Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 39 Posts

·
Registered
9,376 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Publicado em 29.07.2009, às 15h29
Do JC Online
com informações de agências

A carga horária de trabalho no Nordeste é a menor do Brasil e a estimativa é de que cada nordestino trabalhe, em média, 36,7 horas semanais. Em todo o País a média das atividades caiu 10,7%, entre 1988 e 2007, passando de 44,1 para 39,4 horas. Esses dados fazem parte de estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) intitulado "Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no Brasil", que tem como base dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa redução, segundo avaliação do Ipea, é uma tendência desde a Constituição Federal de 1988, que definiu como jornada máxima de trabalho o tempo de 44 horas por mês. Antes, a carga máxima era de 48 horas semanais. O estudo mostra que a queda no tempo médio no entanto, não ocorreu de forma homogênea para todos os ocupados, apesar de a Constituição ter como abrangência todo o País.

O estudo mostra a evolução da jornada de trabalho no Brasil (por estado, região, sexo e raça/cor, faixa etária, escolaridade, atividade econômica, tipo de ocupação, entre outros), as principais características da jornada média de trabalho e a distribuição do tempo de trabalho.

Nesse período de comparação, a maior redução nas horas médias trabalhadas por semana ocorreu no Estado de Rondônia (21,7%), que passou de 46,8 horas semanais para 36,6 horas. Em seguida vieram os Estados do Piauí (de 39,3 para 31,1 horas médias por semana) e do Maranhão (de 44,2 para 35,1 horas médias).

De acordo com o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, esses dados apontam que a Região Norte e Nordeste tem uma alta taxa de desemprego. "Para caracterizar que a pessoa é desempregada é preciso que ela não trabalhe de jeito nenhum ou, no máximo, até duas horas semanais. Se alguém lavar um carro por semana já é identificado como trabalhador com jornada de tempo mínimo, e isso entra no estudo. Trabalho informal é muito comum nessas regiões" disse o presidente do Ipea.

O Estado com menor redução nas horas semanais médias de trabalho foi o Amapá (3,2%), que passou de 42 para 40,7 horas médias de trabalho. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro (de 42,6 para 40 6 horas médias), o Distrito Federal (de 42,8 para 40,8 horas médias) e São Paulo (de 44,6 para 41,9 horas).

Segundo análise feita pelo Ipea, em 2007 o Piauí continuou como o Estado com a menor jornada média de trabalho (de 31,1 horas por semana), seguido por Maranhão (35,1 horas), Acre (35,8 horas), Rondônia (36,6 horas) e Bahia (36,6 horas). Em contrapartida, o Estado que registrou a maior quantidade média de horas semanais trabalhadas foi São Paulo (41,9 horas), seguido por Santa Catarina (41,1 horas), Goiás (41 horas) e Distrito Federal (40,8 horas).

O Sudeste foi a região que apresentou a menor redução no tempo médio semanal de trabalho, com uma queda de 7,5%, passando a ser a região com a maior jornada média, de 41 horas. A região Sul teve queda de 13,2% na média de horas trabalhadas, destacando-se pela maior queda apresentada de 1988 a 2007, seguida pelo Nordeste, com redução de 13,1%. Em 1988, a região Sul respondia pela maior jornada média de trabalho do País (46 horas) e, em 2007, ela ficou atrás do Sudeste e do Centro-Oeste (40,5 horas). O Nordeste teve a carga horária mais baixa (36,7) e o Norte tem média de 38,2 horas trabalhadas por semana.

·
Agreste Pernambucano
18,187 Posts
Interessante o estudo. Fiquei surpreso com o estado de São Paulo, que tem a maior quantidade média de horas semanais trabalhadas, mas tem a cidade de São Paulo como um trânsito dos mais caóticos, além das grandes distâncias percorridas. Será que neste estudo também entram as horas que se perdem no trânsito?!

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
^^ Vai ver eles fazem hora extra esperando o trânsito do fim do dia melhorar... :lol:

·
Riopretense
5,943 Posts
Lembrei de uma vez que um jornal noticiou que um fóssil de uma preguiça gigante fora encontrado na Bahia. Assim que acabou a reportagem fizeram piadinha.:lol:

15/11/08 - 20h33 - Atualizado em 15/11/08 - 20h33
Pesquisadores brasileiros comemoram a descoberta rara de um fóssil

O bicho preguiça tinha quase três metros de comprimento.
Ele foi encontrado em uma gruta no interior da Bahia.

Do G1, com informações do MGTV

Trezentos e cinqüenta ossos, incluindo os ossículos do ouvido que medem um centímetro. A estrutura faz parte de um esqueleto praticamente completo de uma preguiça gigante que nunca foi estudada pelos pesquisadores.

Ela possui quase três metros de comprimento e foi descoberta em uma gruta no interior da Bahia. O pesquisador Cástor Cartelli e colegas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) afirmou que nenhum mamífero da espécie descoberto até hoje se compara a esse.

Segundo estudiosos, apenas nos Estados Unidos, no Caribe e na Argentina foram encontrados ossos que se assemelham a essa espécie -- ela viveu há 11 mil anos. Agora, os pesquisadores estão trabalhando na montagem final que levou quase anos para ficar pronta. Em seguida, será exposta no Museu de Ciências Naturais da universidade.
.
A preguiça gigante era jovem, devia ter entre cinco e seis anos porque as articulações estavam começando a se unir. O pesquisador ainda quer descobrir como o bicho se movimentava e o parentesco com outras espécies. Pela cauda, vai ser possível definir se era aquático.

http://g1.globo.com/Noticias/Cienci...COMEMORAM+A+DESCOBERTA+RARA+DE+UM+FOSSIL.html

·
Registered
16,240 Posts
Não sei porque há esse negócio de baiano ser 'preguiçoso' :(
Gostamos de trabalhar e muito não é a toa que somos a 5a economia do país :)
A diferença é que amamos festa e sabemos ser feliz ;)
Aee a galera faz piada mas eu num ligo já me acostumei com as piadinhas lá em Petrolina referente a enorme quantidade de feriados na Bahia :lol:

·
Registered
6,608 Posts
Não sei porque há esse negócio de baiano ser 'preguiçoso' :(
Gostamos de trabalhar e muito não é a toa que somos a 5a economia do país :)
A diferença é que amamos festa e sabemos ser feliz ;)
Aee a galera faz piada mas eu num ligo já me acostumei com as piadinhas lá em Petrolina referente a enorme quantidade de feriados na Bahia :lol:
Você se enganou, a Bahia é a 6ª economia do país :)

São Paulo 802.552.824
Rio de Janeiro 275.363.060
Minas Gerais 214.814.905
Rio Grande do Sul 156.883.171
Paraná 136.681.933
Bahia 96.559.993
Santa Catarina 93.193.324
Distrito Federal 89.630.682
Goiás 57.091.081

·
Registered
5,779 Posts
Você se enganou, a Bahia é a 6ª economia do país :)

São Paulo 802.552.824
Rio de Janeiro 275.363.060
Minas Gerais 214.814.905
Rio Grande do Sul 156.883.171
Paraná 136.681.933
Bahia 96.559.993
Santa Catarina 93.193.324
Distrito Federal 89.630.682
Goiás 57.091.081
Não deixa de ser uma potência. Ainda na frente de estados do sul. :banana:

·
PAPITO
9,851 Posts
O PIB da Bahia supera o de Santa Catarina.

·
Registered
6,608 Posts
^^ Mas perde para o do PR e RS e a diferença é mínima com SC, portanto não está na frente. Aliás isso de estar na frente ou atrás não importa...

·
Registered
16,240 Posts
^^ é engraçado:lol:... eu nem ligo até mesmo porque sabemos que não é verdade os índices estão ae para provar isto... se somos preguiçosos e alcançamos todo esse destaque imagine se não fôssemos... ;)

·
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
7,129 Posts
Bom, se o estudo não conta as horas trabalhadas dos escravizados funcionários de pequenos comércios no interior dos estados, que são a maioria, está certo, mas se for levar em conta os comerciantes que pagam R$ 250 por 50 horas semanais de trabalho, a coisa muda, e muito.

·
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
7,129 Posts
^^

Como assim na frente dos estados do Sul? Olhe direito a tabela...
acho que ele quis dizer estados do centro sul, como SC, MS, GO e DF.

Acho engraçada a sua reação, passa a impressão de que morre de medo da economia baiana crescer e passar a paranaense, ou morre de medo de se distanciar da catarinense, estranho isso. Pode ficar despreocupado, provavelmente vai se distanciar da catarinense, mas muito dificilmente vai passar o Paraná.

·
Soteropolitano
763 Posts
^^
Passar o Paraná eu não sei, mas ficará bem próximo. Com a atual tecnologia é possível alimentarmos os de fora também.

1 - 20 of 39 Posts
Status
Not open for further replies.