SkyscraperCity Forum banner

Não é para desfazer São Paulo, mas...

18250 Views 199 Replies 52 Participants Last post by  DMA Brasil
... a Emurb, onde a Ana Carolina trabalha combateu o projeto do Shopping Cidade Jardim - e com toda razão:

Somente o Shopping com seus 75m de altura é gigantesco e exagerado. Ele corresponde por um terço da altura do projeto total, que é de 205,3m (com as pontas em alguns dos campaniles será 223,7m) até o topo dos edifícios residenciais. Quer dizer que os 10 edifícios mais altos do país e da cidade são residencias de milionários e shopping destinado a eles. É pura exclusão social, e um desderdício horrendo. Difícil imaginar alguém que não se sente humilhado por essas torres: Dois andares do Shopping terão mais de 10m de pé direito!!! O portal (não as portas) terá 35m. Haverá mais um andar do Shopping com 8m. No térreo dos residenciais (que seria no topo do shopping), terá salas de lazer e salões de festa com pé-direito de mais de 5m. As coberturas dúplex terão 2 vezes 4,9m! E o resto dos apartamentos terá pé-direito de mais ou menos 4,4m! E a explicação é ridícula: claro que com central de ar-condicionado não dá para ter menos de 3,4m de pé -direito, mas essas têm que ter um metro a mais para colocar os lustres!!! Eu sou a favor de edifícios altos em Sampa. Mas um tal projeto não deveria ter mais do 150m. Dizem que ele não terá impacto na imagem da cidade. Com 205,3m não, mas sim pelo significado. É um projeto de luxúria de classe alta, que exclui 98% da população da cidade. Não vai atrair nenhum cliente de classe média, por que ninguém vai se sentir bem naquele shopping! E todo mundo vai se sentir humilhado por esse projeto de dimensões enormes. Infelizmente, ele foi aprovado, e podem começar ainda este ano.

Não sou patético nem invejoso: Mas nem cidades do 1º Mundo tem coisas assim, até parece que São Paulo precisa! :bash:
A Emurb é muito a favor de verticalização, e conseguiram até um novo padrão para o Brás, Cambuci, Pari, Belém e Barra Funda, para terem até arranha-céus de grande porte. Mas esse tal de Cidade Jardim é um pecado - a Marta Suplicy o recusou! Agora ele foi aprovado... :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :runaway:
Festejam se quiserem, mas eu acho isso uma vergonha! Muito mais na região onde será construido. Mesmo eles tendo pago um montão para construir Cingapuras!
See less See more
161 - 180 of 200 Posts
Eu ADOREI TODO O PROJETO

Tem mais eh que construir mesmo!!!

Lindo e elegante. Muito bom!
Fiquei contente com a foto do Paulo sobre o estagio das obras: ja estao preparando o terreno!
mopc said:
Muito cafonão, brega, pobre, sem graça. Um bolo de noiva com cinco prédios ridículos em cima. Vou criar a ONG "Brega é a Mãe" pra embargar essa merda.
:laugh:
GRGM said:
Ah DMA, nisso eu também discordo totalmente... claro que é loucura ficarem colocando como se só aqui existissem pobres e os outros países fossem perfeitinhos, você é novo no fórum, então talvez por isso não saiba, mas o Kauã é totalmente "anti-Brasil", nem vale a pena discutir com ele, hehehe... mas daí a querer dizer que temos 20% de pobres e os EUA tem 15%, me desculpe, mas é querer se enganar... "linha de pobreza" é uma coisa que varia de país pra país, o que os EUA definem como "linha de pobreza" é uma quantia INFINITAMENTE maior do que o Brasil define como "linha de pobreza"... claro que o custo de vida lá é bem mais alto, mas mesmo assim, se o Brasil adotasse uma "linha de pobreza" proporcional à desses países, esse número de 20% iria pras nuvens! Não tapemos o Sol com a peneira, vai...
Linha de pobreza no Brasil: quem tem menos de 2$ por dia para se manter. Linha de pobreza nos EUA e na Europa: Quem tem menos de 64% da média do salário. Isso é uma diferenca, sim...
Brasil Guy said:
José Rodolfo, você pode ver um rendering no emporis

http://www.emporis.com/en/wm/cx/?id=111657
Que coisa HORRÍVEL!
Parabéns além de ser uma cidade feia,São Paulo agora adquire o status de brega, de capital do mau-gosto. Deveriam deixar que construíssem isso na Barra, na terra dos emergentes. Como se já não bastasse a breguice da mega-loja da Daslu...
^ Que simpático você, estou impressionado!
Sao Paulo eh uma das capitais mundiais do desenho, da moda, da inovaçao.

Nao entendo porque tanta calcinha molhada com o Projeto Cidade Jardim. O projeto pode ser grandioso (e eh!!!), mas nao vai dar uma "cara" a Sao Paulo. A cidade ja tem uma identidade, que vai alem de um shopping com uns predios no topo.

Sera falta de projeto? Deve ser, porque nunca vi tanta masturbaçao inutil por um conjunto de predios longe do centro, numa das marginais da cidade.
O conjunto seria bem melhor na Faria Lima ou em V. Olímpia. Asimm melhoraria o skyline da regiao, fica do lado errado do Rio Pinheiros!!!
Numca vi nenhum arquiteto ganhar um Pritzker projetando esse tipo de coisa ....
GRGM said:
^ Que simpático você, estou impressionado!

:hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha:
:hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha::hahaha:
Kauã said:
Numca vi nenhum arquiteto ganhar um Pritzker projetando esse tipo de coisa ....
Kauã, "nunca" se escreve com "n". Só to avisando, até entendo que vc mora aí há muito tempo, e o português vai ficando "defasado", imagino. A letra "m" antes de consoante, só antes do "p" e do "b". Uma frase pra ficar fácil de lembrar: "A MaMãe vai sempre antes do PaPai e do BeBê" :)

:p Num leva a mal a dica tá :eek:kay:
^
Aeauehaiheiuahieuhaiuehiuaheiuhaiuehiuaheiuhaiu ...

Essa da mamãe, de onde vc tirou isso?
marcio4ever said:
^
Aeauehaiheiuahieuhaiuehiuaheiuhaiuehiuaheiuhaiu ...

Essa da mamãe, de onde vc tirou isso?
Quando criança, aprendi na escolinha, ué :D
JoseRodolfo said:
Kauã, "nunca" se escreve com "n". Só to avisando, até entendo que vc mora aí há muito tempo, e o português vai ficando "defasado", imagino. A letra "m" antes de consoante, só antes do "p" e do "b". Uma frase pra ficar fácil de lembrar: "A MaMãe vai sempre antes do PaPai e do BeBê" :)

:p Num leva a mal a dica tá :eek:kay:

Então ta bom .....Corrigindo Nunca vi nenhum arquiteto ganhar um Pritzker projetando esse tipo de coisa ....

Ainda me lembro disso ....não esqueça de corrigir os outros tb ta bom .... só pra lembrar....
Kauã said:
Então ta bom .....Corrigindo Nunca vi nenhum arquiteto ganhar um Pritzker projetando esse tipo de coisa ....

Ainda me lembro disso ....não esqueça de corrigir os outros tb ta bom .... só pra lembrar....

Eu não tenho o costume de corrigir as pessoas aqui no forum, é que vi tantas vezes o seu "numca" com "m" que quis avisar, mas não foi pra sacanear, só pra avisar mesmo. Ou você preferiria continuar escrevendo assim!? O aviso foi de boa vontade.
Marcelim said:
Que coisa HORRÍVEL!
Parabéns além de ser uma cidade feia,São Paulo agora adquire o status de brega, de capital do mau-gosto. Deveriam deixar que construíssem isso na Barra, na terra dos emergentes. Como se já não bastasse a breguice da mega-loja da Daslu...

INVEJA É UMA MERDA!
DMA Brasil said:
INVEJA É UMA MERDA!
O DMA voltou :cheer:

Liga não DMA, forista novo...
ericomartins said:
O DMA voltou :cheer:

Liga não DMA, forista novo...

Ô meu caro, ainda não voltei não (ao menos não em definitivo), mas vendo os posts desse "forista", eu tinha que comentar. Uma coisa certa que vi em outro thread, não me lembro bem quem disse: que não há necessidade de sair, é só não responder. Bem, vou pensar o que fazer, enquanto isso: moderadores, por favor né... olha essa criança o que ela tá fazendo...:) ;)
DMA Brasil said:
Ô meu caro, ainda não voltei não (ao menos não em definitivo), mas vendo os posts desse "forista", eu tinha que comentar. Uma coisa certa que vi em outro thread, não me lembro bem quem disse: que não há necessidade de sair, é só não responder. Bem, vou pensar o que fazer, enquanto isso: moderadores, por favor né... olha essa criança o que ela tá fazendo...:) ;)
Bem Vindo novamente DMA ! por onde tu andas rapaz ? :)
Otis LA said:
O projeto é horrível! É anacrônico: uma mistura de neo-clássico com qualquer coisa pós-moderna... que coisa kitsch, uma vergonha para a arquitetura da cidade mesmo se tivesse 20m de altura...
Estamos no século XXI! Campanilles, frontões e ordens gregas não pertencem a seu tempo. Esta febre de edifícios "neo-clássicos franceses" em São Paulo é uma vergonha para a cidade (vejam http://www.arcoweb.com.br/debate/debate65.asp)! O pior que este lixo está sendo exportado para outras cidades (vejam também http://www.arcoweb.com.br/memoria/memoria59.asp).
O problema não é a sua altura, nem se é feito para pobres ou ricos, mas seu "estilo"... seria anacrônico construir algo assim até no mais rico país do mundo (ou... por que não se constroem coisas assim na França?).
Olha só, os concretões niemeyerianos também não pertencem ao nosso tempo, já são totalmente ultrapassados e também são uma vergonha pro Brasil inteiro ainda os construirem, mas ninguém está reclamando.
(vai dizer que o "museu nacional" parece algo atual? parece sim um futuro do pretérito, assim como aquele pórtico ridículo na Praça do Patriarca, idealizado por outro passadista)

Ah, e esse negócio de "ordens gregas" e etc não pertencerem ao nosso tempo, não confere. Ninguém tem obrigação de limitar sua criatividade por que meia dúzia de criaturas, a maioria sem talento, decidiram "abolir o ornamento nas edificações". Tudo bem pra quem gosta de construções sem ornamentos, mas há necessidade de ABOLIR os elementos decorativos? Cada um na sua praia, oras.
Se um pintor quiser pintar com técnicas ou estética renascentista, ele pinta, bem como um arquiteto pode muito bem utilizar colunas ou quaisquer elementos que queira (há lei contra isso? só tem objeções arquitetos modernistas atrasados, com medo de perder clientes). Agora, se a pessoa vai utilizar com coerência tais ornamentos, sabendo não tornar a construção brega ou bizarra, é outra história.

Está mais do que na hora de perceberem que, se os "neo-clássicos" (que NÃO são neoclássicos, esse período da história da arte já passou) são ultrapassados, os concretões brasileiros também são (continuam construindo como nos anos 30, isso é bom?).

PS: Apesar de tudo isso, sinceramente não gostei do projeto, e também não acho muito coerente prédios altos com características historicistas.
See less See more
161 - 180 of 200 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.