SkyscraperCity Forum banner

Não é para desfazer São Paulo, mas...

18201 Views 199 Replies 52 Participants Last post by  DMA Brasil
... a Emurb, onde a Ana Carolina trabalha combateu o projeto do Shopping Cidade Jardim - e com toda razão:

Somente o Shopping com seus 75m de altura é gigantesco e exagerado. Ele corresponde por um terço da altura do projeto total, que é de 205,3m (com as pontas em alguns dos campaniles será 223,7m) até o topo dos edifícios residenciais. Quer dizer que os 10 edifícios mais altos do país e da cidade são residencias de milionários e shopping destinado a eles. É pura exclusão social, e um desderdício horrendo. Difícil imaginar alguém que não se sente humilhado por essas torres: Dois andares do Shopping terão mais de 10m de pé direito!!! O portal (não as portas) terá 35m. Haverá mais um andar do Shopping com 8m. No térreo dos residenciais (que seria no topo do shopping), terá salas de lazer e salões de festa com pé-direito de mais de 5m. As coberturas dúplex terão 2 vezes 4,9m! E o resto dos apartamentos terá pé-direito de mais ou menos 4,4m! E a explicação é ridícula: claro que com central de ar-condicionado não dá para ter menos de 3,4m de pé -direito, mas essas têm que ter um metro a mais para colocar os lustres!!! Eu sou a favor de edifícios altos em Sampa. Mas um tal projeto não deveria ter mais do 150m. Dizem que ele não terá impacto na imagem da cidade. Com 205,3m não, mas sim pelo significado. É um projeto de luxúria de classe alta, que exclui 98% da população da cidade. Não vai atrair nenhum cliente de classe média, por que ninguém vai se sentir bem naquele shopping! E todo mundo vai se sentir humilhado por esse projeto de dimensões enormes. Infelizmente, ele foi aprovado, e podem começar ainda este ano.

Não sou patético nem invejoso: Mas nem cidades do 1º Mundo tem coisas assim, até parece que São Paulo precisa! :bash:
A Emurb é muito a favor de verticalização, e conseguiram até um novo padrão para o Brás, Cambuci, Pari, Belém e Barra Funda, para terem até arranha-céus de grande porte. Mas esse tal de Cidade Jardim é um pecado - a Marta Suplicy o recusou! Agora ele foi aprovado... :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :runaway:
Festejam se quiserem, mas eu acho isso uma vergonha! Muito mais na região onde será construido. Mesmo eles tendo pago um montão para construir Cingapuras!
See less See more
1 - 3 of 200 Posts
eu acho prédios totalmente espelhados muitas vezes demostram ausência de arquitetura, mais ou menos como vivem dizendo aqui, qualquer prédio feio, "envidraça" que fica bonito, qualquer cubo de vidro muita gente aqui acha lindo pra mim esse prédios ai são feios assim como vários envidraçados, não que não existam neo-clássicos bonitos e nem totalmente envidraçados bonitos, mas num é o tipo de prédio e sim o trabalho do arquiteto.

eu vi no fórum internacional um thrad antigo sobre Brasilia em que uma anta( acho que um Inglês) dizia que brasilia estava com cara de velha e que deviam envidra~ar todos os prédios... total asneira

a monaliza é um marco histórico assim como brasilia, mas ng penduraria um quadro renascentisca em casa sem parerer brega. no entando não se vai mudar o quadro pra ficar mais moderno.

pra mim qualquer estilo é válido, desde que bem feito, bem pensado e que não vire moda, ou seja seja replicado milhares de vezes por todo lado.

pra mim o terabalho de um arquiteto (assim como o meu de designer) deve ser sempre procurar inovar, fazer algo diferente

e infelizmente eu acho esses prédios feios
See less See more
^exatamente, muitas vezes fica ridículo pq os arquitetos ou querem copiar o que está sendo feito em outros lugares, ou querem exetamente ir contra o que está sendo feito em outros lugares, poucos arquitetos pensam no projeto pelo projeto.

um exemplo é o edificio mourisco na praia de botafogo, o rio é didivido entre quem acha ele maravilhoso e que detesta ele. agora num é nem uma questão de não fazer o prédio espelhado e nem de não faze-lo assim, a questão é, o edificio fica num local estremamente ensolarado, quente pra caramba, os arquitetos criaram um isolamento total com relação ao lado externo ao usar vidros espelhados, nitidamente ele quis copiar os que é feito em outros lugares

mas o prédio é um cubo de espelhos, o cara ao invés de aproveitar o sol do local e a vista espetacular, pra fazer um prédio diferente, mais integrado, num local que é cartão postal, ele optou por fazer algo mediocre, algo que nem é uma mega torre e nem é pensado pro local em que ele está

as vezes parece que as opções são construir um cubo de concreto ou construir um cubo de vidro.

como dizem nos EUA "think outside the box"... =D
See less See more
1 - 3 of 200 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.