Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 73 Posts

·
spca
Joined
·
202 Posts
Discussion Starter · #1 ·
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/arquitetura767.asp

Modo Arquitetura
Estações de transporte público, Uberlândia, MG

Conceito valoriza usuário e interação tecnológica


Com 13 estações, o sistema de corredor de ônibus é marcado por estações cuja característica é a economia de formas, com o uso de perfis metálicos de linha.

Urbanismo, arquitetura e desenho de mobiliário integram-se no trabalho do escritório Modo Arquitetura, responsável pelo projeto do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila, em Uberlândia, MG. Com aproximadamente oito quilômetros, ligando o terminal Central ao Santa Luzia, o corredor atende a cerca de 60 mil passageiros por dia, mas possui capacidade para até 120 mil.

Arquitetos, geógrafos e engenheiros de trânsito e de transporte trabalharam na implantação do primeiro corredor de ônibus do sistema integrado da cidade, incluído no plano diretor municipal. Os arquitetos Tânia Souza e Zied Sabbagh, do escritório Modo, afirmam que o projeto propõe novo conceito de transporte público, que valoriza o usuário e oferece possibilidade de ocupação com interação tecnológica.

Interação tecnológica, no caso, significa a autooperação de terminais de recarga de bilhetes e de caixas bancários eletrônicos, bem como acesso em tempo real ao serviço de transporte público guiado por GPS e às informações institucionais. Das 13 estações do trajeto, três são de transferência, modalidade que permite a conexão com os bairros sem passar pelo terminal Central.

Para desenvolver o trabalho, os arquitetos estabeleceram, entre outras, as seguintes diretrizes: o corredor teria estações fechadas, com cobradores, implantadas em distância média, entre si, de 500 metros; adoção de duas tipologias básicas de estações, com 18 ou 36 metros de comprimento, para atender a um ou dois ônibus articulados, desdobrando-se em cinco subtipologias em razão das especificidades de cada local; conforto e interação com o usuário e acessibilidade universal.

A concepção do projeto pressupôs a produção em série de elementos pré-fabricados para implantar as estações. Estas têm estrutura composta por dois pórticos metálicos em perfil I, paralelos e intertravados, que vencem vãos de 18 e 36 metros, com apoios intermediários em pilares metálicos, também utilizados para a passagem de instalações. A pintura dos pórticos na cor azul e sua iluminação noturna com projetores de piso foram, segundo os arquitetos, a forma encontrada para conferir identidade ao equipamento na paisagem urbana.

Para os fechamentos laterais, os autores especificaram vidro laminado de dez milímetros. Recorreram, ainda, a painéis-brises que protegem os usuários da luz solar, mas propiciam visibilidade e ventilação. As portas automáticas que dão acesso aos ônibus são acionadas pelos motoristas - o mecanismo de automação estabelece sincronia entre as portas dos veículos e a das estações. Estas receberam rampas e plataformas elevadiças, para portadores de necessidades especiais.

O acesso aos módulos de embarque / desembarque, feito por uma das laterais menores, é protegido por um portão. No horário noturno em que as estações não funcionam, ele é fechado; aberto, transforma-se numa marquise. Nas estações do tipo H, quando dois módulos são dispostos paralelamente, as ligações entre eles são cobertas. Os arquitetos são também os autores de peças de mobiliário - bancos, traves de descanso, balcão do chefe de estação/guichê - instaladas nas plataformas. Estas abrigam outros equipamentos, como painéis informativos de percurso, lixeiras, telefones públicos, terminal de recarga de cartões e instalação para terminal bancário eletrônico.

Como o traçado do corredor ocupa parte do leito da antiga estrada de ferro Mogiana, os arquitetos decidiram estampar nos painéis de vidro imagens desse passado. “Trata-se de uma iniciativa de preservação e valorização da história da cidade”, explica Tânia.




























Lembra um pouco o sistema de Bogotá - Transmilênio
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=422306
 

·
Crucismogiensis
Joined
·
8,407 Posts
PQP, que lindo, prático e funcional.

É triste ver na grande maioria de nossas cidades aquelas coberturas moldadas de concreto, ou com com telhas de Brasilit, quando há coberturas.

Parabéns, Uberlândia!
 

·
Registered
Joined
·
1,871 Posts
Muito bom, muito bom.

Gostei da "Estação UAI" hehehe...
Não podia faltar uma estação UAI né?! :lol: Mas é que as UAI's são os hospitais municipais da cidade (Unidade de Atendimento Integrado)....

Os que criticam esse projeto, falam que foi muito dinheiro jogado fora (9 milhoes), e que a cidade não precisava disso, mas eu acho que foi um ótimo investimento pra uma cidade que pensa no futuro. Além disso o corredor estrutural deu muito mais conforto aos usuários e agilidade aos onibus. A prefeitura está para fazer mais um corredor estrutural pra direção oeste da cidade. E isso também já abre espaço para uma futura implantação de linhas de metrô na cidade...
 

·
Registered
Joined
·
1,574 Posts
Adorei!!!!! Muito lindasss e modernas!!! Outras cidades brasileiras poderiam adotar esse tipo de estação. Passa um ar de desenvovimento. Os pontos de ônibus atuais ficam entulhados de gente em pé...na chuva. (Uma visão do inferno).
Ps.:As pessoas adoram reclamar quando se faz uma obra de infraestrutura. Não sabem o quanto isso é importante.
 

·
Rumo ao fim do mundo!
Joined
·
3,205 Posts
Muito bonitas! Apesar de eu achar chamar ponto de onibus de estação um belo eufemismo =P
 

·
Registered
Joined
·
5,673 Posts
Muito bom, muito bom.

Gostei da "Estação UAI" hehehe...
Provavelmente a Estacao UAI recebeu esse nome pq deve ficar de frente a UAI Pampulha, como ja disse o Maldonado; as UAI's sao mini hospitais da prefeitura de Uberlandia (Unidade de Atendimento Integrado).

Qto as estacoes de onibus; sao um excelente exemplo!!! O corredor estrutural da avenida Joao Naves 'veio' na hora certa e no local certo; ele liga o centro da cidade ao terminal Santa Luzia (8km), nesse trecho estao o Center Shopping a prefeitura municipal e a Universidade Federal (Campus Santa Monica), da pra ter uma nocao da importancia de um sistema de transporte publico EFICIENTE numa regiao dessas!!!

Gostei mto das estacoes; modernas, respeitam o usuario pois sao mto mais seguras, eficientes e confortaveis; dao um visual moderno e completamente diferente do usual a regiao. Outros corredores estruturais como esse ainda serao implantados em outras partes da cidade; exemplo a ser seguido!

Valeu por ter postado, sempre quis ver como tinha ficado o corredor estrutural da avenida Joao Naves de Avila.

* Detalhe: vcs repararam q os onibus tem as portas do lado contrario??? Alguem de Uberlandia poderia confirmar, mas acho q os onibus q servem ao corredor estrutural na verdade tem portas dos dois lados do veiculo!
 

·
Registered
Joined
·
83 Posts
Sim,as portas se abrem só com a chegada dos ônibus e a frota que faz esse trajeto tem portas dos dois lados,não tem catraca e em grande parte são articulados.
 

·
Registered
Joined
·
1,871 Posts
Muito bom mesmo!!! Uma dúvida: essas estações tem portas que só se abrem quando os ônibus param?
Isso. As estações tem portas automáticas que só se abrem quando o ônibus encosta na estação. Parece que tem um tipo de sensor em cima das portas que as acionam para abrir e fechar.
 

·
Registered
Joined
·
1,871 Posts
Provavelmente a Estacao UAI recebeu esse nome pq deve ficar de frente a UAI Pampulha, como ja disse o Maldonado; as UAI's sao mini hospitais da prefeitura de Uberlandia (Unidade de Atendimento Integrado).
Justamente! :D Essa estação é em frente a UAI Pampulha

* Detalhe: vcs repararam q os onibus tem as portas do lado contrario??? Alguem de Uberlandia poderia confirmar, mas acho q os onibus q servem ao corredor estrutural na verdade tem portas dos dois lados do veiculo!
Os ônibus estão com 5 portas: 3 de um lado e 2 de outro (os articulados tem 6 portas). Dentro dos terminais se abrem as portas à direita. Nas estações são as portas à esquerda que se abrem.

No inicio os motoristas estavam meio confusos. Abriam sempre a porta errada! Mas agora parece que já tá tudo bem.
 

·
-*-*-*-
Joined
·
26,387 Posts
LINDAS MESMO....PARABENS UBERLANDIA!!
 

·
Registered
Joined
·
4 Posts
:lol: É UMA PENA, CIDADES COMO O RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO, NÃO TEREM UM SISTEMA DE TRANSPORTE ASSIM, EFICIENTE E PRÁTICO, QUE FACILITE A VIDA DA MAIORIA DA POPULAÇÃO DAS SUAS CIDADES, QUE UTILIZAM O TRANSPORTE DE MASSA.
 

·
Banned
Joined
·
27,387 Posts
Gostei, interessante, mas, nunca seriam construídas em Brasília, até mesmo pq iriam ferir o tombamento, e nem tem o que discutir.
 

·
22°52'S 47°03'W
Joined
·
20,843 Posts
São bem funcionais e bem-planejadas, mas não apreciei o estilo caixotão. Podiam ter planejado algo mais moderno :yes:.
 
1 - 20 of 73 Posts
Top