SkyscraperCity banner
1 - 20 of 26 Posts

·
...
Joined
·
44,065 Posts
Discussion Starter · #1 ·
PESQUISA

População do Norte costuma ler menos de 4 livros por ano

BRASÍLIA

Da Sucursal

A população da Região Norte é a que menos lê livros no País. A média de livros lidos por ano nos Estados nortistas é de apenas 3,9, bem inferior à média nacional de 4,7, que já é considerada muito baixa. Os dados divulgados ontem, em Brasília, são da pesquisa 'Retratos da Leitura no Brasil', encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope. No total, foram entrevistadas mais de cinco mil pessoas – população acima de cinco anos de idade – em 311 municípios brasileiros em todos os Estados e no Distrito Federal. A constatação é de uma imensa disparidade regional entre os leitores brasileiros. Enquanto o Norte amarga o fim da lista, com menos de quatro livros lidos por habitante/ano, a Região Sul, no topo, tem uma média de 5,5. A pesquisa considera a leitura tanto dos livros indicados pela escola – didáticos ou não –, quanto a que é feita por pessoas que não freqüentam mais estão mais a escola. Considerando somente esse último caso, a média nacional é de 1,3 livro por ano.

A principal razão dessa desigualdade é apontada pelo grau de instrução das populações. Conforme o gerente executivo da pesquisa, Maurício Garcia, o baixo índice de pessoas com nível superior na Região Norte reflete um ensino precário, que acarreta no pouco número de leitores. 'Se comparar apenas o público com nível superior completo das Regiões Norte e Sul teremos uma equiparação na média de leitura. No entanto, o número de leitores com nível superior no Norte é muito inferior ao do Sul. Não há como negar que existe uma deficiência de ensino nessa região que acarreta nesse número reduzido de leitores', explica. Da média de 3,9 livros por ano no Norte, 3,7 correspondem aos leitores que estão na escola e, apenas, 0,2 dos que estão fora dela. Já no Sul, a média dos alunos leitores se equipara a do Norte (3,7), entretanto 1,8 é a média de leitores que já passaram dessa etapa.


EXPLICAÇÕES


Para o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, o problema dos números da Região Norte também passa pelo ensino médio. Ele ressalta que a falta acessibilidade aos livros e a ausência de uma política de estímulo à leitura na formação do indivíduo provocam esse cenário. 'Estamos buscando redistribuir os recursos pelo Brasil inteiro, porque essas diferenças regionais são a grande mazela do País. É preciso qualificar as escolas básicas do Norte porque o problema começa lá. Além de resolver o problema da acessibilidade ao livro. São poucas bibliotecas e as que existem são depósitos de livros apenas. Temos que mudar isso, transformando elas em estimuladoras de leitura', ressaltou.

A pesquisa revela ainda que os nortistas têm preferência pela leitura religiosa. Foi na Região Norte a maior incidência da Bíblia como principal referência literária. A obra é disparada a preferida dos leitores brasileiros. Cerca de 45% dos entrevistados assinalaram a Bíblia como o livro recentemente lido (últimos três meses) ou preferido. Na seqüência, 34% apontaram os livros didáticos, 32% os romances, 31% livros infantis e 28% as poesias.

Fonte: Portal ORM
 

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
Joined
·
6,350 Posts
Eu leio, e bastante :D
 

·
Life is simple!
Joined
·
945 Posts
^^:bash:eu também leio bastante!!!

pelo visto somos um pequena parcela, ou então essa pesquisa é furada(que é a minha opinião)... Mas quem sabe.
 

·
R.I.P. Niki
Joined
·
15,218 Posts
Isso explica os erros de português. Pelo menos aqui em Rondônia, o português é assassinado constantemente... :eek:hno:
 

·
Paraense com orgulho!
Joined
·
702 Posts
Eu leio bastante, inclusive iniciei minha biblioteca a uns 2 anos!
 

·
Registered
Joined
·
2,724 Posts
Não acredito nestas pesquisas, a leitura está relacionada ao ambiente em que se vive, ao nivel cultural das pessoas que nos cercam, a estímulos diversos e, sobretudo, a uma tendência natural, um pendor, que surge em toda parte. E, a Região Norte não é em nada distinta das demais nesta aspecto para apresentar alguma diferença.
 

·
SSC Brasil
Joined
·
17,659 Posts
^^

6. Assinaturas:

São permitidas somente 5 linhas, até a fonte 3. Assinaturas que passem desse limite serão apagadas sem nenhum aviso prévio! Ficam também proibidos link's para sites da web com conteúdo pornográfico ou com conteúdo de discriminação quanto a raça, cor, credo, condição social e outros. Os demais são permitidos.
Por favor, edite ela.
 

·
Paraense com orgulho!
Joined
·
702 Posts
Interessante como nenhum moderador havia notado a minha assinatura
foi só o flaino reparar, engraçado!

Essas regras deveriam valer pra todo mundo, não?
 

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
Joined
·
6,350 Posts
^^

E elas valem!!

só que a tua assinatura realmente estava muiitoo grande

:D
 

·
SSC Brasil
Joined
·
17,659 Posts
Interessante como nenhum moderador havia notado a minha assinatura
foi só o flaino reparar, engraçado!

Essas regras deveriam valer pra todo mundo, não?
E valem para todos, mas essas coisas às vezes passam desapercebidas. Qualquer dúvida, me envie uma PM.
 

·
Banned
Joined
·
224 Posts
^^:bash:eu também leio bastante!!!

pelo visto somos um pequena parcela, ou então essa pesquisa é furada(que é a minha opinião)... Mas quem sabe.
PQ furada?! os resultados estão BEM de acordo com o nível educaional de cada região. Quanto mais bem educada é a população (maior tempo de estudo) mais livros lerão. O Sul que detém os melhores índices de educação do país são os que mais lêem. Já o norte (e digo tb nordeste) tem os piores ínidices de edução, consequentemente vão ver menos.
Podemos passar essa comparação para outros países, pra ninguem ficar ofendido aqui. O nível de escolaridade do brasileiro EH BEM inferior ao do argentino, e já é constatado que o Argentino lê BEM MAIS que o brasileiro, até mesmo do que os Brasileiros do sul.
Eh questão de escolaridade, nós que lemos muito no Brasil como um todo, somos minorias MESMO.

PS: esse último índice de 1,3 livros por ano, na Argentina é pouco mais de 5!!!!
Diferença BRUTAL!!! Brasileiro é uma vergonha pra ler!
 

·
Paid'égua! 10 pra ti!
Joined
·
2,583 Posts
Interessante como nenhum moderador havia notado a minha assinatura
foi só o flaino reparar, engraçado!

Essas regras deveriam valer pra todo mundo, não?
Eu gostava da sua assinatura.
Mas eu ainda te dei um toque. Como você viu, tinha estrapolado o limite. :(

uma pena era muito boa! Pensa em outra conforme as regras! tou curioso;
 

·
DAVI
Joined
·
3,341 Posts
Ah isso pra mim não é nenhuma novidade... como o Br-364 falou, aqui também o pessoal joga a língua portuguesa no lixo e grande parte por não lerem nada, nem sequer os próprios materiais escolares... não sei se isso está ocorrendo em todas as partes do brasil, mas aqui virou moda, ou melhor uma regra, colocarem "ç" antes de "e" ou "i", engraçado que essa é uma das poucas regras da língua portuguesa que não tem exceção... "ç" só antes de "o", "a" ou "u":eek:hno:

outra coisa também é não conjugarem mais o verbo "estar"... só escrevem "ele estar" :eek:hno:
 
1 - 20 of 26 Posts
Top