SkyscraperCity Forum banner

Não é para desfazer São Paulo, mas...

17578 Views 199 Replies 52 Participants Last post by  DMA Brasil
... a Emurb, onde a Ana Carolina trabalha combateu o projeto do Shopping Cidade Jardim - e com toda razão:

Somente o Shopping com seus 75m de altura é gigantesco e exagerado. Ele corresponde por um terço da altura do projeto total, que é de 205,3m (com as pontas em alguns dos campaniles será 223,7m) até o topo dos edifícios residenciais. Quer dizer que os 10 edifícios mais altos do país e da cidade são residencias de milionários e shopping destinado a eles. É pura exclusão social, e um desderdício horrendo. Difícil imaginar alguém que não se sente humilhado por essas torres: Dois andares do Shopping terão mais de 10m de pé direito!!! O portal (não as portas) terá 35m. Haverá mais um andar do Shopping com 8m. No térreo dos residenciais (que seria no topo do shopping), terá salas de lazer e salões de festa com pé-direito de mais de 5m. As coberturas dúplex terão 2 vezes 4,9m! E o resto dos apartamentos terá pé-direito de mais ou menos 4,4m! E a explicação é ridícula: claro que com central de ar-condicionado não dá para ter menos de 3,4m de pé -direito, mas essas têm que ter um metro a mais para colocar os lustres!!! Eu sou a favor de edifícios altos em Sampa. Mas um tal projeto não deveria ter mais do 150m. Dizem que ele não terá impacto na imagem da cidade. Com 205,3m não, mas sim pelo significado. É um projeto de luxúria de classe alta, que exclui 98% da população da cidade. Não vai atrair nenhum cliente de classe média, por que ninguém vai se sentir bem naquele shopping! E todo mundo vai se sentir humilhado por esse projeto de dimensões enormes. Infelizmente, ele foi aprovado, e podem começar ainda este ano.

Não sou patético nem invejoso: Mas nem cidades do 1º Mundo tem coisas assim, até parece que São Paulo precisa! :bash:
A Emurb é muito a favor de verticalização, e conseguiram até um novo padrão para o Brás, Cambuci, Pari, Belém e Barra Funda, para terem até arranha-céus de grande porte. Mas esse tal de Cidade Jardim é um pecado - a Marta Suplicy o recusou! Agora ele foi aprovado... :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :runaway:
Festejam se quiserem, mas eu acho isso uma vergonha! Muito mais na região onde será construido. Mesmo eles tendo pago um montão para construir Cingapuras!
See less See more
61 - 80 of 200 Posts
Seu tom se alterou, GRGM... vc é um dos melhores foristas, sem duvida, mas esse tom lhe é estranho, relaxa... a comparação entre roupas, costumes, hábitos, tecnologia e arquitetura não é descabida, tudo se relaciona, arquitetura, história e tecnologia se comunicam entre si, o argumento não merece comentários? Estranho.
Todos os arquitetos merecem críticas, até os bons arquitetos, eu, particularmente, acho a carambola do Ruy Ohtake ridícula: ele já foi melhor arquiteto. Mas é um bom arquiteto, projeto para e pelo seu tempo, não o vemos copiar estilos do passado...
Um neo-eclético usa tecnologia de nosso tempo para ser erguido? Sim, claro, e aí esta´o seu maior pecado! Vc acha adequado utilizar materiais e máquinas modernas para executar cornijas e capitéis que eram feitos de madeira e pedra de maneira artesanal? Será que a arquitetura contemporânea não possui uma linguagem estética e técnica própria? Sobre o patrimônio de São Paulo, vc acha que os edifícios que eu citei não têm valor histórico? Tudo bem, não sou eu nem é vc que pode ter uma opinião segura a respeito disto, existem técnicos, existe a sociedade, a determinação do valor histórico de um edificio é complicada, mas a seu significado como emblema de uma época é um dos critérios adotados.
Desculpe, GRGM, meu tom professoral, mas sou assim, não sabia que havia regras neste sentido...
Eu não estou escapando de discutir com outros foristas... escrevi a todos meu último comentário, indidtintamente, tanto que não não utilizei a ferramenta apropriada para responder a alguém especificamente.
Amo arranha-céus, amo arquitetura, urbanismo e amo São Paulo... e gosto de vcs todos tb, porque possuem afinidades comigo, mas nossas opiniões divergem, é normal.
Aliás, se os administradores das cidades olhassem mais opiniões como as nossas, mesmo que (às vezes) divergentes, era possivel que tivéssemos cidades melhores!
See less See more
Otis LA, obrigado pelo elogio, hehehe... mas repare, uma das coisas que mais me irrita na "opinião oficial dos arquitetos", é que não sei se é apenas uma coincidência, mas os últimos projetos do Ohtake foram justamente os que o fizeram se destacar AO GRANDE PÚBLICO, que as pessoas "normais" mais gostam (todo mundo acha o Unique LINDO) e são justamente esses os ridicularizados pelos arquitetos... continuo achando estranho isso...

O que eu disse que foi absurdo na sua comparação com roupa, é que você apelou, não disse que a inadequação estava em coisas supérfluas, tipo "Então use camisa na praia" e etc, apelou mesmo, preferiu falar de roupa de esquimó na praia, como se alguém que morasse em um apartamento em um prédio neo-eclético não vivesse num apartamento exatamente como os outros e etc...
Que tal pensar menos na arquitetura, ter menos amor pela arquitetura, como você deixou claro em "será que a ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA não possui uma linguagem estética e técnica própria?", e aceitar que alguns arquitetos tenham compromisso maior com o público, com as pessoas (que sem dúvidas um bom número de pessoas gosta dos neo-ecléticos, não?) do que com a própria arquitetura (que esteticamente falando, nada mais é do que os arquitetos)? Que ditadura terrível!

Sobre o patrimônio de São Paulo, eu em momento algum disse que não eram coisas importantíssimas para a história de São Paulo, mas que coisa, você sempre vem colocar palavras na minha boca... eu acho o Pátio do Colégio importantíssimo, você não me conhece, não sabe como eu adoro os edifícios históricos, inclusive eu queria a reconstrução de alguns deles... o que eu quis dizer quando citei isso do Pátio do Colégio ser uma reconstrução, foi no sentido que vocês arquitetos são contra as reconstruções, ou vai dizer que não? No entanto taí, uma reconstrução é um dos edifícios mais importantes da cidade... citei só pra mostrar como essas verdades absolutas dos arquitetos podem muitas vezes estar erradas...

Hehehehe, e não existem regras quanto ao seu tom professoral, assim como não existem regras em relação ao meu tom agressivo, hehehe! Mas apesar disso tudo, dessa nossa discussão e tal, não tenho nada contra você, e acho bom mais um arquiteto no fórum, afinal, existem coisas que ninguém melhor do que vocês podem falar... :eek:kay:
See less See more
eu nao consegui ver a figura!! Alguem pode postar pleeaaase???
gostei dessa torre, me lembra as visões do julio verne sobre paris no ano 2000

tomara que construam
damiao said:
gostei dessa torre, me lembra as visões do julio verne sobre paris no ano 2000

tomara que construam
Legal Damião!! Existem imagens disso!? É possível postá-las!?
rafaelfnunes said:
eu nao consegui ver a figura!! Alguem pode postar pleeaaase???

o projeto já está listado no emporis, lá tem um rendering
o link é o seguinte
http://www.emporis.com/en/wm/cx/?id=111657
See less See more
JoseRodolfo said:
Legal Damião!! Existem imagens disso!? É possível postá-las!?

eu tentei achar mas nao consegui
Cara, achei esse thread lá no fundo do baú... e parece que eu tinha que achar... não vou me render à discussão de arquitetura, porque nada entendo disso, mas vou apenas dizer uma coisa: vocês estão preocupados que os pobres não vão poder usar as grandes construções luxosas como esse projeto que surgiu agora??? Desde quando um pobre do subúrbio parisiense pode entrar no Hotel George V em Paris, ou um pobre do Bronx pode fazer compras na Quinta Avenida??? Galera, por favor...
See less See more
O que eu não suporto é essa idéia esquerdista de imisucir Sociologia na Arquitetura. Eu penso que a mehor forma de valorizar uma região é
atraindo pessoas de um poder aquisitivo o maior possível.
As demais classes virão, gradualmente, a reboque, mesmo, que oferecendo mão-de-obra (empregos, né?). Aí constroem um empreendimento meia-boca que nem valoriza a área, quando não quebra e/ou vira cortiço. E além disso, qual o problema de se construir para rico ? já sei, é o discurso esquerdista de exaltação da pobreza...

Nem entro na discussão do gosto estético desse projeto (gosto é igual a c., todos têm o seu). Tenho lá as minhas preferências
See less See more
SOU PELA CONSTRUÇÃO. SÃO PAULO PRECISA TER MAIOR VISIBILIDADE. E SUA VISIBILIDADE É PELA ARQUITETURA...
Não dá, é mocorongo demais. Mas parece que já está em construção...
Nossa, o projeto ficou bem feio, gastar dinheiro com isso é dose viu...
Cara, é por causa de esquerdismo dos arquitetos brasileiros que a nossa arquitetura parece (numa longa época do século XX) mais comunista que a dos próprios países comunistas!!! Poxa, São Paulo é uma das grandes metrópoles brasileiras, a única metrópole global brasileira, e dizer que uma obra dessa é desnecessária pra São Paulo... Caramba... é no mínimo ingenuidade...
See less See more
Só uma coisa... quantos que moram em São Paulo vão poder frequentar um shopping desses? Quantos teriam grana pra gastar lá? Apenas uma parcela ínfima da população (ou seja, no máximo uns 5% ou cerca de umas 100 mil pessoas) vão poder frequentar esse templo exacerbado do consumo da aristocracia paulistana. E se shoppings de "pobres" como disseram aqui fosse sinônimo de fracasso vários dos shoppings que têm pra classe média/média-baixa aqui no Rio já teriam fechado há muito tempo (como os Shopping Nova América e Norte Shopping, ou ainda o Bay Market em Niterói), pelo contrário, são os shoppings que mais enchem, enquanto que shoppings chiques e caros estão sempre vazios aqui no Rio. Ou será que os shoppings grã-finos vivem lotados?? Duvido!!! Isso é realmente uma incoerência, construir mega-templos do consumo pra ricos enquanto o pobre continua sem opção! Viva o egoísmo, a idiotice e a ignorância humana!!! Acho que São Paulo como capital financeira (e talvez até social) do país deveria dar bons exemplos e ostentar menos, existem outras maneiras de evoluir e serem modernos e sofisticados, de serem chiques e elegantes, mas sem tanta opulência gratuita e desnecessária.

PS: Não sou pobre e nem rico, sou classe média, mas fico imaginando as pessoas pobres neste país (que são praticamente a metade da população e cerca de 1 terço na linha da miséria ou abaixo).
:eek:hno: :down: :down: :down: :down: :mad: :mad2:
See less See more
Tô ansioso pra ver esse projeto pronto.. No render fica meio estranho, mas aposto que vai ficar bom!
Eu achei feio pra caramba. Mas so de ter + de 200m ta bom. XD, é a necessidade. XD
Tem que construir sim!!! E parem de demagogia barata (O PT já faz isso pra vocês!)!!!! :)
Carioca, eu acho que já disse o suficiente em meu thread (que foi atípico, curto...:) ) mas eu quero somente enfatizar: quantas pessoas você acha que podem fazer compras na Quinta Avenida, na Oscar Freire, na Rue Saint Honoré, na Regent´s Street? Você acha realmente que todo mundo pode entrar em uma loja na Rue Saint Honoré, vindo de Clichy-sous-Bois (onde tudo começou na revolta de novembro passado em Paris), com aquela cara de "menos favorecido" (droga, eu vou me arrepender de ter dito isso) e comprar uma roupa? Ou então entrar em uma loja na Rodeo Drive? Quantos franceses você acha que podem pagar o aquecimento na Ile-de-France (a RM parisiense)? E na RM de Milão? Eu vi, são poucas. Pessoas lá morrem de frio por não terem dinheiro pra pagar aquecimento, e em um lugar onde a temperatura pode chegar a -15ºC (e não aquele 0ºC que atinge muito de vez em quando em Curitiba e que nós já achamos uma verdadeira geladeira), mas sim frio de verdade, isso é uma coisa grave. São Paulo é uma das cidades mais ricas, mais importantes, e com maior quantidade de pessoas ricas no mundo. Acho até que a cidade poderia ter mais "upscale districts", como são chamados em inglês, isto é, mas locais onde as compras saem razoavelmente absurdas pra QUALQUER PESSOA COM UMA RENDA NORMAL, EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO. Você acha que quando eu estive em Paris, eu sequer passei pela Rue Saint Honoré??? Não sou maluco!!! E olha que eu tenho uma condição de vida boa, moro na Barra, tenho meu carro, e estudo em faculdade particular, mas mesmo assim eu não vou me revoltar porque aqui no Rio fizeram uma "Daslu" (como fizeram lá na Vieira Souto, não sei se você notou) e porque a grande maioria, esmagadora, dos cariocas (eu inclusive!!!) não podemos nem entrar naquela loja. Esses locais demonstram somente a pujança econômica de um país, representam o desenvolvimento de uma nação, e não querer, ou achar besteira que elas sejam construídos, acho que alguns "nacionalistas" podem inclusive alegar que você não quer o desenvolvimento ainda maior do país (por favor, não sou eu que estou dizendo isso!!! Inclusive porque eu não sou nacionalista, só sou um brasileiro que ama seu país, e sabe, além de ver seus problemas, ver seu desenvolvimento também, pensamento aliás que falta no Brasil e sobra em países muito semelhantes a nós...)
See less See more
As pessoas estao tao desesperadas para que sejam construidos predios altos na cidade que aceitam qualquer coisa ate mesmo esses "neo-kitsch" nao eh pq eh caro, ou pq eh para ricos...eh que sao bregas mesmo.
Segundo alguns esses predios dao um ar de "nobreza" e "luxo" coisa que nao concordo. Eles passam um imagem de atraso.
Na FOLHA DE SAO PAULO publicou uma reportagem onde mostra que esse estilo se popularizou e que construir esses neo-kitsch eh mais barato .... Entao ta explicado pq esse estilo se propagou pela cidade, junta-se a breguisse dos "nouveau riche" ao "baixo custo" e temos isso ai....mesmo pq eles nao sao cobertos de marmore como alguns dizem ...
Logo logo teremos um parque tematico completo.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1501200624.htm
See less See more
Ah, e quanto à arquitetura... hum, eu não entendo muito bem, mas acho que esse estilo já está meio passado... se tem um estilo de prédios que eu ando vendo aqui no SSC e que eu ando gostando muito são os de BH... acho que nossas cidades poderiam copiar a idéia belohorizontina de construir prédios... e sei lá, eu não acho feio nem bonito (até porque NY, que é tão amada por essa legião de "brasileiros" que existem aqui, é a cidade que talvez mais se construa nesse estilo... é só ver o que restaram dos terrenos de Manhattan e o que se está se construindo e se constrói neles...), bem, se deixassem pra que eu fizesse essa escolha, escolheria os prédios de BH (principalmente aqueles que ficam nos bairros mais novos da Zona Sul) só que ampliados...
See less See more
61 - 80 of 200 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.