Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 32 Posts

·
Registered
533 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Como o pessoal costuma identificar as linhas de ônibus na sua cidade?
Aqui em Recife, apesar das linhas serem identificadas dessa maneira"313-San Martin", ninguem conhece o número da linha, apenas o nome. Conheço outras cidades como João Pessoa e Rio de Janeiro que se costuma pegar o ônibus pelo número. Inclusive, nessa última achei super curioso o fato de ter vários linhas com o mesmo nome, mudando apenas o número, ex: 122- Leblon, 123-Leblon, 124-Leblon.

·
Registered
2,484 Posts
Em São Paulo, a linha normalmente é identificada por números diferentes, mesmo porque várias linhas fazem o mesmo origem/destino com trajetos diferentes.Exemplo:

2290 Terminal São Mateus/Terminal Parque dom Pedro II via Av.Rio das Pedras/Av. Celso Garcia
3141 Terminal São Mateus/Terminal Parque dom Pedro II via Av. Sapopemba/Av.Alvaro Ramos
3390 Terminal São Mateus/Terminal Parque dom Pedro II via Vila Ema/Mooca/Cambuci
3391 Terminal São Mateus/Terminal Parque dom Pedro II via Av. Luis Inácio de A. Mello/Vila Prudente

Já em minha cidade (Santo André) apesar de existir a numeração as linhas são fácilmente identificadas pelo nome da linha, mesmo porque apenas uma ou duas linhas atendem o mesmo Bairro, com apenas algumas exeçoes como esta:

TR101 Terminal Santo André Oeste/Terminal Vila Luzita via B.Casa Branca/Corredor
TR103 Terminal Santo André Oeste/Terminal Vila Luzita via Av.dom Pedro I
TR141 Terminal Santo André Oeste/Terminal Vila Luzita via Vila Junqueira
B47R Terminal Santo André Oeste/Terminal Vila Luzita via Vila Suiça.

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
Em Campinas, é muito comum as pessoas identificarem os ônibus pelo número. Mas frequentemente o fazem de uma forma curiosa em certas linhas: as linhas têm três digítos e as pessoas falam só os dois últimos:

Exemplos:

117 - DIC VI - Circular Rótula (vira "17")
118 - Terminal Ouro Verde - Cambuí (vira "18")
121 - Terminal Ouro Verde - Circular Rótula ("vira 21")

330 - Terminal Central - Unicamp (ida) Rótula (volta) (vira "30")
331 - Rodoviária - Terminal Barão Geraldo (vira "31")
332 - Rodoviária - TBG (via Unicamp) (vira "32")
333 - Terminal Central - Term. Barão Geraldo (vira "33")

Quanto ao esquema de numeração, funciona assim:

*1XX: Região Sul (Campos Elíseos, Vila União, Vida Nova, Ouro Verde, Viracopos)
*2XX: Região Oeste (Nova Aparecida, Campo Grande, Jd. Florence, Vila Teixeira, Boa Vista)
*3XX: Região Norte/Leste/Sul (Amarais, Barão Geraldo, Santana, Alphaville, Taquaral, Sousas, Joaquim Egídio, Anhumas, Proença, São Gabriel, Parque Prado)
*4XX: Região Sul (Nova Europa, Santos Dumont, Icaraí)
*5XX: linhas seletivas (com exceção da 501 e 502, que são circulares no Centro e terminam na Rodoviária)
*6XX: linhas metropolitanas da EMTU
*7XX: linhas metropolitanas da EMTU

O segundo dígito (0X0) indica a região da linha:

A linha pode começar numa área e terminar em outra, mas não pode começar numa área que não seja a sua respectiva. Certas linhas de alternativos já mudaram de número por causa disso, como a São Vicente - Parque Itália, cujo número era 343, mas por ser atendida por uma cooperativa da área 1, teve de mudar o número para 173.

É possível também haver derivações nas linhas:

360 - Proença - Castelo - Jd. Chapadão
360.1 - Proença - Castelo - EsPCEx

253 - Swift - Boa Vista
253.2 - Swift - Boa Vista - Pq. Via Norte

Por fim, o serviço noturno, chamado "Corujão", tem uma numeração típica (todas as linhas terminam em 9: XX9, embora nem toda linha terminada em 9 seja do Corujão). São linhas que passam próximas a hospitais, delegacias e cemitérios, convergindo todas elas para um só ponto: o Terminal Mercado, onde é possível fazer a integração com o cartão:

179 - São Domingos - Terminal Mercado
199 - Vida Nova (via Ouro Verde) - Terminal Mercado
289 - Itajaí (via Campo Grande) - Terminal Mercado
299 - Nova Aparecida - Terminal Mercado
309 - Pq. da Cidade (via Amarais) - Terminal Mercado
339 - Barão Geraldo (via Unicamp) - Terminal Mercado
399 - Joaquim Egídio (via Sousas) - Terminal Mercado
489 - Pq. Jambeiro - Terminal Mercado

·
Aes não é Eletropaulo
4,357 Posts
Códigos das linhas de ônibus de Sampa

Existem linhas com 3 números e 1 letra (ex. 477P Ipiranga - Rio Pequeno) e linhas com 4 números (ex. 7454 Jd. João XXIII - Terminal Princesa Isabel).

Quando a linha possui 3 numeros e uma letra, significa que a linha inicia em uma área e termina em uma outra área diferente, isso normalmente seguindo a numeração antiga de quando a cidade era dividida em nove áreas (ex. 477P Ipiranga - Rio Pequeno inicia na área 4 antiga (primeiro dígito) e termina na área 7 antiga (terceiro dígito)), e como existem diversas linhas iniciando e terminando nas mesmas áreas a diferenciação se faz pela utilização da letra final, como por exemplo nas linhas 748A Jd. D`abril - Lapa e 748P Jd. Paulo VI - Lapa. Se o segundo dígito for 0 (zero), significa que a linha passa pelo centro da cidade.

O código de quatro números é utilizado quando a linha inicia e termina na própria área ou no centro da cidade, sendo que os dois últimos algarismos servem para diferenciar a região do ponto terminal dentro da área. Quando o segundo dígito for 0 (zero), significa que a linha inicia e termina na mesma área e quando tiver outro valor indica que a linha parte do centro da cidade.

Tanto em um quanto em outro quando o segundo número for 7 (sete) significa que a linha inicia/termina ou passa pelo metrô.

Nas linhas que partem dos terminais Lapa, Pirituba e Sacomã a numeração das linhas já segue a nova numeração da cidade dividida em oito áreas (ex. o que era anteriormente área 4 (quatro) e também parte da área 3 (três) agora é área 5 (cinco)).

Além desses 4 primeiros algarismos, ainda há um código que vem depois do número da linha (existente nas placas com itinerários ao lado da porta de entrada), que especificam o tipo da linha, como as linhas 6206/10 Jd. D`Abril - Terminal Bandeira e 6206/41 Jd. D`Abril - Metrô Clínicas. Se conferirmos na tabela abaixo, veremos que a primeira linha é a linha principal, e a segunda linha é uma bifurcação (ou variante) da mesma.
Código Descrição Exemplo de código
10 Trajeto Normal (Linha Principal) 971R-10; 8549-10; 695Y-10
11 Linha Noturna
21 a 29 Retorno 971R-21; 374T-22; 3459-23; 178L-24
31 a 39 Derivação 971D-31; 148P-31; 2666-32
41 a 49 Bifurcação 971R-42; 669A-41; 476G-41
51 a 59 Prolongamento 971R-51; 874T-51; 1783-52

Fonte: wikipedia

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Aqui número é só um enfeite na frente do ônibus, ninguém se guia por ele. Todo mundo só se refere às linhas pelos nomes.

·
Cidade Lendária
6,291 Posts
O unico que conheço de numero aqui em Recife é o 070, o memoravel Candeias/Joana Bezerra. hahahaha

·
Registered
10,229 Posts
Já em minha cidade (Santo André) apesar de existir a numeração as linhas são fácilmente identificadas pelo nome da linha, mesmo porque apenas uma ou duas linhas atendem o mesmo Bairro, com apenas algumas exeçoes como esta:

TR101 Terminal Santo André Oeste/Terminal Vila Luzita via B.Casa Branca/Corredor
TR103 Terminal Santo André Oeste/Terminal Vila Luzita via Av.dom Pedro I
TR141 Terminal Santo André Oeste/Terminal Vila Luzita via Vila Junqueira
B47R Terminal Santo André Oeste/Terminal Vila Luzita via Vila Suiça.
Eu moro em Santo André também, mas pelo menos entre as pessoas que conheço, todos se guiam mais pelo numero

O engraçado é que às vezes não falam a letra, só o número (minha familia e amigos pelo menos), mas isso é só nas linha "I" e TR

tipo "Pega o 'zero-três' "(I-03), "aqui passa o 'zero-seis' " (I-06), "o 'cento e tres' passou agora" :lol:

e que linha é essa B-47R, nunca vi

·
Registered
2,484 Posts
Eu moro em Santo André também, mas pelo menos entre as pessoas que conheço, todos se guiam mais pelo numero

O engraçado é que às vezes não falam a letra, só o número (minha familia e amigos pelo menos), mas isso é só nas linha "I" e TR

tipo "Pega o 'zero-três' "(I-03), "aqui passa o 'zero-seis' " (I-06), "o 'cento e tres' passou agora" :lol:

e que linha é essa B-47R, nunca vi
Eu me basiei pelas pessoas mais próximas, mas tenho colegas que só conheçem a linha pelo número

a B47R não sei se ainda existe(a ultima vez que eu vi foi no começo do ano), mas é ou era uma derivação da linha B47

·
Registered
9,520 Posts
Eu identifico pelo nome mesmo... Só uso quatro linhas, pra ir pro centro uso o Tupy-Norte ou Norte-Sul, e pra ir pra casa, quando to no centro, pego as mesmas linhas que eu disse acima, ou Norte-Centro. Pra ir do terminal pra minha casa vou a pé quando to com vontade, e quando não estou pego Bom Retiro, que para a uns 700m de casa ou o Norte-Iririú via Saguaçu, que para na minha rua, a uns 150m de casa. O Bom Retiro eu só pego quando quero sair de uma área escura do lado do terminal, que sempre tem uns caras ali.. A diferença da distância entre minha casa e o terminal e minha casa e o ponto que eu desço é de uns 300m só.. Mas onde eu desço não tem lugar escuro :D

E quando vou da Auto Escola pro centro pegar minha namorada na escola pego o Iririú-Centro. :)

Se não for uma dessas linhas eu sempre pergunto nos terminais que eles me informam qual ônibus pegar :)

·
Registered
3,939 Posts
Em Florianópolis as linhas são identificadas popularmente pelos nomes, apesar de possuírem uma numeração lógica, de três dígitos, que funciona desta maneira:

O primeiro dígito corresponde à região. Neste caso temos:

1 - Região Central
2 - Norte da Ilha
3 - Leste da Ilha
4 - Sul da Ilha
5 - Extremo Sul da Ilha
6 - Continente
7 - Linhas de comunidades carentes próximas ao Centro, que possuem tarifa mais barata.
8 e 9 - Linhas interbairros

O segundo corresponde ao tipo de linha:

0 - Madrugadão e Circulares
1 - Diretas
2 - Semidiretas
3 - Paradoras, que ligam dois ou mais terminais.
4 - Interbairros
5 em diante - Alimentadoras, que ligam os bairros aos terminais.

Já o terceiro dígito identifica a linha.

Como exemplo podemos analisar algumas linhas:

134 - Beira-Mar Norte (1 = Região Central, 3 = Paradora)
294 - Interpraias (2 = Norte da Ilha, 9 = Interbairros)
311 - Lagoa da Conceição Direto (3 = Leste da Ilha, 1 = Direta)
420 - Rio Tavares Semidireto (4 = Sul da Ilha, 2 = Semidireta)
561 - Caieira da Barra do Sul (5 = Extremo Sul da Ilha, 6 = Alimentadora)
600 - Madrugadão Continente (6 = Continente, 0 = Madrugadão)
761 - Vila Aparecida (7 = Linha de comunidade, 6 = Alimentadora)
841 - Lagoa/Rio Tavares (8 = Interbairros, 4 = Interbairros)
945 - Jardim Atlântico/UFSC (9 = Interbairros, 4 = Interbairros)

·
Carioca
16,321 Posts
Aqui número é só um enfeite na frente do ônibus, ninguém se guia por ele. Todo mundo só se refere às linhas pelos nomes.
Aqui em Belém idem, mas como eu era acostumado a identificar os onibus pelo numero no RJ, trouxe esse costume pra cá.

·
Santista Tricampeão
2,975 Posts
Em Santos todas as linhas são circulares, então tem que saber o número mesmo hehe
Aqui em São Bernardo não utilizo os ônibus municipais.

·
Registered
10,229 Posts
Em Santos todas as linhas são circulares, então tem que saber o número mesmo hehe
Aqui em São Bernardo não utilizo os ônibus municipais.
Em São Bernardo pelo que me lembro é misto, tem gente que conhece pelo nome, outros pelo numero.

As linhas tem dois digitos e não há logica, hehehe

Tem algumas linhas que mudam um pouco o trajeto mas tem mesmo destino em ambos os sentidos

como a 29 e a 30 (Balsa - Rudge Ramos), sendo que uma vai pela Vergueiro, e outra pela Caminho do Mar

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Em Sorocaba, o numeração da linha não segue uma regra, mas o número é aumentado a cada criação de uma nova linha. Um exemplo são duas linhas que foram criadas nos últimos anos: 79-Policlínica (de 2000) e 80-UFSCAR (de 2007).

Porém, hoje há as linhas interbairros, que são identificadas com três digitos:

301 - AT Ipiranga/Campolim
302 - AT Ipiranga/AT Itavuvu
303 - AT Itavuvu/AT Éden (circular)
304 - AT Éden/AT Brigadeiro Tobias (via Aparecidinha)
305 - AT Brigadeiro Tobias/Campolim (via Além Ponte)

AT = Área de Transferência

Estou fazendo uma proposta para a modificação da numeração de linhas em Sorocaba, como forma de ajudar a população na hora de pegar um ônibus. Seria assim: as linhas teriam três digitos e uma letra, neste exemplo abaixo:

E401 - AT Brigadeiro Tobias/Terminal São Paulo (Expressa) - linha fictícia

O E seria o tipo de linha, cuja classificação seria a seguinte:

R - Radial bairro-centro
I - Interbairros
A - Alimentador bairro
E - Expresso
C - Central
S - Seletivo
M - Municipal rural

O 4 seria a região de origem da linha e o 01 seria a seqüencia lógica da linha.

·
BRUSSEAU
1,668 Posts
aqui so pelo numero mesmo.. tem uma renca de linha com o mesmo nome.. so no ponto que eu pego onibus no centro passam 2 ou 3 "Sagrada Familia"

·
Registered
15,964 Posts
Em Imbituba nem conta. Tem 7 linhas de ônibus.

Já em Curitiba sempre se chamou pelo nome (Interbairros II, Pinheirinho-Santa Cândida, Higienóipolis, Vila Cubas, etc...), apesar de haver numeração, e esta ser fácil de se identificar.

Até por ser acostumado a isso, em Curitiba, eu me bato para guardar número de ônibus em outras cidades, como o Rio.

·
Registered
4,922 Posts
Aqui em Salvador, todas as linhas têm o seu código específico. Algumas pessoas guiam-se pelo código, mas a maioria prefere pelo nome mesmo. Quem já tem alguma experiência, prefere identificar pelos códigos.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Lembrei que aqui no Recife também usam cores para identificar os ônibus que fazem integração com outras linhas e com o metrô. Não importando qual seja a empresa, eles podem ser azuis, vermelhos, brancos ou amarelos (acho que são essas cores), elas identificam para que região os ônibus estão indo. Pagando-se uma passagem única dá para se deslocar entre os extremos da Região Metropolitana usando conexões em estações de ônibus ou metrô, em breve de barcos também.

• Like
Reactions: diegosouza92
1 - 20 of 32 Posts