Skyscraper City Forum banner

Qual a melhor solução para o NAL?

• Ota (Margem Norte)

Votes: 5 8.2%
  • Alcochete (Margem Sul)

Votes: 39 63.9%
  • Portela + 1 (low-cost)

Votes: 12 19.7%
  • Manter só a Portela

Votes: 1 1.6%
  • Outra

Votes: 4 6.6%
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 5305 Posts

·
Registered
6,715 Posts
Novo Aeroporto de Lisboa - Ota | Alcochete

Governo repensa novo aeroporto para Lisboa

O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações anunciou ontem que o Governo está a reavaliar o projecto de construção do novo aeroporto de Lisboa.

“Contrariamente ao anterior Governo, iremos tomar uma posição mais próactiva, retomando o projecto de construção do novo aeroporto”, frisou Mário Lino.

Em alusão ao plano para construção da OTA, o ministro revelou que o Executivo vai ”repegar esse processo, fazer uma avaliação e decidir: se fazemos, se não fazemos, onde é que fazemos, para que fazemos, como é que poderá ser financiada”.

O responsável pelas Obras Públicas garantiu ao Jornal de Negócios que, de momento, ”não está nada decidido” mas que a construção poderá mesmo avançar.

Quanto à localização, a Ota tinha sido o local escolhido pelo anterior Governo.

Para já, Mário Lino não se compromete. O ,inistro diz que todas as hipóteses estão de novo em cima da mesa e remete uma decisão final para Julho.

com sorte inda mudam para o Rio Frio :D

fonte

·
Registered
10,996 Posts
Espero ansiosamente por esse orçamento e financiamento:D

·
Banned
14,131 Posts
Estes gajos andam a brincar e entretanto já não há fundos de Bruxelas para o projecto. Eu não sou a favor da Ota, mas sinceiramente já não há nem tempo, nem pachorra, nem dinheiro para mais estudos e debates... Precisamos de um novo aeroporto já!!!

·
Whatever
45,866 Posts
Barragon said:
he.... sabes o estudo vai terminar depois e ainda vai ter complicaçoes porque aparece o Arpels e o Johnny pela Greepeace e amarram-se lá auma arvore :D
não sou assim tão radical...adoro esses admiráveis seres vivos que são as árvores, mas concordo com desafectações da RAN e da REN, quando é um caso de importância nacional, como este...agora quando é para o sr presidente da câmara de X, Y ou Z fazer uma "casinha" de férias com vista pó mar nas arribas do algarve a conversa já é outra...**** that!!!! :gunz:

·
Registered
52,542 Posts
|A| said:
Estes gajos andam a brincar e entretanto já não há fundos de Bruxelas para o projecto. Eu não sou a favor da Ota, mas sinceiramente já não há nem tempo, nem pachorra, nem dinheiro para mais estudos e debates... Precisamos de um novo aeroporto já!!!
ó tempo k andam a bricar man, 1 facto é k ja se fala do novo aeroporto a bue e nada, não ha fundos k aguentem se vão naquela de estudos mais estudos e mais estudos numca mais, achas normal tanto tempo para 1 estudo?

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Isto é tudo 1 merda! Entra 1 novo governo e dá cabo de tudo o que o anterior fez (muitas vezes mesmo se o anterior for do mesmo partido!!)! O que interessa é deixar o nome ligado à "grande obra", mesmo que para isso Portugal tenha que continuar mais 1ns anos atrasado em relaçao à maioria. Estou farto desta mentalidadezinha de que nós é que estamos certos e os outros errados, como tal desfazemos o que os outros fazem...:bash:

Ok, estou com merdas, mas estou mais do que contente, não vou muito com a Ota! :D Porém, acho que Portugal não pode ser escravo deste "faz, não faz; troca, não troca; troca, não troca"...:rant:
(bom, estou de ferias, que tenho trabalhado 4 meses dia e noite!:D)

·
Airbus flyer!
1,952 Posts
O aeroporto de Lisboa deverá atingir este ano os 12 milhões de passageiros, o que o coloca já "muito próximo da sua capacidade máxima", afirmou ontem o administrador da ANA-Aeroportos de Portugal, Rui Veres.

A empresa tem em curso um plano de investimentos que ultrapassa os 650 milhões de euros para o período 2005 - 2009, mas Rui Veres prevê "algumas dificuldades" até 2007, altura em que "deverá estar finalizada a primeira fase da extensão do actual terminal de passageiros para Norte". A totalidade dos trabalhos só estará concluída em 2009, ficando então o aeroporto da Portela com uma capacidade instalada de 16 milhões de passageiros por ano e 40 aviões por hora, nível de tráfego que só deverá ser alcançado em 2015.

No ano passado a Portela atingiu 11,7 milhões de passageiros, para o que contribuiu a realização do campeonato de futebol Euro 2004. Para a estimativa de 12 milhões este ano, Rui Veres conta com a contribuição da entrada da TAP na Star Alliance, que deverá implicar um aumento da oferta de voos.

O administrador da ANA, que falava numa conferência de imprensa para apresentação dos projectos de melhoria do serviço nos aeroportos portugueses, não tem ainda informação da tutela sobre o processo do novo aeroporto para Lisboa na Ota, mas acredita que essa solução ou outra alternativa para o aeroporto da capital não será abandonada pelo novo Governo.

Na segunda-feira, em declarações ao Jornal de Negócios, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações garantiu que o processo ia ser retomado, a fim de ser feita uma avaliação do projecto e ser tomada uma decisão " Da nossa parte, não está nada decidido - está tudo em aberto", frisou Mário Lino. O mais provável é que a decisão seja anunciada no final de Junho, no âmbito do plano global das infra-estruturas.

Enquanto isso, avançam os investimentos no aeroporto da Portela, que nos últimos três anos atingiram já os 300 milhões de euros, prevendo-se que sejam gastos entre 600 a 700 milhões nos próximos cinco anos. Actualmente o aeroporto recebe três mil passageiros por hora, o que equivale a 32 movimentos de aviões. Em 10 anos, as previsões apontam para 16 a 18 milhões de passageiros.

in DN

·
Moderator
187,315 Posts
Pois já tinha visto um post do CS-TOA a dizer que a pista iria aumentar... já que o espaço pode ser muito melhor utilizado do que está a ser no momento. Mas de qualquer forma CS-TOA achas que o dinheiro utilizado nesse alargamento não poderia ser utilizado num novo Aeroporto?

·
braaaap all day!
Lss911
4,716 Posts
O aeroporto da portela continua com crecimento alto? teve um ano recente que teve o maior crescimento do mundo em termos percentuais não foi?

O projecto "Lisboa tecnológica" é que seria bem interessante para os terrenos do aeroporto...e este ser transferido para o rio frio!

O que eu acho mesmo é que se calhar já não chegamos a ver nada pronto...o tempo urge!

1 - 20 of 5305 Posts
Status
Not open for further replies.