Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 61 Posts

·
Banned
4,637 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Selecionei para este thread apenas as casas modernistas que mais gosto e aspectos das ruas e urbanismo do bairro. Reservei para outro thread o comércio da região e as casas antigas de outros estilos. Antes das fotos, uma breve introdução do bairro:

"O Bairro Cidade Jardim, na Região Sul de Belo Horizonte, foi criado em 1940 por Juscelino Kubitschek quando era prefeito da capital, já com a aspiração de ser o pedaço mais sofisticado da capital. Antes da urbanização, a região era apenas uma roça ao redor da antiga Fazenda do Leitão, onde atualmente funciona o Museu Histórico Abílio Barreto, num casarão de 1883.

Com o tempo, as matas fechadas, as embaúbas, os coqueiros, os ribeirões e as residências simples dos pequenos produtores de verduras, donos de granjas e operários dividiram o espaço com casas imponentes de até 600 metros quadrados e com belos estilos arquitetônicos. O comércio local se desenvolveu de acordo com a demanda das famílias com padarias, papelarias, escolas, agências bancárias e lojas de decoração.

O Cidade Jardim ainda é considerado um dos bairros mais nobres da capital, tem um conjunto de arquitetura modernista preservado e uma área verde que se destaca entre as avenidas do Contorno e Raja Gabaglia. A principal avenida do bairro é a Prudente de Morais, onde o comércio de restaurantes e supermercados se concentra. Nas outras ruas, a vida é mais tranqüila, com trânsito um pouco mais intenso nas ruas Josafá Belo e Olímpio de Assis.

O bairro foi classificado pela prefeitura como área de adensamento especial, onde são autorizados apenas empreendimentos comerciais que não atraiam grande fluxo de carros e pessoas. Com discrição, preservação e charme, algumas casas se transformam em spas, antiquários e bufês. Para preservar os ares de cidade jardim e dar visibildiade ao paisagismo das residências, a nova política de ocupação proíbe a construção de muros com mais de 80 centímetros de altura. "

Antes de tudo, uma rua:
1

Casa 1: adoro essa casa. Tão anos 70! Consigo imaginar Ângela Diziz chegando em seu Maverick aflita para não perder Farrah Fawcett em As Panteras.

2

3

4

5

6

Ficus em uma esquina. Bela árvore!
7

Ruas
8

9

10

11

Faixa de grama nas calçadas
12

Casa 2
13

14

Casa 3
15

16

17

Casa 4
18

19

20

Casa 5
21

22

23

Casa 6
24

25

26

27

Rua
28

29

Casa 7
30

31

·
Banned
4,637 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Ladeira
32

Casa 8
33

34

35

36

37

38

Rua
39

Casa 9
40

Casa 10
41

Flamboyant: esse é para o Osmar!
42

Serra do Curral
43

Casa 11: uma pena o estado de abandono dela! É uma bela casa.
44

45

46

47

48

49

50

·
Registered
6,608 Posts
Mais um bairro divino de BH, ao lado do Mangabeiras este é o mais bonito na minha opinião.

A casa 5 é espetacular, a melhor de todas.

Esse bairro é irmão gêmeo do Seminário de Curitiba, casas no mesmo estilo, calçadas idênticas. Esse Cidade Jardim humilha no quesito arborização, adoro essas árvores, mas o Seminário humilha no quesito carros, achei o Cidade Jardim bem fraco, pelo menos é o que mostra as fotos.

Parabéns Mary, adoro seus threads.

·
Rio de Janeiro
31,375 Posts
Amei! Só senti falta da parte comercial do bairro.
^^ Eu também gostei muito, pois é muito aconchegante. Assim como você, eu também senti falta da parte comercial do bairro :)

Maria Theresa, parabéns pelo belo thread :applause:

·
Sub Lege Progrediamur
3,128 Posts
Antes eu dizia que pra sair de Belém, eu só me mudaria (dentro do Brasil) se fosse pra viver em RJ ou SP, mas a cada thread de BH que vejo, começo a ponderar mais uma possibilidade, a de morar em BH, a cidade sempre me surpreende, muito bem estruturada, boas opções de compra, é uma cidade grande, pois não me mudaria de Belém para ir pra uma cidade menor, e BH oferece esses locais agradabilíssimos para se viver, e o melhor, em bairros abertos, coisas raras de se ver no Brasil, eu dou muito valor em casas, e pra mim seria excelente morar em locais como os que você apresenta em seus threads de BH.

Meus parabéns!:eek:kay:

·
Registered
5,655 Posts
Esse bairro é para mim um dos mais belos e agradáveis bairros residenciais de classe alta da cidade.

Acho que o diferencial dele é justamente por suas casas não ter muros e de quebra presentear a rua com jardins maravilhosos.

Já estou na expectativa para ver o thread com as demais fotos do bairro. :cheers:

·
Registered
18,253 Posts
Maria Theresa, ótimo thread. Gostei muito do bairro. Aqui em Londrina, especialmente no Centro, ainda temos muitas casas nesse estilo, tanto para a classe média alta, como para a classe média-média. Infelizmente, a maioria não se encontra em bom estado, e provavelmente a serão demolidas a médio prazo.

Eu só não entendi uma coisa: as casas mostradas no thread são tombadas? Ah, Maria Theresa só para me situar: tem como você postar uma imagem do Google Earth como referência?

P.S. Vamos ver se desta vez não trocamos "gentilezas" nesse thread. :)

·
Banned
4,637 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Maria Theresa, ótimo thread. Gostei muito do bairro. Aqui em Londrina, especialmente no Centro, ainda temos muitas casas nesse estilo, tanto para a classe média alta, como para a classe média-média. Infelizmente, a maioria não se encontra em bom estado, e provavelmente a serão demolidas a médio prazo.

Eu só não entendi uma coisa: as casas mostradas no thread são tombadas? Ah, Maria Theresam só para me situar: tem como você postar uma imagem do Google Earth como referência?

P.S. Vamos ver se desta vez não trocamos "gentilezas" nesse thread. :)

Sim, as casas do thread foram todas tombadas. Não podem ser mudadas. E no bairro não é permitida a construção de prédios e o comércio é restrito a coisas como clínicas de cirurgia plástica, de estética dental e escritórios de advocacia, que funcionam em antigas casas tb. Então, é tudo da mesma altura.

Eu infelizmente não sei mexer no Google Earth, mas desde ja´peço que alguém de BH mostre o bairro por favor. Fica ao lado do Lourdes e da Avenida do Contorno.

·
Banned
4,637 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Mais um bairro divino de BH, ao lado do Mangabeiras este é o mais bonito na minha opinião.

A casa 5 é espetacular, a melhor de todas.

Esse bairro é irmão gêmeo do Seminário de Curitiba, casas no mesmo estilo, calçadas idênticas. Esse Cidade Jardim humilha no quesito arborização, adoro essas árvores, mas o Seminário humilha no quesito carros, achei o Cidade Jardim bem fraco, pelo menos é o que mostra as fotos.

Parabéns Mary, adoro seus threads.
Que bom que gostou.

Quanto aos carros, o Cidade Jardim fica ao lado de bairros densos e com muito comércio e escritórios, onde é difícil parar o carro, então muitas pessoas utilizam as ruas da Cidade Jardim para estacionar seus carros sem ter que pagar rotativo e vão andando para o trabalho. Como as fotos foram tiradas numa segunda feira a tarde, esta é a razão para os carros serem diferentes do que se vê no Mangabeiras e Alphaville.

·
The Man of Hu
360 Posts
tenho parentes que moram numa casa do bairro, é muito bonita, mas só pra quem vê por dentro dos muros. Por isso não aparece aqui, tem uns muroes altos, nao da pra ver nada de fora, não chama atençao pra fotos. provavelmente a MT parou enfrente a ela pra tirar fotos do outro lado da rua :hehe

·
Registered
33,267 Posts
Se um dia eu tivesse que morar perto do centro, gostaria de morar neste bairro. As ruas são largas, arborizadas, têm faixas de grama na calçada e muitas casas ainda não têm muros. A Conde Linhares é uma das avenidas que eu mais gosto em BH. O interessante é que oficialmente ela é uma rua.

Maria Theresa, a foto 25 tá dando pau.

·
Registered
30,271 Posts
Mary,

Eu que acompanho seus trabalhos há algum tempo e sei, pelos comentários que registra aqui e acolá, que você tem uma enorme predileção pelo bairro de BELVEDERE, em Belo Horizonte.

Eu no entanto, a cada trabalho seu, mais fico encantado com o bairro de CIDADE JARDIM. Se não estou enganado, este é o bairro onde morou o casal 20 da sociedade belohorizontina Zilda e Alair Couto que, décadas atrás promoveu uma grande festa para homenagear o lendário "rei do estanho" Antenor Ortiz Patiño, não?

Eu não trocaria CIDADE JARDIM pelo Belvedere de forma alguma! Pelas fotos que postou, todas lindas e maravilhosas, moraria com prazer neste bairro.

Parabens pelo thread! De extremo bom gosto!

·
Registered
30,271 Posts
Mary,

Por acaso alguma das casas fotografadas por você tem assinatura de algum monstro sagrado do modernismo brasileiro, como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Affonso Eduardo Reidy, Villanova Artigas, etc? Em caso positivo poderia indicá-las para todos nós?

1 - 20 of 61 Posts