SkyscraperCity banner

Status
Not open for further replies.
1 - 5 of 5 Posts

·
Registered
Joined
·
6,106 Posts
Discussion Starter #1
Novos voos podem decolar

A Trip já encaminhou pedido e depende apenas da autorização da Anac

DA REDAÇÃO​


Uma nova empresa aérea poderá entrar na rota de Campos nos trajetos Rio de Janeiro e São José dos Campos, em São Paulo. A Trip já encaminhou o pedido para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e apresentou o planejamento e Horário de Transporte (Hotran) aos aeroportos envolvidos para que pudessem se manifestar. De acordo com o superintendente regional da Infraero, em Campos, Ailton de Souza Andrade, que está há 24 anos na Infraero e há três semanas chegou na cidade, a nova linha faria o trajeto que inclui São José dos Campos (SP), Vitória (ES), Macaé, Campos e Rio de Janeiro.

Para ele, com planejamento e estudo, empresas áreas que atuam ou vão atuar no município poderão voltar a transportar número maior de passageiros. Segundo a assessoria da empresa, os voos foram planejados para setembro, com a aeronave ATR 42, mas ainda não há previsão de liberação pela Anac.

Andrade afirma que o Aeroporto Bartolomeu Lisandro comporta novas empresas atuando. “Campos tem uma das maiores pistas da região, com 1.543 metros de extensão e 45 metros de largura e tem condições de agregar todo o tráfego que está pulverizado nestas cidades. Existe uma demanda, mas a gente não sabe porque não acontece. Há 10 anos, cerca de duas mil pessoas viajavam pela Rio Sul e, hoje, são aproximadamente 500 por mês”, disse o superintendente regional, acrescentando que a Trip já fez seu planejamento.

Ele destaca que acredita na importância da entrada da empresa nesta rota porque ela está nas pontas dos dias - no início e final. “O fato isolado de estar nas pontas não é o suficiente. Tem que ver as origens e estudar as características do tráfego local. O objetivo das empresas aéreas é ter lucro e é preciso que seja feito um trabalho da empresa com o empresariado local. Normalmente, a demanda maior no início do dia é das cidades menores para as maiores e, à noite, o contrário, mas isto não é uma regra. Por isso, precisa ser estudado.

De acordo com Andrade, o perfil dos voos é muito dinâmico e, em grandes aeroportos, é difícil encontrar um mapa de voo com 60 ou 90 de diferença que não tenham sido alterados. “Precisamos ajustar de acordo com a demanda, identificar qual é a necessidade da cidade. Por que há 10 anos tinham cerca de dois mil passageiros neste aeroporto e, hoje, não?

Este público está declinando para outros meios de transporte, como carro ou ônibus”, disse Andrade.

Quanto ao transporte de cargas, o superintendente da Infraero, em Campos, ressaltou que a decisão partirá de cima.

Apesar de estar há pouco tempo no município, ele já sabe que novos empreendimentos estão chegando na região, principalmente, na área portuária e poderão aquecer o movimento no aeroporto. Representantes da empresa aérea Pantanal, também, estiveram em Campos fazendo uma sondagem, mas não há nenhum pedido para começar a operar nesta malha aérea.

De acordo com o planejamento inicial da empresa, está prevista a saída de um voo de Vitória às 6h45 com chegada em Campos às 7h20. Às 7h40, segue para Macaé chegando às 8h e saindo, às 8h20, com destino ao Rio de Janeiro e chegando às 8h47. Às 9h17, um voo sai do Aeroporto Santos Dumont com destino a São José dos Campos. Às 17h, volta para o Rio e chega às 17h47. Às 18h17, segue para Macaé chegando às 18h47. Depois, às 19h07 volta para Campos, onde chega às 19h30, saindo às 19h50 rumo à Vitória, onde está prevista a chegada às 20h25.

Viajar de avião de Campos para o Rio ficou mais fácil
A empresa aérea Team Brasil estreou ontem novos horários de voos no trajeto Rio-Campos e vice-versa. A partir de agora, os usuários da linha aérea têm a opção da manhã para viajar com destino ao Rio de Janeiro. Empresários locais comemoram a iniciativa e alegam que, além de encurtar o tempo de viagem, vai permitir com que novos investidores possam estar no município.

Entre os horários da Team, estão um voo que sai do Rio de Janeiro às 9h02 com destino ao Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, onde chega às 10h12, depois de fazer escala em Macaé. O voo de Campos para a capital sai às 10h32 e chega ao Rio às 11h20, sem escala. A aeronave que atua no município conta com 19 lugares e é um modelo Let 410.

Atualmente, a única empresa que atua no espaço aéreo de Campos é a Team Brasil, que começou no dia dois de fevereiro, depois que a prefeita Rosinha Garotinho se reuniu com o presidente da empresa, Mário Moreira. A prefeita também está tentando transformar o aeroporto em porto seco para o transporte de cargas. Uma das medidas para que isso aconteça é a construção do aterro sanitário, no distrito de Conselheiro Josino que, entre outros benefícios, vai retirar o aterro controlado da Codin, localizado a cerca de dois quilômetros do aeroporto.
 

·
Moderator
Joined
·
5,135 Posts
Coitada da TEAM, vai ser massacrada pela TRIP... São José dos Campos (SP), Vitória (ES), Macaé, Campos e Rio de Janeiro são justamente os únicos aeroportos nos quais ela operava até pouco tempo atrás.

A sorte é que recentemente ela cancelou os vôos para SJK, e agora voa pra CFB regularmente.
 

·
Moderator
Joined
·
5,135 Posts
^^

Ih, engano meu, aparentemente ela também parou de voar pra Cabo Frio regularmente... Então agora mesmo que ela vai ser massacrada.


 
1 - 5 of 5 Posts
Status
Not open for further replies.
Top