Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 23 Posts

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Na Europa, ocorre a mesma coisa: empresas aéreas tradicionais (Alitalia, Air France, KLM, Lufthansa e British) e companhias de ônibus internacionais (como a Eurolines) estão perdendo cada vez mais passageiros para os serviços de TAV existentes no continente, como o Eurostar, o TGV-Thalys, o AVE, o ICE, o Intercity 125 e até mesmo o português Alfa Pendular. Até mesmo as low-costs estão tentando de tudo para atrair o passageiro do trem-bala em preços convidativos, mas em embarques em aeroportos distantes.

No Japão, praticamente não há linha de ônibus entre as cidades, tamanho é o desenvolvimento da malha ferroviária local. A própria Japan Raliways (JR) opera um serviço complementar de ônibus noturno entre Tóquio e as principais cidades japonesas durante a noite, quando o Shinkansem não funciona.

Já nos EUA, o Acela Express também faz bastante sucesso, após os atentados de 2001 em New York. Ainda assim, o norte-americano prefere viajar de avião ou com o seu próprio carro, tanto que há Estados onde não há mais nenhuma linha de trem de passageiros.

·
Registered
1,090 Posts
E os japoneses estão certos!

Não há muito o que argumentar. Comparando com os aviões, os trens são mais silenciosos, poluem muito menos, são mais seguros e mesmo mais confortáveis.

Enfim, a opção mais racional.

Aqui no Brasil, enquanto isso..... :eek:hno::eek:hno:

·
...?...
156 Posts
só tem um problema...

a tabelinha mostra as distâncias/ porcentagem de uso de trem...

quanto maior a distância, mais as pessoas preferem avião...

uma viagem de São Paulo à Brasília (uns 900km) de trem bala, só se justificaria com várias paradas no caminho (Campinas /Rib.Preto /Uberlância /ETC.), sendo que já existem voos diretos...

·
Banned
993 Posts
E por que??

O tempo de check-in e deslocamento até o aeroporto vai se tprnando cada vez menor, proporcionalmente, com o aumento do percurso e o trem só ganha até uns 500, 600 quilômetros, quando fica mais rápido ou pelos menos gasta o mesmo tempo que o avião, com a vantagem de ser mais acessível.

Todo mundo sabe disso, mas ainda ficam delirando com o sonho de termos trem bala em distâncias incrivelmente grandes.

·
How about a magic trick?
4,805 Posts
Será que o JAL 123 afastou a população dos aviões?

Acredito que existe demanda no Japão que sequer deve ser suprida com os trens e aviões hoje. Mas o trem sendo um simbolo japonês e o acidente da JAL devem ter influenciado na preferencia japonesa nessas ultimas décadas.

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
^^Sim, o voo JAL 123, que seguia de Tokyo para Osaka e que caiu após perder o estabilizador, matando mais de 520 pessoas (entre elas, o famoso cantor japonês Kyu Sakamoto). Foi em 1985 e é até hoje a pior tragédia aérea da História, envolvendo somente uma aeronave.

·
Registered
650 Posts
Acho que prioridade em termos de trem rápido, só se for ligação com os aeroportos (GRU ou VCP e GIG)

Trem bala se justifica quando os aeroportos são distantes da região central (Europa e Japão), então leva muito tempo ir até o aero do que pegar o trem no centro da cidade.. Mas como rio e sampa tem dois aeroportos bem centrais (CGH e SDU), acho bobagem essa idéia.. Coisa só pra mostrar pro mundo que tem...

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Acho que prioridade em termos de trem rápido, só se for ligação com os aeroportos (GRU ou VCP e GIG)

Trem bala se justifica quando os aeroportos são distantes da região central (Europa e Japão), então leva muito tempo ir até o aero do que pegar o trem no centro da cidade.. Mas como rio e sampa tem dois aeroportos bem centrais (CGH e SDU), acho bobagem essa idéia.. Coisa só pra mostrar pro mundo que tem...
Os aeroportos são distantes das areas centrais? quem disse isso?

O Aeroporto internacional de Nagoya (Centrair) fica a cerca de 50km de distancia do Centro de Nagoya e uma linha de trem expressa percorre ela em cerca de 25 minutos.

Já o de Tokyo possui distancia parecida e tb há uma linha de trem expressa e até um monotrilho fazendo as ligações, sendo que um é o de Narita que fica a cerca de 45 minutos de distancia e o outro é o de Haneda....

E dizer que trem bala é bobagem é mto leviano. Se fosse assim não teria trem bala no Japão, nem na europa fazendo ligações entre cidades....
Além do mais ligações entre aeroportos podem ser feitos por trens expressos de longa distancia, com velocidades de 100 a 150km/h

Avião para curtas distancias é uma porcaria, tomando como exemplo a ponte aerea RJ-SP, o que adianta dizer que a viagem leva 50 minutos se a pessoa é obrigada a chegar 1 ou 2 horas antes, ter que passar por check-in e fora o tempo que o avião leva pra manobrar na pista até sua decolagem? sem contar que na aterrissagem tb se consome tempo. O trem não, você pode chegar 10 minutos antes e qdo dá o horario vc embarca e já era....

E por pensamentos desse tipo "ah, é uma bobagem" que até hoje o Brasil ainda não tem nenhuma linha de trem bala!!!

Avião só é bom para distancias acima de 1000km

·
Registered
813 Posts

Faça as Contas. 1h 45min + Conforto entre os centros de RJ e SP, contra 1h de check in + 45~50 min de Voo + Risco de Atraso e Sujeito a Condições Climaticas + Desconforto + Tempo no Aeroporto.

Trem-Bala não é bobagem.

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
Só fala mal de TAV quem nunca andou em um.

Quem venham muitos pra cá.
Ou quem é beneficiado diretamente nos ramos aeroviário e rodoviário (empresários e funcionários desses dois setores). ^^

·
Registered
813 Posts
Avião só é bom para distancias acima de 1000km
Então o Brasil nunca tera trem Entre Regiões...

Acho que o Brasil com o tamanho que tem, ou precisará desenvolver uma tecnologia que permita uma viagem mais rapida ou vai fikar dependendo de aviões mesmo, Qualquer coisa aqui são bem mais de 1000Km.

Ex: Viajei entre Maranhão e Fortaleza, foram exatamente 1000Km percorridos.
Ex: RJ <> SP = 400km, Logo nunca haverá um trem fazendo RJ <> SP <> Curitiba, pois são mais de 1000 Km tbm.

·
Registered
650 Posts
Os aeroportos são distantes das areas centrais? quem disse isso?
London Heathrow - 28km
Paris Charles de Gaulle - 30km
Milan Malpensa - 55km
Tokyo Narita - 70km

E dizer que trem bala é bobagem é mto leviano. Se fosse assim não teria trem bala no Japão, nem na europa fazendo ligações entre cidades.... Além do mais ligações entre aeroportos podem ser feitos por trens expressos de longa distancia, com velocidades de 100 a 150km/h
Sim, mas como no Brasil não há nenhum dos dois, o que eu disse é que seria mais prioritário ligar os aeroportos distantes (VCP, GIG, GRU) às regiões centrais por trens expressos, pois destes aeroportos há muito mais opções de destinos do que teria uma linha X-Y de trem-bala.

Na Europa e Japão, o uso do trem-bala se justifica, pois realmente, o tempo da viagem por trem é menor do que por avião em muitos casos.

Mas entre São Paulo e Rio, o tempo da viagem por TAV e pela ponte aérea seria praticamente o mesmo (contando check-in, chegada antecipada para embarque, taxi, etc)

E ainda, um investimento deste porte seria aceitável se houvesse problemas de ligação entre Sampa e Rio, ou grande perda econômica por parte de demoras e atrasos. Mas daí um valor desses investido, pra ter como resultado, chegar 5min antes por trem do que por avião (sendo muito otimista pro trem). Se estivéssemos num país com infra-estrutura excelente e dinheiro sobrando, eu seria a favor, mas ainda acho que tem muitas outras prioridades antes do TAV, a não ser mostrar pros outros que temos...

Sei que a maioria não concorda, mas aqui é um fórum, lugar de expor as idéias e debater.. Mas enfim, podem me crucificar...... :lol:

·
17,073 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Então o Brasil nunca tera trem Entre Regiões...

Acho que o Brasil com o tamanho que tem, ou precisará desenvolver uma tecnologia que permita uma viagem mais rapida ou vai fikar dependendo de aviões mesmo, Qualquer coisa aqui são bem mais de 1000Km.

Ex: Viajei entre Maranhão e Fortaleza, foram exatamente 1000Km percorridos.
Ex: RJ <> SP = 400km, Logo nunca haverá um trem fazendo RJ <> SP <> Curitiba, pois são mais de 1000 Km tbm.
Sim, concordo. Eu quis dizer que para distancia curtas de avião X trem bala não compensa pq o tempo de check-in + ter que chegar 1 ou 2 horas antes (obrigatoriamente, melhor dito)+ tempo de manobra, condições climaticas e etc, não compensa o tempo de voo.

O trem bala nesse quesito leva vantagem por não ter que fazer nada disso, vc tem o horario da partida do trem, chega na estação alguns minutos antes e qdo dá o horario o trem parte. E ainda tem a vantagem de te deixar no centro da cidade, onde tem a conexão com o trem, o metrô, etc....

Então como no grafico acima, o avião leva vantagem qdo a distancia é bem maior que 1000km, ou seja é bom para longas distancias, o trem é bom mais pra curtas e médias distancias....

·
17,073 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Mas entre São Paulo e Rio, o tempo da viagem por TAV e pela ponte aérea seria praticamente o mesmo (contando check-in, chegada antecipada para embarque, taxi, etc)
Eu discordo. Como os aeroportos são distantes das areas centrais vc tem que levar em conta o tempo de deslocamento até o aeroporto, condições do transito, o fato de ter que chegar pelo menos com 1 ou 2 horas mais cedo, fora o check-in entre outros que eu já te disse. Isso só pra ida. pois ao chegar no aeroporto de destino você perderá tempo até a saida, entre passar na esteira e retirar as malas, pegar outro taxi e estar novamente sujeito as condições do transito local entre outros, fora o que o Mesen já citou. O trem não tem nada disso. Além de te deixar no centro da cidade, você terá opções de conexões com o metrô e trem e não estará sujeito ao transito local.
Eu já fiz uma viagem de Tokyo até Kyoto, cidade vizinha a Osaka. A distancia é de cerca de 500km, e pegando um TAV semi expresso (sim, nem optei pelo direto), a viagem levou 2 horas e 25 minutos. Chegando lá só precisei pegar um trem da Kintetsu para chegar até a minha cidade, distante cerca de 25 minutos da capital. Tudo integrado. Se eu fosse de avião com esse tempo ainda estaria decolando....

E ainda, um investimento deste porte seria aceitável se houvesse problemas de ligação entre Sampa e Rio, ou grande perda econômica por parte de demoras e atrasos. Mas daí um valor desses investido, pra ter como resultado, chegar 5min antes por trem do que por avião (sendo muito otimista pro trem). Se estivéssemos num país com infra-estrutura excelente e dinheiro sobrando, eu seria a favor, mas ainda acho que tem muitas outras prioridades antes do TAV, a não ser mostrar pros outros que temos...
E não há? e o caos aereo e todos os problemas que aconteceram (e ainda acontecem) nos vôos? atrasos, etc? Sabia que a demanda RJ-SP já está saturada? a Via dutra tb está saturada....Não lembra dos noticiarios?

O Brasil precisa desse trem pra ontem!

1 - 20 of 23 Posts