SkyscraperCity banner

1381 - 1400 of 1412 Posts

·
Marquês do Seridó
11,960 Posts
amigos, me tirem uma duvida.

quantas operadoras diferentes podem existir em determinada faixa de espectro? digamos, qual a faixa mínima? hoje, temos 4 operadoras de telefonia móvel nas principais cidades do brasil usando espectro de tamanho X. poderíamos ter 10 cobrindo a mesma área (sem contar MVNO)? 20?

outra, como poderia ser definido o limite geográfico para que duas operadoras diferentes utilizem a mesma frequência? as torres teriam de estar relativamente distantes ao ponto do sinal de ambas enfraquecer e não se sobrepor nas bordas ou a área de cobertura de uma poderia se sobrepor a área de cobertura da outra (com isso não bagunçando o funcionamento)?

obrigado!

·
Registered
13,672 Posts
Discussion Starter #1,382
amigos, me tirem uma duvida.

quantas operadoras diferentes podem existir em determinada faixa de espectro? digamos, qual a faixa mínima? hoje, temos 4 operadoras de telefonia móvel nas principais cidades do brasil usando espectro de tamanho X. poderíamos ter 10 cobrindo a mesma área (sem contar MVNO)? 20?
depende do tamanho do espectro. antigamente se fazia divisões de até 2,5mhz, hoje acho que o mínimo viável é 5+5. na faixa de 2,5ghz venderam dois lotes de 40+40 e dois lotes de 20+20. no LTE padrão, 40+40 permite até 100 mbps de velocidade de pico, caso de vivo e claro. tim e oi ficaram limitadas a 50 mbps. então quanto mais você vai fatiando o espectro, menor a velocidade que o cliente consegue atingir.

no leilão de 700mhz fizeram 4 blocos de 10+10. seria bem ineficiente blocos menores que isso.

pro 5G, o bloco mínimo é 50mhz, e o ideal é 100 ou 200.

outra, como poderia ser definido o limite geográfico para que duas operadoras diferentes utilizem a mesma frequência? as torres teriam de estar relativamente distantes ao ponto do sinal de ambas enfraquecer e não se sobrepor nas bordas ou a área de cobertura de uma poderia se sobrepor a área de cobertura da outra (com isso não bagunçando o funcionamento)?

obrigado!
existe uma banda de guarda que evita interferência com outras frequências. além disso, existe uma divisão de frequências entre os setores (células) que evita sobreposição de frequências. cada torre tem geralmente três setores, formando três células que operam com blocos de frequências diferentes de células vizinhas. funciona assim até onde eu lembro, nunca me aprofundei no assunto.

·
Verified ✔
5,120 Posts
Surge a primeira proposta para sustar a Portaria 309

Depois de ameaças de vários parlamentares, surgiu a primeira proposta no Congresso Nacional para sustar a Portaria 309/2019, do Ministério da Economia, cujo texto publicado em junho deste ano reduz a alíquota do Imposto de Importação (II) sobre bens de capital e bens de informática e telecomunicações. Trata-se do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 468/2019, apresentado pelo deputado José Ricardo (PT-AM).

Essa portaria regulamenta a aplicação do regime de ex-tarifário, que é destinado a promover a atração de investimentos no país, reduzindo a carga tributária de componentes quando não houver produção nacional equivalente.

[...]

·
Verified ✔
5,120 Posts
O site para solicitar bloqueio do telemarketing de vendas das operadoras começou a funcionar hoje.

https://www.naomeperturbe.com.br/
Esse cadastro de bloqueio pelo visto funcionou mesmo.

No fixo de casa era uma perturbação constante da Vivo, Claro e Oi querendo empurrar banda larga de 200 mega, TV por assinatura...

Agora tá uma tranquilidade. Nunca mais ligaram pra oferecer nada.

·
Verified ✔
5,120 Posts
Americana AT&T formaliza seu interesse pela Oi

As regras da Lei da TV paga estão prestes a serem modificadas. Um acordo do governo com os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia deve aprovar um relatório para a alteração, que inclui o fim da proibição para a propriedade cruzada nas TVs por assinatura.

E quem seria a maior beneficiada nisso? A operadora AT&T, claro. Desde que comprou a Time Warner, a gigante americana encontrou barreiras no Brasil, justamente por conta da Lei da TV paga (também conhecida como Lei do SeAC) que proíbe uma empresa de comandar distribuidoras e produtoras de conteúdo. A companhia é dona da SKY e provavelmente teria que vende-la, se as decisões não fossem favoráveis.

Pelas regras, uma tele como a AT&T só pode possuir 50% de um grupo de mídia como a Warner, que também só poderia deter 30% de uma operadora.

Entretanto, Randall Stephenson, presidente da AT&T, encontrou o presidente Jair Bolsonaro na última quarta-feira, 28. Na ocasião, o executivo confirmou que o Brasil é totalmente estratégico e afirmou que planeja investimentos em todos os segmentos das telecomunicações.

Com isso, ele sinalizou seu interesse pela Oi, caso um novo marco regulatório seja aprovado pelo Congresso ainda em 2019.

[...]

·
Verified ✔
5,120 Posts
Grupo Telefónica planeja compra parcial ou total da Oi, diz jornal espanhol

O jornal espanhol El Confidencial publicou nesta segunda-feira, 16, reportagem na qual afirma que o grupo Telefónica, dono da Vivo no Brasil, planeja a compra total ou parcial da Oi. Afirma, ainda, que o banco Morgan Stanley deverá ser o assessor da transação, que ainda é vista como “potencial”. O texto não diz quais fontes revelaram o plano.

O mesmo jornal afirma que a tentativa de aquisição de parte da Oi pela Telefónica se daria em um cenário de liquidação “ordenada” de ativos da Oi, com venda de fatias dos negócios aos concorrentes locais ou a empresas estrangeiras. O cenário ficou mais provável, diz o veículo, com a aprovação do PLC 79 pelo Senado.

Tal fatiamento seria um dos planos cogitados pelos acionistas da Oi, insatisfeitos com os resultados operacionais do segundo trimestre e incrédulos em relação ao plano estratégico que prevê foco no acesso banda larga por fibra óptica e crescimento no segmento de atacado.

[...]

·
Registered
13,672 Posts
Discussion Starter #1,390
a compra da oi pela telefônica é impossível de ser aprovada devido à concentração de mercado. o objetivo deles é tentar uma compra de cartas marcadas com a anatel em que eles só vão ficar com a rede onde não houver sobreposição (basicamente pequenas cidades) e fatiar o restante da operadora para venda, em especial a operação móvel. isso impediria uma aquisição da tim com o surgimento de mais um novo player forte no mercado de fibra e o fortalecimento das operações da tim na parte móvel.

no limite, ao menos aumentam o preço da negociação com outro comprador.

·
Registered
2,558 Posts
Mano mas quem quer comprar a OI? A empresas não tem ativos praticamente só divida.

Não to negando a melhora na telefonia e as belas promoções que a empresa está fazendo, mas sinceramente quem comprar isso ai vai herdar a velha Telebras com seus equipamentos antigos

·
Registered
13,672 Posts
Discussion Starter #1,392
a oi tem ativos bilionários, talvez mais que todas as outras. a rede de transporte tem mais de 300 mil km, é o dobro da claro/embratel, que é a segunda colocada.

em ativos secundários, como torres, participações em operadoras africanas (em especial a unitel de angola, que vale 1 bi usd e tá devendo 250 mi usd em dividendos), data centers, créditos de pis/cofins, são 7,5 bi.

a dívida foi extramente reduzida com a RJ, oq sobrou de relevante são as multas da anatel, que serão pagas em 20 anos.

eu calculo o valor dos ativos da oi entre 25 e 30 bilhões pelo menos. talvez 40 bi. o mercado calcula em 18.

não faz sentido, a GVT foi vendida por 25 bi com ativos bem menores.

a rede de transporte da oi é o ativo mais valioso de telecom do br, pq é inviável a expansão do 4G e a implementação do 5G sem ela. todas as operadoras dependem da rede da oi para entregar telefonia móvel em cidades do interior, e todo o mercado de ISPs, que tem mais clientes de banda larga que a própria oi, também depende.

·
Registered
2,558 Posts
Vem pra TIM, a melhor escolha que eu fiz. Eu botei um plano meia boca e mesmo após acabar a franquia continua funcionando com uma velocidade boa ainda. E pode pagar atrasado.

Eu pago 15 reais tenho direito a 3gb de internet mais 1gb de bonus e acesso ilimitado ao whats e ao face. Praticamente não uso pois estou sempre conectado ao Wifi porem nos meus deslocamentos coloco um video e um som e fico de boa. Essa internet é da OI e ta saindo mais vantajoso que o plano controle de qualquer operadora, eu tinha Vivo e Claro mas sinceramente só me roubavam. O único cuidado da OI são aqueles avisos de clubes chatos mas vc pode cancelar ligando no 880. A minha mãe ja migrou da Vivo para OI ela ta pagando 30 reais com 8 gb de internet e whats e face a vontade durante um mês

·
Registered
13,672 Posts
Discussion Starter #1,394
eu pago 99 pila na oi no plano com 50GB com netflix e youtube ilimitados. problema é que a rede é uma bosta fora dos bairros principais e inexiste quando você viaja pro interior.

·
Registered
2,558 Posts
Vem pra TIM, a melhor escolha que eu fiz. Eu botei um plano meia boca e mesmo após acabar a franquia continua funcionando com uma velocidade boa ainda. E pode pagar atrasado.

Eu pago 15 reais tenho direito a 3gb de internet mais 1gb de bonus e acesso ilimitado ao whats e ao face. Praticamente não uso pois estou sempre conectado ao Wifi porem nos meus deslocamentos coloco um video e um som e fico de boa. Essa internet é da OI e ta saindo mais vantajoso que o plano controle de qualquer operadora, eu tinha Vivo e Claro mas sinceramente só me roubavam. O único cuidado da OI são aqueles avisos de clubes chatos mas vc pode cancelar ligando no 880. A minha mãe ja migrou da Vivo para OI ela ta pagando 30 reais com 8 gb de internet e whats e face a vontade durante um mês

·
Registered
2,558 Posts
a oi tem ativos bilionários, talvez mais que todas as outras. a rede de transporte tem mais de 300 mil km, é o dobro da claro/embratel, que é a segunda colocada.

em ativos secundários, como torres, participações em operadoras africanas (em especial a unitel de angola, que vale 1 bi usd e tá devendo 250 mi usd em dividendos), data centers, créditos de pis/cofins, são 7,5 bi.

a dívida foi extramente reduzida com a RJ, oq sobrou de relevante são as multas da anatel, que serão pagas em 20 anos.

eu calculo o valor dos ativos da oi entre 25 e 30 bilhões pelo menos. talvez 40 bi. o mercado calcula em 18.

não faz sentido, a GVT foi vendida por 25 bi com ativos bem menores.

a rede de transporte da oi é o ativo mais valioso de telecom do br, pq é inviável a expansão do 4G e a implementação do 5G sem ela. todas as operadoras dependem da rede da oi para entregar telefonia móvel em cidades do interior, e todo o mercado de ISPs, que tem mais clientes de banda larga que a própria oi, também depende.

Você está falando da fibra ? É um ativo importante mas tem que ver que com a quebra da empresa o valor vai despencar, a unica vantagem é que a linha chega aonde outras não chegam devido ao nosso governo intervencionista e cartelizado

·
Registered
2,558 Posts
eu pago 99 pila na oi no plano com 50GB com netflix e youtube ilimitados. problema é que a rede é uma bosta fora dos bairros principais e inexiste quando você viaja pro interior.

Para você ver a OI tem os melhores planos do mercado, o problema é que a empresa foi muito queimada com o passar dos anos principalmente na época que o brasil estava em uma expansão econômica. Esse plano de 99 que o caro forista citou é impressionante já fiquei interessado mesmo sabendo que não vou usar tudo isso de internet no celular

·
Registered
13,672 Posts
Discussion Starter #1,398
Você está falando da fibra ? É um ativo importante mas tem que ver que com a quebra da empresa o valor vai despencar, a unica vantagem é que a linha chega aonde outras não chegam devido ao nosso governo intervencionista e cartelizado
backbone, fibra, isso.

fora esse tem o backhaul, que é a rede de fibra dentro das cidades.

ao todo são 363 mil km de fibras,

a empresa falir não altera em nada o valor da rede, os cabos e equipamentos continuam lá.

a oi chega onde as outras não chegam pq é concessionária nacional, as outras só construíram rede onde o retorno econômico era alto.

Para você ver a OI tem os melhores planos do mercado, o problema é que a empresa foi muito queimada com o passar dos anos principalmente na época que o brasil estava em uma expansão econômica. Esse plano de 99 que o caro forista citou é impressionante já fiquei interessado mesmo sabendo que não vou usar tudo isso de internet no celular
eles lançam planos que não conseguem entregar. você tem que cair na loteria da rede ser boa na sua cidade/bairro.

·
Registered
2,558 Posts
backbone, fibra, isso.

fora esse tem o backhaul, que é a rede de fibra dentro das cidades.

ao todo são 363 mil km de fibras,

a empresa falir não altera em nada o valor da rede, os cabos e equipamentos continuam lá.

a oi chega onde as outras não chegam pq é concessionária nacional, as outras só construíram rede onde o retorno econômico era alto.

eles lançam planos que não conseguem entregar. você tem que cair na loteria da rede ser boa na sua cidade/bairro.

Realmente o caro forista tem razão eu achei mesmo que toda a rede já estava deteriorada por conta dos problemas da empresa. O problema que tinha antigamente também e não sei se foi resolvido são aqueles enormes e monstruosos prédios da Telebrás que até agora estão no poder da OI e gera um custo absurdo. Ta na hora da OI se livrar disso ai e bater de frente com o governo antes que fique pior a situação.

Sobre a rede da OI eu discordo pelo menos na telefonia móvel ela tá entregando o que promete eu mesmo trabalho em um lugar que tem até bloqueador de celular o sinal da OI é o único que pega bem. E a cidade onde estou e relativamente bem no interior do brasil, mesmo sendo uma capital o sinal da outras operadoras é ruim. Tem outra vantagem é que a rede da OI não está congestionando pelo o contrario o numero de clientes diminui, assim o sinal melhora muito. É uma vantagem até para empresa em meio a tudo isso

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,731 Posts
Tive Oi por muitos anos, e realmente, nunca tive problemas de qualidade com a conexão, muito pelo contrario, era ótima.

O que me irritava eram as faturas bizarras, que chegavam aos 600 reais, era uma função pra resolver, sendo que o valor era pra ser próximo dos 300 reais.

Até pra sair da operadora tive problemas. hahahah

1381 - 1400 of 1412 Posts