SkyscraperCity Forum banner

Na Suécia é assim que funciona

1506 Views 29 Replies 11 Participants Last post by  JPSM

1 - 20 of 30 Posts
É ridiculo! Como é que um primeiro ministro tem tempo para as tarefas de primeiro ministro e ainda vai ter tempo para tarefas domesticas?!!! Um primeiro ministro não tem um horário de trabalho.

Dá a sensação é que ele passa pouco tempo por dia em funções de primeiro ministro. Nem 8 nem 80.
See less See more
Mas é bom que o povo tenha acesso aos rendimentos dos deputados...
Um grande exemplo de responsabilidade e cidadania.
No dia em que isto acontecer em Portugal os humanos já nascerão com asas.
Por alguma razão SÓ acontece na Suecia. Não é regra, é excepção.
Isso sim.
Os rendimentos dos titulares de cargos políticos são obrigatoriamente comunicados so Tribunal Constitucional e podem ser do conhecimento da opinião pública. Aliás, houve pedidos de políticos para que os rendimentos fossem ocultados, mas foram indeferidos.

Agora, se há omissões, rendimentos em nome de outrém ou outras falcatruas, já é outra conversa...
See less See more
Sempre que surge um exemplo de uma prática num país nórdico, é considerada como um exemplo a seguir - depois lembramo-nos que somos portugueses e imediatamente surge logo a sentença, "impossível de fazer em Portugal".

Bem, na Suécia, Dinamarca, etc, estas coisas não surgiram de um momento para o outro, foram desenvolvidas ao longo dos tempos e demoraram o seu tempo a tornarem-se parte da identidade de cada país, não fazem parte do ADN mas fazem parte do dia-a-dia...e com isto quero dizer que em qualquer país seria hipoteticamente, possível realizar algo de semelhante...simplesmente, podem não existir meios ou vontade para isso.
See less See more
A cena é que ali os eleitores podem conhecer cada movimento na conta dos deputados... ou seja, se algum fer ou receber uma luva, fica tudo a saber...
ridículo, expor-se assim as finanças e a privacidade dos deputados.
É ridiculo! Como é que um primeiro ministro tem tempo para as tarefas de primeiro ministro e ainda vai ter tempo para tarefas domesticas?!!! Um primeiro ministro não tem um horário de trabalho.

Dá a sensação é que ele passa pouco tempo por dia em funções de primeiro ministro. Nem 8 nem 80.
tens noção que isso é uma situação complexa...porque o que dizes..eu sei que há quem o dia lá....mas se ele não o fizesse...os mesmos que dizem isso seriam os primeiros a vir dizer "mas como é que ele pode mandar num País se nem sequer consegue governar a sua casa?"...

Preso por ter cão e preso por não ter...
See less See more
Bluesence, a isso eu chamo de transparência e de respeito, para o povo saber que quem os governa também obedece às mesmas leis que o regula.
Aqui em Portugal os deputados recebem x ordenados, subsídios, reformas acumuladas, coisa que ao comum cidadão está vedado e pelo qual ainda é punido.
Os deputados sabem ao que vão quando se candidatam.
See less See more
ridículo, expor-se assim as finanças e a privacidade dos deputados.
Fácil...não se candidatem!
Fácil...não se candidatem!
Continua a ser ridículo que se imponha essa condição a alguém que queira ser deputado.
Aliás estranha-me que isso aconteça na Suécia. Em Portugal deve ser impossível fazer-se algo do género, pelas leis de protecção da privacidade.
"Continua a ser ridículo que se imponha essa condição a alguém que queira ser deputado."

Pois bem, um deputado está ali para representar os eleitores e um ministro é alguém que serve, não o que se aproveita. Está na origem do termo. Logo, faz parte da ética do funcionário do aparelho político nacional dar o exemplo aos cidadãos.
E é isso que falta em Portugal.
See less See more
Escravatura é que era...tudo pelo bem do Estado. :banana:
A Orxestra Pitagórica já dissertou sobre o assunto publicamente
mai' nada! :rock:
Bah não fosse o clima deles eu vivia nos países norticos.
Apesar de transparente eu acho que ainda é pouco o que eles fazem na Suécia. Deviam ainda ser mais exigentes para com os deputados...

Quem me dera que em Portugal os escândalos fossem pessoas andarem muito de taxi com o dinheiro delas como na Suécia...
See less See more
1 - 20 of 30 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.