Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 47 Posts

·
Registered
3,673 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Acho que ninguém colocou aqui ainda.
São projetos de grande porte que estão sendo estudados e pretende-se financiamento pelo BID.
As imagens foram extraídas dos projetos divulgados pela Prefeitura Municipal para as audiências públicas no início do mês.

área de intervenção

CENTRO HISTÓRICO DE HAMBURGO VELHO:

Calçadas

Praça da igreja Reis Magos

Praça da Bandeira

Mobilidade

CASA LAR DA MENINA (HAMBURGO VELHO):
Situação atual

Antes do incendio nos anos 90

CENTRO DA CIDADE:

Calçadão Oswaldo Cruz

"Paradão"

Rua Coberta

Praça Imigrante

Praça XX

Escadaria da Gomes Jardim

Paradas Nicolau Becker

ARROIO PAMPA:
Arroio que será revitalizado e seu leito urbanizado (hoje ao longo dele existem áreas invadidas e outras consolidadas)

http://an.novohamburgo.rs.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=73

Neste link é possível ver as propostas inteiras. São apenas propostas esquemáticas que foram discutidas em audiências públicas, algumas já alteradas.

·
Arq Vinicius Metz
O Nômade
687 Posts
É a região turística de NH.
Já são as áreas mais valorizadas e vão se valorizar ainda mais.
É um belo projeto. Um começo. Espero que um dia se estenda à toda cidade.
Poderia se estender à margem de toda linha do Trensurb.

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,686 Posts
Belo projeto, tomara que saia ein, gostei que levaram em consideração o uso do VLT na mobilidade.

·
Pelz Nickel
615 Posts
São bons projetos, com certeza. Não acredito que todos saiam do papel, mas com dinheiro e um pouco de criatividade é possível melhorar bastante a fisionomia urbana. NH ficou para trás nos últimos anos. Basta compará-la a Campo Bom, Ivoti e Dois Irmãos para verificarmos o quanto a cidade deixou de investir nesse período.

·
Observador
337 Posts
Lindo Projeto!
Morei em Novo Hamburgo por 5 anos, é uma cidade incrível com seus belos prédios. Agora vai ficar o máximo.

·
Taking On The World
26,559 Posts
É a região turística de NH.
Já são as áreas mais valorizadas e vão se valorizar ainda mais.
É um belo projeto. Um começo. Espero que um dia se estenda à toda cidade.
Poderia se estender à margem de toda linha do Trensurb.
o projeto é bem extenso... vai bem além da região turistica de NH...

·
Taking On The World
26,559 Posts
a primeira questão que aparece nesses belos projetos urbanisticos, é que NO PROJETO eles não mostram nem a horrivel fiação aérea nem o caos de placas de publicidade feias em alguns lugares.

Novo Hamburgo é um caos de fiação aérea... esses projetos todos só terão algum valor se a fiação for aterrada. Mas se a fiação for aterrada, já melhora 99% sem precisar mexer em mais nada!

Essa rua tem movimento muito grande. Me parece que estão alargando as calçadas. E como fica o movimento de carros nessa zona? Não passa onibus e carro nessa rua ao mesmo tempo nessa imagem.

qual a diferença pro que é atualmente?

(foto muito grande pra postar no forum)
http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/22474456.jpg

com excessão da reforma do prédio da antiga prefeitura pra virar delegacia de policia civil (e essa reforma não mostram aqui), não parece q vai ter nenhuma intervenção... um playground ao lado do prédio da policia?

essa imagem está meio confusa... em primeiro lugar, pra onde está indo a linha do trensurb ali? Pra Estancia Velha?? A futura estação é pra ser antes do Shopping... e é a última...

e aquela linha do trensurb marrom? É o que? Um VLT? Que vai andar por onde era a antiga linha de trem? Vai pra Campo Bom? E vai dividir espaço com os onibus na 1o de Março?

que rua é essa pra ser coberta? A Magalhães Calvet?

cada administração nova, os caras mudam toda a Praça do Imigrante!

Já era sem tempo acabarem com aquela escadaria, que é ponto de fumo e de trombadinhas por causa da ausencia de movimento (só passa pedestre por ali, e como tem gente mal encarada, até pedestre é dificil ver passar hj em dia)

em que parte da Nicolau Becker é isso? Eles vão fechar todo o valão? Já deviam ter fechado faz anos, mas pelo que sei os ecoxiitas sempre foram contra, e em geral os ecoxiitas sao amigos do PT, por isso mesmo que estranho a proposta de fechar ele.

Além disso, pelo grafico mostrando a linha do VLT, ele não passaria por aí?

·
Taking On The World
26,559 Posts
no geral, me incomodou essa palmeiras... que mania de fazer o Brasil inteiro ter um aspecto "tropical". O legal da Rota Romantica é justamente os PLATANOS, ao invés de palmeiras!

·
Taking On The World
26,559 Posts
estou olhando os PPS que são bem mais completos...

eles querem fazer uma ciclovia e estacionamento paralelo na 5 de Abril?? Já falta lugar pra estacionar da maneira que é...

o estudo da Praça Punta del Este (é a na frente do Shopping, não é?) que eu saiba já está ultrapassado pois a estação ficaria em frente ao McDonalds, uma quadra antes. Acho uma pena que a BELISSIMA nova fachada do shoppin de Novo Hamburgo vá ter trilhos na frente...

·
Registered
3,673 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Novo Hamburgo é um caos de fiação aérea... esses projetos todos só terão algum valor se a fiação for aterrada. Mas se a fiação for aterrada, já melhora 99% sem precisar mexer em mais nada!
Vai ter fiação aterrada no sítio histórico de Hamburgo Velho, e semi-enterradas na General Osório. É só o que me lembro.

Essa rua tem movimento muito grande. Me parece que estão alargando as calçadas. E como fica o movimento de carros nessa zona? Não passa onibus e carro nessa rua ao mesmo tempo nessa imagem.
]
É nítido que se está priorizando os pedestres, pois a configuração atual da rua (corredor de passagem) conflita com o potencial do local.

Quanto ao Trensurb, me consta que a última estação vai ser sim na frente do shopping.

em que parte da Nicolau Becker é isso? Eles vão fechar todo o valão? Já deviam ter fechado faz anos, mas pelo que sei os ecoxiitas sempre foram contra, e em geral os ecoxiitas sao amigos do PT, por isso mesmo que estranho a proposta de fechar ele.

Além disso, pelo grafico mostrando a linha do VLT, ele não passaria por aí?
Tu consegues achar alguma justificativa pra fechar o arroio? Pensei que esse tipo de mentalidade tivesse morrido no século passado.

·
Registered
3,673 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Minhas considerações são as seguintes:
- Estão inventariando os prédios históricos da General Osório (já existiram dois inventários 'fantasmas' na cidade nunca oficializados). Fico confuso até aonde é coerente projetar toda uma realidade nova pra lugares que ainda não tem nenhuma garantia de permanência. Se a Prefeitura continuar sendo conivente com a demolição de prédios históricos, revitalizar a rua perde todo sentido.
Acho que a General Osório merece sim um projeto que a contemple, assim que a Prefeitura assuma a responsabilidade de oficializar a preservação das casas antigas.

-Restauro do Lar da Menina: acho que realmente deixou a desejar, as intenções da equipe que projetou me parecem boas mas infelizmente foram 'esmagadas' por outros interesses que atuam no local... Aliás, essa alternativa do PPT está desatualizada e o prédio será reconstruído tal e qual era.

- Centro: MUITO bem vindo o projeto, que sabe ser ousado em priorizar o pedestre sem ser utópico banindo o carro. Espero realmente que esse saia. Com certeza vai deixar muita gente incomodada, e acho que precisa mesmo deixar. A população precisa ser re-educada. Digo o mesmo pras calçadas de Hamburgo Velho. Enquanto permanecer a mentalidade idiota de que o movimento daquela via 'ajuda' o bairro, vai continuar sendo um lugar horrível e dificil de apreciar.

1 - 20 of 47 Posts