça, e vira de novo, e da uma tremedeira e nada de morrer ... "ou seja vc vai ficar " mas antes quer chamra atencao de nos aqui no forum para seu drama! esqueca nao tenho tempo para esses joguinhos ....

Tu é metido a engraçadinho ou só quer chamar a atenção mesmo?
1 - 20 of 200 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.