SkyscraperCity Forum banner

O Antes e o Agora - Fotografias do Porto

21417 Views 139 Replies 27 Participants Last post by  Barragon
Desde há uns tempos que tenho vindo a ruminar uma ideia.. mas que até agora por preguiça e especialmente por ainda não ter comprado uma máquina digital, ainda não a coloquei em práctica. =D

A ideia é simples, mas envolve alguma complexidade... Pressuponho que conhecem o livro PORTO ESQUINAS DO TEMPO. Nesse livro mostram-se fotos antigas e fotos actuais (bem, na verdade ja sao dos anos oitenta...) da cidade; tiradas sempre que possível do mesmo lugar (tipo GPS) que a sua antecessora.
Por acaso não foi por este livro que fiquei com a ideia mas sim depois de ter conseguido arranjar o album Alvão de fotos de 1984 num alfarrabista!!! (nem queria acreditar quando o cacei na minha mão!)

Este thread serve de desafio a quem o quiser aceitar.. Vou colocar aqui algumas imagens dessas antigas (a qualidade é fraca é verdade...), quem quiser contrapor pode colocar a respectiva foto moderna do mesmo local :)

A foto que se apresenta abaixo é dos anos 60 do século XIX. Está no livro acima citado e no que toca ao casario em primeiro plano ja nada existe! Essas ruas e essa parte do muro (na verdade muralha fernandina) foram arrasados para darem lugar ao terminal da alfandega nova que se estava a construir do lado esquerdo, fora de vista. Nessa foto pode ver-se o postigo dos banhos e o postigo do Pereira (entradas pequenas de acesso à cidade pelo lado do rio). Mais à frente apareceria o postigo do carvão (esse ainda existe DEO GRATIAS!)

http://3.bp.blogspot.com/_JvZv_HmNrEs/Siw9-9wZSMI/AAAAAAAAACc/gZvjxj3dcec/s1600-h/Anos60s%C3%A9cXIX.jpg
1 - 20 of 140 Posts
Claro, a primeira é uma fotografia antiga, por isso monocromática! :lol:

A segunda, uma fotografia da autoria de um talentoso fotógrafo! :D
:lol: pois se não tivesse era mau sinal...
Engraçada esta borboleta...:lol:
Engraçada esta borboleta...:lol:
Olha o respeitinho, sr. Vereador! :rant:

:lol:
acho que não faltei ao respeito à tua protegida!:lol:
acho que não faltei ao respeito à tua protegida!:lol:
Sr. Vereador, veja lá como fala! :D

Minha protegida? Onde foste buscar essa ideia?!
:D
A borboleta qualquer dia poisa :lol:
A borboleta qualquer dia poisa :lol:
Caro colega, faça o favor de focar os seus comentários no tema do thread: Antes e Depois.

O que tem uma borboleta a ver com o assunto?!
Sr. Vereador, veja lá como fala! :D

Minha protegida? Onde foste buscar essa ideia?!
:D
Deduzo que a conheças bem, ou estou errado?
Deduzo que a conheças bem, ou estou errado?
Conhecer não é sinónimo de proteger. :D

(gostei deste smile)
Claro, a primeira é uma fotografia antiga, por isso monocromática! :lol:

A segunda, uma fotografia da autoria de um talentoso fotógrafo! :D
Bem me parecia que eras mais velho do que dizias. :runaway:
Lá vai o Barra pegar no ferro de soldar, hehehe
Olá Miguel_Arq.

A sua foto está óptima por si só, e embora a área a fotografar seja do mais cliche possível; a tirada esta num local bem heterodoxo onde as pessoas vão menos vezes "bater uma chapa". Mas está deslocada do local original! Repare-se que a igreja de S. Francisco está bem no meio da foto! Ou seja, todo o casario que a envolve desapareceu. Se a foto fosse actual estariamos a olhar para a Rua Nova da Alfandega, coisa que não aparece na foto moderna. ;)

PS- já sei que vou parecer picuinhas....
:runaway:
Bem me parecia que eras mais velho do que dizias. :runaway:
Estou assim tão mal conservado!? :cry:
1 - 20 of 140 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.