Skyscraper City Forum banner
1 - 2 of 2 Posts

·
Registered
Joined
·
2,627 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Uma antiga idéia voltou a ser discutida pelo conselho municipal do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Transformar o Tietê num rio navegável. Imagine se a carga não seguisse sobre rodas, mas deslizasse pelas águas do rio. Se os congestionamentos na marginal fossem reduzidos porque o transporte pesado seria feito com barcos.

Há quase 70 anos se discute a possibilidade de transformar o Tietê em uma alternativa. Hoje a Secretaria dos Transportes apresentou um projeto que reúne vários destes estudos.

“Em hidrovia, ela é energeticamente mais eficiente e ambientalmente mais amigável”, diz Frederico Bussinger, diretor do departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Transportes.

A idéia é usar embarcações modernas que precisem de pouca profundidade para levar, por exemplo, a produção de etanol e material de construção. Mais estreitas, elas passariam pelas pontes já existentes na capital.

Se for possível transformar as águas escuras do rio Tietê em uma hidrovia com potencial comercial e turístico, por que não fazer o mesmo com outros rios e canais?

Essa idéia está no projeto: criar um cinturão ao redor da cidade, um hidroanel.

Com 186 km de extensão, o hidroanel ligaria o rio Pinheiros a represa Billings e a barragem de Taiaçupeba depois da construção de um canal.

Estrategicamente posicionado, ao centro do rodoanel e da malha ferroviária, o hidroanel metropolitano permitiria a conexão com outras modalidades de transporte.

Por enquanto, esse é só um projeto, mas o paulistano já parece entusiasmado com a idéia.

O diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria dos Transportes disse também que o projeto levaria 20 anos para ser concluído.

Um sonho, por enquanto, bem distante. Para o hidroanel ser viável, é necessário construir eclusas nas barragens, alargar e aprofundar o Pinheiros e o Tietê, que em muitos trechos chegam a ter apenas um metro de água.

Fonte: SPTV 2ª edição: http://sptv.globo.com/Jornalismo/SP...STRAM+A+IMPORTANCIA+DE+RECUPERAR+O+TIETE.html (Contém vídeo com as imagens do projeto)
 
1 - 2 of 2 Posts
Top