SkyscraperCity banner

1 - 20 of 556 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,740 Posts
Nazaré - Centro Histórico



A Nazaré é uma vila portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Oeste, com cerca de 10 100 habitantes.

O actual espaço urbano aglutina três antigos povoados, Pederneira, Sítio da Nazaré e Praia da Nazaré, consequência da sua expansão natural e, principalmente, da construção de novos bairros. (P.D.M., 1997).

A vila é sede de um pequeno município com 80,49 km² de área e 15 060 habitantes (2001), subdividido em 3 freguesias. O município é rodeado a norte, leste e sul pelo município de Alcobaça e a oeste confina com o litoral do Oceano Atlântico.

O município, e a freguesia designaram-se Pederneira até 1912, ano em que, por lei, foi alterado para Nazaré . O concelho da Pederneira teve foral, em 1514, dado por D. Manuel I, e esteve integrado nos coutos de Alcobaça. A Pederneira, actualmente um dos bairros da vila da Nazaré, mantém ainda o edifício dos antigos Paços do Concelho, o pelourinho, a igreja Matriz de nossa Senhora das Areias e a igreja da Misericórdia, como testemunhos da sua antiga condição de vila sede de concelho.

O topónimo Nazaré está intrísecamente ligado à Lenda da Nazaré.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazaré_(Portugal)

Ortofoto:



Fotos:

Depois de quase 7 anos de ausência voltei lá no passado dia 20 de Abril, no mesmo dia que visitei Batalha e Alcobaça. Foi só pena ter estado a chover, pelo que não deu para ver muito nem para tirar grandes fotos...:(
Eis o possível!;)

Nazaré pitoresca...


Pormenor de uma habitação...




O principal largo da Nazaré




Elevador (por aqueles dias estava encerrado, julgo que por obras! as composições actuais nada têm a ver com as antigas, são bastante modernas; pessoalmente acho que ganha em comodidade e segurança, mas perde em piada...)




Marginal


Duas Igrejas




Este é dos raros casos em que prefiro o património devoluto...


...do que recuperado!!:runaway: (e são lado a lado!!)




Areal


...e por fim o cromo que fez a reportagem fotográfica ao pé de 3 barquinhos castiços!:D
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,740 Posts
Discussion Starter #4
São 2 posts. O outro é 1 pouco mais interessante, é tirado do Sítio da Nazaré! ("lá em cima");)
 

·
Registered
Joined
·
7,668 Posts
:applause: muito bem Reflex, as fotos estao muito boas!
só é pena o tempo, realmente não favoreceu muito, ainda assim não pode deixar de reparar na primeira foto que me chamou deste logo a atenção, por ser tão estreita, Nazaré é linda muito tradicional uma autentica cidade piscatória, quem já andou nesse elevador sabe o quanto é bonita a sua vista, é simplesmente extraordinária!
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,740 Posts
Discussion Starter #7
Falta o thread do Sítio. Estou a pensar ainda fazê-lo hoje, mas não prometo!:D
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,740 Posts
Nazaré - Sítio

O Sítio da Nazaré é um bairro da vila da Nazaré, situado no topo do escarpado promontório da Nazaré.

Segundo Frei Bernardo de Brito, data de 1182 a primeira construção no Sítio (de Nossa Senhora) da Nazaré. Trata-se da Ermida da Memória, mandada erguer por D. Fuas Roupinho sobre uma gruta, onde esteve durante a época muçulmana a imagem de Nossa Senhora da Nazaré. Ao episódio que originou a construção da capela dá-se vulgarmente o nome de Lenda da Nazaré.

O rei D. Fernando fundou um santuário ,em 1377, para o qual foi transferida a imagem. Foi em torno dele e para acolher os romeiros que se instalaram os primeiros habitantes em pequenas casas. Em 1648, para além da Ermida da Memória e do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, existiam no Sítio, cerca de trinta casas, estrebarias, um forno de cal e uma fonte.

Durante séculos, grandes romagens organizadas, os Círios, oriundos de vários locais, como Santarém, Óbidos, Leiria, Coimbra ou Lisboa, trouxeram ao Sítio, um imenso número de peregrinos e romeiros, de todas as classes sociais, incluindo por vezes a família Real.

Em 1808, as tropas de Napoleão saquearam a igreja e a povoação, que incendiaram parcialmente, na sequência de uma revolta popular. Alguns dos habitantes do Sítio foram capturados e fuzilados pelos soldados franceses no largo da Fonte Velha.

Até meados do século vinte, foi elevado o número de forasteiros que ali se deslocavam para venerar a Senhora da Nazaré na época das suas Festas, no final do Verão. O Santuário de Fátima desviou progressivamente a devoção e a rota dos peregrinos que aí começaram a afluir após as aparições de 1917, embora hoje, muitos dos peregrinos e turistas-religiosos de Fátima visitem também a Nazaré.

O Sítio da Nazaré, cercado por extensa muralha, com o imponente santuário, as casas de romeiros, o paço real, a casa do reitor, o teatro, a praça de touros, as duas fontes e os dois grandes poços, denota através destes equipamentos e da organização da sua malha urbana (com vários e espaçosos largos), a origem da povoação, vocacionada para receber sazonalmente grande número de romeiros e de festeiros, denominando-se Festas da Nazaré a maior aglomeração humana que ocorre anualmente no início de Setembro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sítio_da_Nazaré

Ortofoto:



Fotos:

Visto cá de baixo.


Já lá em cima...
Santuário de Nª Sra da Nazaré








O Largo em frente


Vista






A Ermida




Há que dizer que o nevoeiro naquele dia não foi mau de todo! Permitiu algumas belas fotos! Gosto imenso destas, ao ponto de já ter participado com 1 no UPC Internacional...:D




 

·
Registered
Joined
·
6,374 Posts
Sim, o Sítio do Picapau Amarelo é mais bonito cheio de sol e de veraneantes. :(

Por outro lado, isso arranja-se às carradas por aí, enquanto que essas são originais! :D
 

·
Registered
Joined
·
21,084 Posts
Reflex said:
Não. Onde é que é isso??
do que eu me lembro é uma pequena gruta que tem uma imagem de santa e as marcas das ferraduras de um cavalo.
segundo reza a história, são as marcas deixadas quando o cavalo de um senhor feudal deixou quando parou mesmo na falésia. O homem andava entretido a caçar e quando deu por ele estava em cima da falésia. não teve tempo para parar o cavalo e começaram a cair. então, subitamente o cavalo consegue parar já na parte rochosa quando aparece nossa senhora (?) a salvá-los da morte certa..

é logo à direita de onde tiraste esta foto:


segundo me lembro foi assim q me contaram a lenda.. mas deixa que, s n viste, não perdeste nada a não ser um buraco com rede e uma imagem de uma santa lá dentro ;)
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,740 Posts
Discussion Starter #18
Então mas isso não é na Ermida, que aparece numa das fotos? Aquilo tem realmente umas escadas e lá em baixa um santinha. E uma janelinha com 1 bela vista! Se calhar estavam lá as marcas e só vi a vista!:hilarious
 
1 - 20 of 556 Posts
Top