SkyscraperCity banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Registered
5,770 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Buri vai ganhar unidade da UFSCar

Representantes da UFSCar apresentaram novo campus para a região

Da Redação / TV TEM

Buri vai ganhar uma unidade da Universidade Federal de São Carlos, a UFSCar, o que deve trazer desenvolvimento à cidade. Representantes da UFSCar apresentaram novo campus para a região. No começo do ano começam as obras para mais uma unidade.

As obras de terraplanagem estão previstas para começar no primeiro quadrimestre do próximo ano. O novo campus da Universidade Federal de São Carlos será construído em uma área particular doada de 463 hectares em Buri. A previsão para o início de funcionamento de cinco cursos de graduação é para 2010. São eles: agronomia, economia, geografia, engenharia de produção e engenharia florestal.

Com investimento de R$ 60 milhões em sete anos, o novo campus de Buri foi escolhido para atender a região por dois aspectos: questões ambientais e índice de desenvolvimento humano, considerado um dos mais baixos do Estado.

De acordo com o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, as negociações para a implantação do novo campus começaram em abril deste ano junto ao ministério da Educação que apoiou a construção e liberou recursos necessários para a implantação. Esta será a quarta unidade no Estado. A de Buri irá somar com a de São Carlos, Araras e Sorocaba.

Para o vice-prefeito de Buri, Silvio Pezzoni, o novo campus da UFSCar vem contribuir para um melhor desenvolvimento da região.

Fonte: TV TEM
http://tn.temmais.com/noticia/7/30190/buri_vai_ganhar_unidade_da_ufscar.htm

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Eu ia morrer e não iria saber que existe um municipio chamado Buri nesse estado.

Achei legal a noticia, mas meio descabido o local, poderia ser em uma das vizinhas Itapeva ou Itapetininga, daria mais visibilidade.

·
Marcio
1,288 Posts
A princípio também achei estranho a escolha de Buri, pois pela região o mais lógico seria ser em Itapeva, mas como Buri tem indicadores tão ruins e a prefeitura colaborou, decidiram instalar em Buri.

Concordo em gênero, número e grau que deveriam criar uma outra federal, tipo Universidade Federal do Interior Paulista para englobar estes novos campi da UFSCar, ou então mudar o nome da UFSCar.

Uma coisa é um campi da Unicamp, Universidade Estadual de Campinas em cidades menores daquela região como Limeira e Piracicaba. Outra coisa é ter um campi da Universidade Federal de São Carlos, cidade de 220 mil habitantes, em Sorocaba, que fica em outra região e tem quase 600 mil habitantes.

·
Registered
5,095 Posts
A princípio também achei estranho a escolha de Buri, pois pela região o mais lógico seria ser em Itapeva, mas como Buri tem indicadores tão ruins e a prefeitura colaborou, decidiram instalar em Buri.

Concordo em gênero, número e grau que deveriam criar uma outra federal, tipo Universidade Federal do Interior Paulista para englobar estes novos campi da UFSCar, ou então mudar o nome da UFSCar.

Uma coisa é um campi da Unicamp, Universidade Estadual de Campinas em cidades menores daquela região como Limeira e Piracicaba. Outra coisa é ter um campi da Universidade Federal de São Carlos, cidade de 220 mil habitantes, em Sorocaba, que fica em outra região e tem quase 600 mil habitantes.
Quanto ao nome, Marcio, acho dificil mudarem, já que em minha opinião é um ativo muito forte para ser desprezado, um trabalho de mais de 40 anos para a construção do nome UFSCAR. Acho que o correto seria seguir a idéia do governo paranaense na sua estrutura universitária, seja na esfera federal quanto estadual, onde cada instituição teria um raio de atuação focalizado.

Em Salmão - UENP
Em Vermelho - UEL
Em Verde - UEPG
Em Roxo - UNIOESTE
Em Azul - UNICENTRO
Em Mostarda - UEM
Em Amarelo - Faculdades Isoladas do PR.

Comparando com SP, que possui duas instituições concentradas (USP e UNICAMP) e duas multicampi (UNESP e FATEC), e 3 federais (UNIFESP, UFABC e UFSCAR), existe essa tendencia de descentralização, mas eu sou da opinião de uma nova estruturação da UNESP, considerando sua atuação final em SP. Por exemplo, estava pensando em fazer mestrado em minha área e a UNESP não oferece tendo assim que ir para mais longe para fazê-lo.

http://www.seti.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=51

·
Bolsão sul matogrossense
933 Posts
Eu ia morrer e não iria saber que existe um municipio chamado Buri nesse estado.

Achei legal a noticia, mas meio descabido o local, poderia ser em uma das vizinhas Itapeva ou Itapetininga, daria mais visibilidade.
[2] :lol:quem manda esse estado ter tanta cidade

·
Adriano, Bauru-SP
625 Posts
Muito boa a notícia. Vai trazer progresso à Buri, que tanto necessita. A escolha do município foi acertada, priorizando o desenvolvimento e não "visibilidade".
Ps: eu sabia da existência de Buri...:lol:

·
Registered
4,368 Posts
Essa região SUL do estado é pobre carece e MUITO de investimentos esse campus é otimo para a região.

Agora é uma pena a lerdeza dos investimentos, pois vai demorar pra esse campus sair aqui em SOROCABA até onde eu sei é um projeto para um campus maior e anda a passos lentos.

·
Go Brazel!
Aqui jaz um fórum
22,135 Posts
Comparando com SP, que possui duas instituições concentradas (USP e UNICAMP) e duas multicampi (UNESP e FATEC), e 3 federais (UNIFESP, UFABC e UFSCAR), existe essa tendencia de descentralização, mas eu sou da opinião de uma nova estruturação da UNESP, considerando sua atuação final em SP. Por exemplo, estava pensando em fazer mestrado em minha área e a UNESP não oferece tendo assim que ir para mais longe para fazê-lo.
O que precisa mesmo é de mais federais no estado de São Paulo...,
é só comparar com a quantidade de federais nos estados (privilegiados) de Minas e Rio...

·
Registered
208 Posts
Não seria sudeste do estado?

Mas enfim, muito estranho essa cidade ter mortalidade infantil de 29. Nem sabia que existia isso no nosso estado. Tomara que tenham feito um dossiê sobre o porque o município é tão atrasado, porque uma cesta de benefícios governamentais é tudo que lideranças locais mais gostam de receber, mas quando é pra fazer seu trabalho adequadamente com os recursos que já estão disponíveis ai a história é outra.

De qualquer forma, parabéns a UFSCAR pela expansão.

·
Registered
5,770 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Não seria sudeste do estado?

Mas enfim, muito estranho essa cidade ter mortalidade infantil de 29. Nem sabia que existia isso no nosso estado. Tomara que tenham feito um dossiê sobre o porque o município é tão atrasado, porque uma cesta de benefícios governamentais é tudo que lideranças locais mais gostam de receber, mas quando é pra fazer seu trabalho adequadamente com os recursos que já estão disponíveis ai a história é outra.

De qualquer forma, parabéns a UFSCAR pela expansão.
Não woody. Essa parte do estado de SP é mesmo o sudoeste, a região que vai de Sorocaba, Itapetininga até a divisa com o PR. É considerada a 2ª região mais empobrecida do estado de SP.

·
Registered
5,095 Posts
Não woody. Essa parte do estado de SP é mesmo o sudoeste, a região que vai de Sorocaba, Itapetininga até a divisa com o PR. É considerada a 2ª região mais empobrecida do estado de SP.
Não é a primeira? Essa microrregião não faz parte da região do Vale do Ribeira? É interessante, pois muita gente dessa região (igual ao Oeste paulista), vai em direção ao PR quando pensa em fazer estudos em universidades publicas. Vi isso quando prenchi um documento de inscrição na UEL. (tinha uma área que eles perguntavam se eu era do Oeste/Sudoeste de SP). A implementação da UFSCAR é muito importante, mas essa região necessita de um programa intensivo de atração de investimentos pelo GESP/GF, como a região que eu moro. Coisa ousada mesmo, não programas paliativos da secretaria de desenvolvimento. (IMPLEMENTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE C,T & I)

·
Registered
11,065 Posts
Eu já conhecia de nome essa cidade. Ela esteve envolvida na Revolução de 1932.

Sempre quando leio algo sobre ela, vem na minha cabeça os comerciais da década de 80 de uma extinta loja de eletrodomésticos. Durante todos esses anos guardei a vinheta na memória.

·
Registered
208 Posts
Não é a primeira? Essa microrregião não faz parte da região do Vale do Ribeira? É interessante, pois muita gente dessa região (igual ao Oeste paulista), vai em direção ao PR quando pensa em fazer estudos em universidades publicas. Vi isso quando prenchi um documento de inscrição na UEL. (tinha uma área que eles perguntavam se eu era do Oeste/Sudoeste de SP). A implementação da UFSCAR é muito importante, mas essa região necessita de um programa intensivo de atração de investimentos pelo GESP/GF, como a região que eu moro. Coisa ousada mesmo, não programas paliativos da secretaria de desenvolvimento. (IMPLEMENTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE C,T & I)
Não só no Paraná. Tem muita gente do interior estudando no sul de Minas, Triângulo mineiro e também no MS. Ai depende um pouco da região do estado em que a pessoa está e qual desses locais seria mais próximo. Quanto aos investimentos, sei lá, tenho uma certa aversão a gastos públicos, mas acharia bacana se houvesse mais qualificação para trabalhadores e prestadores de serviços locais, além de descontos fiscais e desburocratização. Na realidade, isso seria bom pra todos.

·
Registered User
2,725 Posts
Ótima notícia, e acho até interessante que o Campus seja instalado em uma cidade até então desconhecida, pois passa a ser um pólo a mais no Estado, embora as Universidades Federais sejam bem limitadas em SP.

E, pois é, São Paulo é um Estado com 645 municípios. A grande maior parte deles muito pacatos, sendo que muitos ainda conservam bons ares interioranos tradicionalmente Paulistas, mas conhecê-los em sua totalidade ou maioria é uma tarefa muito difícil.

Que Buri seja bem-vinda ao rol das "cidades Paulistas conhecidas". Espero que essa região se desenvolva mais com a universidade.

·
Registered
64 Posts
Estou feliz que tenham levado essa grande universidade a uma região pouco desenvolvida do estado. Minha região (São João da Boa Vista) também sente falta de uma universidade pública. Um campus da UNESP estava sendo planejado, mas alguns vereadores por questões partidárias não aprovaram a doação de um terreno para a construção da universidade e a cidade perdeu essa grande conquista.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,744 Posts
Nosa, nunca tinha ouvido falar nessa cidade!! também pudera, fica na região que menos conheço do Estado

mas sem dúvida é uma ótima notícia!

1 - 20 of 20 Posts