Skyscraper City Forum banner
1 - 17 of 17 Posts

·
Banned
7,747 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Hi boys!

Após um tempo sem postar novos tópicos de fotos, eis que eu mostro um suburb "podre de chique" (chique mesmo!): o bairro de Camboinhas, localizado na Região Oceânica de Niterói.

Antes das fotos, alguns fatos:

- O nome "Camboinhas" vem de um navio homônimo, que encalhou na praia em 1958;

- À época, fazia parte da praia de Itaipu e não passava de um pedaço de restinga. A praia foi separada de Itaipu com a construção de um canal ligando a Lagoa de Itaipu ao mar;

- As ruas do bairro foram abertas na década de 70, mas o "adensamento" é relativamente recente (a partir da década de 90);

- É um dos bairros com melhor percentual de coleta e tratamento de esgoto do país (com índices próximos a 100%);

- É um bairro quase totalmente residencial. Há apenas um mall e um hotel na entrada deste;

- Ônibus são proibidos de adentrar no bairro, que só tem uma entrada e saída.

As imagens:

1 - A entrada do bairro

DSC02583 por Lorram, no Flickr

2 - O único comércio do bairro

DSC02584 por Lorram, no Flickr

3 -

DSC02585 por Lorram, no Flickr

4 - Antes de mostrar a orla, algumas ruas internas, cujas casas são mais "simples" (e bota aspas nisso):

DSC02586 por Lorram, no Flickr

5 -

DSC02587 por Lorram, no Flickr

6 -

DSC02588 por Lorram, no Flickr

7 - Há uma espécie de "boulevard" entre as ruas, o que, imagino, sejam os locais por onde correm as redes de água e esgoto:

DSC02590 por Lorram, no Flickr

8 - Camboinhas é um bairro horizontal. Ou são casas, ou prédios bem baixinhos (aos quais mostrarei adiante)

DSC02591 por Lorram, no Flickr

9 -

DSC02592 por Lorram, no Flickr

10 -

DSC02594 por Lorram, no Flickr

11 -

DSC02595 por Lorram, no Flickr

12 -

DSC02596 por Lorram, no Flickr

13 -

DSC02599 por Lorram, no Flickr

14 -

DSC02601 por Lorram, no Flickr

15 -

DSC02602 por Lorram, no Flickr

16 -

DSC02603 por Lorram, no Flickr

17 -

DSC02604 por Lorram, no Flickr

18 - Um dos casebres à beira da praia:

DSC02606 por Lorram, no Flickr

19 -

DSC02607 por Lorram, no Flickr

20 - A orla de Camboinhas:

DSC02608 por Lorram, no Flickr

21 - Pedra do Elefante:

DSC02609 por Lorram, no Flickr

22 -

DSC02610 por Lorram, no Flickr

23 -

DSC02611 por Lorram, no Flickr

24 -

DSC02612 por Lorram, no Flickr

25 - A praia e o que faz Niterói ser tão rotulada: "a melhor vista para o Rio" :lol:

DSC02613 por Lorram, no Flickr

26 -

DSC02614 por Lorram, no Flickr

27 -

DSC02615 por Lorram, no Flickr

28 -

DSC02616 por Lorram, no Flickr

29 -

DSC02618 por Lorram, no Flickr

30 -

DSC02619 por Lorram, no Flickr

31 -

DSC02620 por Lorram, no Flickr

32 -

DSC02621 por Lorram, no Flickr

33 -

DSC02622 por Lorram, no Flickr

34 -

DSC02623 por Lorram, no Flickr

35 -

DSC02624 por Lorram, no Flickr

36 -

DSC02625 por Lorram, no Flickr

37 - Aqui começam os "baixinhos"

DSC02626 por Lorram, no Flickr

38 -

DSC02627 por Lorram, no Flickr

39 -

DSC02629 por Lorram, no Flickr

40 -

DSC02632 por Lorram, no Flickr

41 -

DSC02633 por Lorram, no Flickr

42 -

DSC02634 por Lorram, no Flickr

43 -

DSC02636 por Lorram, no Flickr

44 -

DSC02637 por Lorram, no Flickr

45 -

DSC02638 por Lorram, no Flickr

46 -

DSC02640 por Lorram, no Flickr

47 -

DSC02641 por Lorram, no Flickr

48 -

DSC02643 por Lorram, no Flickr

49 -

DSC02644 por Lorram, no Flickr

50 -

DSC02646 por Lorram, no Flickr

Comentem!

·
Banned
11,378 Posts
Maravilhoso! Bairro com renda mais alta de Niterói, segundo o censo do IBGE.

Não conheço ainda pessoalmente, pois fica mais afastado.

As fotos estão ótimas, gostei de todas, principalmente aquelas do calçadão com os prédios ao lado. Em qualidade de vida, lembra o Jurerê Internacional.

Com a construção da transoceânica, o bairro deve se valorizar ainda mais.

·
Non-Registered User
5,719 Posts
O melhor elogio possível é: "nem parece Brasil!".

• Like
Reactions: lorrampaiva

·
Nikti City
1,603 Posts
Que bom ver a Região Oceânica de Niterói sendo mostrada aqui.
Camboinhas, na minha opinião, é o bairro mais chic da R.O ! E também acho que com a construção da transoceânica, o bairro irá se valorizar ainda mais, pois facilitará muito o acesso à essa região da cidade. Vlw pelas fotos!

·
Registered
6,106 Posts
Belas fotos com casas de ótimo padrão que valorizam suas calçadas e ótima orla de baixinhos. A natureza ajuda. Só não concordo com essa cultura brasileira, presente principalmente em muita cidade média e capitais que vivenciam um boom de crescimento, de que área nobre não deve ser receber transporte público, mesmo em cidades com qualidade do transporte acima da média, caso de Niterói. Sendo realista, a população do bairro não usará, mas a secretária do lar, o jardineiro provavelmente precisa desse meio de transporte.

·
Rio: Paradise City!!!
5,364 Posts
Gosto bastante de Camboinhas, apesar de preferir Itacoatiara, que para mim é um bairro com algumas caracteristicas similares, mas menos segregado, com muros mais baixos, recuos menores, ausência de restrições para circulação, maior arborização, dentre outras coisas.
De qualquer forma Camboinhas é um bairro com algumas coisas bem legais, como mansões cinematográficas, belo calçadão, linda praia e vista e boa conservação.
O engraçado é que apesar de haver restrição para circulação de ônibus, para quem chega a Itaipu, basta se dirigir para a extremidade próxima da Camboinhas e atravessar o canal, que é super raso em sua maior extensão.

·
Rodrigo!
10,786 Posts
O bairro deve ser maravilhoso para morar, bem tranquilo e ao mesmo tempo dentro da cidade!

·
Registered
26,985 Posts
isso tbm é brasil ... nosso pais marvilhoso esta cheio de regioes lindas agradaveis e com muita qualidade de vida....

por isso que amo meu pais ... esse dai é o meu BRASIL .... adorooooooooooo

por isso que o rio de janeiro junto com niteroi é considerado a metropole mais linda do mundo ...

pra mim existe so RIO DE JANEIRO (+NITEROI ) - SIDNEY - MIAMI - VANCOUVER - ZURIQUE - BARCELONA

AS METROPOLES MAIS LINDAS DO MUNDO ...

·
Registered
30,271 Posts
Que thread delicioso Lorram.

Eu frequentei muito Camboinhas quando menino, época que a região não tinha uma única casa, nenhum comércio, nenhuma tendinha, nenhum puxadinho, NADA!

E, depois, nunca mais voltei (não devo ir a Camboinhas há pelo menos trinta anos) e agora me surpreendo com suas fotos.

Lindo! VocÊ está de parabens!

·
Banned
7,747 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Obrigado pelos comentários!

Maravilhoso! Bairro com renda mais alta de Niterói, segundo o censo do IBGE.

Não conheço ainda pessoalmente, pois fica mais afastado.

As fotos estão ótimas, gostei de todas, principalmente aquelas do calçadão com os prédios ao lado. Em qualidade de vida, lembra o Jurerê Internacional.

Com a construção da transoceânica, o bairro deve se valorizar ainda mais.
Se bem que Jurerê é outro nível néam... :lol:

O melhor elogio possível é: "nem parece Brasil!".
Mas é. :)

Que bom ver a Região Oceânica de Niterói sendo mostrada aqui.
Camboinhas, na minha opinião, é o bairro mais chic da R.O ! E também acho que com a construção da transoceânica, o bairro irá se valorizar ainda mais, pois facilitará muito o acesso à essa região da cidade. Vlw pelas fotos!
A Transoceânica, se sair, vai ser o divisor de águas dessa região. O grande ponto fraco da Região Oceânica é, justamente, o acesso a ela.

Belas fotos com casas de ótimo padrão que valorizam suas calçadas e ótima orla de baixinhos. A natureza ajuda. Só não concordo com essa cultura brasileira, presente principalmente em muita cidade média e capitais que vivenciam um boom de crescimento, de que área nobre não deve ser receber transporte público, mesmo em cidades com qualidade do transporte acima da média, caso de Niterói. Sendo realista, a população do bairro não usará, mas a secretária do lar, o jardineiro provavelmente precisa desse meio de transporte.
Na verdade, os ônibus de linha (que vão para Piratininga) param na porta do bairro, a praia fica a uns dez minutos ou menos de caminhada pra lá. Imagino que essa interdição aos ônibus (especialmente os de excursão) tem por objetivo evitar que a "farofa" acabe por prejudicar o ambiente local.

Gosto bastante de Camboinhas, apesar de preferir Itacoatiara, que para mim é um bairro com algumas caracteristicas similares, mas menos segregado, com muros mais baixos, recuos menores, ausência de restrições para circulação, maior arborização, dentre outras coisas.
De qualquer forma Camboinhas é um bairro com algumas coisas bem legais, como mansões cinematográficas, belo calçadão, linda praia e vista e boa conservação.
O engraçado é que apesar de haver restrição para circulação de ônibus, para quem chega a Itaipu, basta se dirigir para a extremidade próxima da Camboinhas e atravessar o canal, que é super raso em sua maior extensão.
Camboinhas ganha no quesito mansões, mas Itacoatiara é realmente incrível.

Que LINDO!
Lindo mesmo!

O bairro deve ser maravilhoso para morar, bem tranquilo e ao mesmo tempo dentro da cidade!
Valeu!

isso tbm é brasil ... nosso pais marvilhoso esta cheio de regioes lindas agradaveis e com muita qualidade de vida....

por isso que amo meu pais ... esse dai é o meu BRASIL .... adorooooooooooo

por isso que o rio de janeiro junto com niteroi é considerado a metropole mais linda do mundo ...

pra mim existe so RIO DE JANEIRO (+NITEROI ) - SIDNEY - MIAMI - VANCOUVER - ZURIQUE - BARCELONA

AS METROPOLES MAIS LINDAS DO MUNDO ...
Valeu!

Que thread delicioso Lorram.

Eu frequentei muito Camboinhas quando menino, época que a região não tinha uma única casa, nenhum comércio, nenhuma tendinha, nenhum puxadinho, NADA!

E, depois, nunca mais voltei (não devo ir a Camboinhas há pelo menos trinta anos) e agora me surpreendo com suas fotos.

Lindo! VocÊ está de parabens!
Eu ia a Camboinhas muito quando tinha uns 10 anos (início dos anos 2000) e o bairro já era bastante ocupado. É bem capaz de que o boom do bairro foi nos anos 90.

·
Registered
501 Posts
Complementando o que o Lorram disse, muitos que trabalham em Camboinhas moram ali na região oceânica mesmo e vão trabalhar de bicicleta. Meu primo mesmo é jardineiro, mora perto do Itaipu Multicenter e vai de bicicleta trabalhar em Camboinhas. E mesmo da entrada é uma caminhada tranquila. Lembro de em minha adolescência eu ir muito para esta praia a pé mesmo, ia eu e meus primos conversando e era bem rápido. Eu sou bem favorável a proibição dos carros lá, é só tomar como exemplo as praias de Piratininga e Itaipu.

·
Banned
7,395 Posts
Não conheço essa parte de Nikity é linda... Mas ela é região de vereaneo ou é um bairro residencial de niteroi com uma população real ... porque pela fotos ficou parecendo uma cidade de vereaneo tipo daquelas da região dos lagos.

1 - 17 of 17 Posts