GRGM said:
Ah DMA, nisso eu também discordo totalmente... claro que é loucura ficarem colocando como se só aqui existissem pobres e os outros países fossem perfeitinhos, você é novo no fórum, então talvez por isso não saiba, mas o Kauã é totalmente "anti-Brasil", nem vale a pena discutir com ele, hehehe... mas daí a querer dizer que temos 20% de pobres e os EUA tem 15%, me desculpe, mas é querer se enganar... "linha de pobreza" é uma coisa que varia de país pra país, o que os EUA definem como "linha de pobreza" é uma quantia INFINITAMENTE maior do que o Brasil define como "linha de
pobreza"... claro que o custo de vida lá é bem mais alto, mas mesmo assim, se o Brasil adotasse uma "linha de pobreza" proporcional à desses países, esse número de 20% iria pras nuvens! Não tapemos o Sol com a peneira, vai...
É cara, eu já tentei conversar algo com o Kauã aqui, mas meio que já desisti. Bem, uma coisa eu acho que eu errei, comparar os EUA com aqui (e com qualquer outro país) é injustiça e estranho, pois os EUA, na condição que eles se encontram, são únicos, pois nenhum país possui tanto dinheiro como eles, e além disso, acho que nenhum país tem uma desigualdade social tão grande (não ache que esse "título" fica conosco, os americanos maqueiam muuuito as estatísticas, muito mais que qualquer outro país). Cada país considera muitas coisas na hora de montar sua linha de pobreza, e de acordo com os nossos critérios, nós não estamos tão mal assim (óbvio, que, por exemplo, nosso critério de linha de pobreza é completamente diferente do Canadá, por exemplo), mas vamos aos números (você já deve ter notado Gabriel, nesses meus poucos threads, que eu gosto muito de números...

): em 15 anos, o número de pessoas abaixo na linha da pobreza diminuiu de 60 milhões para 40 milhões (se eu não me engano). Atualmente, existem 30 milhões de imóveis alugados e pra alugar no Brasil (se considerarmos, assim como considera o IBGE, que são 4 pessoas por residência, temos 120 milhões de brasileiros com uma casa pra morar). Esse dado é meio que "chutômetro", mas eu penso que talvez uns 30 milhões de brasileiros devam possuir seu próprio imóvel (reintero que isso não é nada confirmado!!!). A pobreza no Brasil diminui exponencialmente todo ano (e não por causa das "enganações" sociais do Lula - diga-se de passagem, a única coisa que eu concordo em relação à essas "bolsas" do Lula é o Bolsa-escola, pois ele garante que as crianças permaneçam nas escolas atacando a parte mais sensível do povo: o bolso), ao contrário do que acontece em todo o planeta. Acho que os melhores países a comparar com o Brasil em relação à pobreza seriam esses, cada um com sua particularidade, mas são países que possuem cidades parecidas com as nossas, e o interior e a economia também parecidos com os nossos (espero que você concorde com a minha lista

), aqui vai: Espanha, Itália, Coréia do Sul, Chile, Rússia, Portugal, Malásia, México, Argentina e acho que são esses...

. Eu não quero tapar o sol com a peneira, ao contrário, como brasileiro e como carioca - e além disso, como pessoa com origens na Itália e em Portugal - eu não posso fazer isso, mas também nunca, absolutamente nunca vou negar o desenvolvimento que nosso país possui, e sempre vou tentar passar pros outros, com a experiência pessoal que possuo, que lá fora não é tão bom assim, ao contrário, com exceção de uns 10 países no mundo (Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Alemanha, Suíça, Holanda, Bélgica, Japão, Canadá, Austrália e Nova Zelândia) o resto está mais ou menos a mesma coisa, cada país com sua particularidade e seus defeitos, obviamente. Eu espero que daqui a 10 anos, nosso país possua metade dos pobres que ainda tem (que cheguemos aos 20 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza, que ainda é muito, mas é muito menos do que os aproximadamente 40 milhões que ainda existem), e eu acho que as chances disso acontecer são altas, pois a reforma na educação iniciada pelo Itamar Franco e consolidada em meados da década de 90 pelo FHC, vai começar a trazer reflexos interessantes pro país, que precisa se preparar pra um aumento razoável de nossa já grande classe média consumidora (de 185 milhões, digamos que aproximadamente 130 milhões são aqueles que efetivamente participam da economia do país, e penso que podemos chegar aos 150 em 10 anos, isso sem mexer um dedo a mais do que foi feito, só na "manutenção" da condição da educação... o que precisamos, pra garantir essa melhoria efetiva da condição social do país, é fazer essa economia crescer, para que tenhamos mais empregos...). Bem, fico por enquanto por aqui...