SkyscraperCity banner

1 - 20 of 27 Posts

·
12 Years of SSC!
8,389 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Hoje tive o prazer de ir tomar um cafézito à novissima pousada do grupo Pestana :) e claro tirar uma fotitas à socapa :lol:

A Pousada de Viseu, foi edificada no antigo Hospital de São Teotónio, um dos hospitais mais antigos da cidade, cuja abertura data de 1842. A entrada deste edifício majestoso e imponente, do séc. XVIII, é encimada por 3 estátuas: Fé, Esperança e Caridade, que olham a paisagem sobre a cidade velha (designação dada à parte mais antiga da cidade situada entre a Sé Catedral e a Cava do Viriato).

Em 1799 D.Maria I obrigou todos os concelhos da antiga comarca de Viseu a pagarem um real de contribuição por cada quintilho de vinho e arrátel de carne em favor das obras do hospital.

Em Abril de 2007 iniciaram-se as obras de reconversão do antigo Hospital na actual Pousada de Viseu.

A nova unidade de Viseu obedece a um novo conceito de pousada, com mais quartos, 84 no total, em que introduz novos serviços como um SPA, piscina interior.

“Os objectivos passam por atingir um novo segmento mais jovem que procura outro tipo de lazer, com famílias, crianças e muitas vezes, nas pousadas tradicionais em que é o monumento que vale pela pousada, esse segmento é difícil de convencer”, explicou o executivo.

A pousada é de linhas modernas, e surge de uma recuperação total do edifício do hospital de São Teotónio datado de 1842, num projecto arquitectónico da autoria de Gonçalo Byrne.

A unidade oferece 84 quartos, restaurante e bar, claustro interior e salas de reuniões com acesso a terraço, sendo a primeira da rede a ter um Spa, o qual vai contar com piscina interior aquecida, sauna, banho turco, duche tropical, fonte de gelo, salas de massagens,sala de relaxa, jacuzzi e ginásio.

A Pousada de Viseu goza de uma excelente localização, a 5 minutos do Rossio (centro social e politico da cidade, junto à Câmara Municipal); do Centro Histórico, do Museu Grão Vasco dedicado ao grande Pintor Vasco Fernandes, do Posto de Turismo, do Campo de Golfe e do Centro Hípico.
Algumas fotos:

Entrada

Zona de estar

Novo tecto.. antes no antigo hospital esta zona de estar era descoberta

Uma pequena piscina interior

Piscina exterior

Urbanização do Seminário ao fundo

Em suma.. o resultado final ficou muito bom, e o que mais me agrada neste projecto é o facto de terem aproveitado e recuperado um edifício muito velho e abandonado que era o antigo hospital :yes:

·
President and CEO
17,578 Posts
Boas fotos! :applause: Ficou muito boa!

·
12 Years of SSC!
8,389 Posts
Discussion Starter · #4 · (Edited)
por fora tudo bem.. agora por dentro não tinha a certeza se podia ou não.. mas depois vi lá um senhor também a tirar fotos e com uma máquina profissional.. fiquei mais descansado :lol:

depois pedi se podia ver outras zonas da pousada.. disseram que podiam mostrar só o spa e os restaurantes.. mas em princípio em março vão começar lá com visitas guiadas :D

·
Registered
20,281 Posts
Parece-me bem aproveitado o espaço... boas fotos Mynuster!:cheers:

·
O Prof Godin
6,654 Posts
…não ficou mal…mas é muito diferente das restantes pousadas…engraçado que fica mesmo pegado com a Casa do Serrado, dos meus primos Lemos Cunha Matos…

·
Registered
7,056 Posts
Ficou bem boa :D

Só me faz alguma confusão no pátio central não haver portas nem janelas, dá a impressão de estar ainda inacabada :)

·
Moderator
17,886 Posts
Boa reportagem! Qual dos BMWs e' o teu? :D

Eu gosto do aspecto do edificio e do ar futurista misturado com elementos classicos que tem. Aquilo que nao me agrada e' terem alcancado esse resultado 'a custa do patrimonio da cidade. Preferia ver algo assim construido de raiz.

·
12 Years of SSC!
8,389 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Boa reportagem! Qual dos BMWs e' o teu? :D

Eu gosto do aspecto do edificio e do ar futurista misturado com elementos classicos que tem. Aquilo que nao me agrada e' terem alcancado esse resultado 'a custa do patrimonio da cidade. Preferia ver algo assim construido de raiz.
pois.. aquilo lá era só BM's e Audi's estacionados.. o meu não se via :lol:

·
Banned
9,128 Posts
Ficou bem boa :D

Só me faz alguma confusão no pátio central não haver portas nem janelas, dá a impressão de estar ainda inacabada :)
sao janelas dos corredores que dao acesso aos quartos , como o patio tem cobertura essas janelas sao abertas

Fica bonito a noite

1 - 20 of 27 Posts