SkyscraperCity Forum banner

Não é para desfazer São Paulo, mas...

17526 Views 199 Replies 52 Participants Last post by  DMA Brasil
... a Emurb, onde a Ana Carolina trabalha combateu o projeto do Shopping Cidade Jardim - e com toda razão:

Somente o Shopping com seus 75m de altura é gigantesco e exagerado. Ele corresponde por um terço da altura do projeto total, que é de 205,3m (com as pontas em alguns dos campaniles será 223,7m) até o topo dos edifícios residenciais. Quer dizer que os 10 edifícios mais altos do país e da cidade são residencias de milionários e shopping destinado a eles. É pura exclusão social, e um desderdício horrendo. Difícil imaginar alguém que não se sente humilhado por essas torres: Dois andares do Shopping terão mais de 10m de pé direito!!! O portal (não as portas) terá 35m. Haverá mais um andar do Shopping com 8m. No térreo dos residenciais (que seria no topo do shopping), terá salas de lazer e salões de festa com pé-direito de mais de 5m. As coberturas dúplex terão 2 vezes 4,9m! E o resto dos apartamentos terá pé-direito de mais ou menos 4,4m! E a explicação é ridícula: claro que com central de ar-condicionado não dá para ter menos de 3,4m de pé -direito, mas essas têm que ter um metro a mais para colocar os lustres!!! Eu sou a favor de edifícios altos em Sampa. Mas um tal projeto não deveria ter mais do 150m. Dizem que ele não terá impacto na imagem da cidade. Com 205,3m não, mas sim pelo significado. É um projeto de luxúria de classe alta, que exclui 98% da população da cidade. Não vai atrair nenhum cliente de classe média, por que ninguém vai se sentir bem naquele shopping! E todo mundo vai se sentir humilhado por esse projeto de dimensões enormes. Infelizmente, ele foi aprovado, e podem começar ainda este ano.

Não sou patético nem invejoso: Mas nem cidades do 1º Mundo tem coisas assim, até parece que São Paulo precisa! :bash:
A Emurb é muito a favor de verticalização, e conseguiram até um novo padrão para o Brás, Cambuci, Pari, Belém e Barra Funda, para terem até arranha-céus de grande porte. Mas esse tal de Cidade Jardim é um pecado - a Marta Suplicy o recusou! Agora ele foi aprovado... :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :runaway:
Festejam se quiserem, mas eu acho isso uma vergonha! Muito mais na região onde será construido. Mesmo eles tendo pago um montão para construir Cingapuras!
81 - 100 of 200 Posts
/\ O estilo de Nova Iorque não é igual a esses neo-clássicos, são art-deco, são linhas bem mais retas, mas sóbrias, muito mais bonitos que a maioria dos neo bege com alguns arcos na sacada e no topo, acho essa arquitetura um lixo, colocar qualquer detalhe idiota pra vender como se fosse do mais alto requinte e luxo. Prefiro mil vezes os prédios construídos em Belo Horizonte e Curitiba, em outras cidades tb, gosto muito, modernos, bastante vidro, bom acabamento.
^^^ Viu como eu não entendo nada de arquitetura??? Valeu pela "ajuda" xará!!! Poxa, eu sempre pensei que era neoclássico, mas mesmo assim, eu acho o estilo legalzinho, mas já está meio batido, metade dos prédios de luxo da capital já estão assim... poxa, em Curitiba, BH, Recife e Fortaleza se constroem prédios que em matéria de qualidade parecem aqueles tãããão elogiados prédios asiáticos (que eu acho lindos!!! O Financial Center de HK é maravilhoso, ainda mais porque tem quase meio km de altura... ;) ), e no caso do Recife, não custa nada pra cidade ter as torres mais altas do país (já tem a maior quantidade prédios de 40 andares - os recifenses aqui do ssc podem confirmar isso - e pra começarem a levantar pra mais que isso - inclusive porque acho que faltam super torres de uns 60 andares comerciais lá pra dar um marco e deixar a cidade ainda mais especial, acho que umas 10 já estava bom...:) - porque não só o Recife, mas o NE inteiro são as cidades que vivem os verdadeiros booms de construção civil do país... e antes que me ataquem, eu quis dizer as capitais!!!)
Quanto ao Shopping que ali sera construido espero que nao seja outra versao da Daslu o "o shopping bunker" nao conheco nehuma coisa assim em lugar algum do mundo "isso nao eh um elogio" onde praticamente pessoas comuns sao proibidas de entrar "quantos aqui ja entraram ali...?" nao sou contra os ricos e a riqueza por mim todos seriam ricos, mas a relacao que os ricos brasilerios tem com os pobres e com os comuns "parecem que tem alguma doenca contagiosa tipo ebola" existem lugares muito mais caros que essa Daslu no mundo mas nesses lugares qualquer pessoa pode ir entrar conhecer sem ser importunado, no Brasil nao se da nem mesmo o direito de uma pessoa pobre conhecer uma loja um local um produto caro, entao sera que um pobre vai poder entrar nesse shopping ...?
^^^ Kauã, parece que vamos sempre "incorrer" em uma discussão... :( , mas vamos lá... cara, com a única exceção de que em Milão e em Paris as lojas se localizam em sua grande parte na rua (em Milão, que eu me lembre, só existe o Quadrilatero d´Oro, e em Paris são as ruas Saint Honoré e George V, mas do jeito que estão as coisas, eles vão fazer como os portugueses e enfiar tudo dentro de shopping, assim como fizeram os madrilenhos...) mas eu concordo com você, eu espero não, eu ROGO que esse shopping não seja uma Daslu (que mais parecia o Pentágono que uma loja de tão segura...:) ), e espero que ele seja como as outras duas grandes zonas de lojas de alto poder aquisitivo, que são a Oscar Freire (que é uma rua... então é pública!!!) e o Iguatemi SP, que pra mim é o Shopping (que está mais pra cara de "Mall"... isso é invenção americana, mas esse é o melhor nome pro Iguatemi SP) que é completamente integrado à Faria Lima e ao bairro que está, a Tiffany´s que fica lá eu já visitei (ahahaha eu não tenho dinheiro nem pra comprar a dobradiça da porta...:) ) e eles lá matinham um museu de pedras preciosas da própria casa, e era aberto e de graça!!! Não sei se ainda existe (eu fui lá em 2002) mas era lindo, e só pelo fato de estar no Iguatemi SP e na Faria Lima (uma das ruas mais lindas que eu conheço) já ajudava muito... mas esse Shopping Cidade Jardim (acho que é esse o nome, não???) será assim, tem muita cara de ser meio estilo Iguatemi, com lojas de alto poder aquisitivo, mas um típico shopping paulistano... ah, só pra não deixar o Carioca me "refutar", eu sei que os Shoppings de classe média baixa são os maiores e que mais faturam no país (porque são os que recebem mais pessoas e onde as pessoas mais compram, por incrível que pareça...), o Aricanduva de SP e o NorteShopping estão aí pra provar isso, são os maiores e (isso eu tenho certeza só com o NorteShopping) os que mais faturam... o Parque Dom Pedro de Campinas é de classe média "média", mas também prova que esses shoppings são os que fazem sucesso...
Que mania de chamar esses edifícios de "neo-clássicos"... No máximo"neo-ecléticos" ficaria adequado.
Depois ainda dizem que os arquitetos destas construções que não estudaram história e teoria... Blé.
^ É isso aí!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! FINALMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :pepper:
Detesto esta lavagem cerebral que fazem nos estudantes de arquitetura. [sou um deles o_O oh!]

Acabam saindo todos iguais: odeiam neo-ecléticos (e ainda, de mal informados, acham que são neo-clássicos), abominam que se reconstrua o patrimônio destruído, preferindo mesmo uma caixa de concreto ou uma auto-construção de pedreiros no lugar.
Teorias por teorias, se estudassem a fundo, veriam as porcarias que estão dizendo e fazendo, dizendo ser "arquitetura".

Qualquer pessoa em sã consciência prefere um prédio neo-eclético do que um caixote de concreto... Quem vai se importar com "técnica construtiva ser relativa à época da construção", quando se trata dos prédios horrendos e sem graça que saíram e tem saído?
Quem abomina os neo-ecléticos, deveria fazer o favor de se dar ao respeito e criar prédios com estética realmente MODERNA, que atraia as pessoas, e não um caixote "modernista". Afinal, os prédios são projetados para PESSOAS!

Pena que se esquecem disso. Antes algo supostamente "cafona" mas bonito do que torres lisas de concreto...

Não sou nenhum "passadista", sou apaixonado por vários tipos de prédios modernos, mas não consigo engolir os caixotes de concreto (incrível como insistem nesta praga arquitetônica há décadas!).
Ah, só uma coisa, eu odeio a arquitetura art deco de NY, se for pra escolher uma cidade americana com arquitetura legal, escolho Chicago ou LA, mas NY passa longe... ah, acho que os paulistanos e os cariocas estão precisando tomar umas "aulas" de arquitetura com os recifenses e com os cearenses, assim como com os belo-horizontinos... as coisas aqui no Rio estão ruim, assim como em SP, com esses "neo-confusos"...:)
Kauã said:
Quanto ao Shopping que ali sera construido espero que nao seja outra versao da Daslu o "o shopping bunker" nao conheco nehuma coisa assim em lugar algum do mundo "isso nao eh um elogio" onde praticamente pessoas comuns sao proibidas de entrar "quantos aqui ja entraram ali...?" nao sou contra os ricos e a riqueza por mim todos seriam ricos, mas a relacao que os ricos brasilerios tem com os pobres e com os comuns "parecem que tem alguma doenca contagiosa tipo ebola" existem lugares muito mais caros que essa Daslu no mundo mas nesses lugares qualquer pessoa pode ir entrar conhecer sem ser importunado, no Brasil nao se da nem mesmo o direito de uma pessoa pobre conhecer uma loja um local um produto caro, entao sera que um pobre vai poder entrar nesse shopping ...?

Verdade, você ja assistiu uma Linda mulher??
^^^ Caraca Marcio, pensei que eu estava aqui sozinho tentando convencer o pessoal de que o rico brasileiro não é o único que tem "medo" de pobre... ;)
^ Ate parece que lá fora é um conto de fadas, Olha Nova Orleans, lá ninguem tinha preconceito.
^^ É, nem em Paris... lá é a cidade mais inclusiva do mundo... melhor até que em Estocolmo!!! :)
^^Acho que em Paris os pobres são proibidos de andarem nas ruas.
marcio4ever said:
^ Ate parece que lá fora é um conto de fadas, Olha Nova Orleans, lá ninguem tinha preconceito.
Como muitos ja disseram aqui, os USA nao sao exemplo para muita coisa....
Se for pra levar a história de cada país, sua cultura, nenhum país seria exemplo pra nenhum outro.
marcio4ever said:
Se for pra levar a história de cada país, sua cultura, nenhum país seria exemplo pra nenhum outro.
Se for pra levar a história de cada país, sua cultura, muitos países sao exemplo para outros. :angel:
Marcio, se depender da minúscula classe de ricos e milionários franceses, eles impedem os pobres até de porem os pés no município...
marcio4ever said:
New Orleans só serviu para tirar a máscara dos Estados Unidos... a cidade até hoje está um caos, bairros destruídos... uma calamidade só!
Aham, e nem precisou de furacão pra pobreza de Paris "sair do armário"...
81 - 100 of 200 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.