SkyscraperCity Forum banner

Niterói não tem patrimônio histórico

15699 Views 44 Replies 22 Participants Last post by  Krstic
Há uns dias, um amigo que muito prezo fez a seguinte afirmação: Não simpatizava com Niterói e um dos motivos era a cidade não dispor de um bairro histórico definido.

Eu não sou a Ana Paula Padrão, mas fiquei CHO-CADO! :lol:

Isso porque Niterói detém importante patrimônio histórico, que eu dividiria da seguinte forma: igrejas isoladas, fortes e núcleos urbanos.

A cidade sempre teve posição estratégica às margens da Baía de Guanabara, portanto desde sempre se vê colonizada. Os exemplos são muitos, mas os mais óbvios são a Fortaleza de Santa Cruz, o Forte São Luis, o Recolhimento de Santa Teresa e a Igreja de São Lourenço dos Índios, uma das mais antigas do Brasil conservada e ainda em uso.

Igreja de São Lourenço dos Índios (Panoramio)

Recolhimento de Santa Teresa (Panoramio)

Idem (Nitnews.com)

A cidade tem enorme influência portuguesa, sobretudo a partir do movimento de industrialização promovido pelo Barão de Mauá, na Ponta d’Areia. Para lá imigrou comunidade portuguesa tão expressiva, que o bairro é até hoje conhecido como “Portugal Pequeno” – infelizmente favelizado.

Portugal Pequeno, Ponta d’Areia (Panoramio)

A outra região urbana histórica da cidade compreende os bairros do Centro, São Domingos, Gragoatá, Boa Viagem e Ingá, de grande desenvolvimento quando da época do Império e da Primeira República (Niterói era a capital do Estado do Rio de Janeiro). E é exatamente desses bairros que eu tirei as presentes fotos.

As divisões não são muito claras, são bairros muito próximos uns dos outros, portanto eu posso provavelmente ter errado em definições (e mesmo em nomes de ruas).

O corte que eu fiz é o seguinte: apenas tiraria fotos de prédios com mais de cem anos. Portanto, excluí neocoloniais e ecléticos tardios, e também art décos – mesmo aqueles que tiveram nitidamente a fachada original alterada.

Quanto ao destino e estado dos prédios, a situação é bastante diversa. Há dos muito bem preservados, aos em estado de ruína. Alguns viraram vilas, outros permanecem residência unifamiliar, há cortiços, oficinas, bares. Mas os mais bem preservados são, com certeza, os que pertencem à Universidade Federal Fluminense, que os vêm restaurando nos últimos anos.

Para que não fique muito extenso, agreguei um link nos prédios mais importantes, com a devida explicação histórica.

O título do thread é uma afirmação irônica, tal com o quadro Ceci n’est pas une pipe. :D

See less See more
6
1 - 20 of 45 Posts

INGÁ

A. Palácio e Museu do Ingá

1

2

3

4

5

6

7

A. Colégio Estadual Aurelino Leal

8

9

A. Universidade Federal Fluminense - Direito

10

B. Museu Antônio Parreiras

11

C. Universidade Federal Fluminense - Economia

12

13

SÃO DOMINGOS

D. Sobrado

14

D. Universidade Federal Fluminense – Arte e Comunicação Social

15

16

E. Rua General Andrade Neves

17

18

E. Casa da Criança de Niterói

19

F. Rua José Bonifácio

20

21

22

23

G. Casa do Estudante Fluminense

24

25

H. Rua São Domingos/ Guilherme Briggs

26

27

I. Praça Leoni Ramos

28

29

30

31

32

I. Igreja de São Domingos

33

34

I. Cantareira

35

36

GRAGOATÁ

J. Rua Coronel Tamarindo

37

38

K. Forte do Gragoatá

39

40

41

42

43

BOA VIAGEM

L. Ilha da Boa Viagem

44

45

46

M. Rua Passo da Pátria

47

48

49

50

51

52

N. Universidade Federal Fluminense – Arquitetura e Urbanismo

53

54

SÃO DOMINGOS

O. Rua Passo da Pátria

55

56

57

58

59

60

61

P. Rua Presidente Domiciano

62

63

E... a joia da coroa!

Q. Solar do Jambeiro

64

65

66

67

68

69

70

71

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84
See less See more
83
Lindas preciosidades, Niterói tem um rico patrimônio.
Riquíssimo o patrimônio histórico de Niterói, parabêns!:cheers:
A minha amada Nikiti não tem patrimônio histórico? Isso é piada? :rofl:
Só pode ser né? Uma cidade que já foi a Capital do Rio de Janeiro não ter patrimônio histórico é dose para javali enfurecido :lol:

Quanto as fotos, preciso comentar o grande acervo que conseguistes?

Parabéns para a terra de Araribóia! parabéns aos Niteroienses! :applause:
Eu queria saber só quem é o ignorante que me fala um despropério desse sobre Niterói.

Fotos bonitas (pena que grandes demais :poke:), Casario lindo e forista muito engraçadinho e simpático.

o/
Bah, sem condições de ver esse thread! Juro que tentei, mas tá super pesado, as fotos tão enooormes! Pena, pois sempre gosto de ver threads com fotos de construções históricas... Mas, do jeito que tá, não dá, não! O meu computador quase explodiu! =|
QUE!? Paulo esse seu amigo tem sérios problemas, falar que Niterói NÃO tem patrimônio é muita sacanagem :lol:

Bom, nos tempos sim um patrimônio e dos Bons, diga-se de passagem :lol:

Esta MUITO bom o seu thread Paulo, tema perfeito. Agora em relação ao patrimônio: na foto 3 você esqueceu de mencionar aquele edifício colorido que é a fundação de arte de Niterói, o Solar do Jambeiro é simplesmente fantástico, só faltou mesmo aquele prédio dos correios que se encontra em estado lamentável:eek:hno:
Bah, sem condições de ver esse thread! Juro que tentei, mas tá super pesado, as fotos tão enooormes! Pena, pois sempre gosto de ver threads com fotos de construções históricas... Mas, do jeito que tá, não dá, não! O meu computador quase explodiu! =|
Pois é, tive o mesmo problema...:eek:hno:

Agora seu amigo falar que Niterói não tem um patrimônio histórico é qse uma heresia...:lol:
bom agora esta provado não só que Niterói tem um grande patrimonio histórico, como tb esse patrimonio é muito bonito... :)
A minha amada Nikiti não tem patrimônio histórico? Isso é piada? :rofl:
Só pode ser né? Uma cidade que já foi a Capital do Rio de Janeiro não ter patrimônio histórico é dose para javali enfurecido :lol:

Quanto as fotos, preciso comentar o grande acervo que conseguistes?
Parabéns para a terra de Araribóia! parabéns aos Niteroienses! :applause:
Pois é! A questão é que esse patrimônio não é muito divulgado, e a visão que geralmente se têm é ou a dos edifícios de Icaraí e Boa Viagem, por causa do entorno do MAC, ou da visão degenerada do Centro. Mas tem muita coisa interessante.

Falando em Arariboia, esqueci de citar que o batismo cristão dele foi nessa Igreja de São Lourenço dos Índios. :lol:

Ah, e todas as fotos são minhas. :)
EDIT -- favor não apagar. :D
Lindas preciosidades, Niterói tem um rico patrimônio.
Obrigado! :)
Riquíssimo o patrimônio histórico de Niterói, parabêns!:cheers:
Muito obrigado! :D
Eu queria saber só quem é o ignorante que me fala um despropério desse sobre Niterói.

Fotos bonitas (pena que grandes demais :poke:), Casario lindo e forista muito engraçadinho e simpático.

o/
Despropério é mistura de despautério com impropério? :rofl:

Valeu! Tenho certeza de que a imagem de Niterói foi mudada. :D
Valeu! ehehe. É que, sabem como é, a lei do Silvio Santos (ou de São Tomé?): "Eu só acredito... veiiiinndoo!". Precisava mostrar os prédios históricos da cidade. :)

Quanto ao tamanho das fotos, não sei mais como proceder, cada um fala uma coisa. Se postam pequenas pedem maiores (haja vista o tópico sobre o Catete), se postam grandes pedem menores... Tá certo, foram 100 fotos, e ficou pesado, mesmo. :p

O que eu sugiro (e faço) é deixar o thread carregando antes de ver. Para quem não conseguiu, eu fiz uma galeria, mas tá fora de ordem. De qualquer maneira, é em thumbnails, o que facilita a vida:

http://img189.imageshack.us/gal.php?g=img0026yyp.jpg
Pois é, tive o mesmo problema...:eek:hno:

Agora seu amigo falar que Niterói não tem um patrimônio histórico é qse uma heresia...:lol:
Sim, vou postar o link com a galeria na outra página, para que as fotos não precisem carregar todas sempre. :)
QUE!? Paulo esse seu amigo tem sérios problemas, falar que Niterói NÃO tem patrimônio é muita sacanagem :lol:
É coisa do picaresta diabo! :lol:
Bom, nos temos sim um patrimônio e dos Bons, diga-se de passagem :lol:

Esta MUITO bom o seu thread Paulo, tema perfeito. Agora em relação ao patrimônio: na foto 3 você esqueceu de mencionar aquele edifício colorido que é a fundação de arte de Niterói, o Solar do Jambeiro é simplesmente fantástico, só faltou mesmo aquele prédio dos correios que se encontra em estado lamentável:eek:hno:
Exatamente, no prédio ao lado do Museu do Ingá funciona um prédio da Secretaria de Cultura.

O prédio dos Correios é uma incógnita, porque está fechado há mais de 5 anos pra reformas e nada nunca é feito. E é um belo exemplar eclético. Não mencionei os prédios de fora do circuito, mas inicialmente havia planejado ir ao Centro, também, mas ficava fora de mão.

Além do que eu citei, há esse prédio dos correios, a Igreja de N. Sra. da Conceição e os prédios no entorno, o Conservatório de Música e a Igreja de São João. Em Icaraí há os prédios do São Vicente e a Igreja Anglicana. Cheguei a tirar fotos, mas não ficaram boas.
bom agora esta provado não só que Niterói tem um grande patrimonio histórico, como tb esse patrimonio é muito bonito... :)
Obrigado!

"Isso porque você ainda não viu os fortes!" :D
Agora vamos à próxima página, para o delírio dos processadores. :D
1 - 20 of 45 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.