Uberaba
40 anos do Grupo JM
Presidente Dilma cumprimenta JM pelo aniversário
Presidente Dilma Rousseff cumprimentou o Jornal da Manhã pelos seus 40 anos por meio de mensagem endereçada à presidente do Grupo JM de Comunicação, Lídia Prata Ciabotti. Na correspondência, ela destaca o dinamismo e maturidade da imprensa em Uberaba.
Dilma Rousseff encaminhou a seguinte mensagem: “Parabenizo o Jornal da Manhã pela comemoração dos seus 40 anos de existência, com cumprimentos extensivos a todos os que colaboram para a sua produção diária. A existência de uma imprensa livre e dinâmica é sinal de amadurecimento de uma sociedade, e nisso a querida Uberaba tem sido uma cidade exemplar”.
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,64602
Paulo Borges - 01/07/2012
Governador compara Uberaba com Roma em seu discurso no Mérito JM
Escolhido para falar em nome dos homenageados pelo Jornal da Manhã, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, fez uma breve comparação entre as cidades de Roma e Uberaba, ambas construídas sobre sete colinas.
“Evidentemente, as semelhanças não se exaurem, vão além da musculatura, na rigidez do caráter. O povo romano, pela sua personalidade, sua engenhosidade, inteligência, moralidade e caráter, tem muito em comum com o uberabense. Esse amor cívico pela coisa pública, lá, mesmo no Império, prevalecia entre eles o caráter austero, também característico dos mineiros”, disse, citando Lívia, mulher de Augusto. “Imagem da correção, do caráter, imortalizada pela história. Faço essa comparação para trazer um tema fundamental sobre esses 40 anos do JM. Tenho certeza de que todos esses princípios estão inseridos em todo o JM, pelo amor a Uberaba. Falo da ética, tão fundamental na imprensa, mas também em nossa rotina, em nosso comportamento diário. Tenho certeza de que nenhuma fortuna, nenhuma glória efêmera, pode substituir a probidade, esse caráter que herdamos dos nossos antepassados”, completou.
De acordo com o governador, nenhum patrimônio, nem mesmo o financeiro e intelectual, substitui o patrimônio moral, o conceito que cada um de nós tem. “Isso se vê no Jornal da Manhã. Por isso são 40 anos de sucesso. Tudo isso é sinal de civilização. Por isso, insisto na boa ética, tão necessária, a qual todos nós apelamos, chamamos e lançamos o comportamento da consciência tranquila que faz com que a nação avance”, ressaltou, sem deixar de citar o fundador do Jornal da Manhã, Édson Gonçalves Prata. “Ele nos serve de exemplo. É um dos paraninfos da sociedade uberabense. Uma pessoa proba, que prezou pelo desenvolvimento, mas, sobretudo, pelas pessoas”, concluiu.
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,64599
Paulo Borges - 01/07/2012
Lídia Prata destaca a erradicação do analfabetismo
Inevitavelmente, a emoção tomou conta do discurso da diretora do Jornal da Manhã, Lídia Prata Ciabotti, durante a festa em comemoração aos 40 anos do jornal. Lembrando, e reforçando, os desafios enfrentados ao se produzir um diário, Lídia enfatizou a dificuldade de se suavizar um fato, por mais grave que este seja, ao se repassar a informação ao leitor, razão de existir do Jornal da Manhã.
Ainda assim, mesmo salientando o desafio de viver sempre entre a razão e a emoção, estando sempre no “fio da navalha”, entre o imperativo da consciência e as provocações do coração, a diretora do JM não deixou de reforçar às autoridades presentes o dever maior do jornalista, de lutar para que os políticos priorizem a erradicação do analfabetismo no Brasil e a distribuição de renda com a mesma determinação com que lutam pelas vitórias nas urnas em tempos de eleição. “E não apenas porque queremos ampliar a base de leitores de jornais no nosso país. Mas, principalmente, porque sabemos que a informação é dínamo da transformação da sociedade. O conhecimento tem sido sempre uma chave para o poder. Poder decidir. Poder escolher. Poder viver com dignidade”, declarou, reforçando sobre a responsabilidade dos comunicadores. “A informação livre e responsável é, e sempre será, a base da democracia e o alicerce da libertação dos cidadãos. Por essa razão é que a liberdade de expressão e de informação desempenha papel fundamental na evolução das sociedades. E é por essa bandeira que devemos lutar, sempre, se quisermos verdadeiramente construir um futuro melhor”, completou.
Em seu discurso, Lídia também citou o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Brito, o qual afirmou que “quanto mais se fortalece a liberdade de imprensa, mais se robustece a democracia. Quanto mais se robustece a democracia, mais se fortalece a liberdade de imprensa”. Aproveitando o gancho, a jornalista não deixou de citar a importância da liberdade de imprensa, a qual sempre luta para conquistar seu maior patrimônio, que a é credibilidade. “É preciso ter consciência de que o valor de uma notícia não está em apenas retratar fielmente um fato bom ou ruim. Está no impacto que causa na vida das pessoas. Nunca tivemos tempo de parar para esperar o dia seguinte, porque trabalhamos numa velocidade tal que quando o jornal chega às mãos dos leitores, já estamos pensando no de amanhã. Não deixamos de saborear cada furo de reportagem, ou de vibrar com os números excepcionais das pesquisas de opinião pública que, há mais de duas décadas, apontam o Jornal da Manhã como o mais lido, o preferido dos uberabenses, e o mais influente diário de nossa região. Essas quatro décadas não foram em vão. Ao comemorarmos hoje os 40 anos do Jornal da Manhã, temos a certeza de que valeu a pena”, sintetizou.
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,64600