SkyscraperCity Forum banner

Não é para desfazer São Paulo, mas...

17638 Views 199 Replies 52 Participants Last post by  DMA Brasil
... a Emurb, onde a Ana Carolina trabalha combateu o projeto do Shopping Cidade Jardim - e com toda razão:

Somente o Shopping com seus 75m de altura é gigantesco e exagerado. Ele corresponde por um terço da altura do projeto total, que é de 205,3m (com as pontas em alguns dos campaniles será 223,7m) até o topo dos edifícios residenciais. Quer dizer que os 10 edifícios mais altos do país e da cidade são residencias de milionários e shopping destinado a eles. É pura exclusão social, e um desderdício horrendo. Difícil imaginar alguém que não se sente humilhado por essas torres: Dois andares do Shopping terão mais de 10m de pé direito!!! O portal (não as portas) terá 35m. Haverá mais um andar do Shopping com 8m. No térreo dos residenciais (que seria no topo do shopping), terá salas de lazer e salões de festa com pé-direito de mais de 5m. As coberturas dúplex terão 2 vezes 4,9m! E o resto dos apartamentos terá pé-direito de mais ou menos 4,4m! E a explicação é ridícula: claro que com central de ar-condicionado não dá para ter menos de 3,4m de pé -direito, mas essas têm que ter um metro a mais para colocar os lustres!!! Eu sou a favor de edifícios altos em Sampa. Mas um tal projeto não deveria ter mais do 150m. Dizem que ele não terá impacto na imagem da cidade. Com 205,3m não, mas sim pelo significado. É um projeto de luxúria de classe alta, que exclui 98% da população da cidade. Não vai atrair nenhum cliente de classe média, por que ninguém vai se sentir bem naquele shopping! E todo mundo vai se sentir humilhado por esse projeto de dimensões enormes. Infelizmente, ele foi aprovado, e podem começar ainda este ano.

Não sou patético nem invejoso: Mas nem cidades do 1º Mundo tem coisas assim, até parece que São Paulo precisa! :bash:
A Emurb é muito a favor de verticalização, e conseguiram até um novo padrão para o Brás, Cambuci, Pari, Belém e Barra Funda, para terem até arranha-céus de grande porte. Mas esse tal de Cidade Jardim é um pecado - a Marta Suplicy o recusou! Agora ele foi aprovado... :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :runaway:
Festejam se quiserem, mas eu acho isso uma vergonha! Muito mais na região onde será construido. Mesmo eles tendo pago um montão para construir Cingapuras!
See less See more
21 - 40 of 200 Posts
legal said:
Adorei o projeto. Esse discurso de que eh anacronico eh que eh anacronico.

Manda bala, Sao Paulo! Constroi logo que eu vou comprar um bem no topo!!!

concordo com a parte em negrito!!

:eek:kay: me convida pra conhecer!!
See less See more
Claro que convido, fofinho! Ja imaginou a vista la de cima?!!
legal said:
Claro que convido, fofinho! Ja imaginou a vista la de cima?!!
10,5 milhões? Nem pensar. Por essa grana dá para comprar uma mansão em Sampa, um apê na Barra da Tijuca e mais um no Recife!!! :bash:
Brasil Guy said:
José Rodolfo, você pode ver um rendering no emporis

http://www.emporis.com/en/wm/cx/?id=111657
Mas terá 39 andares!!! :cheers:
JoseRodolfo said:
São Paulo é uma cidade bizarra,, hahah olha isso:

"Poder absolutista

Com Speer, chega-se ao quarto ponto: no século 20, a utilização de elementos clássicos em arquitetura é associada a regimes de força. Adolf Hitler e Benito Mussolini apreciavam a cultura clássica, e os edifícios-ícones de seus regimes repetem lições do passado, seja com o auxílio do próprio Speer, na Alemanha, ou de Marcello Piacentini, na Itália. Ironicamente, em São Paulo, grande parte dos neoclássicos são construídos, projetados e consumidos pela comunidade judaica, que deveria ser a primeira a recusar essa estética."

"A cidade

A propósito da falta de democracia, o quinto ponto é a relação (ou a falta de) desses edifícios com cidade. Potencializada pela insegurança dos grandes centros, a ausência de gentileza desses projetos com o espaço urbano é gritante: altos muros, ausência de espaços semipúblicos ou mesmo de permeabilidade espacial, entre outros. Os empreendedores, por falta de visão, tratam o espaço privado de forma radicalmente egoísta.

Nesse ponto, entra a perversa figura do marketing imobiliário, que, ignorando qualquer noção histórica, trata o projeto como mero produto. Os profissionais envolvidos na chamada consultoria imobiliária ignoram a história da arquitetura, não sabem avaliar uma boa implantação, não querem saber de aspectos ambientais, muito menos de relações urbanas. E decidem a feição que a cidade vai ganhando."

Peguei destes textos paganas q o Otis nos trouxe.
Zé, pra variar achei uma tranqueira isso que o cara escreveu... pra começar que pelo jeito que ele escreveu, São Paulo deve ter mais judeus que Nova York, porque o número de neo-ecléticos na cidade é enorme! Fora que qualquer idiota sabe que o bairro mais judeu de São Paulo é Higienópolis, que tem poquíssimos neo-ecléticos...
E essa segunda parte em negrito também é patética, qualquer lançamento residencial é assim em São Paulo, com altos muros, sem espaços semi-públicos, e mesmo os prédios mais antigos, que antes foram construídos assim, hoje já são cercados por portões... ou seja, o cara quer falar mal dos neo-ecléticos e é oporunista, fazendo uma crítica que é comum a todos os tipos de arquitetura de uma grande cidade brasileira, tsc tsc...
See less See more
Eu tenho uma raiva de arquitetos (desculpem os que estudam arquitetura agora :D ), são elitistas... se consomem tantos neo-ecléticos em São Paulo, algum motivo há, não? E a maioria das pessoas que vivem em neo-ecléticos são pessoas de bom nível cultural... aí o que fazem os arquitetos? Desdenham do gosto e da opinião dessas pessoas... ou seja, ninguém tem o direito de ter uma opinião diferente da estabelecida pelos arquitetos, que se julgam os únicos capazes de falarem sobre edifícios, nem mesmo a quem se destinam os prédios é dado esse direito...
Eu sei que tanto na faculdade quanto em artigos e etc, tudo o que eu vejo dos arquitetos é uma separação, um afastamento da população, e uma opinião quase que unânime, e os professores doutrinam os alunos, praticamente não há diferentes correntes de pensamento, nada, são OS ARQUITETOS (a pobre ilha de conhecimento num oceano de ignorância e mau gosto) contra o mundo... e depois eles aindam reclamam do povo, dizendo, por exemplo, que o povo não liga pra arquitetura, que que não se importa com o patrimônio histórico e etc, sendo que eles são os últimos a poderem reclamar desse afastamento...
See less See more
E sobre a opinião do Cello, acho engraçado que se construissem uma torre de 500 metros de altura em São Paulo (que obviamente custaria uma fortuna), ela não humilharia o povo... e dizer que 98% da população não teria acesso, é verdade, mas numa grande torre comercial, então, seria muito menos gente ainda... ou seja, não entendo...
See less See more
legal said:
Adorei o projeto. Esse discurso de que eh anacronico eh que eh anacronico.

Manda bala, Sao Paulo! Constroi logo que eu vou comprar um bem no topo!!!
Vai comprar um no topo? Tá com bala na agulha, hein Legal!!!!!!!!!!
Olha só, Aces, aproveita e coloca o burro na sombra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
See less See more
Sou arquiteto e acho que vc não deve ter raiva de todos os arquitetos, não são eles que moldam as cidades, mas sim os exploradores do solo urbano, os especuladores imobiliários, políticos que desprezam o planejamento e gente desta laia, que transforma nossas cidades em aglomerações feias e injustas. As cidades na América Latina sofrem com sua pobreza, até os mais ricos sofrem com a pobreza em que estão imersos. Sobre os arquitetos que projetam prédios assim... bem, fazem-no porque são (bem) pagos para isso e não dão a mínima para a teoria e a história que aprenderam em bancos de escola. São, sim, elitistas e ignorantes, mas entre eles, garanto, não estão os maiores nomes da arquitetura de São Paulo e do Brasil. O fenômeno é tipicamente paulista, torno a dizer (como foi a febre de construção de prédios em estilo "mediterrâneo" no final da década de 70 e início dos anos 80), como moda, espero que passe logo.
Amantes de prédios - como eu - altos torcem para que esta monstruosidade seja construída... São Paulo tem tantas outras propostas de prédios altos, dignos, louvar iniciativas como estas ridículas torres não se faz necessário. E o Maharishi Tower, com elementos hindus(!) em suas fachadas? Vcs já se esqueceram? Ou torciam para que aquela monstruosidade (que até cidades indianas rejeitaram!) fosse construída?
See less See more
Veja só o que vc diz, GRGM...
"E essa segunda parte em negrito também é patética, qualquer lançamento residencial é assim em São Paulo, com altos muros, sem espaços semi-públicos, e mesmo os prédios mais antigos, que antes foram construídos assim, hoje já são cercados por portões... ou seja, o cara quer falar mal dos neo-ecléticos e é oporunista, fazendo uma crítica que é comum a todos os tipos de arquitetura de uma grande cidade brasileira, tsc tsc..."
Criticar os neo-qualquer-coisa é criticar o conformismo de muitos profissionais... será que não há alternativa para as grades, portões e a negação do público pelo privado? Qualquer lançamento é assim e pronto, tudo bem? Nada pode ser melhor? Não há melhor arquitetura para São Paulo do que esta bobagem? Claro que há! Se há uma geração de arquitetos que mandou às favas os princípios de urbanidade, há aqueles que lutam contra o caos, contra a ditadura do marketing e da especulação imobiliária e sonha com uma cidade em que as pessoas sejam de fato livres para exercer sua cidadania, em espaços adequados para isto.
A crítica é para a valorização que se dá àquilo que, de fato, não torna a cidade melhor, como vcs estão fazendo defendendo um projeto como este da Cidade Jardim (aliás, algum de vcs sabe o que é uma cidade-jardim de verdade?)
See less See more
Espero que os prédios sejam construídos separados, e não como o paliteiro do render, se não vai ficar muito estranho.

Eu também preferiria um prédio comercial de 205m, mas esse aí já é um avanço
achei o texto desse alemão , o cello, uma pinóia. Totalmente nonsense na minha opinião. É o típico comentário de pessoa que tem que criticar tudo. Se é azul, tá ruim. Se é verde, tá pior ainda...
Eu não consegui abrir a foto do prédio e por isso não sei como ele é, mas torço para que constroam logo e seja um sucesso . Eu acho muito é bom quando fazem projetos sofisticados e opulentos em BH como o Pátio Savassi e o novo shopping do Hard Rock Cafe. E eu tenho muito é orgulho de que os novos residenciais de BH são revestidos todos de granito e mármore. E daí se tem gente pobre que não vai morar neles??
Cello, esse seu discurso de " a,,, mas 98% da população não vai ter acesso a eles" ... não cola...
Eu não tenho acesso a várias favelas da minha cidade, a vários bairros e até ao centro da cidade a noite eu não tenho acesso e nem por isso estou chorando que nem vc.

daqui a pouco tem gente dizendo: " a, mas porque construir uma torre de vidro em Sydney se tem gente miserável no noroeste de Burkina Fasso..."
See less See more
São Paulo também tem um bairro Cidade Jardim??
aqui em BH tb tem um Cidade Jardim, que é um dos mais nobres de Belo Horizonte.
GRGM said:
Zé, pra variar achei uma tranqueira isso que o cara escreveu... pra começar que pelo jeito que ele escreveu, São Paulo deve ter mais judeus que Nova York, porque o número de neo-ecléticos na cidade é enorme! Fora que qualquer idiota sabe que o bairro mais judeu de São Paulo é Higienópolis, que tem poquíssimos neo-ecléticos...
E essa segunda parte em negrito também é patética, qualquer lançamento residencial é assim em São Paulo, com altos muros, sem espaços semi-públicos, e mesmo os prédios mais antigos, que antes foram construídos assim, hoje já são cercados por portões... ou seja, o cara quer falar mal dos neo-ecléticos e é oporunista, fazendo uma crítica que é comum a todos os tipos de arquitetura de uma grande cidade brasileira, tsc tsc...
eu vou te falar viu, tem cada cara "qualificado" por aí que só usa diploma pra defender com unhas e dentes os pontos de vistas pessoais e empurra-los pra cima dos outros.
See less See more
Borini said:
achei o texto desse alemão , o cello, uma pinóia. Totalmente nonsense na minha opinião. É o típico comentário de pessoa que tem que criticar tudo. Se é azul, tá ruim. Se é verde, tá pior ainda...
Eu não consegui abrir a foto do prédio e por isso não sei como ele é, mas torço para que constroam logo e seja um sucesso . Eu acho muito é bom quando fazem projetos sofisticados e opulentos em BH como o Pátio Savassi e o novo shopping do Hard Rock Cafe. E eu tenho muito é orgulho de que os novos residenciais de BH são revestidos todos de granito e mármore. E daí se tem gente pobre que não vai morar neles??
Cello, esse seu discurso de " a,,, mas 98% da população não vai ter acesso a eles" ... não cola...
Eu não tenho acesso a várias favelas da minha cidade, a vários bairros e até ao centro da cidade a noite eu não tenho acesso e nem por isso estou chorando que nem vc.

daqui a pouco tem gente dizendo: " a, mas porque construir uma torre de vidro em Sydney se tem gente miserável no noroeste de Burkina Fasso..."
:eek2:
nem acredito que estou concordando com o borini! :lol:
esse jeito de pensar "ou é pra todos ou é pra nenhum" isso é pra pai de dois filhos, ou pais comunista! naum funciona mundo afora (aliás nuinca funcionou)
oq manda no mundo é mercado. se tem gente pra comprar esses apartamentos carissimos, naum vejo pq naum construir.

duvido que alguém aí qnd foi botar uma pi8a de marmore em casa pensou em colocar uma pia de "prastico" pq a maior parte da população naum tem acesso a pias de marmore.
See less See more
eu não gosto dessas torres. Não gosto de prédios altos com "chapeuzinho".

Adoro o estilo Francês q tb é visto em Buenos Aires... mas é um estilo pra prédios BAIXOS!! Greco-Romano??? Fica lindo num imponente prédio de faculdade... num fórum, biblioteca, prefeitura, etc.

Se querem fazer prédio alto em estilo mais antigo, q o façam em estilo Art-Deco... uma Chrisler Building em Sampa!!!
See less See more
Oba! :) Sou totalmente favorável à construção dessas torres! Como já disse alguém por aqui, finalmente nós contemplamos a possibilidade de termos prédios com mais de 200 metros no Brasil!

Quem reclama do estilo das torres provavelmente não conhece a cidade de São Paulo. Aqui nada é feito para combinar. Não temos estilo nem padrão. Se os bairros não seguem um padrão, as ruas não seguem um padrão, as calçadas não seguem um padrão, os parques não seguem um padrão, as placas não seguem um padrão, as casas não seguem um padrão, as lojas não seguem um padrão, as igrejas não seguem um padrão, então por que diabos os edifícios têm que seguir um? E digo mais: antes um neoclássico de 200 metros que dez modernistas estilo anos-70-com-empenas-cegas-e-de-concreto de 20 quilômetros de altura!

São Paulo é a cidade mais brega do mundo, sim, mas pelo menos tem espaço para tudo e para todos. Inclusive para os 0,000000002% da população que terão condições financeiras para freqüentar o condomínio. Embora eu ache que isso retrata a extrema precariedade tanto dos espaços públicos quanto da qualidade de vida da cidade.
See less See more
^^^
Concordo totalmente com o Aces. O que mais me incomoda nesses "neoclássicos" é que é um estilo que não combina com prédios altos, o tal do "chapeuzinho" no topo de um prédio enorme fica muito desproporcional, estranho. E bem que as nossas cidades precisam de uns art-deco altos mesmo :p
Caio said:
Oba! :) Sou totalmente favorável à construção dessas torres! Como já disse alguém por aqui, finalmente nós contemplamos a possibilidade de termos prédios com mais de 200 metros no Brasil!

Quem reclama do estilo das torres provavelmente não conhece a cidade de São Paulo. Aqui nada é feito para combinar. Não temos estilo nem padrão. Se os bairros não seguem um padrão, as ruas não seguem um padrão, as calçadas não seguem um padrão, os parques não seguem um padrão, as placas não seguem um padrão, as casas não seguem um padrão, as lojas não seguem um padrão, as igrejas não seguem um padrão, então por que diabos os edifícios têm que seguir um? E digo mais: antes um neoclássico de 200 metros que dez modernistas estilo anos-70-com-empenas-cegas-e-de-concreto de 20 quilômetros de altura!

São Paulo é a cidade mais brega do mundo, sim, mas pelo menos tem espaço para tudo e para todos. Inclusive para os 0,000000002% da população que terão condições financeiras para freqüentar o condomínio. Embora eu ache que isso retrata a extrema precariedade tanto dos espaços públicos quanto da qualidade de vida da cidade.
Bacana Caio!!! Esse é o discurso de alguém q mora em SP e sabe o q ela é!! a coisa de nada combinar e tals!! Gostei!!
Só não gostei quando vc disse q é a mais brega do mundo..:p:p embora tenha sua parcela de verdade.. ;)
See less See more
JoseRodolfo said:
Só não gostei quando vc disse q é a mais brega do mundo..:p:p embora tenha sua parcela de verdade.. ;)
E quem disse que isso é uma coisa ruim? ;)
21 - 40 of 200 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.