Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 35 Posts

·
Registered
9,050 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Jornal Da Tarde
Sábado, 22 abril de 2006

Novela do Rodoanel nos últimos capítulos

O governador Cláudio Lembo vai assinar sexta-feira os contratos para as obras do trecho sul . Ele diz que os trabalhos começam imediatamente após a assinatura

MARISA FOLGATO
[email protected]

Depois de cinco anos de um complicado licenciamento ambiental e de uma licitação demorada, o governador Cláudio Lembo (PFL) vai assinar na sexta-feira os contratos para a obra dos cinco lotes do trecho sul do Rodoanel, de 57 quilômetros no total, ligando as Rodovias Régis Bittencourt, Anchieta e Imigrantes à Avenida Papa João XXIII, em Mauá. "O Rodoanel começa imediatamente após a assinatura", garantiu Lembo. É o último dia útil para cumprir o prazo previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal para esse tipo de compromisso em ano eleitoral.

Mas, para assinar na sexta, o governador está dando como certo que nenhuma empresa vai entrar com recurso contra o certame. O prazo para isso termina na quarta-feira. Se algum consórcio recorrer, haverá mais cinco dias úteis para o contra-recurso.

O preço era estimado em R$ 2,65 bilhões. Somando as menores propostas oferecidas pelas empresas no dia 12, deve custar cerca de R$ 63 milhões menos.

O vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia comemorou. "É uma obra fundamental, que já deveria ter sido feita", afirmou. Ele criticou a pressão dos ambientalistas. "A obra será bem fiscalizada e usará a mais avançada tecnologia para evitar problemas ambientais."

"A própria Dersa nos avisou que uma coisa é o Estado assumir a responsabilidade, outra é a empreiteira tocando a obra", disse o presidente do Serviço Aéreo Terrestre de Salvamento e Proteção Ecológica (Sats), Hermínio Jerônimo Costa. A maior preocupação é com o assoreamento de cursos d'água.

O advogado Bonfiglio Alves, do Movimento Popular de Cidadania pela Vida, lembrou que há pendências a serem cumpridas. "Entre elas, a realização de um estudo sobre a aldeia de índios do Jaraguá. E um pedido do Ministério Público Estadual de liminar suspendendo a licença prévia que ainda não teve decisão." Lembo confirmou o pagamento de compensações pela obra para três aldeias guaranis - duas do trecho sul (Krukutu e Barragem) e uma do oeste (Jaraguá). "Serão R$ 2 milhões para cada uma", disse.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,815 Posts
Tomara que saia mesmo, esse trecho é muito necessário, pois vai permitir que as mercadorias quem vem do interior pela Anhanguera/Bandeirantes e Castello Branco possa ser escoada para o porto de Santos sem passar pelas Marginais e Av. dos Bandeirantes, um alívio.

·
Registered
559 Posts
Sugiro uma pequena mudança de planos....após o Trecho Sul, passem a construir o Norte...a Tietê está se tornando intrafegável....

·
Registered
9,050 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Alexpira said:
Sugiro uma pequena mudança de planos....após o Trecho Sul, passem a construir o Norte...a Tietê está se tornando intrafegável....
Uma pessoa que sofre diariamente com a Tietê vivia me dizendo uma coisa: de que ele via poucos caminhões grandes no congestionamento. E que os pequenos caminhões (em geral do tipo baú) dificilmente estavam de passagem por ali, e sim tinham destinos na Zona Norte. O que ele imagina é que o Rodoanel não vá resolver o problema dele na Marginal Tietê...

Eu não ando diariamente por lá para confirmar, mas acho que fora problemas com cargas perigosas, talvez a Tietê precise de muito mais do que o Rodoanel.
Talvez até (vide outro tópico) o tal minhocão.

·
Registered
559 Posts
Mas se pensarmos, a ligação entre o Litoral e a Dutra já existe (mesmo que precária) via Rodovia Indio Tibiriçá e/ou Av. Jacu-Pessego / Nova Trabalhadores, o que torna menor a demanda pela Tietê...
Agora, o transito de cargas que vem da Régis com direção ao Rio de Janeiro continuará passando obrigatóriamente pela Tietê por longos anos, sem o trecho Norte....
Quanto ao Minhocão, acho que já passamos da era dos monstrengos urbanos...

·
Registered
174 Posts
rkj said:
há pendências a serem cumpridas. "Entre elas, a realização de um estudo sobre a aldeia de índios do Jaraguá. E um pedido do Ministério Público Estadual de liminar suspendendo a licença prévia que ainda não teve decisão."
Não realizar uma obra da importância do trecho sul do Rodoanel por causa dos índios do Jaraguá é brincadeira... Que tremenda BURRICE.

·
Registered
9,050 Posts
Discussion Starter · #8 ·
RedB said:
Não realizar uma obra da importância do trecho sul do Rodoanel por causa dos índios do Jaraguá é brincadeira... Que tremenda BURRICE.
Eu entendi do texto que os índios do Jaraguá já teriam sido afetados pelo trecho construído (Anhanguera - Bandeirantes - bairro do Jaraguá), e que ao estudarem reparações financeiras aos do trecho Sul, repararam que isso se extenderia ao que já tinha sido feito.

Mas vale tentar clarear isso, o texto passou meio rápido por essa questão.

·
Banned
2,419 Posts
Finalmente!!! Agora, poderiam já ver pra começar a construir também o trecho seguinte, São Paulo não pode parar por causa desses malditos ECOCHATOS que nada mais sabem fazer além de atrasar o desenvolvimento (eu sei disso pois convivo com uma...:( )

·
Registered
254 Posts
Ótima noticia mais uma sugestào eu acho que antes mesmo de fazer o trecho Norte que como sempre acontece no Brasil vai ser outra gestação de elefante, com muito menos investimentos ou seja são somente 6 KM de pistas da Aveinida Papa Pio II lá em Mauá onde o Trecho Sul vai terminar até o ponto onde a Jacu-Pessego termina Hoje isso não resolveria o problema da marginal mais aliviaria um pouco alem de que seria muito bom para a regiao das Juntas Provisórias, ipiranga e a regiao do tatuapé e regiao central e avenida dos estados.

·
Registered
24,544 Posts
rkj said:
Uma pessoa que sofre diariamente com a Tietê vivia me dizendo uma coisa: de que ele via poucos caminhões grandes no congestionamento. E que os pequenos caminhões (em geral do tipo baú) dificilmente estavam de passagem por ali, e sim tinham destinos na Zona Norte. O que ele imagina é que o Rodoanel não vá resolver o problema dele na Marginal Tietê...

Eu não ando diariamente por lá para confirmar, mas acho que fora problemas com cargas perigosas, talvez a Tietê precise de muito mais do que o Rodoanel.
Talvez até (vide outro tópico) o tal minhocão.
Acho isso relativo...visão pessoal de cada um... para mim a Marg. vive infestada de caminhões enormes... minha namorada odeia dirigir lá por causa deles... Hj andei por lá de novo e pra variar eles são imprudentes e correm... sem falar que ocupam praticamente sozinhos as duas faixas da direita. E pra provar que não são meros caminhões paulistanos as placas são de tudo quanto é lugar do país... tubarão, guarapari, ribeirão preto, feira de santana...

·
Registered
9,050 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Começa em 45 dias a obra do trecho sul do Rodoanel

Folha de São Paulo
São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 2006

TRANSPORTE

Começa em 45 dias a obra do trecho sul do Rodoanel
As obras geraram polêmica por causa dos impactos ambientais que poderiam trazer às áreas de manancial na zona sul de São Paulo. Os cinco consórcios de empreiteiras que ganharam a licitação assinarão amanhã os contratos.

·
Registered
211 Posts
Estudo contesta eficácia da obra do Rodoanel

O estudo de viabilidade ambiental da nova Bandeirantes dá um banho de água fria nos paulistanos que acreditam que o trecho sul do Rodoanel, cujas obras começam nas próximas semanas, tirará os caminhões de grandes avenidas da cidade.

Segundo o projeto, milhares de transportadoras de carga continuarão circulando pelas marginais Tietê e Pinheiros e pelas avenidas Bandeirantes e Salim Farah Maluf -que dão acesso às rodovias Imigrantes e Anchieta, principal rota para a Baixada Santista.

Isso acontecerá porque boa parte das cargas vem das vias Dutra e Fernão Dias -que não estão interligadas ao trecho oeste do Rodoanel- em direção ao porto de Santos.

Folha de São Paulo

·
**16º ano**
**17º ano**
25,815 Posts
Pra quem nã conhece, aí vai um mapa do rodoanel, o trecho que iniciará a construção é o Azul escuro:

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
^
^ A intenção de um rodoanel é QUANDO estiver concluido promover uma integração eficaz de todas as rodovias que chegam à cidade. Ao contrário desse estudo irrelevante que só está contestanto a eficácia do trecho sul(trecho sul que por sinal vai ligar o interior de são paulo) diretamente ao litoral sem passar por dentro da capital. Só haverá uma integração mais completa com o trecho leste que aí sim ligará a fernão dias(BH e sul de minas) e a Dutra(vale do paraiba e rio) ao litoral paulista.

Essa obra é aquela que muitos contestam antes dela existir, mas que no futuro vão perceber a importancia dela.

Povo chato, credo. Dá uma olhada no mapa rodovário dos EUA, qualquer cidadezinha lá com mais de 500 mil habitantes tem um rodoanel, porque nossa maior metrópole não pode ter um? Será que tantas cidades nos EUA estão erradas?

Errata: a fernão dias só vai entrar no rodoanel com o trecho norte.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,815 Posts
Acho que o trecho mais fácil de ser construído será o Leste, pois além de ser pequeno em relação aos demais não deve ter maior óbice para sua execução, pois não passa por muitas áreas de proteção, é só desapropriação mesmo.

Por outro lado o mais difícil será o norte, que necessitará de diversos túneis sob a Cantareira.

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Outra, quando no ano passado deu aquela mega chuva que causou uma mega enchente que alagou as marginais e a cidade parou, será que o rodoanel não aliviaria o desvio de cargas e carros para os pontos da cidade em que precisam chegar?

·
**16º ano**
**17º ano**
25,815 Posts
Deviam é fazer o leste tb, aí a Dutra tb ficaria interligada, restaria só o trecho Norte para sabe-deus-quando e só o trânsito da Fernão Dias seria obrigada a passar pela M. Tietê.

1 - 20 of 35 Posts