Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 51 Posts

·
.
8,813 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Aeee!!! :cool:

Aproveitei que hoje fez um lindo dia, o céu sem nuvens e bem azul, pra tirar umas fotos! Procurei dar mais ênfase aos prédios que foram há pouco tempo restaurados e também àqueles que ainda não tinham aparecido por aqui! A maioria das fotos foram tiradas no Centro, mas algums poucas, no Porto e no Areal! :)

É isso! Espero que gostem e que comentem, é claro! :D

Falou! Abraço! :cheers:

1. Pra começar, uma foto do prédio onde hoje estão instaladas as Faculdades do SENAC! À noite esse prédio fica ainda mais bonito, graças à iluminação fantástica que fizeram!

2. Calçada e lateral do prédio

3. Uma casa antiga perto dali

4. Outra

5. Prédio histórico

6. Reflexo do Teatro Guarany no vidro de uma janela de um prédio histórico

7. O prédio histórico em questão

8. Mais predinhos históricos

9. Prefeitura (recentemente restaurada) à direita e Mercado Público (idem) e a Torre do Relógio ao fundo

10. Mercado Público e a Torre do Relógio

11. Mais uma vez o Mercado Público, mas, dessa vez, com o prédio da Secretaria de Finanças ao fundo (será restaurado em breve)

12. Preciso dizer o que é, heheh? =P

13. Detalhes da Fonte das Nereidas, na Praça Coronel Pedro Osório

14. Calçadão da XV de Novembro

15. Prédio histórico recém restaurado

16. Conjunto de prédios históricos

17. Santa Casa de Misericórdia

18. Um prédio ali em frente

19. Residência Barão da Conceição

20. Não sei se gosto do que fizeram com esse prédio...

21. Alguns prédios históricos na Rua Padre Anchieta

22. Casas antigas geminadas

23. Outro prédio histórico (cortei um pedaço do prédio, tsc tsc...)

24. Residência de Gonçalves Chaves (um importante charqueador) à esquerda, na Rua Voluntários da Pátria

25. Casa antiga no Porto

26. Calçada

27. Prédios históricos (o da direita é o Colégio Félix da Cunha)

28. Mais casas antigas

29. Igreja São João (evangélica)

30. Asilo de Mendigos (recentemente restaurado)

31. Umas casas antigas charmosas que ficam não muito longe dali

32. Casarão à direita (um dos prédios do Yázigi) e um prédio residencial ao fundo

33. Outro prédio residencial (concluído há pouco tempo)

34. Prédios residenciais

35. Outro!

36. Tirei essa foto mais por causa do muro, heheh... Adoro essas trepadeiras, amenizam esse impressão de "paredão", além de deixarem a cidade mais "verde"!

37. Uma casa com linhas modernistas

38. Casa antiga hoje ocupada por uma imobiliária

39. Mais...

40. Outra casa com linhas modernistas

41. E, pra terminar, duas fotos que eu tirei no mês passado! Tá aí uma casa que fica aqui no meu bairro! Já postei foto dela, mas, finalmente, o paisagismo ficou pronto! Então vai de novo, heheh! =P

42. Avenida Ferreira Viana com o Fórum e o Ministério da Justiça ao fundo! Essa área ainda tem muuuito espaço pra crescer!

Acabou! :colgate:

·
Banned
5,554 Posts
Farrapo, meu querido, estou para montar um thread sobre Pelotas lá no latino e vou utilizar suas fotos tá bom?! ;) Com créditos claro:)

·
Qui sait?
5,526 Posts
otimas fotos!!
adorei a casa modernista da foto 37!!
nem precisa falar que os predios historicos sao d+!
so acho que a cidade poderia ser um pouco mais arborizada, ao menos nas fotos naum parece ser!! :D
valeww farrapo

·
.
16,970 Posts
Muitos prédios históricos lindos e bem restaurados, como sempre, nos seus threads. :D A cidade tem casas muito estilosas. Gosto também de muros coberto por trepadeiras.
Ficou bem legal a foto da fonte! :) Bem UPCística.

Por que você não tirou fotos dentro desse belo mercado? :)

·
no encalço do meliante
15,124 Posts
Lindo trabalho, acho que não tinha visto boa parte dessas construções.
(tava quantos graus quando v. fez essas fotos?)

·
-*-*-*-
26,387 Posts
Lindas fotos!!:)
Pelotas parece mais uma cidade Uruguaia do que brasileira....ou seria Vittariana!?!?

Amei o Mercado Publico...(foto10)
...e a foto 11 esta LINDISSIMA....so tinha que fazer um photoshop(sumir!) naquele predio la do fundo e na fiacao aerea!!
Bem ajeitadinho o calcadao.......
Gostei das fotos 17 e 18.
A casa da foto 31 quero pra mim.........poe rosa!!:lol:

So nao gosto muito das aereas de Pelotas......a cidade parece bem mais agradavel ao nivel de rua.

·
Orgulho de ser Gaúcho
5,483 Posts
Bah...muito bom teu thread...excelentes fotos de Pelotas...é bom ver que estão preservando a nossa história...e recuperando os edificios históricos...que retratam o peridodo mais pujante da história econômica e política do nosso estado, das cidades da campanha sairam alguns dos politicos e pensadores mais ilustres do nosso estado e até do Brasil...Esperemos que em breve os orgãos turisticos estadual e nacional se atentem para o potencial turistico dessa região.

·
Registered
meow
10,295 Posts
Muito bom o thread!

Como eu tava conversando contigo no MSN, realmente o calor me fez perder um pouco da vontade de explorar a cidade quando estivemos aí. Assim no fresco deve ser muito mais agradável andar por aí, e fora que nessa época do ano tem muito mais movimento e tal, deixa a cidade mais interessante...

As restaurações ficaram MUITO boas, a mais marcante pra mim foi a prefeitura, porque eu lembro como ela tava, melhorou demais! Lindo! E o mercado também ficou sensacional, gostei muito. O dia tava incrível, então isso valorizou muito.

Como eu já comentei, o prédio da secretaria de finanças vai ficar MUITO bom quando restaurado, é um dos poucos prédios desse estilo meio francês aqui no sul, tem que ser valorizado.

Fazia tempo que a gente não via o centro de Pelotas por aqui, parece que só tem melhorado. E aquela foto em detalhe ficou linda, parabéns! ;)

·
Registered
6,195 Posts
:eek2: :eek2: Mas que thread hein!!!!!!!!!!!!! :applause: :applause:
Comentários sobre as fotos:
1 e 2: antigo colégio São Francisco de Assis, onde eu fiz o meu ensino fundamental.
O prédio é realmente bem bonito, inclusive por dentro, ocupa uma quadra inteira. Quase a metade dele era ocupado pelo instituto de órfãs que também ‘’abrigava’’ meninas pobres.
9: essa foto ficaria perfeita se não tivesse a maldita fiação aérea. :(
10 a 12: gostei muito dos ângulos tiradas, as melhores fotos que já vi do mercado público;
13: excelente essa, mostra bem a riqueza de detalhes da fonte, grande símbolo da cidade;
14: que milagre a rua estar limpa!!! Isso não é comum por aqui, infelizmente. Provavelmente era pelo fato de ser um dia de pouco movimento. :eek:hno:
15: demorei a reconhecer esse prédio. Restauração faz milagres mesmo :) !!!!
18: acho bem interessante esse edifício, bem agradável;
19: gosto muuuuuuuuuuuito desse prédio, ele é muito bonito. Ele foi construído no fim do século XIX. :)
-Carlos ti lembra como ele era antes da restauração??? Caindo aos pedaços literalmente.
24: não gosto muito desse em termos arquitetônicos;
29: olha só, nem sabia que essa igreja era evangélica. Haha
31: a foto mais bonita do tópico. :D
32: gosto muito do teclado dessa casa e do edifício defronte tbm – mesmo ele sendo baixinho. Só não entendo pq não acabaram com aquela chaminé ao fundo antes de construir o prédio. Parece que só agora querem implodi-la.
42: o prédio do fórum de Pelotas é bem bonito, só achei de muito mal gosto a localização dele.

Parabéns pelo belíssimo tópico. :eek:kay:

·
Registered
1,082 Posts
:applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause:
Que beleza!!! Mais um thread "daqueles"!!! Perfeito!

Que baita dia hein, Carlos! Realmente, nas fotos não aparecem nenhuma nuvem no céu! Estava muito frio? As pessoas no calçadão até que estavam bem agasalhadas!

Como é bom cada vez que tu postas tuas belíssimas fotos de Pelotas aqui no fórum! Sempre algo prá relembrar! E outras novidades prá apreciar!

O prédio do antigo Colégio São Francisco de Assis, hoje Faculdades SENAC ficou bem bonito! Tu sabes se a Capela que havia ainda existe?

As casas das fotos 3 e 4 são bem interessantes! A casa da foto 7 está sempre fechada! Desde os tempos que eu morava aí, nunca vi nenhum movimento naquela casa!

A foto 9, da Prefeitura está linda! Como ficou bonita a pintura. Os detalhes estão bem destacados! Foto 11, novidade para mim! Não sabia que o prédio da Secretaria das Ficanças será restaurado! Acho um dos prédios mais bonitos do rico e diverso patrimônio histórico da cidade! Essa foto ficou também linda!

O Mercado Central parece estar impecável! Tomara que a reforma interna também seja feita em breve e que este local se torne um ponto turístico bem frequentado!

Foto 13, como é linda esta fonte! Acredito que seja um exemplar somente equiparado a pouquíssimos existentes em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Nunca vi nenhuma outra cidade do porte de Pelotas com um chafariz tão belo e imponente como este trazido da França!

Foto 14, gostei demais! O calçadão da XV de Novembro está bem cuidado! Estes bancos são "novos" para mim! Gostei! O calçadão da Andrade Neves também está bem cuidado?

Foto 15, este prédio histórico ficou bem bonito após a restauração! Lembro que a parte superior do mesmo estava bem "decadente"!

Foto 16, além desta foto, também as fotos 8, 21 e as outras que postaste em outros threads e que também aparecem essas casas menores, juntas uma das outras, mostram que parece estar havendo uma preocupação com o cuidado da fachadas e condições estruturais em geral dos prédios históricos particulares da cidade! Isso é uma realidade? Fico feliz em ver que os moradores estejam preocupados em mostrar e viver numa cidade bonita e agradável!

Foto 17, Santa Casa de Misericórdia, imponente o prédio! Também parece estar conservada!

Foto 18, este prédio lembro-me muito bem quando estava prá ser construído! Antes de ficar pronto eu "rezava" prá que fosse um prédio alto, mas não foi o que ocorreu! De qualquer forma é uma construção que chama a atenção!

Foto 19! Carlos, tu lembras o estado em que se encontrava este lindo prédio a uns anos atrás? Era deplorável! Hoje está super bonito! A riqueza nos detalhes dos vitrais das janelas são de muito bom gosto! E mostram o poderio que o proprietário possuía!

O prédio da foto 20 é diferente! Causa um certo impacto à primeira vista! Acredito que seja uma boa "estratégia" dos arquitetos para no mínimo, chamar a atenção de quem o vê e assim causar um "diálogo" com quem por ali passar!

Não lembro de onde fica a casa da foto 23!!! Onde é? Gostei! Bem bonita!

Foto 24, outro belo prédio histórico da cidade! Pela importância histórica, beleza arquitetônica e imponência, merecia passar por uma revitalização!

Foto 27, também super bonitos os dois prédios! O Colégio Féliz da Cunha está bem conservado! Num outro thread teu postaste uma bela foto dele também!

Foto 29, ficou bem legal esta foto! Esta é a igreja que fica em frente a Praça da Avenida Bento Gonçalves? O Asilo de Mendigos na foto 30 ficou ainda mais bonito depois de restaurado! Tem um grande salão neste prédio com um mobiliário antigo e um piano que era super bom! Uma vez me apresentei aí com a Professora de Piano Sodrelina Hallal! Belos tempos!!! Muitas lembranças!

Linda a casa da foto 31! Já o prédio residencial que aparece na foto 32 eu lembro de quando começaram a construir. Eu ficava atento à construção dos outros que ficam mais abaixo dele, torcendo prá que fossem até o final da rua! Pena serem baixinhos! Esses dias eu tava pensando no tanto de prédios de 4, 5 andares que já mostraste daí de Pelotas e me veio em mente: "imagina se pegasse todos esses prédios e colocasse uns 3 em cima um do outro, uns ficariam com 12 andares, outros com 15, o certo é que a cidade teria muito mais prédios altos do que tem hoje, visto o grande número de prédios menores que há espalhados pela cidade, principalmente na região das ruas que chegam na Dom Joaquim!" Foi uma viagem mesmo este meu pensamento! Fruto da vontade de que Pelotas ainda tenha prédios residenciais altos como outras tantas cidades médias do país como Londrina, Maringá e Ribeirão Preto, por exemplo!

O residencial da foto 33 é bem novo mesmo! Gostei! Onde fica?

Essa foto 34 está bem parecida com uma outra de outro thread! Esses prédios são bem bonitos! As casas das fotos 36, 37, 38, 39 e 40 eu me lembro bem! Acho a da foto 38 bem bonita!

Gostei da casa do teu bairro, na foto 41! E uma grande surpresa desta vez foi a última foto! Ainda não tinha visto foto desses dois prédios juntos! E muito menos foto da "extensão" da avenida até este ponto! Já tinha lido que haviam aumentado mas não tinha visto como havia ficado! Aos pouquinhos, daqui um tempo, esta avenida será toda dupla até o Laranjal! Assim espero!

Nossa Carlos!!! Que bom, muito bom mesmo novamente nos "agraciar" com mais fotos perfeitas da cidade do meu coração! O comentário é grande mesmo, mas um "trabalho" tão bem feito e belo e ainda com legendas super bem explicativas deve ser também comentado com detalhes! É assim que penso! Valeu, mais uma vez! Um abraço!

·
Banned
2,500 Posts
Ótimo thread Farrapo!!
Adorei as fotos, ficaram muito boas e bonitas.
O patrimônio histórico de Pelotas é muito interessante e grandioso, espero que seja preservado ainda durante muito tempo, é uma grande contribuição para todos. Adoro todas essas construções antigas.
A prefeitura é muito bonita, assim como o Mercado Público.
Gostei bastante da secretaria de Finanças, ficará mais bonita ainda depois de restaurada.
A Fonte das Nereidas é linda, bem como tua foto!
O calçadão passa uma sensação muito agradável, acolhedora.
Adoro esse colorido das casas antigas.
A Santa Casa de Misericórdia é muito linda e imponente.
Gostei do que fizeram no prédio da foto 20, talvez ele fosse mais bonito "normal", mas essa coisa que fizeram deixou ele diferente e assim ele chama mais atenção.
O colégio Felix da Cunha é belíssimo, muito imponente e lindo!
A Igreja de São João é muito bonita, gostei do estilo dela.
As casas das fotos 31 e 32 estão ótimas, mas gostei mais da que aparece na foto 31.
No geral, não gostei muito dos prédios residenciais, mas parecem de boa qualidade.
As casas de linhas modernistas estão legais.
O paisagismo da casa da foto 41 ficou muito bom, a casa ficou bonita e moderna.
Muito organizado o thread. Adorei!
Valeu Farrapo!

·
...
6,256 Posts
Muito boas as fotos Farrapo! Entre as melhores que já vi de Pelotas...

Gostei do prédio da foto 1 e o contraste dele com o comercial ao fundo. Do prédio da prefeitura recentemente restaurado. Da foto 10 (como é bonito este Mercado!).

A foto 11 tb ficou muito legal. Tem que agora restaurar o prédio da Secretaria de Finanças e colocar ao lado do mercado público aquelas mesas com guarda-sóis ao Estilo dos cafés parisienses :). Fonte das Nereidas dispensa maiores comentários, pena que se destaca pouco na paisagem.

A foto 14 para mim foi a mais surpreendente do thread, não imaginava que o urbanismo desta Rua XV estava tão bom. Logo eu que tantas vezes me queixava do estado do piso dos calçadões de Pelotas! Gostei muito dos bancos, daquela banca azul ao fundo, da fachada dos prédios históricos, da publicidade discreta, enfim, muito bonita! :) A Santa Casa é bonita, pena que o entorno não ajuda e o prédio merecesse uma pintura...Muito bonito e imponente o prédio da foto 19!

Tomara que o "legal" não veja a foto 21...esta é forte concorrente daquela que tu fotografaste do Mercado Público há um tempo atrás :lol:

Muuuuito bonitas as casas e as cores da foto 22! Tb uma das melhores do thread! 23 tb tá bonito! Gostei tb da cor...Não gostei da casa da foto 25! Feia! A foto 27 ficou legal, tenho a impressão que me hospedei nestas redondezas..hehe

Bem legais os prédios históricos e modernos das fotos 30 a 35. Bom saber que continuam restaurando MUITOS prédios em Pelotas. Estes residenciais baixinhos com paralelepídeos são muito charmosos..Por fim, Gostei da foto 42. Parece o "Berrini" pelotense, inclusive no urbanismo! :D

Valeu ;)

·
.
8,813 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Farrapo, meu querido, estou para montar um thread sobre Pelotas lá no latino e vou utilizar suas fotos tá bom?! ;) Com créditos claro:)
Sem problema! Estás autorizado! :D

otimas fotos!!
adorei a casa modernista da foto 37!!
nem precisa falar que os predios historicos sao d+!
so acho que a cidade poderia ser um pouco mais arborizada, ao menos nas fotos naum parece ser!! :D
valeww farrapo
Pois é, Pelotas não é bem arborizada mesmo, mas eu acho que no Centro nem teria como, já que as ruas e as calçadas são estreitas, fora que eu acho os prédios históricos, que são o grande atrativo da cidade, poderiam ficar escondidos...

Quanto ao resto da cidade, ah, aí eu concordo contigo! Há alguns bairros relativamente bem arborizados, mas, ainda assim, ficam devendo um pouco nesse aspecto!

Valeu pelo comentário! :eek:kay:

Lindo thread Farrapo, Pelotas é uma cidade muito bonita e com um belo patrimônio histórico.
Valeu! :eek:kay:

Muitos prédios históricos lindos e bem restaurados, como sempre, nos seus threads. :D A cidade tem casas muito estilosas. Gosto também de muros coberto por trepadeiras.
Ficou bem legal a foto da fonte! :) Bem UPCística.

Por que você não tirou fotos dentro desse belo mercado? :)
Não tirei fotos do interior desse belo mercado porque, ao contrário do de Belo Horizonte, este será restaurado, então vou esperar! Aliás, tu podia, ao menos, tirar uma foto do exterior do mercado daí de BH! É tão "lindju", hahah! =P

Valeu! :)

valeu, Farrapo! adorei as fotos, gostei bastante da Residência Barão da Conceição, e do Teatro Guarany! parabéns!

excelentes fotos, lindo patrimonio historico que Pelotas tem.

Lindo trabalho, acho que não tinha visto boa parte dessas construções.
(tava quantos graus quando v. fez essas fotos?)
Pois é, algumas construções não tinham aparecido por aqui ainda... Aliás, ainda falta muita coisa pra mostrar... Tá, MUUUITA não, heheh, mas bastante coisa até! =P

Ah, quando eu tirei essas fotos nem tava frio... Naquele termômetro da foto 15 tava marcando 17°C! Enfim, bem agradável!

Lindas fotos!!:)
Pelotas parece mais uma cidade Uruguaia do que brasileira....ou seria Vittariana!?!?

Amei o Mercado Publico...(foto10)
...e a foto 11 esta LINDISSIMA....so tinha que fazer um photoshop(sumir!) naquele predio la do fundo e na fiacao aerea!!
Bem ajeitadinho o calcadao.......
Gostei das fotos 17 e 18.
A casa da foto 31 quero pra mim.........poe rosa!!:lol:

So nao gosto muito das aereas de Pelotas......a cidade parece bem mais agradavel ao nivel de rua.
Eu acho engraçado quando falam que Pelotas parece uma cidade uruguaia, heheh... Sei lá, se Pelotas fosse no Uruguai, seria a segunda maior cidade, então essa comparação é mais com Montevidéu mesmo, já que nas demais cidades uruguaias não há muitas construções imponentes assim... :D

Até entendo tu não gostar tanto das aéreas de Pelotas, já que não passam essa sensação de agradabilidade, ao contrário das fotos ao nível da rua... Acho que isso se deve ao fato de Pelotas não ser uma cidade arborizada, então, vista de cima, tem uma aparência muito "árida"...

Ótimas..adoro esses predinhos de Pelotas!!!

Bah...muito bom teu thread...excelentes fotos de Pelotas...é bom ver que estão preservando a nossa história...e recuperando os edificios históricos...que retratam o peridodo mais pujante da história econômica e política do nosso estado, das cidades da campanha sairam alguns dos politicos e pensadores mais ilustres do nosso estado e até do Brasil...Esperemos que em breve os orgãos turisticos estadual e nacional se atentem para o potencial turistico dessa região.
Pois é, também espero que os órgãos turísticos dêem mais atenção a essa região! Potencial não falta! Valeu! :)

Muito bom o thread!

Como eu tava conversando contigo no MSN, realmente o calor me fez perder um pouco da vontade de explorar a cidade quando estivemos aí. Assim no fresco deve ser muito mais agradável andar por aí, e fora que nessa época do ano tem muito mais movimento e tal, deixa a cidade mais interessante...

As restaurações ficaram MUITO boas, a mais marcante pra mim foi a prefeitura, porque eu lembro como ela tava, melhorou demais! Lindo! E o mercado também ficou sensacional, gostei muito. O dia tava incrível, então isso valorizou muito.

Como eu já comentei, o prédio da secretaria de finanças vai ficar MUITO bom quando restaurado, é um dos poucos prédios desse estilo meio francês aqui no sul, tem que ser valorizado.

Fazia tempo que a gente não via o centro de Pelotas por aqui, parece que só tem melhorado. E aquela foto em detalhe ficou linda, parabéns! ;)
Pois é, no aspecto "conservação do patrimônio histórico", o Centro de Pelotas tem melhorado muito mesmo, mas isso não são méritos, necessariamente, da prefeitura, heheh... Quanto ao resto, eu acho que tá mais ou menos a mesma coisa se comparado com a vez que tu esteve aqui... Mas isso não é bom... Em alguns pontos, sim, já em outros, não, heheh...

Ah, e, realmente, quando tu veio pra cá, tava um calor infernal, quase 40°C, aí nem eu e nem tu estávamos muito dispostos a explorar a cidade... Acho isso totalmente compreensível, heheh... Com temperaturas agradáveis, como a de ontem, é muito melhor e até a impressão da cidade melhora! :)

Valeu! ;)

:eek2: :eek2: Mas que thread hein!!!!!!!!!!!!! :applause: :applause:
Comentários sobre as fotos:
1 e 2: antigo colégio São Francisco de Assis, onde eu fiz o meu ensino fundamental.
O prédio é realmente bem bonito, inclusive por dentro, ocupa uma quadra inteira. Quase a metade dele era ocupado pelo instituto de órfãs que também ‘’abrigava’’ meninas pobres.
9: essa foto ficaria perfeita se não tivesse a maldita fiação aérea. :(
10 a 12: gostei muito dos ângulos tiradas, as melhores fotos que já vi do mercado público;
13: excelente essa, mostra bem a riqueza de detalhes da fonte, grande símbolo da cidade;
14: que milagre a rua estar limpa!!! Isso não é comum por aqui, infelizmente. Provavelmente era pelo fato de ser um dia de pouco movimento. :eek:hno:
15: demorei a reconhecer esse prédio. Restauração faz milagres mesmo :) !!!!
18: acho bem interessante esse edifício, bem agradável;
19: gosto muuuuuuuuuuuito desse prédio, ele é muito bonito. Ele foi construído no fim do século XIX. :)
-Carlos ti lembra como ele era antes da restauração??? Caindo aos pedaços literalmente.
24: não gosto muito desse em termos arquitetônicos;
29: olha só, nem sabia que essa igreja era evangélica. Haha
31: a foto mais bonita do tópico. :D
32: gosto muito do teclado dessa casa e do edifício defronte tbm – mesmo ele sendo baixinho. Só não entendo pq não acabaram com aquela chaminé ao fundo antes de construir o prédio. Parece que só agora querem implodi-la.
42: o prédio do fórum de Pelotas é bem bonito, só achei de muito mal gosto a localização dele.

Parabéns pelo belíssimo tópico. :eek:kay:
Ah, que exagero, heheh! O Calçãdão da XV nem é tão sujo assim como tu fala... O da Andrade Neves eu até concordo, mas mesmo assim... Não chega a tanto, heheh... =P

Me lembro, sim, como era ante so prédio da foto 19! Tava muito mal conservado, mas agora tá impecável! Também acho ele lindo! :)

:applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause:
Que beleza!!! Mais um thread "daqueles"!!! Perfeito!

Que baita dia hein, Carlos! Realmente, nas fotos não aparecem nenhuma nuvem no céu! Estava muito frio? As pessoas no calçadão até que estavam bem agasalhadas!

Como é bom cada vez que tu postas tuas belíssimas fotos de Pelotas aqui no fórum! Sempre algo prá relembrar! E outras novidades prá apreciar!

O prédio do antigo Colégio São Francisco de Assis, hoje Faculdades SENAC ficou bem bonito! Tu sabes se a Capela que havia ainda existe?

As casas das fotos 3 e 4 são bem interessantes! A casa da foto 7 está sempre fechada! Desde os tempos que eu morava aí, nunca vi nenhum movimento naquela casa!

A foto 9, da Prefeitura está linda! Como ficou bonita a pintura. Os detalhes estão bem destacados! Foto 11, novidade para mim! Não sabia que o prédio da Secretaria das Ficanças será restaurado! Acho um dos prédios mais bonitos do rico e diverso patrimônio histórico da cidade! Essa foto ficou também linda!

O Mercado Central parece estar impecável! Tomara que a reforma interna também seja feita em breve e que este local se torne um ponto turístico bem frequentado!

Foto 13, como é linda esta fonte! Acredito que seja um exemplar somente equiparado a pouquíssimos existentes em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Nunca vi nenhuma outra cidade do porte de Pelotas com um chafariz tão belo e imponente como este trazido da França!

Foto 14, gostei demais! O calçadão da XV de Novembro está bem cuidado! Estes bancos são "novos" para mim! Gostei! O calçadão da Andrade Neves também está bem cuidado?

Foto 15, este prédio histórico ficou bem bonito após a restauração! Lembro que a parte superior do mesmo estava bem "decadente"!

Foto 16, além desta foto, também as fotos 8, 21 e as outras que postaste em outros threads e que também aparecem essas casas menores, juntas uma das outras, mostram que parece estar havendo uma preocupação com o cuidado da fachadas e condições estruturais em geral dos prédios históricos particulares da cidade! Isso é uma realidade? Fico feliz em ver que os moradores estejam preocupados em mostrar e viver numa cidade bonita e agradável!

Foto 17, Santa Casa de Misericórdia, imponente o prédio! Também parece estar conservada!

Foto 18, este prédio lembro-me muito bem quando estava prá ser construído! Antes de ficar pronto eu "rezava" prá que fosse um prédio alto, mas não foi o que ocorreu! De qualquer forma é uma construção que chama a atenção!

Foto 19! Carlos, tu lembras o estado em que se encontrava este lindo prédio a uns anos atrás? Era deplorável! Hoje está super bonito! A riqueza nos detalhes dos vitrais das janelas são de muito bom gosto! E mostram o poderio que o proprietário possuía!

O prédio da foto 20 é diferente! Causa um certo impacto à primeira vista! Acredito que seja uma boa "estratégia" dos arquitetos para no mínimo, chamar a atenção de quem o vê e assim causar um "diálogo" com quem por ali passar!

Não lembro de onde fica a casa da foto 23!!! Onde é? Gostei! Bem bonita!

Foto 24, outro belo prédio histórico da cidade! Pela importância histórica, beleza arquitetônica e imponência, merecia passar por uma revitalização!

Foto 27, também super bonitos os dois prédios! O Colégio Féliz da Cunha está bem conservado! Num outro thread teu postaste uma bela foto dele também!

Foto 29, ficou bem legal esta foto! Esta é a igreja que fica em frente a Praça da Avenida Bento Gonçalves? O Asilo de Mendigos na foto 30 ficou ainda mais bonito depois de restaurado! Tem um grande salão neste prédio com um mobiliário antigo e um piano que era super bom! Uma vez me apresentei aí com a Professora de Piano Sodrelina Hallal! Belos tempos!!! Muitas lembranças!

Linda a casa da foto 31! Já o prédio residencial que aparece na foto 32 eu lembro de quando começaram a construir. Eu ficava atento à construção dos outros que ficam mais abaixo dele, torcendo prá que fossem até o final da rua! Pena serem baixinhos! Esses dias eu tava pensando no tanto de prédios de 4, 5 andares que já mostraste daí de Pelotas e me veio em mente: "imagina se pegasse todos esses prédios e colocasse uns 3 em cima um do outro, uns ficariam com 12 andares, outros com 15, o certo é que a cidade teria muito mais prédios altos do que tem hoje, visto o grande número de prédios menores que há espalhados pela cidade, principalmente na região das ruas que chegam na Dom Joaquim!" Foi uma viagem mesmo este meu pensamento! Fruto da vontade de que Pelotas ainda tenha prédios residenciais altos como outras tantas cidades médias do país como Londrina, Maringá e Ribeirão Preto, por exemplo!

O residencial da foto 33 é bem novo mesmo! Gostei! Onde fica?

Essa foto 34 está bem parecida com uma outra de outro thread! Esses prédios são bem bonitos! As casas das fotos 36, 37, 38, 39 e 40 eu me lembro bem! Acho a da foto 38 bem bonita!

Gostei da casa do teu bairro, na foto 41! E uma grande surpresa desta vez foi a última foto! Ainda não tinha visto foto desses dois prédios juntos! E muito menos foto da "extensão" da avenida até este ponto! Já tinha lido que haviam aumentado mas não tinha visto como havia ficado! Aos pouquinhos, daqui um tempo, esta avenida será toda dupla até o Laranjal! Assim espero!

Nossa Carlos!!! Que bom, muito bom mesmo novamente nos "agraciar" com mais fotos perfeitas da cidade do meu coração! O comentário é grande mesmo, mas um "trabalho" tão bem feito e belo e ainda com legendas super bem explicativas deve ser também comentado com detalhes! É assim que penso! Valeu, mais uma vez! Um abraço!
Bahhh, ler comentário extensos e detalhados como os teus são muito gratificantes e estimulam ainda mais a tirar fotos da cidade! Valeu! ;)

Bom, mas respondendo as tuas perguntas:

Não tava tão frio assim... Na verdade tava bastante agrádavel! Tava marcando 17°C enquanto eu tirava as fotos!

Não sei te dizer se a capela do antigo Colégio São Francisco de Assis ainda existe! Pra ser sincero, nunca entrei nesse prédio, então não tenho nem idéia de como é, heheh!

A casa da foto 7 eu nunca vi "movimento" também, mas há um tempinho atrás deram uma limpada na fachada! Vai ver que os moradores são tímidos, hahah!

O Calçadão da Andrade Neves não tá tão bem cuidado quanto o da XV, mas ainda assim tá "bem", principalmente entre a Marechal Floriano e a Voluntários da Pátria... Nesse trecho, o canteiro tá bem cuidado até e o piso idem... O problema é no trecho entre a Floriano e a Lobo da Costa... Ali tá mal, precisam dar uma arrumada... Tem uns ladrilhos hidráulicos faltando e tal... Mas ali é bem menos movimentado!

Quanto à conservação do patrimônio histórico da cidade, é visível que está cada vez melhor... Muitos prédios estão sendo restaurados e, no geral, tudo com muito bom gosto!

O prédio da foto 19 tava detonaaado há alguns anos atrás, mas agora tá impecável! É lindo mesmo!

A casa da foto 23 fica na XV de Novembro, próximo à Catedral!

A igreja da foto 29 é fica, sim, em frente ao Parque Dom Antônio Zattera, que se localiza entre a Avenida Bento Gonçalves e a Rua Doutor Amarante!

O prédio da foto 33 fica na Gonçalves Chaves, próxmo àqueles da esquina com a Antônio dos Anjos!

Mais uma vez, valeu! :D

Ah, vou te mandar por PM duas fotos: uma da antiga Faculdade de Agronomia (ICH; ao lado da Prefeitura, na Lobo da Costa) e outra do Quartel Legalista (também conhecido como Casa da Banha)! Estão sendo restaurados! Tirei fotos deles, mas não postei porque "tirei só por tirar", heheh! Vou esperar ficarem prontos pra tirar fotos melhores! :)

Ótimo thread Farrapo!!
Adorei as fotos, ficaram muito boas e bonitas.
O patrimônio histórico de Pelotas é muito interessante e grandioso, espero que seja preservado ainda durante muito tempo, é uma grande contribuição para todos. Adoro todas essas construções antigas.
A prefeitura é muito bonita, assim como o Mercado Público.
Gostei bastante da secretaria de Finanças, ficará mais bonita ainda depois de restaurada.
A Fonte das Nereidas é linda, bem como tua foto!
O calçadão passa uma sensação muito agradável, acolhedora.
Adoro esse colorido das casas antigas.
A Santa Casa de Misericórdia é muito linda e imponente.
Gostei do que fizeram no prédio da foto 20, talvez ele fosse mais bonito "normal", mas essa coisa que fizeram deixou ele diferente e assim ele chama mais atenção.
O colégio Felix da Cunha é belíssimo, muito imponente e lindo!
A Igreja de São João é muito bonita, gostei do estilo dela.
As casas das fotos 31 e 32 estão ótimas, mas gostei mais da que aparece na foto 31.
No geral, não gostei muito dos prédios residenciais, mas parecem de boa qualidade.
As casas de linhas modernistas estão legais.
O paisagismo da casa da foto 41 ficou muito bom, a casa ficou bonita e moderna.
Muito organizado o thread. Adorei!
Valeu Farrapo!

Muito boas as fotos Farrapo! Entre as melhores que já vi de Pelotas...

Gostei do prédio da foto 1 e o contraste dele com o comercial ao fundo. Do prédio da prefeitura recentemente restaurado. Da foto 10 (como é bonito este Mercado!).

A foto 11 tb ficou muito legal. Tem que agora restaurar o prédio da Secretaria de Finanças e colocar ao lado do mercado público aquelas mesas com guarda-sóis ao Estilo dos cafés parisienses :). Fonte das Nereidas dispensa maiores comentários, pena que se destaca pouco na paisagem.

A foto 14 para mim foi a mais surpreendente do thread, não imaginava que o urbanismo desta Rua XV estava tão bom. Logo eu que tantas vezes me queixava do estado do piso dos calçadões de Pelotas! Gostei muito dos bancos, daquela banca azul ao fundo, da fachada dos prédios históricos, da publicidade discreta, enfim, muito bonita! :) A Santa Casa é bonita, pena que o entorno não ajuda e o prédio merecesse uma pintura...Muito bonito e imponente o prédio da foto 19!

Tomara que o "legal" não veja a foto 21...esta é forte concorrente daquela que tu fotografaste do Mercado Público há um tempo atrás :lol:

Muuuuito bonitas as casas e as cores da foto 22! Tb uma das melhores do thread! 23 tb tá bonito! Gostei tb da cor...Não gostei da casa da foto 25! Feia! A foto 27 ficou legal, tenho a impressão que me hospedei nestas redondezas..hehe

Bem legais os prédios históricos e modernos das fotos 30 a 35. Bom saber que continuam restaurando MUITOS prédios em Pelotas. Estes residenciais baixinhos com paralelepídeos são muito charmosos..Por fim, Gostei da foto 42. Parece o "Berrini" pelotense, inclusive no urbanismo! :D

Valeu ;)
O prédio ao fundo na foto 1 não é um comercial, mas, sim, um residencial, heheh!

Hmm, acho que tu não te hospedou nas redondezas da foto 27, heheh... Esses dois prédios ficam na Benjamin Constant, no Porto, e, pelo que eu saiba, tu ficou pra outro lado, heheh!

Hahahahahah, realmente, o urbanismo da Avenida Ferreira Viana lembra muito mesmo o da Berrini! :laugh: Quando eu tirei essa foto, a avenida tava em obras, agora tá melhorzinho, heheh!

Valeu! ;)

·
Registered
33,148 Posts
Pelotas sempre com patrimônio histórico bem expressivo. A maioria dos prédios está bem presevada.
A torre do relógio e a fonte das Nereidas são bem bonitas.
Você não sabe se gostou com o que fizeram com o prédio da foto 20, eu não entendi o quê que eles fizeram... Tiraram parte do revestimento?
Gostei muito da pintura "divididinha" das casas geminadas da 22.

Casarão que mais gostei: 32.
Casa que mais gostei: 41.
Prédio que mais gostei: 33.
Foto que mais gostei: 12.

Parabéns, thread bem legal!

·
.
8,813 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Pelotas sempre com patrimônio histórico bem expressivo. A maioria dos prédios está bem presevada.
A torre do relógio e a fonte das Nereidas são bem bonitas.
Você não sabe se gostou com o que fizeram com o prédio da foto 20, eu não entendi o quê que eles fizeram... Tiraram parte do revestimento?
Gostei muito da pintura "divididinha" das casas geminadas da 22.

Casarão que mais gostei: 32.
Casa que mais gostei: 41.
Prédio que mais gostei: 33.
Foto que mais gostei: 12.

Parabéns, thread bem legal!
Não sei se tu vai me entender direito, heheh, mas eu ACHO que esse prédio é, na verdade, duas metades de dois prédios! =P Aí tiraram parte do reboco e deixaram o tijolo exposto, dando uma impressão de envelhecimento!

Sei lá, tem vezes que eu acho essa reforma bem criativa, interessante e bastante condizente com o que deve ser a sua proposta inicial: chamar a atenção, mas preservando as principais linhas do prédio original! Porém, tem horas que eu acho que exageraram e que teria sido melhor se não tivessem sido tão "criativos", heheh!

·
Registered
33,148 Posts
Não sei se tu vai me entender direito, heheh, mas eu ACHO que esse prédio é, na verdade, duas metades de dois prédios! =P Aí tiraram parte do reboco e deixaram o tijolo exposto, dando uma impressão de envelhecimento!

Sei lá, tem vezes que eu acho essa reforma bem criativa, interessante e bastante condizente com o que deve ser a sua proposta inicial: chamar a atenção, mas preservando as principais linhas do prédio original! Porém, tem horas que eu acho que exageraram e que teria sido melhor se não tivessem sido tão "criativos", heheh!

Que operação mais complicada, hein! Nunca tinha visto isso, muito original! :)

1 - 20 of 51 Posts