Skyscraper City Forum banner
1 - 9 of 9 Posts

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Os graves problemas de congestionamento do hipercentro de Belo Horizonte, onde já circulam 1 milhão de veículos, levaram à proposta de construção de uma nova rodoviária, nos terrenos que ficam entre a Via Expressa e as avenidas Tereza Cristina e Silva Lobo. Esse foi o tema da audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, realizada na tarde desta terça-feira (10/4/07), na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

O autor do requerimento da audiência é também o presidente da Comissão, deputado Gustavo Valadares (DEM), que discorda da solução apontada. Segundo ele, "a Prefeitura estaria apenas transferindo o gargalo para os bairros Calafate, Prado e Padre Eustáquio, despreparados para receber o novo volume de tráfego". Valadares sugere que a melhor solução seriam várias rodoviárias regionais, localizadas próximas às principais saídas da cidade, como as de Brasília, Rio de Janeiro e Vitória.

O anteprojeto da nova rodoviária, aprovado pelo DER-MG, custaria R$ 35 milhões em investimentos de empresários, que em troca teriam a concessão de operação por 30 anos. O terreno de 75 mil m² pertence em parte ao Sesi/Fiemg, a particulares e ao governo de Minas. Haveria aumento da capacidade em relação ao terminal atual, que atende em média 35 mil pessoas por dia, para 52 mil. O anteprojeto prevê 100 lojas e 380 vagas de estacionamento. Não há previsão de desativação do atual terminal. O deputado Gustavo Valadares critica o prazo previsto para início de operação, que seria o final de 2008. Segundo ele, não há condições de fazer essa previsão, já que nada foi feito até agora.

Metrô subterrâneo custa dez vezes mais que o de superfície

O presidente da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte, vereador Totó Teixeira, concorda com a proposta de rodoviárias regionais e propõe que sejam cinco. Ele calcula que 8 mil viagens de ônibus seriam poupadas diariamente pela avenida Antônio Carlos se o metrô atendesse Venda Nova, e 3 mil seriam economizadas pela avenida Amazonas com a construção do Ramal Barreiro. "Há 21 anos tentamos concluir nosso metrô de superfície, sem sucesso, e agora a CBTU vem falar em metrô subterrâneo, que custa dez vezes mais", lamenta Teixeira.

A construção do ramal Calafate/Barreiro foi considerada "uma novela" pelo deputado Célio Moreira (PSDB). "A CBTU está enfrentando ações trabalhistas aqui, mas destina R$ 400 milhões para o metrô de Fortaleza e R$ 500 milhões para o de Recife", afirmou. Outro deputado preocupado com o metrô é Gil Pereira (PP). Embora não seja da Capital, aqui reside há 25 anos. Pereira defendeu a Linha Verde, por desafogar o tráfego da região Norte, e o metrô, por preservar a questão ambiental.

Lindemberg Ribeiro Garcia, da Secretaria de Transporte e Obras Públicas, enumerou algumas razões pelas quais os estudos de viabilidade desaconselharam a adoção da proposta de rodoviárias regionais. "Haveria problemas administrativos, porque as empresas teriam que manter estruturas em cada uma, com impacto sobre as tarifas. Haveria também aumento do tráfego urbano para interligá-las, e transtornos para os passageiros", ponderou.

Antes de encerrar a reunião, Gustavo Valadares recriminou a ausência de representante da Prefeitura no debate. Ele considerou um desrespeito não com sua comissão, mas com a Assembléia.

Requerimentos: Oito requerimentos foram aprovados na reunião. Do deputado Padre João (PT), pedido de uma audiência pública para discutir os problemas causados pelos caminhões de minério que trafegam na BR-040 entre Belo Vale e Congonhas, lançando lama sobre os carros e provocando acidentes. O deputado Sebastião Helvécio (PDT), solicitou reunião conjunta com a Fiscalização Financeira para debater as recentes decisões do Contram que implicam em novas exigências para os motoristas.

Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) pediu que a Defesa Civil faça levantamento sobre o estado de calamidade pública em que se encontra a BR-460 no Circuito das Águas. Gustavo Valadares pediu, juntamente com os deputados Dalmo Ribeiro e Carlos Pimenta (PDT), que o presidente do PSDB-MG, Nárcio Rodrigues, marque audiência com o ministro dos Transportes para tratar da BR-460. Valadares também pede que seja agendada visita ao ministro das Cidades, Márcio Fortes, para conseguir o prosseguimento das obras do metrô de Belo Horizonte.

Célio Moreira teve três requerimentos aprovados, um deles também tratando de uma audiência pública para pressionar pela realização das obras do ramal Calafate-Barreiro do metrô. Em outro requerimento de audiência pública, Moreira pretende discutir a canalização e o asfaltamento da avenida Tereza Cristina no trecho Barreiro-Contagem. O terceiro requerimento do deputado pede a retirada dos quebra-molas construídos diante do posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-040 em Sete Lagoas.

Presenças: Deputados Gustavo Valadares (DEM), presidente; Juninho Araújo (PRTB) vice-presidente; Gil Pereira (PP), Paulo Guedes (PT) e Célio Moreira (PSDB).

Fonte: www.almg.gov.br

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
Várias rodoviárias regionais confundiriam muito a população...:eek:hno:
Imaginem, o cara quer ir para Vitória, mas não sabe que a rodoviária para Vitória está em outra região...vai perder tempo e dinheiro até achar a rodoviária certa.

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #3 ·
O pior que vão querer fazer o mesmo em Brasília, mas não no caso de rodoviária interestadual, mas intermunicipal com relação aos municipios que fazem divisa com Brasilia, os municipios mineiros e goianos.

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Várias rodoviárias regionais confundiriam muito a população...:eek:hno:
Imaginem, o cara quer ir para Vitória, mas não sabe que a rodoviária para Vitória está em outra região...vai perder tempo e dinheiro até achar a rodoviária certa.
Pois é, eu mesmo as vezes faço confusão com as rodoviárias de são paulo.

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Eu até que toda grande cidade de uma imensa região metropolitana tenha essa divisão, mas que venha ter acessibilidade, digo, por meio de trem, metrô ou onibus, ai sim.

Mas se for construir sem ter essas modalidades, vai complicar a vida de todos os usuários.

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
Pois é, eu também...

Sei que SP tinha 4 rodoviárias em 1995: Tietê, Bresser, Barra Funda e Jabaquara. Mas não sei como está hoje. No guia que eu consultei, diz assim

*TIETÊ: maior parte do BR e internacionais

*BRESSER: Belo Horizonte e Sul de MG

*BARRA FUNDA: sudeste de SP, norte/noroeste do PR

*JABAQUARA: Baixada Santista, Guarujá, Bertioga e Litoral Sul até Peruíbe

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
Pois é, eu também...

Sei que SP tinha 4 rodoviárias em 1995: Tietê, Bresser, Barra Funda e Jabaquara. Mas não sei como está hoje. No guia que eu consultei, diz assim

*TIETÊ: maior parte do BR e internacionais

*BRESSER: Belo Horizonte e Sul de MG

*BARRA FUNDA: sudeste de SP, norte/noroeste do PR

*JABAQUARA: Baixada Santista, Guarujá, Bertioga e Litoral Sul até Peruíbe
A Bresser fechou, futuramente deve virar estação de integração da linha 8 com a 3. O Governo do Estado planeja construir uma nova rodoviária para atender a demanda do Cone Sul; ela seria construída as margens da Régis Bittencourt, integrada com a linha 4 do metrô.

·
Registered
11,640 Posts
O autor do requerimento da audiência é também o presidente da Comissão, deputado Gustavo Valadares (DEM), que discorda da solução apontada. Segundo ele, "a Prefeitura estaria apenas transferindo o gargalo para os bairros Calafate, Prado e Padre Eustáquio, despreparados para receber o novo volume de tráfego". Valadares sugere que a melhor solução seriam várias rodoviárias regionais, localizadas próximas às principais saídas da cidade, como as de Brasília, Rio de Janeiro e Vitória.
Vitória tem uma rodoviária só!

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #9 ·
1 - 9 of 9 Posts