SkyscraperCity banner
1 - 9 of 9 Posts

·
Registered
Joined
·
31,671 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Emergindo desde o mar até o centro de Oslo, A Casa de Ópera é a nova jóia futurista da arquitetura na Noruega.

29/4/2008 :: A partir de abril de 2008 a Noruega tem um novo marco. A nova Casa de Ópera em Bjørvika, Oslo, foi desenhada pelo estúdio de arquitetura norueguesa Snøhetta, o qual também desenhou outras obras como a biblioteca em Alexandria e a Embaixada da Noruega em Berlim.

A construção foi inspirada em um tímpano que emerge do mar e se caracteriza por sua superfície revestida de mármore e uma enorme fachada de cristal com painéis solares.


A Casa de Ópera de Oslo será a primeira Casa de Ópera do mundo a qual os visitantes poderão passear sobre o teto.Photo: Jaro Hollan/ Statsbygg.​

A Casa de Ópera é o maior projeto de construção no âmbito da cultura dos tempos modernos na Noruega. Durou cinco anos para terminar essa fantástica obra de mármore na beira da bahia de Bjørvika.


Photo: Trond Isaksen/ Statsbygg.


O exterior do sector da nova Opéra norueguesa esta vestido de 450 m2 de cristal, quais 300 m2 esta cubertos de paneis solares. A façada generará 20.618 kilowatt-hora cada ano, que é equivalente ao consumo energético anual de uma familia norueguesa. Photo: Trond Isaksen/ Statsbygg.​

A base da Casa de Ópera equivale ao tamanho de quatro campos de futebol de tamanho padrão internacionalmente, que corresponde a 38.000 m2. O edifício completo contém o total de 1.100 salas, distribuídas em diferentes seções.


Photo: Jaro Hollan/ Statsbygg.


O vestíbulo tem um estilo minimalista, com materiais como pedra, concreto, cristal e madeira. Photo: Jaro Hollan/ Statsbygg.​

Minimalistamente espetacular

A área principal da Casa de Ópera consiste em um amplo espaço aberto, com uma decoração minimalista e uso de materiais simples como pedra, concreto, cristal e madeira. Em contrapartida, a área oferece inúmeras possibilidades de iluminação e a vista dos arredores. Dispões de área de descanso, cafés, bares, restaurantes e guarda-volumes.


Photo: Trond Isaksen/ Statsbygg.


O público têm uma vista panoramica no Fiordo de Oslo do vestíbulo.Photo: Nina Reistad/ Statsbygg.​

Sala clásica

O auditório principal é construído como uma ferradura clássica em vários níveis, com um teto alto que gerirá o acústico de uma maneira natural. Também aqui o ambiente está determinado pelos materiais sensíveis como madeira. Em contraste com o aspeto luminoso do vestíbulo, o auditório principal é decorado com azinheira tratado com amoníaco.


Do teto o maior candelabro da Noruega. Tem 7 metros de diâmetro, pesa 8 toneladas e tem mais de 8000 diodos luminosos e 5800 elementos de cristal e vidro. A enorme construção luminosa foi desenhada pelo Snøhetta e produzida pela fábrica de vidro Hadeland. Photo: Trond Isaksen/ Statsbygg.


O candelabro de luzes cumple tambem uma função acústica no auditorio principal. Photo:Trond Isaksen/ Statsbygg.​

Tecnicamente avançada

O auditório principal, que é um dos mais tecnológicos do mundo, oferece uma ótima flexibilidade cenográfica. A área do palco cobre mais do que mil metros quadrados e consiste, além do palco principal e do palco giratório, dois palcos laterais, palcos traseiros e um subpalco. Partes dos palcos estão situadas a 16 metros abaixo do nível do mar e possuem assentos para 1350 pessoas ao total.


Photo: Jaro Hollan / Statsbygg.​

Ministério das Relações Exteriores da Noruega

Fonte: Real Embaixada da Noruega no Brasil
 

·
São José dos Campos
Joined
·
3,630 Posts
Muito lindo! Principalmente da parte externa!
Só achei o inteiror da sala muito "pesado", deveriam ter colocado menos desse revestimento!

OFF

A Cidade da Música no Rio não deixa nada a desejar em relação a esse projeto, acho até mais bonita do que esse!
 

·
Registered
Joined
·
31,671 Posts
Discussion Starter · #4 ·
^^ Ainda não conheço, tem fotos?
 

·
São José dos Campos
Joined
·
3,630 Posts
^^ Nossa! No subfórum de Projetos tem um thread sobre, ou senão, o Vinicius postou fotos da obra do sticky Estágio de obras.
 

·
Niteroiense da gema!!
Joined
·
3,749 Posts
Muito lindo! Principalmente da parte externa!
Só achei o inteiror da sala muito "pesado", deveriam ter colocado menos desse revestimento!

OFF

A Cidade da Música no Rio não deixa nada a desejar em relação a esse projeto, acho até mais bonita do que esse!
Concordo, tem áreas la que são muito sintuosas mais não a cidade da musica não fica atras principalmente na grande sala, acho simplesmente fantastico a trasformação da sala de ópera (18000 lugares) em um teatro (1300 lugares). Espero anciosamente a conclusão das obras que ja estão bem avançadas.
 

·
Niteroiense da gema!!
Joined
·
3,749 Posts
Para quem não conheçe o projeto da Cidade da Musica no Rio de Janeiro nova sede da Orquestras Sinfônica Brasileira.







Grande sala (1800 lugares) Orquestra sinfônica


Grande sala (1300 lugares):eek:s camoretes do fundo são recolidos dando lugar a um palco.
 
1 - 9 of 9 Posts
Top