SkyscraperCity banner
1 - 20 of 23 Posts

·
Cidadão
722 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Bom, conheço essa cidade desde de pequeno, e é uma cidade que adoro muito. Então como 1º thread aqui no SSC, resolvi mostrar um pouco desse lugar pra vocês.

Nova Odessa está localizada no Noroeste da Região Metropolitana de Campinas, entre as cidades de Americana, Sumaré, Santa Bárbara D'Oeste e Paulínia. E possui em sua área aproximadamente 48 mil habitantes e um IDH de 0,826.

Seu nome foi dado devido ao planejamento das ruas que lembravam a cidade de Odessa, na Ucrânia.

A cidade foi povoada no século XX principalmente por imigrantes letos e italianos, além de espanhóis, portugueses e alemães.

A economia é voltada pra indústria, que era tradicionalmente têxtil, mas passa por uma fase de diversificação.

Fotos
1- Vista Panorâmica

Prefeitura Municipal de Nova Odessa

2- Vista Panorâmica

Panoramio - Paulo Oioli

3- Vista Panorâmica

4- Estação Ferroviária de Nova Odessa
A 1ª estação de Nova Odessa foi fundada em 1905 ,nas terras da fazenda de Pombal que mais tarde daria origem a cidade de Nova Odessa. Segue a lenda que as terra pretenciam ao Marquês de Pombal. O prédio atual é de 1929 e, não sei hoje, mas até a pouco tempo se encontrava abandonada.

5- Vista Interna da estação

6- Vista Aérea da Igreja Matriz

7- Igreja Matriz
A igreja matriz foi inagurada em 1916, como capela Nossa Senhora das Dores sendo que as imagens de Nossa Senhora das Dores e de São Sebastião da igreja vieram da Espanha. Ela foi reformada e ampliada em 1953

Panoramio - Gleyson Alves

8- Prefeitura Municipal

9- Avenida Carlos Botelho

Flickr - Nibelunga o^o

10- Avenida João Pessoa

Panoramio - Udson Pinho

11- Praça Sud Mennucci

12- Casarão da Cultura

13- Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira

Panoramio - Paulo Oioli

14- 1ª Igreja Batista
A maioria dos letos que chegaram a cidade no início do século XX era de batistas, e alguns luteranos. E ainda hoje é talvez a principal denominação protestante da cidade.

Flickr - fcalbrecht

15- 2ª Igreja Batista

16- Igreja Batista Central

17- Instituto de Zootecnia
É considerado uma referência quando se trata de pesquisas científicas animal e vegetal, foi fundado pelo fundador da cidade e Secretário da Agricultura Carlos Botelho em São Paulo. O instituto está na cidade desde de 1975.

18- Avenida Ampelio Gazzeta com a cidade de Sumaré ao fundo

19- Mesma avenida na altura do Santa Rosa

20- Distrito Industrial Recanto
Hoje o parque industrial da cidade busca a diversificação, mas a produção da cidade já chegou a ter 90% de parque industrial de fábricas têxteis, que ainda ocupam parte importante da economia local.

21- Distrito Industrial Recanto

22- Represa Recanto
A represa e o rio de mesmo nome divide a cidade de Nova Odessa com Americana.

23- Parque Ecológico Izidoro Bordo

24- Fábrica da Ocrim

25- Festa das Nações

26- Grupo de Dança Leto

27- Banda Municipal

·
Registered
5,072 Posts
Tinha curiosidade para ver fotos dessa cidade aqui, tenho uns parentes que moram nela, parece ser boazinha a cidade.

·
Registered
6,607 Posts
Sempre tive curiosidade de conhecer Nova Odessa, pois tenhos parentes em Americana e sempre me falam bem da região.

A cidade me pareceu uma típica e desenvolvida da RM de Campinas, espetacular.

Valeu pelo thread.

·
Banned
2,300 Posts
Uma grande novidade para mim e uma boa surpresa, gostei muito do que vi. Uma cidade muito agradável, me pareceu.

Saberia me dizer se os imigrantes letos conservam sua tradição no lugar? Respondem a qual parcela da população (%)?
Desde já, obrigado.

·
Meteorologista
2,681 Posts
Simpática, mas tem um ar tipicamente de RM. Parece meio às moscas, sei lá... de qualquer forma, bonita :eek:kay:

·
Cidadão
722 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Simpática cidade
Tinha curiosidade para ver fotos dessa cidade aqui, tenho uns parentes que moram nela, parece ser boazinha a cidade.
Valeu amsincero e quid pelos comentários!

Simpática, mas tem um ar tipicamente de RM. Parece meio às moscas, sei lá... de qualquer forma, bonita :eek:kay:
Obrigado Bruno!
Pode ser só impressão. Acho que a maioria das fotos foram tiradas em algum fim de semana. Mas realmente não é uma cidade muito movimentada.

É Muito Bom Ver Nova Odessa Aqui :eek:kay:
Agora, gostaria de ver Americana e Sta. Barbara do Oeste!

Muito Bom :cheers:
Obrigado Mauá e haznobe!
Eu vou fazer sim threads de Americana e SBO em breve! Eu sou praticamente nato dessa região!

Bonita cidade e bem desenvolvida para o número de hab.
Me lembrou o livro "O Dossiê Odessa"..:)
Obrigado Bruno! Realmente desenvolvida para o tamanho, mas estar na RMC e ao lado de cidades maiores ajuda.
Agora fiquei curioso sobre esse livro. É sobre o que?

Sempre tive curiosidade de conhecer Nova Odessa, pois tenhos parentes em Americana e sempre me falam bem da região.

A cidade me pareceu uma típica e desenvolvida da RM de Campinas, espetacular.

Valeu pelo thread.
Obrigado GUI! Valeu!
A região de Americana é legal. Tem seus problemas e defeitos, mas eu gosto também.

Uma grande novidade para mim e uma boa surpresa, gostei muito do que vi. Uma cidade muito agradável, me pareceu.

Saberia me dizer se os imigrantes letos conservam sua tradição no lugar? Respondem a qual parcela da população (%)?
Desde já, obrigado.
Obrigado Ricbit! Que bom que gostou.
Bom os letos eu não sei dizer quantos são, mas acho que eles são numerosos. Mas quanto as tradições, sinceramente, acho que de forma geral, muito pouco, digo que eles assimilaram o jeito local, interiorano. Mas algumas coisas eles conservam sim.

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Cidade certinha, bonitinha do interiorrrrzão de São Paulo.

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Bonita cidade e bem desenvolvida para o número de hab.
Me lembrou o livro "O Dossiê Odessa"..:)
Li esse livro aos 14 anos e fiquei profundamente perturbado com a descrição das condições dos campos de concentração na Lituânia.

·
Internauta viajante
787 Posts
Muito bacana! Deve ser bom descansar em N. Odessa.

·
Registered
500 Posts
Boa cidade, bom thread! Eu sempre pensei que o nome da cidade era porque haviam nela ucranianos ou russos. Pelo visto não tem nada a ver.

·
Cidadão
722 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Obrigado pessoal!!!!!

Boa cidade, bom thread! Eu sempre pensei que o nome da cidade era porque haviam nela ucranianos ou russos. Pelo visto não tem nada a ver.
Nada haver mesmo.
De fato os primeiros que foram para lá eram Judeus Russos, mas depois de pouco tempo foram embora. O nome só foi dado depois que chegaram os primeiros letos para substituir os Russos.

·
Registered
42 Posts
:)

18- Avenida Ampelio Gazzeta com a cidade de Nova Odessa ao fundo

Amigo, essa avenida é mesmo a Ampelio Gazzeta, mas a cidade ao fundo é Sumaré, não Nova Odessa. Na verdade Nova Odessa está "atrás" de quem tirou essa foto! hehehe

Grande abraço!!

1 - 20 of 23 Posts