SkyscraperCity banner
1 - 20 of 27 Posts

·
Registered
8,336 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Complexo começa a ganhar forma. Oliveira admite que não fará sentido que o F.C. Porto faça um pavilhão semelhante a pouca distância.

Quem sai do IC29 para o centro de Gondomar já não consegue ficar-lhe indiferente. O novo pavilhão multiusos do concelho, projectado por Álvaro Siza Vieira, começa a ganhar forma e, até ao final deste ano, deverá estar concluído. A partir dessa altura, a Área Metropolitana do Porto passará a dispor de uma sala de espectáculos com capacidade para cinco/seis mil pessoas. E de um amplo recinto desportivo, a cinco minutos do Estádio do Dragão, casa do F.C. Porto.

José Luís Oliveira, vice-presidente da Câmara de Gondomar, admite que, com o novo complexo, fará pouco sentido que o clube avance com o seu próprio pavilhão multiusos, previsto no Plano de Pormenor das Antas e que ficaria a curtíssima distância. Nesse contexto, o autarca admitiu que poderão ser estudadas as possibilidades de o F.C. Porto usar o recinto gondomarense.

"Pelo menos, nos jogos mais importantes", admite, para já, Oliveira, assinalando que qualquer entendimento será alvo de protocolo entre as instituições. "Tudo é possível", reiterou, considerando que o multiusos, que custa 14,8 milhões de euros, vem colmatar uma carência do concelho e da Área Metropolitana.

Mas o novo pavilhão não vai cingir-se, apenas, ao desporto. É ali, de resto, que a Câmara quer passar a fazer a Ourindústria, feira de potencialidades do município, a partir do próximo ano.

"Há a hipótese de mantermos uma exposição permanente das actividades do concelho", esclareceu, ainda, José Luís Oliveira. Até porque, de acordo com o projecto, sob as bancadas fixas, o espaço poderá ser aproveitado para salas que podem receber feiras, exposições ou encontros.

O complexo é composto, basicamente, por três sectores distintos, mas interligados o pavilhão (em forma oval), um edifício de serviços e um outro para armazenamento e áreas técnicas.

Além de concertos, que poderão atingir uma afluência de público considerável, o pavilhão estará preparado, ainda, para acolher competições internacionais (incluindo campeonatos mundiais) de modalidades como basquetebol, andebol, voleibol ou hóquei em patins.

O projecto integra, ainda, dois parques de estacionamento ao ar livre, com capacidade total para 728 veículos.

Fartura de árvores

O autor do projecto do novo pavilhão multiusos de Gondomar é Álvaro Siza Vieira. Um arquitecto cujo trabalho tem vindo a ser bastante criticado, nos últimos tempos, por causa da ausência de árvores (veja- -se os casos da Avenida dos Aliados, Porto, da marginal de Leça da Palmeira, em Matosinhos, e da Avenida do Prado, em Madrid).No que diz respeito ao pavilhão multiusos de Gondomar, o reparo parece que não fará sentido, pelo menos a avaliar pelas imagens do projecto os dois parques de estacionamento previstos estão cheios de árvores, assim como a fachada do pavilhão voltada para o IC29 (Via Rápida).A construção do pavilhão começou em meados do ano passado e está a ser levada a cabo por um consórcio de duas empresas portuguesas: Mesquita & Filhos e Ferreira Construções.

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
muito bem :applause: mas acho que se deve fazer o tal outro segundo!! podem ter certeza que ha gente suficiente pra cobrir dois mega pavilhoes como esse. o nome diz tudo; "Multiusos", serve pra muita coisa, logo haverá sempre ocupaçao. alem de que quando um estiver ocupado com uma coisa, o outro podera exercer outra função, o que a meu ver eh extremamente util. a existencia de dois espaços do mesmo tipo, destas dimensoes eh realmente muito util.. venha o segundo!

·
Registered
8,336 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Eu tb quero à força todo que o pavilhão projectado para as antas seja efectivamente construído porque é uma mais-valia do projecto dessa zona e será "O" pavilhão do FC Porto.

·
Whatever
45,866 Posts
mais um projecto do ilustre Siza na AMP!:lol: é chão que não pára de dar uvas!:lol:
em relação às árvores...só vendo...é que não é preciso ser muito criativo para plantar árvores num parque de estacionamento...embora haja formas muito criativas de o fazer.

·
Moderator
17,935 Posts
E' uma boa noticia mas concordo como Joao qd diz que arquitectonicamente e' desinteressante!

·
President and CEO
17,578 Posts
Boas notícias. :applause: Tb se falou aquando da campanha eleitoral que o Isaltino queria fazer um pavilhão multiusos junto ao Estádio Nacional projectado pelo Tomás Taveira mas agora n sei em que ponto isso está.

·
Moderator
17,935 Posts
Tambem eu, estava a falar da arquitectura das arvores!! :lol:

·
Registered
9,590 Posts
Também não vejo muito sentido em ter os dois pavilhões tão proximos um ao outro,por isso já que o burgo e a terra do Major continuam a fazer as coisas sem integração nenhuma,que acabe o FCP com essa treta.

·
Moderator
17,935 Posts
JohnnyMass said:
então devias ter dito que paisagisticamente é desinteressante!;)
Eu sei, estava so a arranjar uma desculpa (na brincadeira)! :D

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
estas imagens so mostram o formato e de uma forma muito ligeira, nao se sabe como vai ser o aspecto final, nem tampouco a sua imponência vista ao vivo. mas dado que eh um projecto de grande envergadura, e desenhada pelo siza que eh um mestre de arquitectura moderna.. acredito que vá sair dali um bom edificio ;)

·
Registered
52,552 Posts
ya nada como ver a obra terminada, eu pessoalmente penssava ser algo mais arrojado mas prefiro esperar pa ver ;)

1 - 20 of 27 Posts