SkyscraperCity banner

1 - 20 of 22 Posts

·
Registered
18,981 Posts
Discussion Starter #1
No São João, meu destino é o Maranhão !

Noticias:

Casa do Maranhão, palco do Pré-São João

“Terreiro novo”. Este é o nome do arraial de pré-São João montado na Casa do Maranhão (Rua do Trapiche, s/nº., Praia Grande). Com programação voltada para o público jovem, turistas e festeiros de plantão, as festas acontecerão todos os fins de semana (sexta, sábado e domingo), até o lançamento oficial do São João da Maranhensidade.

“No encerramento do II Fórum Estadual de Economia da Cultura, com a presença dos Secretários de Cultura de todos os estados da região Nordeste, faremos o lançamento oficial do São João da Maranhensidade. Será o Encontro de Gigantes, na Praça Maria Aragão, festa já tradicional no calendário cultural de São Luís. O São João oficial tem início dia 13 de junho, dia de Santo Antonio. Até lá, o Terreiro Novo dará conta do recado. A diversão está garantida”, afirmou Josias Sobrinho, Superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.

Confira a programação do Terreiro Novo para este fim de semana.

Dia 23 de maio, sexta-feira – 19h: Forró de Rose; 20h: Cantador Chiador; 21h: Forró de Rose.

Dia 24 de maio, sábado – 18h: Quadrilha Mirim Flor de Maracujá; 19h: Forró de Cabo Zé; 20h: Cantador Dico; 21h: Forró de Cabo Zé.

Dia 25 de maio, domingo – 18h: Boizinho Mirim União da Ilha (da Madre Deus); 19h: Forró de Rui Mário; 20h: Cantador Sabiá.

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts

·
Registered
287 Posts
Pelo visto eu vou estar aqui pra ver pelo menos um pedaço do são joão daki. Quero conhecer melhor esse tal de boi!!! Mas só pra naum ficar perdido se alguem puder mandar um tutorial, pq com certeza deve ter um significado. Eu sei que eh a historia de um boi que o fazendeiro manda matar ...

Fábio

·
4,445 Posts
KKKKK

Pelo visto eu vou estar aqui pra ver pelo menos um pedaço do são joão daki. Quero conhecer melhor esse tal de boi!!! Mas só pra naum ficar perdido se alguem puder mandar um tutorial, pq com certeza deve ter um significado. Eu sei que eh a historia de um boi que o fazendeiro manda matar ...

Fábio

Não é nada disso Fabio. Nenhum fazendeiro mandou matar nenhum boi não, pequeno. É até o contrário.
A história é a seguinte: Um fazendeiro tinha um boi que era o orgulho dele, o mais bonito, o mais valioso, etc. Chico que era casado com a nega Catirina era também o encarregado de tomar conta da fazenda. Só que Catirina engravidou e desejou comer a língua do tal boi. Encheu tanto o saco dele, que ele acabou matando o boi para dar a língua dele para ela comer. (por isso existe a festa da morte do boi)O problema é que quando o fazendeiro deu por falta do boi, ele mentiu dizendo que o boi tinha sumido no mato. Então o fazendeiro contratou os caboclos de pena e os índios para que encontrassem o boi. O pagé da tribo ressuscitou o boi, ele então reapareceu e tudo virou uma grande festa.

:tyty:

·
Registered
18,981 Posts
Discussion Starter #7
Arraial
Nesta sexta-feira, no Pestana São Luís Hotel e Resort, será realizado o tradicional Arraial da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Maranhão – Abav-MA, com apresentação de diversas brincadeiras juninas.
O evento, que congrega este importante segmento do trade turístico, conta com apoio das quatro companhias aéreas que operam no Estado – Tam, Gol, OcenAir e Taf – e das empresas de hotelaria Solare, Mercure Mont Blanc e Praia Mar Hotel, da Localiza e do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo.

Opaa, tô lá já!

·
Registered
18,981 Posts
Discussion Starter #8
Programação do Arraial do Maranhão 2008

SÃO LUÍS - O som das matracas e dos pandeirões, as coreografias das danças portuguesas, quadrilhas, a sensualidade dos cacuriás e a tradição do tambor de crioula são alguns dos elementos do período junino que terão presença garantida no Arraial do Maranhão, localizado no São Luís Shopping e cuja programação começa no dia 13, a partir das 19h. O evento, promovido pelo Sistema Mirante, se estenderá até dia 29.

A programação foi divulgada hoje (4) e terá cerca de 97 atrações uma média de sete por noite. Além das apresentações no palco principal, outra opção de diversão para quem for ao arraial é o Espaço Mirante que funcionará todos os dias, tocando o melhor do forró-pé-de-serra.

Programação

13/06 - Sexta-feira

19h - Tambor de Crioula de Terezinha Jansen
20h - Quadrilha Rancho Alegre
21h - Boi de Morros (Orquestra)
22h - Show Lançamento do CD Amores
23h - Boi Barrica (Alternativo)
0h - Boi de Nina Rodrigues (Orquestra)
1h - Boi da Maioba (Matraca)

14/06 - Sábado

19h - Grupo Piaçaba
20h - Quadrilha Democracia Sertaneja
21h - Barriquinha
22h - Show Beto Pereira
23h - Cacuriá de Dona Teté
0h - Boi de Maracanã (Matraca)
1h - Boi de Axixá (Orquestra)

15/06 - Domingo

19h - Cacuriá Libertos da Noite
20h - Tambor de Crioula da Praia Grande
21h - Companhia Sotaque
22h - Show Tereza Canto
23h - Boi de Ribamar (Matraca)
0h - Boi da Lua (Orquestra)

16/06 - Segunda-feira

19h - Dança do Boiadeiro Encanto de Alcântara
20h - Dança Portuguesa Juventude e Encanto de Bragança
21h - Cacuriá 100 Vergonha
22h - Show Zé Lopes
23h - Boi Encanto do São Cristóvão (Orquestra)
0h - Boi Encanto da Ilha (Orquestra)

17/06 - Terça-feira

19h - Dança Portuguesa Unidos de Lisboa
20h - Tambor de Crioula de Mestre Apolônio
21h - Cacuriá Reboliço do Mará
22h - Show Grupo Lamparina
23h - Boi Lírio de São João (Orquestra)
0h - Boi Oriente (Baixada)

18/06 - Quarta-feira
19h - Dança Portuguesa Raízes de Portugal
20h - Folias Juninas (Os Foliões)
21h - Boi Magia e Encanto da Ilha (Orquestra)
22h - Show Fátima Passarinho
23h - Boi de Leonardo (Zabumba)
0h - Boi de Morros (Orquestra)

19/06 Quinta-feira

19h - Dança do Boiadeiro Encanto do Rio dos Cachorros
20h - Tambor de Crioula Maracrioula
21h - Cacuriá Assa Cana
22h - Show Josias Sobrinho
23h - Boi de Palha (Orquestra)
0h - Boi Itapera de Maracanã (Matraca)
1h - Boi de Axixá (Orquestra)

20/06 - Sexta-feira

19h - Coco Anajá
20h - Boi Pintadinho
21h - Cacuriá do John
22h - Show Gabriel Melônio
23h - Boi Mocidade de Rosário (Orquestra)
0h - Boi da Floresta de Mestre Apolônio
(Baixada)
1h - Boi Barrica (Alternativo)

21/06 - Sábado

19h - Cacurelê
20h - Quadrilha Flor do Sertão do Monte
Castelo
21h - Barriquinha
22h - Show Gargamel na Zabumbada
23h - Boi de Morros (Orquestra)
0h - Boi Unidos de Santa Fé (Baixada)
1h - Boi Novilho Branco (Alternativo)

22/06 - Domingo
19h - Boizinho Novilho Branco
20h - Dança Sertaneja Estrela de Prata
21h - Boi de Nina Rodrigues (Orquestra)
22h - Show Papete
23h - Boi Unidos Venceremos (Zabumba)
0h - Boi Brilho da Ilha (Orquestra)

23/06 - Segunda-feira

19h - Quadrilha Alegria do Sertão
20h - Boi Brilho da Lua (Orquestra)
21h - Companhia Sotaque
22h - Show Cantor Maranhense
23h - Boi Brilho da Terra (Orquestra)
0h - Boi da Raposa (Matraca)

24/06 - Terça-feira

19h - Dança Portuguesa Coroa de Portugal
20h - Quadrilha Formosinha do Sertão
21h - Cacuriá da Vila Goreth
22h - Show Rosa Reis
23h - Boi de São Simão (Orquestra)
0h - Boi de Maracanã (Matraca)
1h - Boi de Nina Rodrigues (Orquestra)

25/06 - Quarta-feira

19h - Boi de Eliézio (Costa de Mão)
20h - Coco Pirinã
21h - Boi da Fé em Deus (Zabumba)
22h - Show Ronald Pinheiro
23h - Boi Brilho da Ilha (Orquestra)
0h - Boi de Ribamar (Matraca)

26/06 - Quinta-feira

19h - Cacuriá Mirim Rabo de Saia
20h - Tambor de Crioula Catarina Mina
21h - Boi Mocidade Axixaense (Orquestra)
22h - Show Tutuca
23h - Boi Novilho Branco (Alternativo)
0h - Boi de Pindaré (Baixada)
1h - Boi da Pindoba (Matraca)

27/06 - Sexta-feira

19h - Tambor de Crioula de Leonardo
20h - Boi Cidade de Pinheiro (Orquestra)
21h - Boi Pintado (Alternativo)
22h - Show Bumbauê
23h - Boi Mimoso de São Bento (Orquestra)
0h - Boi Unidos de Santa Fé (Baixada)
1h - Boi Mocidade de Rosário (Orquestra)

28/06 - Sábado

19h - Boi Proteção de São João (Matraca)
20h - Quadrilha Asa Branca
21h - Barriquinha
22h - Show Mano Borges
23h - Boi de Axixá (Orquestra)
0h - Cacuriá de Dona Teté
1h - Boi de Maracanã (Matraca)

29/06 - Domingo

19h - Quadrilha Flor do Amor
20h - Coco Babaçu
21h - Boi da Lua (Orquestra)
22h - Show Gerude
23h - Boi de Morros (Orquestra)
0h - Boi Barrica (Alternativo)
1h - Boi da Maioba (Matraca)

imirante.com

·
4,445 Posts
Imperatrizenses estão em contagem regressiva para os festejos juninos

Imperatrizenses estão em contagem regressiva para os festejos juninos
Arraial de Todos Nós, promovido pela FCI, será realizado de 18 a 22 deste mês

Imperatriz Começou a contagem regressiva para o Arraial de Todos Nós, maior evento junino da Região Tocantina, promovido pela Fundação Cultural de Imperatriz (FCI). O evento será realizado de 18 a 22 deste mês no Centro de Convenções e seu principal objetivo será manter a tradição e fortalecer os grupos folclóricos regionais. A agenda de atrações do arraial ainda está sendo elaborada, mas os organizadores informam que está tudo dentro do prazo.

O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Erasmo Rocha Torres, o Erasmo Dibel, informou que os grupos que pretendem participar do concurso de quadrilhas juninas deverão procurar a Fundação Cultural a partir das13h30 e fazer a inscrição que dará direito a passar por um processo seletivo.

“Estamos disponibilizando na FCI, a partir de 13h30, uma ficha de inscrição para as pessoas que pretendem participar do seletivo que nós faremos para montar a agenda do São João”, ressaltou Dibel, acrescentando que mais uma vez o município vai prestigiar artistas e grupos locais.

APOIO

O arraial terá o apoio de entidades como a Associação de Artesões de Imperatriz (Assari), que participará com exposições, e a Academia Imperatrizense de Letras (AIL), que também foi convidada. “Como teremos um grande público, nada melhor do que termos grandes livros expostos para serem adquiridos pelas pessoas que estarão presentes conosco no São João”, explicou o presidente da FCI.

Sobre a programação específica do evento, Dibel lembrou que será mantida a tradição do concurso que escolherá os grupos juninos (quadrilha) que melhor se apresentarem. Os três melhores colocados receberão premiação, cujo valor ainda está sendo definido.

“Para as quadrilhas, teremos uma ajuda de custo, e, além disso, tem uma premiação que a gente está ainda definindo o valor com o prefeito para este ano, mas o primeiro, segundo e terceiro lugares das quadrilhas serão premiados”, frisou o presidente da fundação. Ele acrescentou que os grupos folclóricos serão contratados para animar o evento.

CALENDÁRIO

O Arraial de Todos Nós é um evento que faz parte do calendário oficial de festividades do município e quem vem sendo aperfeiçoado nos últimos anos. Para o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, um dos pontos positivos do arraial junino é o incentivo aos artistas locais, o que, segundo ele, fortalece e valoriza a cultura imperatrizense e seus produtores.

A programação também servirá para solidificar o município como pólo regional de manifestações culturais desenvolvidas a partir da leitura da realidade local. Em Imperatriz, por exemplo, o bumba-meu-boi divide espaço com as quadrilhas, o cacuriá e o forró pé-de-serra.

“Dizia-se que Imperatriz não tinha tradição sobre essas coisas do folclore do Maranhão, mas tudo não passa de preconceito. A contraprova disso é que temos feito festejos juninos com o que é basicamente de nosso folclore, como é o bumba-boi, o cacuriá, as quadrilhas juninas e nossos artistas cantando xote, baião e a valorização de nossas bandas de forró. Temos tido sempre grande público nesses eventos”, finalizou Dibel.

Mais sobre Festejo Junino

em Alternativo

·
Registered
5,466 Posts
ZECA eu te inspirei nesse AVATAR naquela discussão sobre a região norte.

Amanhã em Olinda TRIBO DE JAH acústico .Aí passa a propaganda É REGGAE AUTÊNTICO DO mARANHÃO kkkkkkkkk Maranhão tá com tudo.

·
4,445 Posts
Sem dúvida

ZECA eu te inspirei nesse AVATAR naquela discussão sobre a região norte.

Amanhã em Olinda TRIBO DE JAH acústico .Aí passa a propaganda É REGGAE AUTÊNTICO DO mARANHÃO kkkkkkkkk Maranhão tá com tudo.

Claro que sim, mas eu vou mantê-lo só durante as festas juninas. Depois meu neguinho volta novamente. Lembra dele? Um neguinho tocando tambor de criola?
MasterPE eu nao moro no Brasil, mas fui num show deles em Boston e fiquei abismado com a multidao que foi lá pra ver os caras. Tirei ate uma porcao de fotos do show. Que bom que na terra da cultura mais autêntica do país eles sejam queridos tambem.
Brigadoooooooooo!!!

·
Registered
18,981 Posts
Discussion Starter #14
Identidade cultural na abertura do São João

Um levantamento da identidade cultural do Maranhão com as diferentes manifestações que caracterizam o São João do Maranhão feito pelo Ministério da Cultura como fato inédito no Brasil foi um dos marcos da abertura do São João da Maranhensidade na Praça Maria Aragão, ontem à noite.

A solenidade realizada em conjunto com o tradicional “Encontro de Gigantes”, reuniu autoridades do governo do estado com grupos da cultura maranhense. Para marcar a abertura, uma homenagem simbolizada na entrega de um pandeirão com a inscrição do “3º cortejo de miolos de Bumba-meu-Boi” foi dada ao governador do estado, Jackson Lago, à primeira–dama Clay Lago, ao representante do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy (secretário de políticas culturais), ao secretário estadual da cultura, Joãozinho Ribeiro, e ao secretário estadual de Turismo, João Martins Neto.
O São João da Maranhensidade será feito com a distribuição de 24 arraiais na capital e tantos outros no interior do estado como uma forma de acesso direto às manifestações culturais que ficavam tradicionalmente centralizadas na ilha de São Luís.

“O São João é a festa popular mais importante do Maranhão, e que agora está sendo realizado com mais organicidade e com o devido valor às tradições culturais do nosso Estado”, disse o governador Jackson Lago. “São os brincantes que mantêm, fortalecem e não deixam morrer essa bela festa popular”, completou.

Destacado pelo Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, o levantamento da identidade cultural maranhense como o primeiro estado do Brasil a realizar este tipo de trabalho foi uma conquista para o futuro.
“Este levantamento faz parte das parcerias construídas entre o Governo do Estado e do Governo Federal. É um levantamento único e principalmente porque pretende englobar aspectos como transmissão das manifestações, estética e simbolismos. Será um dos passos marcantes para a cultura maranhense. Agora, as políticas públicas realmente descobriram o potencial de impacto numa população de sua cultura popular e valorizar isto é muito natural”, explicou Alfredo Manevy.
Na abertura oficial, foi determinado que o dia do “Encontro de Gigantes” deverá ser o escolhido como o marco para a abertura do São João da Maranhensidade. Uma continuidade disso será a apresentação de grupos e manifestações culturais durante o mês de Julho na “Casa do Maranhão”. A noite ainda foi de destaque para o lançamento do livro e CD “Lira Jovem” que reúne trabalhos dos novos cantadores do Maranhão.

·
Registered
18,981 Posts
Discussion Starter #15
Boas práticas para os festejos juninos

Nesta época de folguedos todos apreciam uma boa comida típica e, além disso, um bom atendimento. E foi pensando nisso que a prefeitura de São Luís juntamente com a coordenação de Vigilância Sanitária resolveu pelo terceiro ano seguido oferecer um curso de capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA). O curso começou ontem e se estenderá até amanhã, no Parque do Bom Menino é gratuito e destinado às pessoas que irão trabalhar nos arraiais vendendo alimentos e bebidas.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Alimentar é esperado que até amanhã todos as pessoas que irão vender alimentos e bebidas nos arraiais procure a Secretaria ou a Coordenação da Vigilância Sanitária para participar do Curso, o mesmo será ministrado pelas nutricionistas do órgão, Martha Reis, Jandira Ferraz e Ana Cecília Ferreira.

Segundo a vendedora de comidas típicas Antônia de Sousa Silva, que já participou dos dois anos anteriores, que foi quando o curso passou a ser exigido para ter autorização de vender comidas e bebidas nos arraiais, o curso é importante primeiro por que as pessoas se atentam muito à higiene do local e segundo pelo atendimento. “Foi muito bom, além de ter aprendido como manipular os alimentos, aprendi a tratar melhor meus clientes, e sem falar que o que a gente aprende neste curso vai servir não só para este período, mas para todas as épocas do ano, lidar com alimentos é uma arte” conclui Antônia.

·
Registered
18,981 Posts
Discussion Starter #16
Secma divulga lista para São João 2008

A Secretaria de Cultura (Secma) divulga edital público das manifestações culturais a serem incluídas na programação do São João da Maranhensidade. Confira abaixo o resultado da seleção e o nome dos responsáveis: Cacuriá Requebra mais não cai (Maria das Mercês Arouche); Dança Portuguesa Flor de Portugal (Antonio Carlos Morais da Silva); Tambor de Crioula Rojão de São Benedito (Joel João da Silva); Dança do Caroço Raízes do Dendê (Pedro Oliveira da Costa); Pela Porco Canários do Munim (José Carlos Leite); Dança do Boiadeiro Estrela do Rodeio (Julio César Batista Almeida); Dança do Boiadeiro “Boiadeiros de Rosário” (Maria Aparecida Muniz Souza); Dança do Boiadeiro Menino Jesus (Maria da Glória França Farias); Bumba-meu-boi Brilho da Ilha de Humberto de Campos (Ivanilde da Conceição P. Santos); Bumba-meu-boi Mocidade Axixaense (George Albert Freitas Costa); Bumba-meu-boi de Boa Vista dos Pinhos (Carlos Fernando Rocha Santos); Bumba-meu-boi Canário Verde (Francisca Rejane dos Santos Silva) e Bumba-meu-boi Mimo de São João (Ivo Lima Rocha).

“O resultado é plural, a comissão avaliadora esteve à vontade para tomar decisões. Os editais públicos são uma forma democrática de garantir a participação plural e descentralizada, seja para a participação na programação das grandes festas, caso do carnaval e São João, por exemplo, seja na seleção de projetos em outras áreas. As experiências têm sido interessantes, positivas e mudado diversas concepções na política cultural do Estado”, afirmou Josias Sobrinho, superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma.

·
Registered
18,981 Posts
Discussion Starter #17
Maranhão vai virar um grande arraial junino

São Luís está de portas abertas para receber milhares de turistas que vão participar do São João da Maranhensidade 2008. A festa foi aberta oficialmente pelo governador Jackson Lago na última sexta-feira, 6, na Praça Maria Aragão. Patrocinada pelo governo do estado, com investimento na ordem de R$ 5 milhões, a tradicional festa popular maranhense deve atrair turistas de várias partes do país.

“O Maranhão vive um momento especial com o encerramento do II Fórum Estadual de Economia e Cultura e o lançamento do São João da Maranhensidade 2008”, declarou o superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secretaria de Cultura (Secma), Josias Sobrinho. Ele explicou que a posse do Conselho Estadual de Cultura, que aconteceu ao final do Fórum, representa um grande avanço para o desenvolvimento das ações na área em todo o Maranhão.

A proposta do governo do estado é de, a partir deste ano, avançar ainda mais na implementação de uma política descentralizada de fomento à cultura e de apoio às mais diversas expressões artísticas, a partir da consolidação do Plano Estadual de Cultura para o período 2007-2010.

São João na capital

Este ano a programação será antecipada nos arraiais oficiais da capital maranhense e acontece entre os dias 13 e 29 deste mês. Em São Luís, são 24 arraiais: Angelim, Anil, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Ceprama, Cidade Operária, Cohab, Cohajap, Desterro, Fé em Deus, Ipase, João de Deus, João Paulo, Lagoa da Jansen, Liberdade, Monte Castelo, Praça da Saudade (Madre Deus), Praça Nauro Machado (Praia Grande), Renascença, Retiro Natal, Turu, Vilas Embratel, e Palmeira e Vinhais.

No dia 13 a festança começa nos arraiais da Lagoa, Ceprama, Praia Grande e Parque Folclórico da Vila Palmeira. Nos demais espaços a festa está marcada para o dia 19, sendo que a programação no Viva Renascença só será aberta a partir do dia 20 de junho.

As atividades deverão ter início às 20h e vão até às 02h, nos arraiais juninos de São Luís, que contarão com a participação de diversas brincadeiras. Dentre as manifestações juninas estão grupos de bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças de coco, cacuriá, mirins, quadrilhas, danças portuguesas e do boiadeiro.

Estão incluídos, ainda, na programação, 202 shows musicais com duração de 50 minutos. Os artistas, bandas e demais manifestações culturais foram selecionados para participarem do São João da Maranhensidade 2008, por meio de edital específico. Foram selecionados 20 artistas que se apresentarão nos arraiais da capital, são eles: Papete; Banda Barrica; Big Band Show; Rosa Reis; Beto Pereira; César Nascimento; Cesar Teixeira; Tião Carvalho; Banda Mákina du Tempo; Chiquinho França; Mano Borges; Rogéryo du Maranhão; Ronald Pinheiro; Gabriel Melônio; Flávia Bittencourt; Daffé; Criolina; Lamparina; Da Golada pro Brasil e Emaranhado.

Ainda na programação, shows com as duplas: Tutuca e Gerude; Erasmo Dibel e Carlinhos Veloz; Omar Cutrim e Fátima Passarinho; Oberdan Oliveira e Banda Embala Brasil; Chico Saldanha e Ubiratan Sousa; Zé Lopes e Luiz Moraes; Eliésio do Acordeon e Carol e Ana Tereza; Erivaldo Gomes e Didã; Madson e Marcos Garcia e Henrique Meneses.

·
4,445 Posts

·
Registered
3,800 Posts
Ontem vi o Renato Dionísio do Boi Pirilampo reclamando que foram cortados do projetos Caxinha de Surpresas e Vale Festejar, ambos da madrinha Roseana e financiados com dinheiro da Caixa e da Vale.

Esse políticos... Afinal o Pirilampo é "cria" do pessoal do PDT de Jackson Lago...

O Pirilampo toca muito bem, mas não consigo gostar daquelas roupas "inovadoras". Parece escola de samba pra mim.:eek:hno:

1 - 20 of 22 Posts