Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 29 Posts

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O Parque da Cidade vai ter um empreendimento desportivo com campos destinados a várias modalidades, piscinas, polidesportivos e ginásios, entre outras valências. O investimento de 10 milhões de euros resulta de uma cedência de terrenos da câmara ao Sport Club do Porto.
Eduarda Vasconcelos (textos)

Cerca de 40.000 mil metros quadrados de área do Parque da Cidade vão ser cedidos em direito de superfície pela Câmara do Porto ao Sport Club do Porto para a construção de uma espécie de cidade desportiva. A ideia, segundo consta da proposta que vai ser submetida à votação do executivo na próxima terça-feira e a que o JANEIRO teve acesso, visa a requalificação de uma zona actualmente degradada, correspondente ao estaleiro, e também a disponibilização de apoios estruturais ao designado Queimódromo. Os terrenos serão cedidos por um prazo de 27 anos, contados a partir da celebração do protocolo entre ambas as partes, e por um valor de 508,3 mil euros. Na proposta, o vereador do Ambiente, Álvaro Castello-Branco, realça que a infra-estrutura a construir “deverá configurar-se como um equipamento polidesportivo e de excelência”. Na protocolo, anexado à proposta, observa-se em complemento que o projecto será de um empreendimento de “elevada qualidade e multifuncionalidade, dignificador da cidade, requalificador da área onde será implantado e dinamizador de uma parte esquecida da Circunvalação”.
Com este contrato, o Sport Club do Porto fica obrigado a construir, numa primeira fase e no prazo de 12 meses (após emissão do alvará), um empreendimento que integrará um campo desportivo de relva sintética com 4950 metros quadrados, um polidesportivo com 1260 metros quadrados, dois campos de voleibol, três campos de ténis ao ar livre e quatro campos cobertos (três de ténis e um polivalente relvado). No âmbito desta primeira fase, aquela instituição terá ainda de recuperar e reconstruir o edificado que existe no estaleiro por forma a adaptá-lo a instalações que alberguem a recepção/administração, balneários, sanitários, cafetaria e salas de ginástica. Numa segunda fase deste projecto, o Sport Club compromete-se a, em cinco anos, ampliar o empreendimento construído primariamente por via da criação de diversos ginásios, piscinas, restaurante, zonas administrativas, sociais e de lazer, auditório, biblioteca e outras valências que se revelem necessárias à finalidade do edifício.

Investimento de 10 milhões
O valor total do investimento na construção da futura cidade desportiva ascende a 10 milhões de euros. Já o valor para a cedência dos terrenos foi fixado em cerca de 3,5 milhões de euros e o montante a atribuir à utilização do equipamento por parte da Câmara do Porto, num período de 25 anos, em cerca de 3 milhões de euros. O encontro destes últimos dois montantes permitiu apurar o valor final da cedência e fixá-lo em 508,3 milhões de euros, conforme pode verificar-se num documento da Direcção Municipal de Finanças e Património (DMFP) que surge em anexo. Este mesmo documento refere ainda que o remanescente a pagar pela instituição será executado em espécie pela concessão da utilização à autarquia (ver caixa) e salienta que o número de anos de cedência foi estabelecido com base em cálculos que forneceram o período de tempo preciso para que o Sport Club possa ter o retorno do investimento na construção dos equipamentos. Destaque-se, também, que a DMFP estimou a receita líquida anual em 837,675 mil euros.

Termos da cedência
Destaque-se que, no final do prazo da cedência, o campo de futebol, o polidesportivo, os dois campos de voleibol e os campos de ténis revertem a favor do município, sem lugar a contrapartida ou indemnização. As restantes valências podem ser compradas pelo município ou este poderá aceitar o pedido de compra pelo Sport Club do direito de propriedade do solo correspondente aos edifícios.
Depois de submetida à votação do executivo camarário, a proposta de cedência dos terrenos e consequente instalação de uma cidade desportiva
no Parque da Cidade terá de ser submetida ao escrutínio da Assembleia Municipal.

-----------------------

Obrigações
O Sport Club do Porto terá de disponibilizar ao município três horas/diárias nas instalações cobertas desportivas para actividades colectivas e nas piscinas, o gozo dos dois polidesportivos e campos de voleibol dois dias/semana, o acesso aos espaços desportivos de utilização colectiva, de realizar periodicamente eventos e provas desportivas que envolvam outros clubes e de promover de forma regular um grande evento designado «música e desporto no parque». O município terá de construir e manter os arranjos exteriores da zona desportiva (campo de futebol, polidesportivo e dois campos de voleibol), a fornecer água e energia eléctrica, a limpeza de todos os espaços exteriores e a vigilância nocturna.

------------------------

Porquê o Sport Club?
Além do parâmetro de que o Sport Club do Porto é uma das instituições mais antigas da cidade, a Câmara do Porto justifica ainda que a escolha desta instituição com base noutros considerandos como o facto de o Sport Club possuir expressivos meios financeiros resultantes de apoios estatais que se não forem aplicados a curto prazo na cidade poderão ser deslocalizados ou até cancelados e de ter ainda a obrigação estabelecida de afectar um milhão e meio de euros a equipamentos desportivos na cidade. A juntar a estes argumentos, a edilidade lembra que o Sport Club necessita de relocalizar algumas das suas instalações que estão condicionadas, fruto de opções camarárias nomeadamente no Campo da Bela Vista (cortado para abertura da Alameda 25 de Abril) e no seu Centro de Ténis e Vila Desportiva (afectados pelas soluções impostas na urbanização dos seus terrenos de Guerra Junqueiro).

Características do empreendimento

• 40.000 metros quadrados de área coberta e descoberta
• Período da cedência - 27 anos
• Valor da cedência - 508,3 mil euros (com contrapartidas)
• Investimento - 10 milhões de euros
• Receita líquida anual estimada - 837,675 mil euros

Primeira fase - a construir em 12 meses
• 1 campo desportivo de relva sintética com 4950 metros quadrados
• 1 polidesportivo com 1260 metros quadrados
• 2 campos de voleibol
• 3 campos de ténis ao ar livre
• 4 quatro campos cobertos (três de ténis e um polivalente relvado)
• recuperação e reconstrução do edificado existente no estaleiro e criação de recepção/administração, balneários, sanitários, cafetaria e salas de ginástica

Segunda fase - a construir em cinco anos
• ginásios
• piscinas
• restaurante
• zonas administrativas, sociais e de lazer
• auditório
• biblioteca

 

·
a revolta da francesinha
Joined
·
10,689 Posts
a zona da rua da vilarinha parece a aldeia da vilarinha vista do céu...loool bem, é de saudar a iniciativa!!!! aproveitem e urbanizem aquela zona, na continuidade de matosinhos....
 

·
Registered
Joined
·
2,063 Posts
eu nao sou do Porto, mas acho um atentado urbanizar essa zona..de certeza que têm outros sitios... pelas imagens parece-me um paruqe verde mt bom mm!
 

·
a revolta da francesinha
Joined
·
10,689 Posts
a rua da vilarinha deve manter um pouco o seu traço...mas aquela zona está sububanizada...e é demasiado central na cidade do porto para estar suburbanizada.....aquela zona quebra um pouco o continuo entre matosinhos e o porto.....evidentemente não se urbaniza o parque da cidade ( a n ser nas orlas, que acho que já devria estar urbanizado, pelo menos no caso da frente da circunvalação....
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
Discussion Starter · #7 ·
a zona em questão creio k seja aquela a esquerda do parque ao fundo correcto:?
 

·
Registered
Joined
·
10,899 Posts
Vai valorizar ainda mais o Parque da cidade. Ainda há mto para fazer nessa zona!
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
Discussion Starter · #9 ·
atrai mais gente, o pessoal depois aproveita e corre no parque, actualmente já acontece mas assim ha mais gente a correr la.
 

·
Feliz 2020 ;)!
Joined
·
30,635 Posts
Vai valorizar ainda mais o Parque da cidade. Ainda há mto para fazer nessa zona!
Assim espero. É um excelente local para a prática de exercício fícisco :yes:.
 

·
Registered
Joined
·
261 Posts
Essa é por acaso a zona aonde passa o GP Boavista?
 

·
Registered
Joined
·
10,899 Posts
Também. Pq?
 

·
Registered
Joined
·
261 Posts
Para melhor me situar. Julgo já ter visto imagens sobre esta zona.
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
o GP da boavista dá a volta ao parque da cidade precisamente :) nessa imagem aérea vês praticamente a pista toda.

o paddock é aquela coisa cinzenta no lado direito do parque. esse espaço é tambem o queimódromo :) aquilo é enorme, embora nao pareça na foto :p
 

·
Registered
Joined
·
261 Posts
Obrigado pela explicação Daniel. Espero ter a sorte de lá ir este ano.
 

·
Registered
Joined
·
183 Posts
O projecto do complexo desportivo... ;), retirado da revista "Porto Sempre" de Julho de 2007



Aproveitei e juntei uma imagem aerea...


O parque da cidade vai ficar com um polo de lazer e desporto com uma pintaaaaaaaa...
 

·
Registered
Joined
·
10,899 Posts
Q pinta? Sem renders n sei se tem pinta:D
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
parece-me que vão ter de abater "algumas" árvores... já nem o parque da cidade escapa!:lol: fantástico.
 
1 - 20 of 29 Posts
Top