Boa noite a todos!
Após participar por algum tempo apenas como leitor, peço licença para começar a emitir algumas opiniões e postar alguns assuntos que, acredito, sejam de interesse de vários membros de SkyscraperCity.
De início aqui vai um artigo publicado no jornal Bom Dia Sorocaba:
----------------------
Volta aos trilhos
Assinatura de protocolo de intenções abre caminho para o projeto do trem turístico em Sorocaba e cidades da região
A locomotiva 58, conhecida como Maria do Carmo, é patrimônio sorocabano e deverá ser usada no projeto cultural
Sorocaba está a um passo de resgatar a cultura e a história do transporte ferroviário. Após a vinda definitiva da locomotiva 58 para a cidade, em dezembro do ano passado, o prefeito Vitor Lippi assina amanhã, às 16h, o protocolo de intenções com o Instituto Turistrem visando à implantação do projeto do transporte turístico-cultural.
O protocolo será assinado na presença da representante nacional do Turistrem, Nilda Gorayeb Flório, no pátio onde a Maria Fumaça está instalada, na rua Paula Souza. A cerimônia também marcará o Dia do Ferroviário, comemorado ontem.
Para o historiador e membro do Turistrem em Sorocaba, professor Ari Mateus, o projeto do trem turístico finalmente pode sair do papel. A assinatura representa mais um round na luta em que a comunidade ferroviária local travou há 11 anos pela volta da locomotiva e sua utilização.
“A locomotiva voltou para Sorocaba porque é patrimônio nosso”, argumenta. Na condição de presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, em 1996 Mateus deu início ao processo de tombamento da Maria Fumaça, que acabou indo parar em Campinas, depois de permanecer por muitos anos exposta no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
“Nossa expectativa agora é muito grande pois seus usuários vão resgatar a história por meio de itinerários turísticos e culturais sob os trilhos da ferrovia. ”
Segundo o professor, quatro itinerários foram apresentados ao projeto. O primeiro parte de Sorocaba com destino à Fazenda Ipanema, em Iperó, destacando o história da cidade como berço da siderurgia das américas. Outro percurso está previsto entre Sorocaba e Votorantim, com visita à represa da Light. Ainda restam a Rota dos Italianos, interligando os trilhos em Boituva e Laranjal Paulista e o percurso Sorocaba/litoral, antiga linha da Sorocabana que passa por Mairinque e segue até Santos, com bifurcação em Samaritá.
O secretário municipal de Cultura, Ânderson Santos, diz que intenção inicial são os dois primeiros itinerários. “Tudo dependerá da autorização no Ministério dos Transportes pleiteada pelo Turistrem, segundo o qual o prazo estimado é de cinco meses.”
Viabilidade depende de recursos
O professor Ari Mateus alerta que a viabilização do trem turístico dependerá de verbas e de parcerias. “A intenção é que as passagens sejam subvencionadas e não custem mais que R$10”, argumenta.
O secretário de Cultura Ânderson Santos disse que, como a fase é de protocolo de intenções, não há previsão sobre um possível repasse de verbas municipais. “Mas o novo impulso para o turismo regional já pode ser sentido devido ao grande interesse manifestado por instituições e por representantes da iniciativa privada.”
Em Sorocaba, o Instituto Turistrem foi formado oficialmente há quatro anos, tendo à frente Antonio Francisco Gonçalves, mais conhecido como Botafogo, seu atual presidente, que se encontra em viagem fora de Sorocaba.
Segundo Mateus, a entidade pleiteia a doação de três vagões para a cidade, pela antiga Rede Ferroviária Federal. “A exemplo que ocorreu no Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo e Mato Grosso.”
Os vagões seriam reformados e utilizados nos passeios, com capacidade total para 180 passageiros. O Turistrem é uma ong nacional, sem fins lucrativos, com ações voltadas para a promoção e desenvolvimento do turismo sócio cultural.
----------------------
Por fim, se alguém quiser ver algumas fotos e fatos sobre a Estrada de Ferro Sorocabana, como a passagem pelas mãos de Percival Farquhar (que a tornou lucrativa...), as fotos da estação de Mairinque, a primeira obra em concreto armado do Brasil, feita em 1907, as fotos das oficinas de Sorocaba, que chegaram a ter aproximadamente 7 mil funcionários (a maior da América Latina) entre outras, aqui vão alguns links...
Arquitextos / Vitruvius
ABPFSP - Pequena Hstória das Ferrovias Paulistas
Novo Milênio: Histórias e Lendas de Santos: As curvas da estrada de Santos
Estrada de Ferro Sorocabana
E.F.S. The Mayrink-Santos Branch
Ferrovias em Sorocaba e Região
AndreKenji de Souza
Abraços...