SkyscraperCity Forum banner

Núcleo Bandeirante (DF) - A "Cidade Livre"

54454 Views 33 Replies 24 Participants Last post by  eamaral
O Núcleo Bandeirante, junto com a Candangolândia, é uma das mais antigas ocupações da época da construção de Brasília. Foi planejado pra durar apenas de 1956 a 1960. As primeiras avenidas foram abertas ainda em 1956, pela própria Novacap, Companhia Urbanizadora da Nova Capital. A ideia era q a região fosse direcionada ao comércio e, por isso, no início, ficou livre dos impostos. Daí o apelido pelo qual ainda é conhecida, Cidade Livre.

Pouco antes da inauguração de Brasília, houve momentos de tensão entre o governo, q queria desmontar a cidade e levar pessoas para invasões q seriam regualizadas (em Taguatinga e Gama, por exemplo), e a população, que queria ficar ali. Só em 1961 q resolveram fixar as pessoas por ali.

Hoje é uma das Regiões Administrativas do Distrito Federal, denominada RA VIII. Está a cerca de 12 km do centro de Brasília e tem população de 36.472 habitantes.

O Núcleo Bandeirante é formado por alguns setores: Metropolitana, Divinéia, Vila Cauhy, Setor de Oficinas, Setor de Indústrias Bernardo Sayão, parte do Setor de Postos e Motéis Sul (SPMS) e Placa da Mercedes (SPLM) são alguns deles, além do Núcleo Bandeirante Tradicional, q é a maior parte.

Ainda abriga algumas construções históricas, como:
- Igreja de Nossa Senhora de Fática (em madeira), na Metropolitana;
- Casa do Pioneiro;
- estação ferroviária Bernardo Sayão;
- Museu Vivo da Memória Candanga, antigo Hospital Juscelino Kubitscheck de Oliveira (HJKO)
- Museu do Catetinho
Desses, só tirei fotos dos 2 primeiros, q estão na parte urbana mesmo. O Catetinho, na prática, já nem se encontra mais na RA VII, mas na RA XXVI, do Park Way...

Fontes:
http://www.bandeirante.df.gov.br/003/00318005.asp?ttCD_CHAVE=22854
http://pt.wikipedia.org/wiki/Núcleo_Bandeirante

Vamos às fotos!

00 - Imagem de satélite do Google Earth

01 - Praça Padre Roque, praça central do Núcleo Bandeirante.
(essa é uma parte mais nova da praça)

02 -

03 - Detalhe

04 - Parte antiga. No fundo, a administração.

05 - Idem

06 - Mercadão no fundo

07 - Administração do núcleo Bandeirante

08 - Arena, na parte nova

09 - Paróquia São João Bosco, ainda na praça

10 - Detalhe

11 - Biblioteca, na parte mais recente da praça

12 - Pista de skate na praça:

13 - Mercado do Núcleo Bandeirante (Mercadão), visto da Avenida Central

14 - Idem, no lado virado pra 3ª avenida

15 - Feira Permanente do Núcleo Bandeirante. Vende roupas, alimentos, tem restaurantes.

16 - Interna

17 - É feira mesmo!

18 - Setor Hoteleiro, do lado da praça Padre Roque

19 - Mais um hotel:

20 - Área de folga entre a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB, ou DF-075) e as casas:

21 - Idem, com destaque pra fileira de barrigudas:

22 - Nessa área, além de área verde, há quadras de esporte e alguns parquinhos.

23

24 - E tb, calçada com marcação de metragem pra cooper

25 - Entrada da avenida Dom Bosco:

26 - Alguns prédios mal conservados ao longo da avenida

27 - Comércio na Avenida Central. Sempre com predinhos baixos, de 2 ou 3 andares. Na parte de cima, acho q maioria tem apartamentos, mas há tb alguns hotéis e alguns com salas comerciais.

28 - Idem

28a (preguiça de renumerar td, hehe) - Calçada padronizada:

29 - Comércio mais novo, no final (leste) da Avenida Central:

30 - Travessa no comércio, entre Avenida Central e 3ª Avenida

31 - Final (oeste) da Avenida Central, mais residencial e bem arborizada

32 - Comércio próximo à 3ª avenida

33 - Segunda Avenida

34 - Canteiro central da 2ª Avenida

35 - Idem

36 - Comércio na 2ª Avenida

37 - Terceira Avenida. Nesse trecho, são umas 8 igrejas vizinhas umas da outra

38 - Paróquia Menino Jesus

39 - Igreja Presbiteriana, em outro trecho da 3ª avenida

40 - Fórum Desembargador Hugo Auler

41 - Bombeiros

42 - 11ª Delegacia de Polícia

43 - Terminal Rodoviário:

44 - Escola Classe, escola pública infantil. Essa tem uma aparência melhor q algumas ouras escolas do DF, q são totalmente cercadas por muros...

45 - Escola Salesiana

46 - Camelódromo:

47 - Centro de futebol Ban-Ban (tem város comércios chamados Ban-Ban, q só depois fui associar a "BANdeirante"). No fundo, casas da Divinéia e Metropolitana.

48 - Área verde do SESI do Núcleo Bandeirante (SESI Parque), a leste da área urbana

49 - Idem, pegando um avião indo em direção ao Aeroporto de Brasília

50 - Casa do Pioneiro, em madeira, onde funciona administração do SESI (se não me engano)

51 - Um dos acessos pra Vila Cauhy, por trás do fórum. Não tem ligação direta com o Núcleo bandeirante por carro, apenas para pedestres, com essas pontezinhas:

Residências
52 - As ruas são curtas (cerca de 10 casas de cada lado) e sem saída. Calçadas são mínimas; acredito q parte disso seja por conta de os lotes terem avançado um pouco. O lixo é recolhido na ponta de cada rua, em uma lixeira única da rua.

53 - Uma rua, um pouco mais comprida:

54 - Qnd a rua é mais comprida, tem essas passagens pra pedestres no meio:

55 - Poucas casas têm quintal aberto. A maioria tem essas varandas, com o telhado indo até o portão. Nessa rua, algumas casas de 2 andares, compensando os lotes pequenos (25x6 m, em vários casos).

56 - Quase tds as casas de esquina tem seu terreno "expandido", como essa aí. Acredito q deva ser área além dos limites iniciais do lote - não tenho ideia sobre regularização.

57 - Essas pelo menos ajardinaram a área, em vez de tomar posse...

58 - Área verde separando a rua residencial (sem saída) de rua mais movimentada

59 - Mais área verde, no fim de rua residencial, separando de escolas

60 - Uma rua residencial, um pouco mais inclinada

61 - Prédios residenciais com comércio no térreo

62 - Área verde no fundo de algumas casas. Não é o padrão do Núcleo Bandeirante... Aí é pq tá na divisa de setores (à esquerda, Divinéia).

Divinéia

63 - Igreja

64 - Casas têm quintal maior q as do Setor Tradicional

Metropolitana

65 - Igreja Nossa Senhora de Aparecida, construída em 1959

66 - fundos

67 - Parquinho dos fundos da igreja

68 - Casas na Metropolitana. Antigamente a área era vila de trabalhadores da construção civil... Hj, com a valorização da área, essas casas são melhores do q a média do Núicleo Bandeirante Tradicional.

Setor de Oficinas

69 - Setor de Oficinas. nos prédios mais altos atrás (na verdade, o terreno q é mais alto), foi feita um pintura conjunta no fundo dos prédios. Dá pra ser vista da EPIA (qm chega de Brasília pela BR-040 ou saída Sul).

70 - Escada, pouco comum encontrar isso no DF:

71 - Fotos de cima da escada, mostrando a mata ciliar q separa o setor Tradicional da Vila Cauhy e, mais no fundo, já o Setor de Mansões Park Way (à esquerda, dá pra ver a passarela).

72 - Mais uma do Setor de Oficinas, já da parte alta:

Setor de Indústria Bernardo Sayão

73 - Não é 100% assim indústria...

74 -

Nessa aí, já estava indo a caminho do Guará (virando à direita no final), tema do próximo thread (fotos já tiradas...)
See less See more
76
1 - 20 of 34 Posts
O Bandeirantes é uma RA deliciosa, com ar meio que de cidade pequena, bem aconchegante... Adoro! Tem casas legais, bom comércio, gente bonita!!
Parabéns!!! Adorei o thread!
Show, show, show!!
nossa emaral!
bacana mostrar Nucleo Bandeirante! e mostrou por completo o bairro!
gostei de todas as fotos,com exceção dos predios mal conservados, mas isso é o de menos, todo lugar tem!
destaque para as fotos das casas do nucleo bandeirante onde pelas fotos assemelha com o formato das 700 do plano.
As ruas tbm estão bem arborizadas! isso é otimo!
e essa praça, que lindiinha! e a igreja nossa senhora de aparecida, de madeira...show!
esse bairro é histórico pra brasilia!
enfim...parabéns pelo tread! gostei muito!
Corrigi algumas fotos q estavam duplicadas... Falha no ctrl+c, ctrl+v, na hora demontar o thread... Acho q agora tá td certo.

E percebi agora mais uma falha feia tb... A igrejinha azul, de madeira, é Nossa Senhora Aparecida (e não Fátima...:eek:hno:)

O Bandeirantes é uma RA deliciosa, com ar meio que de cidade pequena, bem aconchegante... Adoro! Tem casas legais, bom comércio, gente bonita!!
Parabéns!!! Adorei o thread!
Show, show, show!!
O Bandeirante é uma das menores RAs (e não vem expandindo mt)... Acho q isso ajuda a dar esse clima tranquilo. O comércio é tradicional. Lembro de já ter visto reportagens sobre o destaque dos pratos nordestinos (acho q no Mercado Central).

nossa emaral!
bacana mostrar Nucleo Bandeirante! e mostrou por completo o bairro!
gostei de todas as fotos,com exceção dos predios mal conservados, mas isso é o de menos, todo lugar tem!
destaque para as fotos das casas do nucleo bandeirante onde pelas fotos assemelha com o formato das 700 do plano.
As ruas tbm estão bem arborizadas! isso é otimo!
e essa praça, que lindiinha! e a igreja nossa senhora Aparecida, de madeira...show!
esse bairro é histórico pra brasilia!
enfim...parabéns pelo tread! gostei muito!
A igreja é um dos destaques do turismo no bairro mesmo. É tombada. Pena q não deu pra incluir aqui os outros pontos históricos, como o Catetinho e o Museu Vivo da Memória Candanga...
Eu morei muitos anos ai no bandeirante. Alias a casa em que morei aparece na foto 60 lado equerdo, a ultima no topo. O bandeirante mudou muito pouco, ainda se parace com o mesmo de 20 anos atraz quando ai morava. A diferenca e que as arvores cresceram e agora tem um ar mais bucolico. E muito tranquilo e todo mundo se conhece ai. Sua populacao deve girar em torno dos 20 mil habitantes.
Belissimas imagens!!!!!!! Com certeza, uma das melhores cidades do DF para se morar.

Mal posso esperar pelas fotos do Guará!
Boa oportunidade de conhecer essa parte do DF, achei bastante tranquila levando-se em conta que é relativamente próxima do centro de Brasília.
Noooooossa, Lindas Fotos !
Parabéns, eu adoro o "Bandeirante" :cheer:
Valeu David!

Eu morei muitos anos ai no bandeirante. Alias a casa em que morei aparece na foto 60 lado equerdo, a ultima no topo. O bandeirante mudou muito pouco, ainda se parace com o mesmo de 20 anos atraz quando ai morava. A diferenca e que as arvores cresceram e agora tem um ar mais bucolico. E muito tranquilo e todo mundo se conhece ai. Sua populacao deve girar em torno dos 20 mil habitantes.
Coincidência, hein?
A população é por aí mesmo. Eu tinha colocado 36 mil de acordo com a Wikipédia, mas esse arquivo da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios diz tem 22.688. O dado maior deve tar incluindo Park Way...
http://www.varjao.df.gov.br/sites/100/146/download/PDAD_2004.pdf

Eu não conhecia o Bandeirante há 20 anos (na verdade, conhecia pouco antes de ir lá pra tirar as foto...), mas a cara parece estar se mantendo mesmo. Só algumas partes pareceram mais novas, como na foto 29.

Belissimas imagens!!!!!!! Com certeza, uma das melhores cidades do DF para se morar.

Mal posso esperar pelas fotos do Guará!
O thread do Guará eu devo fazer nessa semana ainda...

Boa oportunidade de conhecer essa parte do DF, achei bastante tranquila levando-se em conta que é relativamente próxima do centro de Brasília.
Tenho tirado algumas fotos das RAs do DF... Já coloquei aqui de Taguatinga, Águas Claras, Ceilândia, Brazlândia e até tirei algumas q não deu pra mostrar ainda, do Gama, Paranoá e Lago Sul... Vamos tentando mostrar o DF completo!
See less See more
55 - Poucas casas têm quintal aberto. A maioria tem essas varandas, com o telhado indo até o portão. Nessa rua, algumas casas de 2 andares, compensando os lotes pequenos (25x6 m, em vários casos).

60 - Uma rua residencial, um pouco mais inclinada

64 - Casas têm quintal maior q as do Setor Tradicional
Nossa, que pena essas casas tão fechadas com essas grades/portões.

:badnews:
Legal ver o Núcleo Bandeirante por aqui... Acho um bairro super charmoso e tradicional da cidade! Valeu pelas fotos!
Paarbéns pelo thread, as fotos ficaram muito bacanas. Esse setor de Brasília é bastante agradável, deve ter uma excelente morada.
Conheço Brasília (a turística e Sobradinho) e passei em frente ao Nucleo Bandeirante, que me disseram ser pioneiro no DF.
Thread bem feito. Parabens
Adoro os threads sobre Brasília,especialmente os sobre as cidades-satélites e áreas fora do Plano Piloto e Esplanada.
Alguém sabe me dizer a faixa de preço de aluguéis de 01 e/ou 2 quartos aí no Bandeirante. Estou com planos de mudanças para Bsb e como vou trabalhar no aeroporto de Brasília, o bandeirante ficaria ótimo pra morar.
Eu gostei, tem cara de classe média brasileira.

Agora, "Setor de Postos e Motéis Sul"?!
Alguém sabe me dizer a faixa de preço de aluguéis de 01 e/ou 2 quartos aí no Bandeirante. Estou com planos de mudanças para Bsb e como vou trabalhar no aeroporto de Brasília, o bandeirante ficaria ótimo pra morar.
Eu chutaria em média uns R$ 400, R$ 500 apartamento de 1 quarto e uns R$ 500, R$ 650 apartamento de 2 quartos. Mas não estou muito por dentro do mercado.
Ótimo tópico. :applause:
Mesmo sem ter jamais ido ao Distrito Federal, que dirá ao Núcleo Bandeirante, há várias fotos (especialmente 33, 34 e 47) que me são familiares, lembram-me muito certos certos bairros com melhor qualidade de vida na periferia de Campinas (especialmente a Vila Campos Sales).
Achei o lugar bem simpático e organizado. As casas fechadas nem me assustam muito pelo tipo, mas sim pela quantidade! São muitas, muitas mesmo!
Gostei muito da oportunidade de ter conhecido um pouco dessa Região Administrativa de Brasília.
1 - 20 of 34 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.