SkyscraperCity banner
1 - 14 of 14 Posts

·
Registered
45 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá gente, este é meu primeiro thread, o qual retrato minha primeira viagem a cidade de Nossa Senhora da Glória - Sergipe. Uma bela cidade do sertão, repleta de belas casas, pessoas simples, educadas e alegres.

Infelizmente este thread será bem amador, porque tive um problema sério com minha máquina fotográfica... ainda na estrada ela apresentou um problema que a lente ficava tremendo (acredito que problema no foco) e ficou inutilizável, dai tive que usar meu celular (Samsung Omnia II i8000), no qual as fotos ficaram apenas "apresentáveis". Foi uma infelicidade, pois tinha me programado para tirar várias fotos da cidade em alta resolução e postar aqui e no flickr. :bleep:

Para não perder a viagem, destinei este thread para a modesta intenção de complementar o excelente
thread do Tito http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1117401. Sobretudo para aqueles que estão interessados em saber onde fica o novo campus do IFS (cefet) que está sendo construído no povoado de Piabas, em Glória-SE.

Fotos:

1. Entrada da cidade de Ns. Senhora Aparecida-SE, vizinha de Ns. Senhora da Glória-SE. Pela viagem notei que as cidades sergipanas em sua maioria capricham muito na entrada da cidade, isso causa uma boa impressão aos visitantes. Gostei!

2. Obras de mais um hotel para cidade (segundo informações a obra está parada por falta de verba)

3. O mesmo edifício visto por outro ângulo, que situa-se defronte a emissora de rádio local "Boca da Mata FM", na av. 26 de Setembro (saída para Aracaju, BR 101).

4. Glória tem alguns hóteis e pousadas, os quais vocês podem conferir telefones e fotos no portal Guia do comercio de Gloria. Mas destaco o Avelan Plaza Hotel pela sua beleza e bons serviços

5. Outro ponto positivo do Avelan Plaza Hotel são seus funcionários: muito agradáveis e prestativos

6. Avelan Plaza Hotel

7. fachada do Avelan Plaza Hotel (máquina com defeito, em breve substituo por uma melhor)

7. esta é a av. Lourival Batista, a rua onde situa-se o Avelan Plaza, e a praça dos quiosques onde ocorre a fervenção noturna da cidade, com bares, pastelaria, sorveteria, pizzaria e outras coisas para se comer e beber. Pela manhã encontramos funcionando lojas de eletrodomesticos, moveis, livraria, bancas de jornais e revistas, celulares etc. Ao lado desta rua temos a Prefeitura e Câmara de vereadores da cidade.

8. Terminal Rodoviário de Glória. Tem lanchonete, venda de revistas, quadros informativos com horários de saída de todas as linhas, telefones de contato, entre outros informativos relevantes. Os destinos são Aracaju, Niteroi, Monte Alegre e outros.

9. Aqui é o Parque de Exposições da cidade, ele fica já na saída do município (sentido Monte Alegre, Canindé), praticamente um dos últimos imóveis.
Fico feliz em anunciar que a prefeitura cedeu suas instalações para uso provisório do IFS (cefet) iniciar suas atividades, visto que as obras do campus estão atrasadas

10. Apesar de ser um celular top de linha, as imagens nunca terão qualidade de uma boa máquina fotográfica né.. mas fica ai o registro do Parque de Exposições.

11. Na area aberta do parque, ocorre grandes festas da cidade. Certamente com inicio do IFS deverão construir algum muro ou grade separando os ambientes. No momento operários estão trabalhando duro na reforma para que o IFS inicie logo em 2011.

12. Seguindo pela rodovia Rota do Sertão, uns 1,5 km após o Parque de Exposições vemos a entrada para o campus do IFS, que ainda está em obras.
A construtora ganhadora da licitação foi afastada devido a lentidão no cronograma da obra.

13. Muro nas cercanias do terreno do campus;

14. Prédio principal do campus IFS sendo erguido. De acordo com o vigia da obra, a nova empresa já reiniciou as obras faz 3 meses (eu vi homens trabalhando), em pouco tempo teremos o campus Glória do IFS em sua sede definitiva.

·
Registered
45 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
Dados da viagem:
GPS (software IGO, mapa 2010/2011) não ajuda em quase nada, pois a maioria dos trechos não tem no mapa. Desligue-o para não se atrapalhar.
O Google Maps ajuda um bocado, mas com resalvas importantes. Nele traz diversas rodovias (SE-442, 218, etc) que na verdade é apenas uma unica SE-270, fique atento a isso, é melhor ir anotando as cidades por onde você deve passar.

A minha rota foi saindo de Salvador-BA, peguei a avenida Paralela (av. Luis Viana Filho) e de lá seguir para Linha Verde (tem pedágio). Para quem vem de outras cidades do sul e sudeste basta seguir sempre a BR-101.
No fim da Linha Verde já em território sergipano chego na BR-101 na altura de Estância-SE. Aproximadamente 20 km após Estância devo sair da BR-101 entrando na SE-442, (tem sinalização indicando Salgado, Lagarto). Tenha o extremo cuidado neste trecho da BR-101.
Entrando nessa SE-442 esqueça as nomenclaturas do Google, pois estão erradas, nas placas as rodovias terão o mesmo nome, SE-270.
De Salgado fui a Lagarto, de Lagarto para Campo do Brito, Itabaiana, Ribeiropólis e Nossa Senhora da Glória. Em caso de dúvidas, use a boca a cada trevo ou cruzamentos de rodovias, este é o melhor instrumento de navegação, rs.
Todo o trecho tem pouco movimento e parece um tapete, não se empolgue muito, mas o carro desenvolve bem e com segurança, com exceção do trecho de Campo do Brito que é um tanto defeituoso.

Bem, na estimativa do Google, está é a melhor rota vindo pela Linha Verde ou pela BR-101.

mas opcionalmente, temos mais 3 alternativas interessantes:
1) Suba a BR-101 a vida toda, passando pela entrada de Aracaju, sentido Alagoas, até a entrada de Carmópolis, a esquerda da 101, que é a SE-206 por onde vc deve entrar e seguir. Você passará por Siriri, Nossa Senhora das Dores, Feira Nova e por fim Nossa Senhora da Glória.
Este é um trecho mais "objetivo", pois você passa por poucos cruzamentos, praticamente não passa por nenhuma cidade, porém com os incovenientes da 101, que são carretas, caminhões lentos, motoristas despreparados para rodovias de tráfego intenso e perigoso. Fica a critério.
A SE-206 é perfeita no asfalto, surpreendente lisa, mas muito ruim nas sinalizações, então use a boca para informações.
Alguns trechos da BR-101 estão duplicados e são obras de alta qualidade. Porém cuidado nas rotatórias e aneis de acesso a Laranjeiras e outras cidades, pois a obra ainda está sendo tocada, exigindo diminuição na velocidade e atenção redobrada.

2) Esta segunda opção eu não testei. Você subir a BR-101 até um pouco após entrada de Aracaju (sentido Alagoas), e de lá pega o acesso a Nossa Senhora do Socorro, que de lá seguirá para Areia Branca, Itabaiana.... Não sei informar as condições desta alternativa.

3) Esta opção é exclusiva para quem mora em Salvador e tem pavor da BR-101 e quer ir a Aracaju ou a qualquer cidade do interior como Socorro, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, etc.
Saindo pela Linha Verde, que como sabemos é um deserto sem movimento, entre a direita onde tem a placa para Caueiras, Abaias, Mangue Seco. Dali você pega uma balsa (sai de 30 em 30 min). Na minha viagem estava na balsa, carros, picapes e até um caminhão baú.
Doutro lado, siga sempre sentido Aracaju, por uma rodovia bastante tranquila, sem quase movimento algum. É longa, mas vale a pena. Não tem quase movimento algum, dá para dirigir sem riscos, mas como sempre não corra, e não faça manobras perigosas.
Uns 30km a frente você pegará uma ponte recem construída, que seguindo por ela, você sai por fim em Mosqueiro (valeu Tito), e mais adiante em Atalaia! Você já chega em Aracaju em estilo. Não pega a 101 e já chega na area nobre da cidade. A sinalização é satisfatória e a pista é ótima em 90% do trecho. Recomendo.

ps 1: onde tem a balsa está sendo construída uma ponte (digamos que está 50% construída e obra sendo tocada a todo vapor), assim a viagem ficará bem mais rápida.

ps 2: Para quem vai transitar pela Linha Verde e ou pela opção 3 é imprescidível está com o carro bem abastecido de combustível no tanque e água, porque temos longos trechos sem posto de abastecimento. Evite transtornos.

·
:)
18,427 Posts
Nossa, que belo guia rodoviário que você nos deu, hein, Alencar?! Sobre as fotos, para serem de celular, até que ficaram com boa qualidade. Gostei e fiquei surpreso de ver o interior do Avelan Plaza Hotel, que sem dúvida é a melhor opção de hospedagem na cidade. Quando estive lá no ano passado, ele ainda estava sendo construído.

Sobre o acesso a Glória, não sabia que dava para ir por Salgado e Lagarto. Sempre fui para aquela região passando por Areia Branca e Itabaiana. A estrada é boa e fica melhor a partir de Itabaiana, na recém reformada Rota do Sertão que vai do meio do estado até o finalzinho.

Indo de SE para a BA (ou vice-e-versa) prefiro mil vezes ir pela Linha Verde sergipana e baiana. Como você bem disse, o movimento é bem tranquilo(diferentemente do caótico e perigoso da BR-101) e logo logo outra ponte será construída, fazendo assim com que o acesso de Aracaju a Salvador seja mais rápido. Ah, você é de Salvador? Não sabia.

Enfim, parabéns pelo thread! :eek:kay:

PS.: Novos threads fotográficos têm que ser criados na página principal. Vou mover o teu para lá. ;)

·
Moderator
33,710 Posts
Nossa Senhora da Glória parece ser bem própera e organizada, o Hotel Avelan é muito bonito e o Residencial em U/C vai ficar bem estiloso. Mesmo de celular as fotos ficaram boas, valeu por compartilhar com a gente. :)

·
Registered
45 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Tito, valeu pela força e toques, ficarei atento nos próximos threads rsrs
Tipo, na volta de Glória para SSA eu fiz a rota 1 pelo inverso, pra poder almoçar em Atalaia e depois voltar pra Salvador despreocupado. O garçom estava comentando comigo que o governo pretende duplicado a BR-101 em todo trecho sergipano. Tomara que isso ocorra sem demora, haja vista que muita gente vem de fora do nordeste né e depende da 101.
Notei que em alguns trechos já estão duplicados, com 3 faixas em cada sentido e ao inves de grad rail tem concreto dividindo os sentidos. Vocês estão de parabéns porque a obra é de excelente qualidade, ta muito bem feita. Tiro o chapéu.

Santista10, muito obrigado man. Valeu
=)

·
:)
18,427 Posts
Tito, valeu pela força e toques, ficarei atento nos próximos threads rsrs
Tipo, na volta de Glória para SSA eu fiz a rota 1 pelo inverso, pra poder almoçar em Atalaia e depois voltar pra Salvador despreocupado. O garçom estava comentando comigo que o governo pretende duplicado a BR-101 em todo trecho sergipano. Tomara que isso ocorra sem demora, haja vista que muita gente vem de fora do nordeste né e depende da 101.
Notei que em alguns trechos já estão duplicados, com 3 faixas em cada sentido e ao inves de grad rail tem concreto dividindo os sentidos. Vocês estão de parabéns porque a obra é de excelente qualidade, ta muito bem feita. Tiro o chapéu.

Santista10, muito obrigado man. Valeu
=)
Ah, e uma coisa, quando você atravessa a nova ponte, ainda não está em Atalaia, mas sim no Mosqueiro. Dali até Atalaia demora um pouquinho. E sim, já iniciaram as obras de duplicação em outros trechos da BR no estado. Aquele que você viu é realmente muito bom, espero que nos demais sigam aquele exemplo. :)

·
Rodrigo!
10,782 Posts
Muito bonitinha, pena que foram poucas fotos...

Mas mesmo assim ficou muto bom!

·
Registered
45 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Mosqueiro, hummm lembro desse nome mesmo. Vou corrigir a redação.
RodrigoVix, no threader do Tito linkado aqui, tem um show de belas imagens de Glória, de um saque.

·
Registered
16,240 Posts
Valew cara, ficou bem detalhada sua descrição.
Já fui em Glória, ela é agradável sim e já tem até edifício construindo. Muito bom!

·
Cabra da peste
700 Posts
Caraca, não sabia que Glória contava com essa desenvoltura econômica.
O residencial das primeiras fotos parece que vai ficar bem bacana quando pronto.
O Hotel demonstrou-se bem aconchegante. Só deixou a desejar porque não há fotos de sua fachada nesse thread.
Parabéns pelo thread.
Primeira vez aqui em Sergipe? E em Glória? Qual o motivo da sua viagem a cidade?

Abraços

·
Registered
45 Posts
Discussion Starter · #12 ·
UPDATES!

1) Pronto, mesmo com defeito devido a máquina, coloquei foto da fachada do Avelan Plaza Hotel, em breve substituo por outra melhor;
2) E sobre o prédio em construção, tomei informações recentes de moradores de que ali será um hotel, porém as obras estão paradas por falta de verba.

1 - 14 of 14 Posts