SkyscraperCity banner

41 - 60 of 135 Posts

·
Registered
8,336 Posts
Reflex said:
Lembrei-me hoje quando andava de voltar dos videos do youtube. Os A-Ha têm 1 video muito interessante, baseado numa curta-metragem de 1 realizador noruegues que filmou 1 aldeia perdido da Noruega durante 1 ano e depois fez 1 filme de 12 minutos.
Não tem a beleza do Preikestolen, mas é interessante e mostra 1 pouco mais da realidade norueuguesa!:)

http://www.youtube.com/watch?v=RsZ54Y-raSc&search=a-ha lifelines
Nem precisei de ver o video pra saber do que falas :) Conheço o videoclip e acho fenomenal o trabalho que tiveram para o fazer.

·
Indiegente
4,475 Posts
Discussion Starter #42
daniel322 said:
pois, pois.. s mostrasse o quotidiano dos jovens de 18/20 anos e tivesse bolinha ao canto do ecran n adormecias.. :lol:
:| :hilarious claro que não, se fossem jovens femininas entao!! :naughty: mas as curtas não eram todas assim sobre idosos, isso foi so a norueguesa!! eram sobre varias coisas da vida na Europa, agora que me tou a lembrar, a melhor era a do Chipre, sobre o conflito Chipre/Turquia e da ocupação do territorio!! :yes:

·
Glory to Chairman Meow!
1,351 Posts
NORUEGA - de norte a sul

Fotos tiradas por mim em Agosto de 2004, quando desci pela Noruega, de Narvik até Oslo :)

Narvik - cidade com cerca de 20 000 habitantes, localiza-se a cerca de 400km para norte do círculo ártico. Cheguei lá quase ao fim do dia e parti no manhã seguinte, em Agosto nesta cidade, o Sol põe-se às 22:00 e nasce às 5:00. Foi um dos locais estratégicos mais importantes do norte da Europa durante a II Guerra Mundial e foi palco de uma batalha duríssima pelo controlo do seu porto entre as forças alemãs e os aliados.

Fotos tiradas em movimento, no autocarro entre Narvik e Bodø (300km, 6 horas - estradas de montanha e ainda 30 minutos de ferry num sítion onde não existia estrada)

Montanha com um cume desolado

Bodø - capital da região de Nordland, a cerca de 100 km a norte do Círculo Árctico (talvez menos) - uma descoberta fantástica, com cerca de 50 000 habitantes, faz lembrar algo parecido com uma "cidade idílica". Tive a sorte de apanhar um dia belíssimo de céu limpo e temperatura normal (cerca de 20º, nada mau nesta latitude)

O meu lugar favorito era o extremo do pontão, como se pode ver destas vistas:

Olhando para a água, quase parece as Caraíbas, não?;)

Fortaleza Nyholmen, onde se não me engano, em tempos viveu um monge solitário.

Se eu tivesse ganho um bom prémio no EuroMilhões, que não ganhei, comprava uma casa destas :D acho que se um dia tiver um nível de vida que me permita venho morar para a Noruega para fugir do verão de Lisboa ;)

Trondheim - no centro do país, a cerca de 700km a norte de Oslo. A terceira cidade da Noruega (cerca de 140 000 habitantes), é historicamente uma das mais importantes. Foi aqui que se estabeleceu a primeira diocese norueguesa depois da conversão ao cristianismo, liderada pelo rei Olav Tryggvason, que tem uma estátua no centro da cidade. É também aqui que se encontra a catedral de Nidaros (nome medieval de Trondheim) e que se não me engano, é o edifício medieval em melhor estado de conservação de toda a Escandinávia.

Catedral de Nidaros - não conesgui apanhá-la numa única foto, por isso aqui ficam duas partes!

Oslo - a capital norueguesa não foi retratada com a devida justiça da minha parte. Isto porque estive lá muito pouco tempo, cheguei num dia chuvoso e voltei para Portugal na madrugada seguinte. Quem já lá foi sabe que é uma cidade bastante cosmopolita, moderna, dinâmica e com bastante vida, além de não ter complexos em relação à convivência entre estilos arquitectónicos diferentes. Uma coisa que me chateou particularmente foram as obras no pavimento da Karl Johans Gate, a principal rua comercial da cidade e é por isso que não tirei fotos ao nível da rua. Da próxima vez que lá for, vou com mais tempo, espero apanhar dias melhores e mais pilhas na máquina que estas fotos foram tiradas praticamente à rasca :D

Palácio Real

Vista sobre o porto - não é visível, mas em frente ao mar, os antigos edifícios portuários foram renovados e convertidos em edifícios de apartamentos, com um aspecto bastante caro e futurista, cheios de esplanadas ao nível do mar com vista para os barcos (e Oslo tem muitos barcos, cerca de 100 000 para uma cidade com menos de 500 000 habitantes)

Se alguém me conseguir dizer porque razão eu tirei esta foto ganha um prémio inesquecível! Pista: tem a ver com o emblema à direita e não, não é por motivos maçónicos.

Em frente à estação, no centro da cidade.

Universidade - claro que é maior para os lados. Fica na dita Karl Johans Gate, no fim da qual se encontra o Palácio Real :D

Parlamento Norueguês - parece mais um teatro ou uma ópera, mas é o parlamento. Fica num dos topos da Karl Johans Gate, no outro fica o Palácio.

Parte antiga da estação de comboios - a parte moderna parece um aeroporto.

·
Whatever
45,867 Posts
que grande passeio! tudo de autocarro? foste sozinho ou acompanhado?:D
Já conhecia a catedral de Trondheim, é de facto uma obra impressionante, para mim só tem par na catedral de Lund, na suécia.

quanto ao símbolo...será aquilo um departamento qq de uma universidade?

·
Glory to Chairman Meow!
1,351 Posts
Johnny: fui de autocarro de Narvik para Bodø [não há linha de comboio entre as duas cidades], para Trondheim e Oslo fui de comboio, no fim voltei de Oslo para Faro na Norwegian, que custa 75 Euros :D e fui sozinho, algumas pessoas com quem eu falei sobre isto não se queriam sujeitar a ir no verão para um sítio "bué frio" e estou a citar ;)

Não sei ao certo o que é o símbolo naquele edifício mas por coincidência é idêntico ao símbolo que me motivou a tirar foto, mais uma vez quem adivinhar o que me cativou ali, leva um prémio :bowtie:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
foste ver a celebre catedral de Trondheim (Nidaros) pois as fotos de Oslo não ficaram grande cisa ca cidade é linda...

·
Whatever
45,867 Posts
Johnny: fui de autocarro de Narvik para Bodø [não há linha de comboio entre as duas cidades], para Trondheim e Oslo fui de comboio, no fim voltei de Oslo para Faro na Norwegian, que custa 75 Euros :D e fui sozinho, algumas pessoas com quem eu falei sobre isto não se queriam sujeitar a ir no verão para um sítio "bué frio" e estou a citar ;)

Não sei ao certo o que é o símbolo naquele edifício mas por coincidência é idêntico ao símbolo que me motivou a tirar foto, mais uma vez quem adivinhar o que me cativou ali, leva um prémio :bowtie:
já estou a ver que és cá dos meus!:D não é por ninguém querer ir contigo que deixas de ir!:eek:kay: podias ter-me convidado que eu ia!:lol:

o símbolo...epah, não tou mesmo a ver!:lol:

·
Moderator
17,528 Posts
E' um pais com uma qualidade de vida e paisagens impares. Pena os dias serem tao curtos no Inverno.

41 - 60 of 135 Posts