La compañía brasileña por ahora sólo tiene un vuelo diario Rio-Sao Paolo-Francfort y quiere volver hacia otros destinos en Europa (Londres, Madrid, París, Roma).
(en portugués)
Nova Varig quer reconquistar espaço
A nova Varig pede à Anac para prorrogar a validade de vôos que a empresa deixou de operar após a crise financeira
Rio. A nova Varig quer reconquistar o espaço perdido para a concorrência no mercado internacional, onde a TAM tem aumentado sua presença e a OceanAir inaugurará operações no mês que vem. A avaliação é do consultor Paulo Bittencourt Sampaio, após o pedido da nova Varig para prorrogar a validade de vôos que deixou de operar, por causa da sua crise financeira. Semana passada, a empresa solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mais prazo para retomar linhas para Londres, Paris e Roma.
´O brasileiro tem um caso de amor com a Varig.
Quando ela voltar a voar para destinos internacionais que abandonou, o passageiro volta junto´, afirma Sampaio. A Anac não confirma oficialmente o pedido de prorrogação, mas a nova Varig quer retomar as linhas Rio-São Paulo-Londres e São Paulo-Paris-Roma a partir de 1º de novembro. Em agosto, será a vez da rota São Paulo-Madrid.
A Nova Varig quer retomar vôos para o México e o segundo diário para Frankfurt até 1º de junho, dentro da validade dos espaços para pousos e decolagens (slots). O prazo é determinado pela portaria 569 do extinto Departamento de Aviação Civil (DAC) e está blindado por decisão judicial da 1ª Vara Empresarial do Rio, responsável pela recuperação judicial da Varig. São 180 dias, após a homologação como concessionária de transporte aéreo, para a empresa provar que tem como operar vôos internacionais.
´As rotas para a Europa são mais rentáveis e os slots mais limitados. E, para os EUA, não há muita urgência porque há sobra de slots´, diz Sampaio, comentando, por enquanto, a ausência de pedido de prorrogação para os EUA. Segundo ele, das 105 licenças semanais que as companhias brasileiras têm direito para os EUA, a TAM usa 35. A Gol, nova controladora da Varig, anunciou semana passada o arrendamento (leasing) de nove aviões da Boeing, modelo 767-300, para a Varig retomar vôos para o exterior.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=431168