Joined
·
12,463 Posts
Um vídeo dedicado ao novo hospital:O programa base do futuro estabelecimento hospitalar da Madeira ficará localizado em Santa Rita e contempla três blocos
Hospital Central terá cinco hospitais de dia
![]()
Jornal da Madeira, 21-6-2009
O novo hospital, de acordo com o programa base, que não ainda a memória descritiva definitiva, vai comportar cinco hospitais de dia, nos quais as pessoas entram e saem no mesmo dia: o polivalente, a psiquiatria, a pediatria, de nefrologia (diálise) e de doenças infecciosas.
O edifício será composto por três blocos, interligados entre si, com a maioria dos serviços do ambulatório localizada no piso 1.
Por outro lado, as consultas externas serão constituídas por uma zona de entrada (ligada directamente à admissão de doentes), seis sectores de consultas distribuídas segundo a respectivas especialidades e sua inter-relação com outros serviços (tendo o sector de Pediatria sido localizado por forma a ter acesso mais directo do exterior e sem interferência com outros sectores) e núcleo de gabinetes (que ocupa a parte posterior do serviço interligando-se com todos os sectores da consulta externa.
As consultas externas terão ligações preferenciais com os exames especiais, imagiologia e hospital de dia polivalente, para além do centro de colheitas, todos estes serviços situados no mesmo piso.
Também interligado com as consultas externas (sector da neurologia) e com acesso fácil e quase directo a partir da admissão de doentes foi localizado o hospital de dia polivalente.
Os hospitais de dia de psiquiatria e de pediatria, para além do ambulatório de psiquiatria situam-se, também no mesmo piso mas dispõem de entradas directas do exterior. Estes hospitais de dia integram unidades autónomas constituídas também e respectivamente pelos internamentos de psiquiatria e de pediatria.
No mesmo piso (o segundo) situar-se-ão também as Urgências, organizadas a partir de 3 entradas (de crianças, de adultos e de ambulâncias). Foram, também, previstas entradas directas do exterior para a sala de acompanhantes.
A partir das três entradas de doentes referidas, desenvolveram-se os sectores de observação e tratamento e de internamento de curta duração (sectores gerais e de pediatria) e de ortopedia e traumatologia, para além da área cirúrgica comum, apoios, base VMER e núcleo de gabinetes.
Por seu turno, a entrada de doentes em maca (ambulâncias) comunica directamente com as salas de ressuscitação e com uma área (ampliável) destinada a providenciar as situações de catástrofe.
O sector de obstetrícia e ginecologia (com o bloco de partos) localiza-se no piso superior (piso 3) junto da unidade de cuidados neonatais e pediátricos.
No piso inferior (piso 1) foram localizados os Hospitais de Dia de Nefrologia (Diálise) e de Doenças Infecciosas, para além da Medicina Física e Reabilitação.
Estes serviços foram articulados em torno de espaços abertos no seu interior, sendo os de comunicação com as salas de tratamento dos doentes da Diálise e com as entradas deste serviço e do Hospital de Dia de Doenças Infecciosas, situadas ao mesmo nível destes serviços e devidamente ajardinados, possibilitando um usufruto dos doentes em tratamento ou em espera.
O núcleo de gabinetes dos Hospitais de Dia foi localizado entre a diálise e o hospital de dia de doenças infecciosas. Por outro lado, o núcleo de Ensino e Formação Permanente ficará no piso um.
http://www.sesaram.pt/seyretfiles/localvideos/novo_hospital/novohcf.wmv